SóProvas


ID
1172806
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado servidor público se apresentava rotineiramente atrasado para o serviço. Diante disso, seu superior instaurou processo administrativo para apurar a situação e, comprovada a impontualidade, após o exercício do contraditório e ampla defesa, aplicou-lhe uma sanção administrativa. A situação descrita constitui manifestação do poder

Alternativas
Comentários
  • Poder disciplinar. Letra A.

  • Gabarito Letra A

    .

    Trata-se do poder disciplinar

    - é a apuração de infrações e aplicação de penalidades administrativas

    - é sofrido por servidores públicos e demais pessoas que estejam sob a disciplina administrativa

    - deve ser precedido de PAD e a Motivação do ato punitivo

    - em regra, o poder disiciplinar é discricionário, embora a Jurisprudência do STJ entenda que o poder disciplinar seja Vinculado.

  • Poder Disciplinar: é por meio do Poder Disciplinar que a Administração poderá punir seus agentes públicos pela prática de infrações de caráter funcional, bem como o particular com o qual mantém contrato administrativo, na hipótese em que não execute o objeto contratado.

    Portanto, o Poder Disciplinar tem como atribuições:

    Apurar atos ilícitos administrativos pelos seus agentes;

    Aplicar punições a seus agentes.

    OBS: Não existe aplicação disciplinar sem a pré-existência do processo. É proibida a aplicação de penalidade disciplinar por meio de “verdade sabida” (Instituto de Acusação).

    Fonte:Professor Helder Saraiva – Direito Administrativo – Impacto DF


  • Correta A

    DISCIPLINA - a palavra já responde a questão, é sanção, punição a certo agente pela má gestão, serviços etc. nos temos alguns tipos de sanções como: multa, advertência, suspensão, cassação da aposentadoria, demissão o e exoneração. 

  • Uma breve observação sobre o comentário da colega Nathy é que a EXONERAÇÃO não possui caráter de SANÇÃO, enquanto que a DEMISSÃO possui!

    Ela havia mencionado, dentre as sanções, a de demissão e EXONERAÇÃO, devendo-se ser feita a observação quanto a esta!

    Espero ter contribuído!

  • Poder Disciplinar é o qual é instaurado processo administrativo antes de ser aplicada qualquer punição, garantindo assim o contraditório e ampla defesa.

  • Incrementando os excelentes comentários dos colegas, também observa-se pela situação citada, que em se tratando de inassiduidade habitual(injustificada), temos o prazo de sessenta dias interpolados em um período de 12 meses, caracterizando a pena de demissão, que é uma manifestação do poder disciplinar.

  • LETRA A - PAD - Processo administrativo DISCIPLINAR!!!!!

  • Poder disciplinar funcional decorrência do poder hierarquico. Se é que você me entende, hehehe! 

    # FÉ EM DEUS! 

  • GABARITO: A

    Poder disciplinar é poder que tem a Administração de apurar infrações administrativas e impor as respectivas penalidades aos seus agentes públicos e demais pessoas submetidas à disciplina administrativa.

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2098610/o-que-se-entende-por-poder-disciplinar-renata-martinez-de-almeida

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    Vejamos cada assertiva, individualmente:

    a) Correta: o Poder Disciplinar é "a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração" (Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro. 25a edição. Malheiros, 2000, p. 115).

    b) Incorreta: o Poder Discricionário, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "no Poder Discricionário, o Administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto legal confere margem de opção ao administrador e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto, a solução mais adequada". 

    c) Incorreta: inexiste poder revisor. A revisão de um processo por parte do superior é inserido no âmbito do Poder Hierárquico.

    d) Incorreta: o Poder Regulamentar, segundo Di Pietro (2018), é "o poder regulamentar como uma das formas pelas quais se expressa a função normativa do Poder Executivo. Pode ser definido como o que cabe ao Chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios, de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução". 

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA A.

  • PC-PR 2021