ROBBINS (2005, p.187) diz que “os grupos geralmente passam por uma sequência padronizada em sua evolução.” Essa sequência é conhecida como modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo. Esse modelo é composto por cinco etapas: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção.
O estágio de formação, que para CHIAVENATO (2005, p.282) é o estágio inicial da construção do grupo, segundo ROBBINS (2005, p.187) “é caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão “reconhecendo o terreno” para descobrir quais os comportamentos aceitáveis do grupo.”
O estágio de tormenta “é o estágio que surge o conflito intergrupal”, pois, apesar dos membros aceitarem a existência do grupo, ainda fazem resistência ao controle que o grupo exerce sobre sua individualidade. CHIAVENATO (2005, p.282).
No estágio de normalização, segundo CHIAVENATO (2005, p.282) “ocorre um forte senso de identidade grupal e camaradagem.” Nessa fase, explica ROBBINS (2005, p.187) o grupo começa a demonstrar coesão. “Este estágio de normalização se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e se assimila um conjunto de expectativas que define qual deve ser o comportamento correto dos seus membros.”
No quarto estágio, que é o do desempenho, ROBBINS (2005, p.188) ressalta que a estrutura do grupo, nesse momento, é totalmente aceita. Nessa etapa, a “energia do grupo transfere-se, do esforço voltado ao conhecimento e compreensão mútuos de seus membros para o desempenho da tarefa que deve ser realizada.”
Menos bíblias e mais comentários sucintos nas questões de Administração....
Situação 1 : NORMATIZAÇÃO/NORMALIZAÇÃO --> é a 3ª fase do grupo, aonde se cria normas de convivência no grupo e tem-se uma unidade coordenada e harmônica, com coesão, identidade grupal e camaradagem;
"grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional"
Situação 2 : DESEMPENHO--> é a 4ª fase do grupo,aonde há o efetivo desempenho das atividades, haja vista que tudo já foi resolvido e a atenção do grupo agora está voltada à consecução das atividades;
"grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados. "