SóProvas


ID
1172275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere às demonstrações contábeis e a seus componentes, julgue os itens que se seguem.

No balanço patrimonial, as contas do ativo não circulante incluem o fundo de comércio gerado internamente bem como os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados ou não à manutenção das atividades da empresa e bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E. 

    único erro da questão está em afirmar que o fundo de comércio gerado internamente é classificado no ativo não circulante.

    Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), o valor pago na aquisição de uma entidade acima do seu valor patrimonial avaliado a valores de mercado deverá ser registrado no grupo dos Ativos Intangíveis com o nome de Ágio Pago por Expectativa de Rentabilidade Futura (Goodwill/Fundo de Comércio). Esse é o valor pago em função do nome, da reputação, da clientela sendo adquirida, do treinamento que essa empresa teve com relação aos seus vendedores ou da sua capacidade produtiva, de inovação em tecnologia, localização, fidelidade etc. Goodwill (fundo de comércio) gerado internamente não pode ser contabilizado em nenhuma circunstância, somente o efetivamente adquirido de terceiros, normalmente na compra de uma outra sociedade.
    Estratégia.



  • Na minha opinião o erro da questão está em "bens corpóreos destinados ou não à manutenção das atividades da empresa" tendo em vista que tanto os Imobilizados (bens corpóreos), quanto os Intangíveis (bens incorpóreos) precisam estar destinados à manutenção das atividades da empresa.

    No tocante ao Fundo de comércio gerado internante, este pode sim ser reconhecido como ativo não circulante (Intangível), desde que atenda as condições necessárias:

    (a) identificar se, e quando, existe um ativo indentificável que gerará benefícios econômicos futuros esperados, e

    (b) determinar com confiabilidade o custo do ativo

  • Resumo da ópera:


    O ágio pago (goodwill) -, ou seja, que não é gerado internamente, - está dentro do ativo intangível que por sua vez está dentro do ativo não circulante. 


  • O comentário mais votado está errado. Não tem lógica dizer que está errada pelo fato do Goodwill é registrado no "Ativo Intangível"... o intangível é um subgrupo do grupo "Ativo Não Circulante" kkkkk

  • O fundo de comércio gerado internamente não deve ser reconhecido, pois não se enquadra nos critérios de reconhecimento. É uma espécie de ágio gerado internamente.

  • fundo de comércio adquirido

  • O erro da questão está nesse "gerado internamente", pois nesse caso o goodwill não será sequer considerado.

    Agora se fosse no goodwill gerado externamente na conta da controladora o goodwill seria considerado investimento (ativo não circulante).

    E no balanço consolidado (entre controladora e controlada) o goodwill será classificado no intangível (Também do ativo não circulante). 

  • Erros:

    - O fundo de comércio gerado internamente NÃO É RECONHECIDO

    - O ativo imobilizado (que é um bem corpóreo) é destinado à manutenção

    Obs:

    Intangível é destinado à manutenção

    Investimento NÃO é destinado à manutenção

    Gabarito: Errado

    Fundamentação: Lei 6404/76

    "Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

    II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

    IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;  VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.                        

    VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido"

  • Goodwill gerado internamente: não reconhecemos como ativo e sim como despesa. Goodwill adquirido: ativo intangível.

  • Um item do estoque é um bem corpóreo que não é destinado à manutenção das atividades da empresa. Como um item do estoque faz parte do ativo circulante, podemos dizer que esse trecho da assertiva "... que tenham por objeto bens corpóreos destinados ou não à manutenção das atividades da empresa..." está incorreto.

  • Fundo de comércio (goodwill): se adquirido, será ativo intangível; se gerado internamente, será despesa.

  • Resumindo:

    (Fundamentação Lei 6404/76, já apresentada pelo colega André Rodrigues)

    _______________CORPÓREO_____________INCORPÓREO

    _______________DEST__NAO DEST_______DEST__NAO DEST

    INVEST________________X______________________X_______ Ex.: Imóvel para Aluguel (corp), Ações de Colig (inc) 

    IMOBIL_________X______________________________________ Ex.: a própria fábrica - Imóvel

    INTANG________________________________X_______________ Ex.: a própria Marca

    > Goodwill gerado internamente: reconhecido como despesa.

    > Goodwill adquirido: ativo intangível

    Obs.: Goodwill = fundo de comércio

    Conclusão: questão errada.

    No balanço patrimonial, as contas do ativo não circulante incluem o fundo de comércio ADQUIRIDO bem como os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados ou não à manutenção das atividades da empresa e bens incorpóreos destinados (ou não) à manutenção da companhia.

  • A questão está errada!

    Pois o fundo de comércio que deve ser registrado pela contabilidade deve ser aquele pago na aquisição de uma entidade por um valor acima do seu valor patrimonial. Esse valor deve ser registrado como Ágio Pago por Expectativa de Rentabilidade Futura (Goodwill ou Fundo de Comércio). Ou seja, a empresa não pode reconhecer contabilmente fundo de comércio gerado internamente.

    fonte: Gilson Nogueira, Alfacon

  • fundo de comércio[goodwill] gerado internamente é DESPESA.

  • Pessoal, o único erro da questão está em afirmar que o fundo de comércio gerado internamente é classificado no ativo não circulante.

    O valor pago na aquisição de uma entidade acima do seu valor patrimonial avaliado a valores de mercado deverá ser registrado no grupo dos Ativos Intangíveis com o nome de Ágio Pago por Expectativa de Rentabilidade Futura (Goodwill/Fundo de Comércio).

    Já o Goodwill (fundo de comércio) gerado internamente não é reconhecido no ativo em nenhuma circunstância, somente o efetivamente adquirido de terceiros, normalmente na compra de uma outra sociedade. 

    FONTE: PDF ESTRATÉGIA

  • Posso ter bens corpóreos destinados ou não à manutenção das atividades da

    empresa?

  • Juliano Rossi, a depender, sim, por exemplo: a aquisição de um terreno para valorização, é um bem corpóreo para INVESTIMENTO. Todavia, se o terreno passar a ter uma destinação, p.ex, estacionamento dos veículos de uma empresa, deixa de ser investimento e passa a ser IMOBILIZADO.

    Corrijam-me caso tenha me equivocado.

  • Goodwill gerado internamente não é reconhecido como ativo.

  • Esqueçam todos os comentários e focam somente no do colega VGS

  • No balanço patrimonial, as contas do ativo não circulante incluem o fundo de comércio gerado internamente bem como os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados ou não à manutenção das atividades da empresa e bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia.

    Goodwill gerado internamente não é registrado como intangível.

  • Errada.

    O Fundo de comércio (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo. Em alguns casos, incorre-se em gastos para gerar benefícios econômicos futuros, mas que não resultam na criação de um ativo intangível que se enquadre nos critérios de reconhecimento estabelecidos. Esses gastos costumam ser descritos como contribuições para o ágio (goodwill) gerado internamente, o qual não é reconhecido como ativo porque não é um recurso identificável (ou seja, não é separável nem advém de direitos contratuais ou outros direitos legais) que seja controlado pela entidade mensurável com segurança ao custo.

    https://blog.grancursosonline.com.br/coluna-futuro-fiscal-ativo-intangivel

  • O erro da questão está em vermelho.

    No balanço patrimonial, as contas do ativo não circulante incluem o fundo de comércio gerado internamente bem como os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados ou não (aqui trata-se de investimentos - que não é bem corpóreo) à manutenção das atividades da empresa (aqui é o Imobilizado) e bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia (Aqui trata-se do Intangível).

    A Lei 6.404/76 diz: O reconhecimento do IMOBILIZADO serão os direitos que tenham por objeto Bens Corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa.

    **O reconhecimento de Direitos de qualquer natureza que não se destinam à manutenção das atividades da empresa trata-se de INVESTIMENTOS.

    **INTANGÍVEL: Direitos que tenham por objeto Bens Incorpóreos destinados à manutenção da empresa ou essa finalidade.

    O examinador meteu o Goodwill no meio, afim de causar essa incerteza mesmo. Mas o erro, está na classificação do reconhecimento dos ativos (Bens Corpóreos podem ser do Imobilizado ou de Investimentos, contudo, o IMOBILIZADO são bens SOMENTE destinados à manutenção, pois quando não destinados à manutenção, tornam-se INVESTIMENTOS).

    abs do Vila

  • Fundo de comércio adquirido é o Good Will = diferença entre o valor pago e o valor de mercado, ou ainda, um " prêmio".

    Este não é reconhecido como ativo se gerado internamente e em momento algum é reconhecido como ativo intangível , sendo assim não faz parte do Ativo não circulante (ANC).

  • Goodwill gerado internamente não é identificável e apresenta benefícios econômicos incertos, não é reconhecido como ativo. GAB E