SóProvas


ID
1173760
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPANOR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o acirramento da competição entre as empresas após o advento da globalização, percebe-se uma diminuição natural do tempo de tomada de decisões dos gerentes e administradores. Novos sistemas de gerenciamento e de apoio a decisões consideram uma necessidade de tomada de decisões em tempo real.

Sobre a condição descrita acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • nao faz sentido pensar na letra "d" como resposta, ambiente de incerteza = decisao tradicional? me corrijam por favor..

  • a) E - Resp. quanto maior o número de decisões programadas, melhor será para o processo decisório, pois economizará tempo e energia intelectual dos gerentes em resolver problemas.

    b) CERTA - um dos objetivos do processo decisório deve ser o de procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.
  • Concordo em partes com o seu posicionamento, Sandra. Mas pensando sobre a assertiva, tenho que discordar categoricamente. Realmente há uma busca por modelos de decisões programadas dentro das organizações, mas é absurdo afirmar que empresas dinâmicas busquem esse tipo de escolha. Afinal, a dinamicidade é um forte empecilho à programação. Empresas dinâmicas se moldam a decisões contingenciais e não programadas.( Opinião)


  • Gabarito Letra B

    Concordo com João Falcão, inclusive acho que essa questão merecia recurso.

    Decisão Programada - rotineira, exigem mesmas decisões e soluções.

    Decisão Não programada - situações novas, imprevíseis. Típica das organizações modernas, complexas.

    Fonte: CERS - Começando do zero - Gestão de pessoas

  • Analisando com mais cautela a letra B, uma empresa dinâmica pode ser vista como uma empresa que responde rápido aos seus problemas, o que vai na contramão das decisões não programas (que requerem tempo para decidir). As decisões programadas são rápidas, porque não precisam ser pensadas, sendo ideais para empresas dinâmicas.

    Assim, acredito que muitos deixaram de marcar a letra B porque confundiram dinamismo com flexibilidade, esse sim é adequado às decisões não programadas. 

  • O DEVORADOR_de_BANCAS JP esclareceu minha dúvida. Valeu!

     

     

  • o comentário do DEVORADOR_de_BANCAS JP é esclarecedor.

  • Consegui acertar recorrento ao enunciado, vejam:

    Com o acirramento da competição entre as empresas após o advento da globalização, percebe-se uma diminuição natural do tempo de tomada de decisões dos gerentes e administradores. Novos sistemas de gerenciamento e de apoio a decisões consideram uma necessidade de tomada de decisões em tempo real. 

    [Interpretei que o enunciado nos afirmou que existe uma tendência de que as empresas busquem encurtar seus procesos de tomada de decisão. E como se faz isso? adotando sistemas modernos de decisões programados, ou seja, sistemas que possam lidar com questões complexas, mas que sejam capaz de dovolver ao tomador de decisão alternativas do tipo programada.]

    Sobre a condição descrita acima, assinale a alternativa CORRETA.

    b) As empresas mais dinâmicas têm migrado para sistemas modernos de decisões programadas.

    (Correto: na verdade isso é muito bom para as empresas, quanto mais ela conseguir colocar seus processos de decisões nesses sistemas, ganha-se tempo nesses processos, e sobra tempo para os demais relativos às decisões não programadas)

    ------------------------------------

    *Obs.:  tomada de decisões de modo heurístico: que se dedica à descoberta ou à investigação de fatos.

  • DEVORADOR_de_BANCAS JP, seu comentário faz muito sentido!

    Porém, se a B está certa, então a A tá certa também.

    Um sistema moderno de decisão programada não deixa de ser um novo formato de decisão. Concordam?