SóProvas


ID
1171618
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O patrimônio líquido, de acordo com a legislação societária, com pronunciamentos técnicos CPC e demais normas vigentes, evidencia, no balanço patrimonial, as reservas de capital.

As reservas de capital, que não transitam pelo resulta- do do exercício, evidenciadas no balanço patrimonial, no subgrupo do mesmo nome, são: reserva de ágio na emissão de ações, reserva de:

Alternativas
Comentários
  • As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.

    COMPOSIÇÃO

    De acordo com o parágrafo 1º do artigo 182 da Lei nº 6.404/76, serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

     Reserva de Ágio na Emissão de Ações
     Reserva de Alienação de Partes Beneficiárias
     Reserva de Alienação de Bônus de Subscrição
     Reserva de Prêmio na Emissão de Debêntures; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007) --- passou a ser classificado no Passivo não Circulante, devendo ser apropriado ao resultado conforme se aproxime à data de resgate (Deliberação CVM 556/2008).
     Reserva de Doações e Subvenções para Investimento; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007) ----   devendo ser contabilizada como receita no resultado do exercício.
     

  • GAB:A

    lembrando,

    As doações e subvenções para investimento e os prêmios na emissão de debêntures não são

    mais classificados como reservas de capital. Atualmente, devemos registrar como receita do

    exercício.

    Sabendo disso já dava pra eliminar as alternativas.

    PDF: ESTRATÉGIA