SóProvas


ID
1171981
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A criptografia é um dos principais mecanismos de segurança contra os riscos associados ao uso da internet. Por meio do uso da criptografia é possível proteger

I. os dados sigilosos armazenados em um computador, como um arquivo de senhas e uma declaração de Imposto de Renda.

II. um arquivo para que este não seja danificado ou excluído, pois os mecanismos de criptografia garantem sua integridade.

III. os backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias.

IV. as comunicações realizadas pela internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • http://cartilha.cert.br/criptografia/


    Criptografia A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.

    A primeira vista ela até pode parecer complicada, mas para usufruir dos benefícios que proporciona você não precisa estudá-la profundamente e nem ser nenhum matemático experiente. Atualmente, a criptografia já está integrada ou pode ser facilmente adicionada à grande maioria dos sistemas operacionais e aplicativos e para usá-la, muitas vezes, basta a realização de algumas configurações ou cliques de mouse.

    Por meio do uso da criptografia você pode:

    proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda; criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas; proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias; proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.

  • Só para complementar,  a segunda afirmativa está errada, pois a criptografia não impede que um arquivo seja excluído.

  • Para complementar as informações...
    A segurança da informação é composta por três pilares: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade
    Criptografia faz parte do pilar da confidencialidade;

    O hash faz parte da integridade; e

    uma política de login/senha para acesso a um conteúdo faz parte da disponibilidade.

  • Somente a 2ª afirmativa está incorreta, pois a criptografia não impede que um arquivo seja excluído, o restane das afirmativas mostram exemplos de aplicação para a criptografia com objetivo de proteger.

  • Criptografia garante integridade sim!!!
    Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio.  

    http://cartilha.cert.br/criptografia/


    A criptografia é a única tecnologia capaz de garantir a privacidade e a integridade de informações em trânsito pelos meios eletrônicos. Pode ser usada de muitas maneiras, sendo a primeira linha de defesa contra os ataques snooping (bisbilhotagem eletrônica) e spoofing (personificação).   http://www.cpqd.com.br/midia-eventos/conexao-cpqd/conexao-cpqd-outubro-2013/so-a-criptografia-garante-a-privacidade-da-informacao 


    Agora, no caso da questão é que a criptografia realmente não impede que um arquivo seja danificado ou excluído. Isso pode acontecer, mesmo com arquivos criptografados.


  • Prezados,

    A criptografia é sim um dos principais mecanismos de segurança contra os riscos associados ao uso da internet, o uso da criptografia pode garantir :

    - Integridade , garantindo que o conteúdo da mensagem não foi alterado

    - Autenticidade da origem , garantindo a identidade de quem está enviando a mensagem

    - Confidencialidade , impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo

    - Não repúdio, prevenindo que alguém negue o envio e/ou recebimento de uma mensagem

    Vamos ver dentre os itens apresentados, quais estão corretos :

    I. os dados sigilosos armazenados em um computador, como um arquivo de senhas e uma declaração de Imposto de Renda.

    Item correto, através da criptografia podemos garantir a confidencialidade, protegendo dados sigilosos armazenados em um computador.

    II. um arquivo para que este não seja danificado ou excluído, pois os mecanismos de criptografia garantem sua integridade.

    Item errado, a criptografia não vai impedir que o arquivo seja danificado ou excluído, mesmo que o atacante não consiga acessar o conteúdo desejado, a criptografia não será capaz de impedir que ele apague o arquivo.

    III. os backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias.

    Item correto, através da criptografia podemos garantir a confidencialidade, garantindo que os backups gerados não serão acessados por pessoas não autorizadas

    IV. as comunicações realizadas pela internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.

    Item correto, através da criptografia podemos garantir a confidencialidade das comunicações realizadas pela internet. Alguns mecanismos que podem implementar essa confidencialidade são as redes privadas virtuais ( VPN´s ) ou a navegação sob o protocolo HTTPS.


    A alternativa correta é a letra : A.


  • O erro consta apenas na declaração II.

    A criptografia visa cifrar uma mensagem, por exemplo, no intuito de torná-la exclusivamente confidencial. Se uma mensagem for interceptada no meio do "caminho", é assegurado que o interceptor não consiga entender a mensagem. Então, interceptar, excluir, qualquer outra ação é permitida, a criptografia visa assegurar essencialmente a confidencialidade, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso a determinada informação.


    Existem dois tipos;

    - Chave simétrica
    - Chave assimétrica
  • Complementando a Resposta de Eduardo Santos que considero incompleta: 

    A segurança da informação têm 4 princípios básicos que são: C - I - D - A 

    1) CONFIDENCIALIDADE

    2) INTEGRIDADE 

    3) DISPONIBILIDADE

    4) AUTENTICIDADE - garante a autoria da mensagem, o conhecimento do verdadeiro emissor, pois pode acontecer de pessoas mandarem alguma dizendo que foi outra pessoa que enviou. (senhas, biometria, assinatura digital e certificação digital garantem a autenticidade) 

    a CIDA consequentemente garante a CONFIABILIDADE. 

    Outros Princípios são:

    -- PRIVACIDADE - precisa da  confidencialidade  +  autenticidade

    -- NÃO-REPÚDIO (Irretratabilidade) - precisa da  autenticidade  +  integridade  (validade jurídica) 

  • A criptografia não garante a integridade. Quem garante a integridade é a assinatura digital, a qual garante, além da integridade, a autenticidade e o não repúdio.

  • assinatura digital garante: 
    integridade ,auteticidade
  • A questão deveria ser anulada. O Fábio Rosar já mostrou abaixo que a criptografia garante sim a INTEGRIDADE. A integridade é definida como confiabilidade e exatidão. Pessoas não autorizadas não podem alterar um arquivo. Isso é visível no Word 2013, em que um dos recursos presentes em Arquivo/Informações/Proteger Documento, é justamente CRIPTOGRAFAR COM SENHA. O próprio Word define esse recurso como "proteger este documento com senha".

  • O erro do item II é dizer que a criptografia garante que um arquivo não seja danificado ou excluído. A criptografia garante a integridade - significa dizer que o arquivo estará igual a quando foi criptografado, ou seja, não foi alterado. Arquivo danificado e alterado são coisas distintas. Por exemplo, um arquivo criptografado pode ser danificado por erros do HD ou do próprio sistema operacional. A questão está correta, não precisa de anulação.

  • Segundo a profª Emannuelle Gouveia do CERS, em suas aulas ela afirma que A criptografia garante a confidencialidade. Por isso, o erro da alternativa II.

    Gabarito A

     

  • A alternativa correta é a letra A, pois, a criptografia é um conjunto de técnicas que visa embaralhar a informação com o objetivo de garantir a confidencialidade. No item I há uma situação que configura a garantia de confidencialidade. No item III, mesmo em um procedimento de backup (cópia de segurança) é possível incluir a criptografia para assegurar confidencialidade aos arquivos da cópia. E no item IV, a situação de transação bancária requer procedimentos de sigilo. Portanto, letra A.

  • uma hora vc entende...

    Em 01/07/2017, às 23:25:12, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 01/06/2017, às 09:45:53, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 18/05/2017, às 10:11:58, você respondeu a opção A.Certa!

  • GENTE, ATÉ O MOMENTO TODAS AS QUESTÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO QUE FIZ FORAM TIRADAS DA CARTILHA!

    QUEM SE INTERESSAR, SEGUE ABAIXO O LINK:

    https://cartilha.cert.br/

     

    DEUS ABENÇOE! PERSISTAM!

  • Pra quem está na dúvida sobre de onde tiraram a informação: 

    https://www.oficinadanet.com.br/artigo/443/o_que_e_criptografia

  • GABARITO A

     

    CRIPTOGRAFIA: Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade). A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital.

     

     

    Características da Segurança da Informação

     

    Disponibilidade      -  garantir que a informação esteja sempre disponível (BACKUP)

     

    Integridade           - algoritmos de HASH (NÃO alteração de uma informação)

     

    Confidencialidade  - CRIPTOGRAFIA   (acessos e senhas)

     

    Autenticidade        - A ssinatura digital   (comprovação de identidade)

     

    Não repúdio          - garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação

     

     

    bons estudos