SóProvas


ID
1172263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à escrituração contábil, às provisões, aos ativos e aos passivos, julgue os itens a seguir.

No momento do reconhecimento e do registro contábil do ajuste de avaliação patrimonial, realiza-se lançamento a débito ou a crédito em conta de resultado, o que gera efeito direto no patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • O lançamento será realizado diretamente à conta Ajuste de Avaliação Patrimonial no PL e a contra partida será a conta do bem.

  • AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL

    Reinaldo Luiz Lunelli

    Uma das grandes novidades trazidas pela nova legislação contábil é a criação da conta ?Ajustes de Avaliação Patrimonial?, que tem a função de receber os valores que pertencem ao patrimônio da entidade e que tiveram seus valores revistos.

    Na prática, o ajuste de avaliação patrimonial pode ser entendido como uma espécie de correção dos valores de ativos e passivos em relação ao valor justo, conceito que veio acompanhando a nova rubrica contábil.

    Mas afinal, como posso obter o valor justo de um determinado instrumento financeiro?

    De acordo com o Art. 183 da Lei 6.404/76, as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, devem ser avaliados pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda.

    Analisando os recentes pronunciamentos do CPC podemos identificar que para fins de constituição do ajuste de avaliação patrimonial, o valor justo dos instrumentos financeiros pode ser obtido em um mercado ativo, decorrente de transação não compulsória realizada entre partes independentes.

    Na ausência de um mercado ativo para um determinado instrumento financeiro, o valor justo será:

    1. Aquele que se pode obter em um mercado ativo com a negociação de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e risco similares;

    2. O valor presente líquido dos fluxos de caixa futuros para instrumentos financeiros de natureza, prazo e risco similares; ou

    3. O valor obtido por meio de modelos matemático-estatísticos de precificação de instrumentos financeiros.

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/ajustesavaliacaopatrimonial.htm

  • Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo.

     

    https://blog.grancursosonline.com.br/coluna-futuro-fiscal-ajuste-da-avaliacao-patrimonial/

  • Na prática, o ajuste de avaliação patrimonial pode ser entendido como uma espécie de correção dos valores de ativos e passivos em relação ao valor justo, conceito que veio acompanhando a nova rubrica contábil.

  • Alguém pode explicar?

    Não é justamente uma conta que pode aumentar ou diminuir o PL?

    Então não seria um lançamento a débito ou a crédito no pl?

  • Gaba: ERRADO

    Creio que o erro é envolver a conta de Resultado,"...realiza-se lançamento a débito ou a crédito em conta de resultado...", pois, como a colega Juliane Brighenti comentou: "O lançamento será realizado diretamente à conta Ajuste de Avaliação Patrimonial no PL e a contra partida será a conta do bem."

    Complementando, é um fato Permutativo, envolvendo apenas as contas de ATIVO e PL.

  • A contrapartida de um lançamento em conta de ajuste de avaliação patrimonial poderá ser um lançamento tanto a débito quanto a crédito no passivo ou ativo. Posteriormente, em respeito ao regime de competência, haverá o reconhecimento no resultado com contrapartida no P.L.

  • O erro é sutil: o débito ou o crédito será realizado na conta Ajuste de Avaliação Patrimonial no PL (conta patrimonial). Não será em conta de resultado (receita ou despesa).

    Exemplo: instrumento financeiro avaliado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes (VJORA)

    O registro da variação do valor justo será realizado diretamente na conta Ajuste de Avaliação Patrimonial. Se a variação for positiva, essa conta será creditada. Se for negativa, será debitada.

    D - Ativo Financeiro

    C - Ajuste de Avaliação Patrimonial

    Quando a empresa realizar a venda do instrumento financeiro, afetará o resultado do exercício. Nesse caso, será dado baixa na conta AAP em contrapartida à conta de receita

    D - Caixa

    C - Ativo Financeiro

    D - Ajuste de Avaliação Patrimonial

    C - Receita

    Gabarito: ERRADO

  • resultado é uma coisa, patrimônio líquido é outra coisa.

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

    Ajustes de avaliação patrimonial reflete a contrapartida do valor justo;

    Ajustes de Avaliação patrimonial

    I.  Enquanto não computar no resultado do exercício

    II.  Contrapartida de aumento ou redução do ativo ou passivo em decorrência da avaliação a valor justo

    III.  Como regra, os valores registrados nessa conta deverão ser transferidos para o resultado do exercício ** à medida que os ativos e passivos forem sendo realizados, porém, alguns registros não irão transitar pelo resultado, podendo ser transferidos diretamente para Lucros ou Prejuízos Acumulados.

    **A banca que confundir o candidato com isso. Ou seja, você faz o ajuste de avaliação patrimonial pra saber se a entidade está em lucro ou em prejuízo, no PL, o resultado desta avaliação é repassado ao resultado. A questão diz exatamente o contrário, fala que o avaliação é feita no resultado e é passado pro patrimônio liquido. Vale lembrar que esta conta é de natureza retificadora de PL.

  • ERRADO

    Essa conta existe exatamente para o contrário do que disse a questão :

    Ela serve para abrigar os valores enquanto não incorridas no resultado ,ou seja, irão para o resultado posteriormente de acordo com regime de competência.Mas em um momento inicial eles são reconhecidos no Pl na conta ajuste de avaliação patrimonial,aumentando ou retificando o valor de ativos e passivos .

    O cespe confirma :

    (CESPE / CEBRASPE - 2020 - SEFAZ-AL)

    A conta ajustes de avaliação patrimonial pertence ao patrimônio líquido e destina-se a registrar, no balanço patrimonial, os aumentos ou as diminuições de valor de elementos do ativo e do passivo sujeitos à avaliação a valor justo por determinação legal ou regulamentação específica, enquanto tais variações não puderem ser reconhecidas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência.Certo!

  • Ajuste de avaliação patrimonial = conta do PL. Portanto no momento do reconhecimento o lançamento não passa pela DRE, somente pelo Balanço Patrimonial. É só um ajuste no valor, não houve saída ou entrada de dinheiro na pratica.

    Ex: Terreno da empresa valorizou 500.000, logo faz o lançamento a debito no imovel e a credito na conta ajuste de avaliação patrimonial de 500. Assim o terreno passa a valer 500 conto a mais! Sò vai para a DRE se a empresa vender e entrar dinheiro em caixa!

    Conclusão: Até a contabilidade do Brasil é confusa, se houvesse uma reforma tributária, deveriam fazer uma reforma nos CPC's e ajustar unificar conceitos. Ajustes, Testes de valor recuperável, goodwill, mais valia, tudo isso torna a contabilidade mais complicada e mais fácil portanto da empresa mascarar, sonegar. Não obstante empresas menores nem usam a contabilidade como ferramenta de gerenciamento.

  • ajuste de avaliacao patrimonial nao passa pelo resultado e vai direto para o PL em razao do principio da competencia

    Valor justo - ajuste da avaliacao