-
Impacto cíclico - quando o efeito se manifesta em intervalos de tempo determinados.
-
MODALIDADES DE IMPACTO
Impacto temporário ou de curto prazo:
quando o feito da ação tem duração
determinada. Ex. ruídos turbinas,
eletrodomésticos
Impacto permanente: quando o impacto
não pode ser revertido.
Impacto cíclico: quando os efeitos se
manifestam em intervalos de tempo
determinados.
Impacto reversível: quando cessada a
ação, o ambiente volta à sua forma
original. Ex. barulho de um show
-
Alternativa B) O fenômeno da inversão térmica nas grandes cidades é considerado um impacto ambiental cíclico, pois ocorre em intervalos de tempo determinados (mais comum no período do Inverno, em locais onde a camada de poluição atmosférica é mais densa).
-
Discordo do gabarito, pois a inversão térmic é um fenômeno natural, se fosse smog industrial ou fotoquímico até entenderia.
Entretando, vejo a "c" como correta, haja vista que com a implantação de uma indústria a visibilidade é comprometida, sendo o efeito cíclico. Ou seja, depende do horário do dia (em razão das condições meteorológicas) e da época do ano (em razão da produção) o efeito pode ocorrer ou não, sendo cíclico.
-
Creio que a B está correta pois restringiu o fenomeno a grandes cidades. O mesmo fenômeno em ambientes rurais pode ser menos agressivo.
-
Deveria ser anulada. Inversão térmica não é um impacto ambiental, mas a sim a causa de alguns desses.
-
A inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera, o que deixa o espaço geográfico com uma aparência mais “cinzenta”. Sua ocorrência é considerada natural, porém os seus efeitos podem se agravar em função das atividades humanas relacionadas com a emissão de gases poluentes.
A inversão térmica ocorre quando os raios solares – geralmente em finais de tarde e em períodos de inverno – tornam-se mais fracos e a superfície terrestre torna-se menos capaz de aquecer o ar. Assim, o ar frio fica estacionado sobre os solos e fica recoberto por uma camada de ar quente, que também não consegue se movimentar.
Esse processo não teria nenhum problema se ele não fosse o responsável por “segurar” os gases poluentes emitidos, sobretudo, nos espaços urbanos, provenientes das chaminés das fábricas e, principalmente, dos escapamentos dos veículos motorizados.
-
Acho que aqui o raciocínio se dá pelo fenômeno de inversão térmica estar relacionado ao inverno em grandes cidades que atendam determinada geografia. Assim as estações do ano são fenômenos periódicos e portanto cíclicos.