SóProvas



Questões de Avaliação de Impactos Ambientais - AIA


ID
189358
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O estudo prévio de impacto ambiental tem notório caráter preventivo da degradação ambiental, identificando situações de risco e buscando evitar o dano para o meio ambiente. Neste sentido deve-se considerar

Alternativas

ID
189424
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 61 a 70 considere a análise do programa de turismo receptivo sustentável de uma Prefeitura Municipal brasileira, em área não costeira. EIA como Estudo de Impacto Ambiental e RIMA como seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental.

O turismo ocupa o espaço de maneira peculiar. O planejamento ambiental desta atividade em escala municipal passa necessariamente pelo planejamento territorial. Para tanto torna-se necessário levar em conta:

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala sobre impactos ambientais devemos analisar da forma mais ampla possível.

    Então não cabe alternativas que se iniciem com "apenas"

    Até logo.


ID
189427
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O turismo, como toda atividade humana, gera impacto ambiental. Após a etapa de planejamento ambiental da atividade, torna-se necessário avaliar o impacto ambiental dos projetos de turismo planejados para o município. No Brasil, por impacto ambiental, entende-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Fundamentação legal: Art. 1º da Resolução do CONAMA n. 001/1986

    Dispositivo:

    "Artigo 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

    I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

    II - as atividades sociais e econômicas;

    III - a biota;

    IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

    V - a qualidade dos recursos ambientais."


ID
189430
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No caso do município estudado, uma vez cientes dos impactos ambientais e dos projetos que serão avaliados, deve-se proceder a realização de um estudo de impacto ambiental para implantação do turismo. De acordo com a prática corrente no Brasil, este estudo consiste das seguinte etapas, obrigatoriamente:

Alternativas
Comentários
  • letra E

    Não é preciso ter certificação

  • Medida Potencializadora: Consiste em uma medida que visa otimizar ou maximizar o efeito de um impacto positivo decorrente direta ou indiretamente da instalação e operação do empreendimento.

    Para cada impacto ambiental negativo identificado são propostas medidas mitigadoras classificadas quanto ao seu caráter preventivo, corretivo ou compensatório, bem como medidas potencializadoras para os impactos classificados como positivos.

    A análise detalhada desses impactos conduziu à proposição de medidas mitigadoras que atenuarão consideravelmente os seus efeitos adversos ao meio ambiente, podendo mesmo eliminá-los em alguns casos. 


ID
189433
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Todo processo de planejamento ambiental deve ter participação da população. No caso do planejamento ambiental do turismo no município em questão não é diferente. Quanto à participação da comunidade nos processos de avaliação de impacto ambiental é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conforme art. 11 da resolução 01/86 do CONAMA
    "Respeitado o sigilo industrial, assim solicitando e demonstrando pelo interessado o RIMA será acessível ao público. Suas cópias permanecerão à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas da SEMA e do estadual de controle ambiental correspondente, inclusive o período de análise técnica,"
    ou seja, não é obrigatório que o Rima esteja acessível ao público e sim, é facultado o direito de sigilo do mesmo se solicitado pelo interessado.
    Alternativas mal formuladas!!!!!!
  • Lucas,

    Acho que vc se confundiu. É obrigatório que o RIMA esteja acesível sim.
    Quando a legislação diz  "Respeitado o sigilo industrial", ela está dizendo é que, por ex:
    Imagine  que o empreendimento tem informações inerentes às suas tecnologias e que devem ser resguardadas para o bom andamento da empresa, de forma que esse sigilo não esteja relacionado à alteração qualidade ambiental, tais informações não precisam ser tornadas públicas.

    Entretanto, o RIMA é um relatório que, segundo a p´ropria Res. 01/86, "
    deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua 
    compreensão".
    Ou seja, o RIMA é o EIA, só que numa linguagem acessível à população.

    Além disso, a própria legislação determina que "Suas cópias permanecerão à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas da SEMA e do estadual de controle ambiental correspondente, inclusive o período de análise técnica".

    Att.

ID
189436
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para se determinar os impactos ambientais existem diversas metodologias. São vários os projetos de turismo que devem receber esta determinação de impactos, no caso do município em estudo: construção de um grande hotel, construção de um parque temático etc. São exemplos destas metodologias internacionalmente reconhecidas para determinação de impactos ambientais, além de Método ad hoc; e de Listas de controle; Matriz de

Alternativas
Comentários
  • Métodos para avaliar impactos ambientais:

    1- Ad Hoc

    2- Matriz de Leopold

    3- Rede de interação

    4- Sobreposição de cartas

    5-Sistema Battelle

    6-Check list

    ...

    Resposta C


ID
189442
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As atividades de turismo, como toda atividade humana potencialmente geradora de impacto, devem ser monitoradas em distintas escalas, cobrindo extensões geográficas diferentes. As escalas de monitoramento são as seguintes:

Alternativas

ID
189448
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No caso do turismo, a gestão ambiental deve considerar opções que minimizem os impactos sobre o meio ambiente. São exemplos de impactos ambientais causados exclusivamente pelo turismo, no município em estudo localizado fora da área costeira,

Alternativas

ID
208750
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Recentemente, ocorreu uma série de deslizamentos de solo em várias cidades do estado do Rio de Janeiro. Esse fenômeno consiste na relação direta entre a ocupação desordenada do solo e a incidência de movimentação de massa. Assinale a alternativa correta com relação a esse tema.

Alternativas

ID
208768
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O estudo de impacto ambiental (EIA) é um importante instrumento para a avaliação de impacto ambiental de uma área. Com relação à confecção desse documento, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Estudo de Impacto Ambiental deve abranger as seguintes informações:(1) Área de Influência do Projeto direta ou indiretamente afetada. (2) Planos e Programas Governamentais propostos para a área de influência do projeto (Zoneamento Ambiental). (3) Alternativas.(4) Descrição Inicial do Local.(5) Identificação e Avaliação dos Impactos Ambientais (AIA) do Projeto.(6) Medidas Mitigadoras: (medidas de engenharia ou estruturais), (medidas de manejo ou não estruturais) e (revisão de políticas). Mitigar o impacto é tentar evitar o impacto negativo, sendo impossível evitá-lo, procurar corrigi-lo, recuperando o ambiente. A recuperação não é uma medida que se possa afastar do EIA.(7) Impactos Desfavoráveis e Previsão de Orçamento: no caso de obras e projetos federais prevê-se que, se "identificados efeitos negativos de natureza ambiental, cultural ou social, os órgãos ou entidades federais incluirão, no orçamento de cada projeto ou obra, dotações correspondentes, no mínimo, a 1% do mesmo orçamento destinadas à prevenção ou à correção desses efeitos". Portanto, a legislação define que a administração pública não poderá alegar que não dispõe de dinheiro para a prevenção ambiental.(8) Medidas Compensatórias: entre as medidas mitigadoras previstas, o EIA deve compreender a compensação do dano provável, sendo esta uma forma de indenização. Como exemplo, podemos citar a construção de um shopping center na cidade de Ribeirão Preto, que para derrubar uma mata remanescente de cerrado na área do empreendimento, teve como uma das exigências, construir e gerenciar um parque ecológico na referida cidade.(9) Distribuição dos Ônus e Benefícios Sociais do Projeto: o EIA deve identificar os prejuízos e as vantagens que o empreendimento trará para os diversos segmentos sociais, seja pelo número e qualidade de empregos gerados ou pelos possíveis problemas sociais em caso de necessidade de migração de mão-de-obra.
  • a) a descrição do projeto a ser licenciado constitui a segunda etapa de um estudo de impacto ambiental e deve-se basear, sobretudo, em informações fornecidas pelo empreendedor.

    A descrição do empreendimento inclui projetos, fotos e documentos relativos à situação e localização do empreendimento frente à divisão político-administrativa, áreas ocupadas, rede hidrográfica UCs, uso do solo no entorno imediato, mapa de declividades, geotecnia, etc., nem sempre de posse do empreendedor.

    b) as medidas mitigadoras previstas no EIA podem ser subdivididas em medidas de engenharia ou estruturais, medidas de manejo ou não estruturais e revisão de políticas.

    OK!

    c) a avaliação dos impactos é realizada anteriormente à indicação e à classificação dos efeitos e consiste em dar magnitude e amplitude aos impactos previstos no projeto.

    Identificar e classificar os efeitos ambientais, para depois avaliar os seus impactos, determinando suas importâncias e magnitudes.

    d) etapas de monitoramento não estão previstas no EIA.

    Normalmente o último tópico do EIA consiste nos Planos de Monitoramento.

    e) proposições de medidas compensatórias são utilizadas antes de serem esgotadas as medidas preventivas e mitigadoras, e de ainda restarem impactos ambientais negativos, em decorrência do projeto.

    Medidas compensatórias são os últimos recursos, após esgotadas as medidas preventivas (que buscam evitar o dano) e mitigadoras (que buscam minimizar o dano).


ID
208795
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O gerenciamento de riscos ambientais é precedido por uma série de processos de avaliação das consequências de eventos potencialmente capazes de causar impactos na saúde pública e no meio ambiente. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
208804
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Diferentes metodologias foram desenvolvidas para se determinar os impactos ambientais, desde os inícios dos anos 70 do século XX. Assinale a alternativa correta a respeito dos métodos utilizados para a determinação de impactos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • FONTE: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0045_0100.pdf

    Método ad hoc – consiste em declarações feitas por especialistas sobre o tipo e a intensidade de um impacto;
    Listas de controle – constituem uma variação do método ad hoc, mas que garantem que uma lista de parâmetros predefinidos seja examinada durante a avaliação;
    Matrizes – são quadros bidimensionais que facilitam a determinação dos impactos decorrentes da interação entre as atividades do projeto e os elementos específicos do meio ambiente;
    Matriz de Leopold – apresenta cem atividades num dos eixos da matriz e 88 características e condições do meio biofísico e socioeconômico. Permite integrar dados qualitativos e quantitativos. Para cada interseção marcada, estabelece-se uma estimativa da magnitude do impacto, numa escala de 0 a 10;
    Redes de interação – são ampliações das matrizes que permitem indicar impactos diretos (de primeira ordem) e indiretos (decorrentes daqueles de primeira ordem). A complexidade dos efeitos é mais bem percebida visualmente;
    Sobreposição de cartas – elaboração de diferentes cartas temáticas sobre os fatores ambientais e sobre os diferentes impactos ambientais para depois sobrepô-las, obtendo uma caracterização composta e complexa do ambiente regional. O Sistema de Informações Geográficas (SIG) baseia-se na mesma metodologia, mas o termo se refere a um sistema informatizado de armazenagem de dados que podem ser recuperados e apresentados de forma especializada, gerando cartas temáticas e cartas de integração.
    Sistema Battelle – é uma lista de controle sofisticada com quatro categorias ou quesitos: ecologia da paisagem, físico-químico do solo, água e ar, estética, interesse humano e social. Cada categoria é subdividida em vários elementos ambientais com um índice de qualidade que varia de 0 a 10.

ID
231493
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com a definição, a Avaliação do Ciclo de Vida é uma técnica para avaliar os aspectos ambientais e os potenciais impactos existentes durante todo o ciclo de vida de um produto ou serviço, por meio de

I. levantamento e compilação dos inputs e outputs significativos do sistema;

II. avaliação dos impactos potenciais associados a esses inputs e outputs;

III. interpretação dos resultados das fases de levantamento e avaliação, em relação aos objetivos do estudo.

Está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Segundo a norma ISO 14040, a ACV tem 4 etapas:

    - definição de objetivo e de escopo;

    - análise de inventário - ICV;

    - avaliação de impactos; e

    - interpretação.

    ANÁLISE DE INVENTÁRIO - ICV: nessa etapa são computadas todas as entradas e saídas associadas a cada produto, incluindo matérias-primas, embalagem e itens de consumo.

    FONTE: Passuelo; Oliveira; Costa; Kirchheinm. SCIELO.BR.


ID
540652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A NBR ISO 14001/2004, em seu capítulo de termos e definições, estabelece o que é aspecto ambiental, diferindo-o de impacto ambiental. Segundo essa Norma, na etapa de Planejamento devem ser identificados os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços. Um exemplo de aspecto ambiental é

Alternativas
Comentários
  • Aspecto ambiental - elementos das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente.

    Impacto ambiental - qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

    (Norma 14001).

     

    Para ficar clara a diferença entre aspecto e impacto, só fazendo exercícios.

    Essa mesmo eu errei.

  • LETRA B

     

    O derramamento de óleo em si não se caracteriza como impacto ambiental. A partir do momento em que esse óleo causar alteração no solo ou em algum corpo hídrico, ele passa a ser considerado impacto.

  • Aspecto Ambiental é geralmente a AÇÂO que irá levar ao impacto ambiental (pode ser positivo ou negativo). A ação de derramar acidentalmente óleo cru no solo, por exemplo, leva ao impacto da contaminação do solo, morte da biota, etc.


ID
540682
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da metodologia de avaliação de impactos ambientais que utiliza a denominada Matriz de Leopold, considere as afirmações a seguir.
I - Permite a atribuição de valores de magnitude e importância para cada impacto ambiental identificado.
II - Proporciona a valoração quantitativa dos impactos ambientais de maneira objetiva, eliminando o tratamento subjetivo existente na maioria dos outros métodos.
III - Favorece o cruzamento das ações que podem causar impacto, representadas por colunas, com os fatores ambientais que podem ser impactados, representados por linhas.
IV - Admite a identificação dos impactos ambientais secundários e de demais ordens.
São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • letra A. 

     

  • Matriz de Leopold é feita de maneira subjetiva (valores de magnitude de 0 a 10 dada pelo examinador)

    e nao avaliacao impactos indiretos de forma apropriada 

  • Gabarito: letra A.

    Existem diferentes modelos de matrizes, podendo destacar-se o modelo de LEOPOLD et al. (1971), reconhecido mundialmente, onde as colunas da matriz correspondem as interações entre as ações do projeto, enquanto que as linhas representam os impactos ambientais gerados. Em seguida, os resultados são valorados de 1 a 10, considerando critérios como magnitude, importância, severidade, e classificando-os em positivos ou negativos (LOHANI et al., 1997, p. 15; ABBASI e ARYA, 2000, p. 11).

    Fonte: https://labhidrogeo.paginas.ufsc.br/files/2016/08/AIA-UMA-REVIS%C3%83O-DA-LITERATURA-SOBRE-AS-PRINCIPAIS-METODOLOGIAS.pdf


ID
544252
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Após as obras de implantação do novo aeroporto internacional em uma grande cidade do país, a licença de operação do empreendimento somente foi emitida após a recuperação de áreas degradadas durante a etapa de construção, por meio da execução de medidas previstas em um PRAD. A degradação dessas áreas foi provavelmente originada por

Alternativas
Comentários
  • Exploração de jazidas de solos? Por quê?

  • Provavelmente por causa das obras de terraplenagem para nivelamento do terreno...

  • Questão mais maluca...É muita sacanagem da banca colocar uma questão desta natureza...

  • Não faz nenhum sentido essa questão...

  • Questão muito boa!!

    As técnicas de recuperação previstas no PRAD devem ser aplicadas após o término das atividades minerárias. Portanto, em resumo, não refere a solos moles e nem orgânicos, muito menos se refere à recursos hídricos e à estrutura de edificação.

    "Coerência é a virtude dos que não tem imaginação."

    Oscar Wilde.

  • Para Atividades Minerárias é obrigatório a apresentação do PRAD ao órgão ambiental, de acordo com o Decreto/Lei nº 97.632/89. Alguns exemplos de áreas problemáticas onde o PRAD pode ser exigido além da mineração: voçorocas urbanas e rurais, áreas de disposição de resíduos, agricultura irrigada, ocupação de encostas, cursos e corpos d’água assoreados, pastagem abandonada.


ID
544273
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma equipe técnica foi contratada para avaliar os níveis de ruído atuais nas áreas lindeiras a uma rodovia que será duplicada. Para o planejamento adequado da execução dos levantamentos em campo

Alternativas
Comentários
  • São áreas que estão cercando uma área protegida até determinada distância.


ID
544303
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As medidas a adotar em relação aos impactos ambientais negativos de um empreendimento costumam ser classificadas em uma das seguintes categorias: medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias. Uma medida mitigadora de impacto ambiental tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Medida Mitigadora: ação que visa a minimizar os efeitos de determinado impacto negativo gerado pelo empreendimento ou atividade;

    Apesar de ser de uma legislação estadual, é uma definição válida

    https://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1720.nsf/016eae199bdaf0a003256caa00231310/832580830061f31883257e22006830db?OpenDocument&Start=1


ID
544309
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando a necessidade de atendimento aos requisitos da legislação ambiental brasileira, os impactos ambientais que podem ser considerados mais críticos na etapa de operação de aeroportos brasileiros, sem prejuízo da ocorrência de outros impactos, são

Alternativas
Comentários
  • Numa cidade como Rio de Janeiro, milhões de toneladas de CO2 equivalente são emitidas anualmente.

     

    Nas emissões totais do setor de transportes, 20% da parcela correspondem ao modal aeroviário e 80% correspondem ao modal rodoviário.

     

    Os modais ferroviário e hidroviário possuem parcelas insignificantes nas emissões totais de CO2 equivalente.

     

    Então, realmente o maior problema na fase de operação dos aeroportos brasileiros seria a poluição do ar e a emissão de ruído.


ID
544318
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos estudos para avaliação de impactos ambientais de empreendimentos de infraestrutura, tem sido comum realizar o diagnóstico ambiental em diferentes escalas de detalhe, conforme se trata da área de influência indireta, área de influência direta ou da área diretamente afetada (ou área de intervenção). A sequência aceitável para as escalas de trabalho, na mesma ordem das áreas de influência acima, para um estudo de impacto ambiental de uma rodovia cujo traçado abrange áreas urbanas, áreas de uso agrícola, além de áreas com remanescentes de vegetação nativa, corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • alguem explica?


ID
549682
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação dos impactos ambientais é uma das atividades técnicas previstas para a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental, sendo realizada por distintos métodos. O método de avaliação dos impactos ambientais proposto por Sorensen, no início da década de 70, e bastante difundido, corresponde a um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • A primeira rede de interação foi elaborada por Sorensen, em 1971, criada para analisar os conflitos entre diferentes usos do solo, seus conflitos e controlar a degradação ambiental nas zonas costeiras da Califórnia. O método Sorensen não é reconhecido para grandes projetos ou com muitas alternativas.

     

    Este método possui vantagens como promover integração entre os diferentes tipos de impactos e permitir o relacionamento entre ações, impactos e medidas de mitigação e de controle. E desvantagens como a não distinção do tempo de ocorrência do impacto e podem perder valor prático quando a rede é extensa.

     

    No que tange especificamente a Sorensen, assinala apenas impactos negativos e, sendo utilizada isoladamente, é um mero método de identificação de impactos.

     

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA13MAC/artigo-redes-interacao

  • As vantagens das redes de interações são:

    - a identificação dos impactos de segunda ordem;

    - a possibilidade de inserir parâmetros probabilísticos, evidenciando as tendências do projeto (OLIVEIRA e MOURA, 2009, p. 87).

    Redes muito detalhadas podem ser demoradas e difíceis de serem produzidas, ocasionando a falta de definição dos impactos de curto e longo prazo


ID
647815
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industriali- zadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos. Os limites aceitáveis de ruído considerados nas normas ABNT no 10.151 variam entre 40 e 65 dB, conforme localização e horário.
Os limites de tolerância do ouvido humano para ruído variam de acordo com a intensidade e o tempo de exposição, sendo que esta começa a ser lesiva a partir de 85 dB. A PAIR -
Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia progressiva, diretamente relacionada com a exposição ao ruído e de caráter permanente. Portanto, a forma mais eficaz para se proteger desta doença seria a prevenção.

Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas.
I. Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual.

II. Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo.

III. Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído - áudio-dosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído.

Está correto, em termos de ações de Monitoramento Ambiental, o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • Gab C.

    Observe que a questão pediu a resposta caracteristica ao MONITORAMENTO = medição dos resultados parcias do projeto.

     

    **Há 3 etapas: Planejamento, Monitoramento e Controle.

     

    Planejamento: Prevenção da perda auditiva

    Monitoramento:  item III

    Controle ( Intervenção para correção de desvios) : itens I e II


ID
647836
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de urbanização gera uma grande quantidade de impactos ambientais. Uma avenida, por exemplo, causará impacto tanto na fase de construção como de operação, tais como: (1) impermeabilização do solo, (2) produção de ruído, (3) poluição atmosférica por gases automotivos, (4) instalação de estabelecimentos comerciais às suas margens, (5) criação de empregos. Dentre esses cinco impactos citados,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra (a)

    a)  o impacto (1) ocorrerá nas fases de construção e operação. (Certo) O processo de impermeabilização do solo ocorre tanto na fase da construção, já que construirão provavelmente estradas ou ruas. Essa ruas serão impermeabilizadas permitindo a passagem de veículos (operação).

    b) 
    os impactos (2) e (3) ocorrerão apenas na fase de operação. (Errado) A produção de ruído e a poluição atmosférica ocorrerão tanto na fase de construção, na chegada dos caminhões e tratores para a construção da avenida quanto na sua operação.

    c) 
    os impactos (1) e (2) são negativos e indiretos. (Errado) A impermeabilização do solo e o ruído causados pela construção atingem diretamente a população. Se houver vizinhança por perto, casas, apartamentos, certamente serão atingidos pelo barulho.

    d) 
    o item (5) não pode ser considerado impacto. (Errado) Um impacto pode ser benéfico ou não, positivo ou negativo. A criação de empregos é um impacto positivo.

    e) 
    os itens (4) e (5) não podem ser considerados impactos. (Errado) É como foi citado anteriormente sobre impactos. A instalação de estabelecimentos comerciais pode trazer impactos negativos quanto positivos ao local de cosntrução.

    Questões e temas ambientais, acessem: 

    http://environmengineering.blogspot.com.br/

    Até mais!
  •  (1) impermeabilização do solo pode ser encontrada na fase de INSTALAÇÃO por exemplo nos canteiros de obras, depósitos para armazenagem de materiais,  além das estradas e vias como o colega citou abaixo.

  • A questão deve ser anulada, pois a impermeabilização ocorrerá na somente fase de construção, após isso a via será liberada para o trânsito e, neste momento ela já está impermeabilizada, não havendo necessidade de outra obra. Entretanto se a avenida for construída sem pavimento asfáltico, lajotas, pedras, poderíamos dizer que na fase de operação o tráfego de veículos pode compactar e impermeabilizar a avenida. QUESTÃO TOTALMENTE NULA.

  • Toda e qualquer impermeabilização do solo é um impacto no meio ambiente, pois a mesma foi gerada através de atividades antrópicas. E neste caso o impacto se dará desde o seu início com a construção como também ao longo do tempo em sua operação.

  • Questão poderia ser anulada, prestando atenção na questão, a alternativa A e D, estão corretas, pois a Alternativa D, não especifica qual tipo de emprego, algo que depende da função exercida.


ID
647839
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) instituiu os critérios e diretrizes para a avaliação de impactos ambientais. Com base nesses critérios e diretrizes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está equivocada, pois a legislação apenas cita simples exemplificações de empreendimentos que necessitariam de EIA, não dispensando nenhum outro não ali citado.

    Ao mesmo tempo, não achei onde que está o erro na letra A, se alguém puder apontar onde eu encontro isso na legislação eu ficaria muito grato!

  • GABARITO:
    d) projetos urbanísticos com área inferior a 100 ha estão dispensados da realização de estudo dos impactos ambientais caso não estejam em área de relevante interesse ambiental.

  • A Resolução CONAMA 01/86 diz em seu artigo 2º:

    Art. 2o Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de

    impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

    XV - Projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes estaduais ou municipais;

    A CONAMA 01/86 fala em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA e não como estudos dos impactos ambientais como está escrito na letra d. 


    Além disso a Resolução CONAMA 237/97 diz o seguinte:

    Art. 2o A localização, construção, instalação, ampliação, modificação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis.

    § 1o Estão sujeitos ao licenciamento ambiental os empreendimentos e as atividades relacionadas no anexo 1, parte integrante desta Resolução.

    § 2o Caberá ao órgão ambiental competente definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e a complementação do anexo 1, levando em consideração as especificidades, os riscos ambientais, o porte e outras características do empreendimento ou atividade.

    Art. 3o A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a regulamentação.

    Parágrafo único. O órgão ambiental competente, verificando que a atividade ou empreendimento não é potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente, definirá os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.

    ANEXO 1 ATIVIDADES OU EMPREENDIMENTOS SUJEITOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

    Atividades diversas

    - parcelamento do solo

    - distrito e pólo industrial

    Assim sendo  a questão deveria ser anulada, pois estudos de impactos ambientais não é EIA-RIMA 




  • Não entendi o erro da letra A pois o Art. 5 da CONAMA 237:

    "Art. 5º O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação em especial os princípios e objetivos expressos na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais: 

    I contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto;"

    Seria só porque ela está incompleta ao não informar que deve-se confrontar com a hipótese da não execução do projeto?

    Ou seria na diferença entre 

    "estudos distintos distintos dos impactos ambientais para cada alternativa" de 

    "o eia (...) deve contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto"

  • Alguém pode informar qual a alternativa correta????    Não sei o que há de errado com a alternativa E (a mais respondida tbm, segundo estatísticas). Essa questão poderia ser ANULADA. 

  • Acredito que o erro da letra A está em afirmar a necessidade de "estudos distintos", pois a avaliação e propostas de mitigação dos impactos de cada alternativa do empreendimento devem ser apresentados no mesmo EIA.

  • Debora, acredito que o erro da letra E seja a parte de mitigar impactos positivos e negativos. Só se mitiga (diminuir) os impactos negativos. Os positivos devem ser potencializados..

  • d) projetos urbanísticos com área inferior a 100 ha estão dispensados da realização de estudo dos impactos ambientais caso não estejam em área de relevante interesse ambiental.

     

    Orgãos ambientais podem exigir outros Estudos de Impactos Ambientais para empreendimentos menores que não se enquadram na CONAMA 01/86, dos quais podem ser: Estudo Ambiental Simplificado (EAS) ou Relatório Prévio Ambiental (RAP). Portanto, não estão dispensados.

  • Gabarito: D

    Creio que o erro da letra A é dizer que é necessário "estudos distintos dos impactos ambientais para cada alternativa"
    lembrado que o significado de EIA é Estudo de Impacto Ambiental, ou seja, é um único estudo com todas as possibilidades.

    CONAMA 01/86
    Artigo 5º - O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:
    I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto

  • Letra D.

     

     a) no caso de projetos que contemplem mais de uma alternativa tecnológica ou de localização, deve-se realizar estudos distintos dos impactos ambientais para cada alternativa. - O EIA é um único estudo, portanto não poed ser apartado.

     b) não é necessária a realização de estudo dos impactos ambientais para empreendimentos que alterem as condições estéticas do meio ambiente. - Se altera, com certeza deve ter o estudo.

     c) projetos agropecuários e silviculturais estão dispensados da realização de estudo dos impactos ambientais porque são empreendimentos de grande importância social. - É por realmente ser de grande imprtância social que o estudo é priorizado para não se ter gastos desperdiçados e nem se ter tanto ambiente degradado.

     d) projetos urbanísticos com área inferior a 100 ha estão dispensados da realização de estudo dos impactos ambientais caso não estejam em área de relevante interesse ambiental. - Certo, Lei 12651/12 Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa.

     e) no estudo dos impactos ambientais devem ser apontadas as medidas mitigadoras para os impactos positivos e negativos do projeto, bem como os efeitos esperados da implantação dessas medidas. - Não se deve mitigar/diminuir impactos positivos, apenas os negativos.

  • Gabarito: letra D.

    a) no caso de projetos que contemplem mais de uma alternativa tecnológica ou de localização, deve-se realizar estudos distintos dos impactos ambientais para cada alternativa. ERRADO. Conama 01/86. Art. 5° O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais: I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto; 

    b) não é necessária a realização de estudo dos impactos ambientais para empreendimentos que alterem as condições estéticas do meio ambiente. ERRADO. Conama 01/86. Art. 1° Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; 

    c) projetos agropecuários e silviculturais estão dispensados da realização de estudo dos impactos ambientais porque são empreendimentos de grande importância social. ERRADO. Anexo 1 da Conama 237/1997. Uso de recursos naturais: - silvicultura; Atividades agropecuárias: - projeto agrícola

    d) projetos urbanísticos com área inferior a 100 ha estão dispensados da realização de estudo dos impactos ambientais caso não estejam em área de relevante interesse ambiental. CERTO. Conama 01/86. Art. 2° Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: XV - Projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA 

    e) no estudo dos impactos ambientais devem ser apontadas as medidas mitigadoras para os impactos positivos e negativos do projeto, bem como os efeitos esperados da implantação dessas medidas. ERRADO. Conama 01/86. Art. 6° O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas: III - Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas. 


ID
647845
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo o estudo de impacto ambiental conforme estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), considera-se:

I. Estudos de impacto ambiental idealmente utilizam um banco de dados composto por documentação cartográfica adequada, em diferentes escalas espaciais e temporais, passível de ser integrada em um sistema de informação geográfica.

II. Em qualquer estudo de impacto ambiental, a escala espacial ideal deve ser a mais detalhada possível para que não se perca informações importantes e seja minimizado o tempo de trabalho.

III. A definição da área de influência em um estudo de impacto ambiental geralmente considera a bacia ou microbacia hidrográfica que contém o projeto porque esta constitui um sistema natural bem delimitado no espaço, onde as interações no nível físicobiológico são integradas e, assim, melhor in- terpretadas.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • Acertei no chute, mas eu acho q a II está errada devido a frase: escala espacial ideal deve ser a mais detalhada possível
  • A III é correta, estando descrita no art. 5, Inciso III do CONAMA 01/86. 

  • Artigo 5º - O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:


    I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto;


    II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade ;


    III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;


    lV - Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.

  • Não vejo embasamento legal para essa questão, de acordo com a lei, a única correta seria a III.

  • Onde está a base para que a afirmativa I esteja correta?

  • O item III diz "geralmente", o que está errado, pois a resolução CONAMA 0011/86 determina que seja considerado, EM TODOS OS CASOS, a Bacia hidrográfica na qual se localiza. 

    "III. A definição da área de influência em um estudo de impacto ambiental geralmente considera a bacia ou microbacia hidrográfica que contém o projeto porque esta constitui um sistema natural bem delimitado no espaço, onde as interações no nível físicobiológico são integradas e, assim, melhor in- terpretadas. "


ID
647848
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um diagnóstico bem elaborado do meio biológico é essencial para a aprovação de um EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental; Relatório de Impacto Ambiental) por parte do órgão ambiental. Escolha a alternativa correta que embasa esta afirmação.

Alternativas
Comentários
  • essa tá facil, hein
  • Letra B.

     

    Só comentarei as letras A e C, as demais não tenho a informação com precisão.

     a) As Sociedades de Proteção aos Animais exigem que esta avaliação seja conduzida de maneira minuciosa, de forma a permitir a realização de resgate da fauna de mamíferos de médio e grande porte. - Resgate dos animais de forma geral.

     c) As demais informações constantes no EIA são de menor importância, não tendo, portanto, peso significativo na decisão final. - Todo o estudo é de extrema importância.


ID
762112
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à exploração mineral no território brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 23, de 7 de dezembro de 1994.
    Art. 3ºA exploração e lavra das jazidas de combustíveis líquidos e gás natural dependerão de prévio licenciamento ambiental nos termos desta Resolução.

ID
762115
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os temas risco ambiental e vulnerabilidade ambiental, frequentemente associados, podem ser definidos, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta: Letra E


ID
771616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação de impacto ambiental, um instrumento de gestão ambiental complementar ao processo de licenciamento ambiental, é também considerada um instrumento preventivo que busca, antes do início das atividades de um empreendimento,identificar, quantificar e minimizar as suas consequências negativas  sobre o meio ambiente.

                                                                                                                   Seiffer, 2007 (com adaptações).


Com base nessas informações, julgue o   item  que se segue.


O processo de licenciamento ambiental é constituído pelas seguintes licenças, complementares e independentes: licença prévia, licença de instalação, licença de operação e licença consultiva, aplicada de acordo com a fase em que se encontra o projeto.


Alternativas
Comentários
  • Errado! Licenca consultiva nao tem!

ID
771619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação de impacto ambiental, um instrumento de gestão ambiental complementar ao processo de licenciamento ambiental, é também considerada um instrumento preventivo que busca, antes do início das atividades de um empreendimento,identificar, quantificar e minimizar as suas consequências negativas  sobre o meio ambiente.

                                                                                                                   Seiffer, 2007 (com adaptações).

Com base nessas informações, julgue o   item  que se segue.



Em um processo de avaliação de impactos ambientais, o estudo de impacto ambiental deve ser elaborado antes da instalação de obras ou de atividades potencialmente causadoras de degradação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • certinha

     

    o que me deixou "com pulga atrás da orelha" foi lembrar que o EIA deve vir antes da LP e não da LI

  • Complementando: e a Avaliação de DANO Ambiental é realizada após a instalação do empreendimento, especificamente após a ocorrência do impacto ambiental.

ID
771622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de risco ambiental, julgue o item abaixo.

O risco ambiental está associado às noções de incerteza, exposição ao perigo, perda e prejuízos materiais, econômicos e humanos, decorrentes de processos de ordem natural ou associados ao trabalho e às relações humanas.

Alternativas
Comentários
  • risco pode ser entendido como o produto da probabilidade de ocorrência de um determinado evento pela magnitude das consequências


ID
771625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da valoração de danos ambientais, julgue o item seguinte.

Para estimar o valor dos danos ambientais, é necessário calcular, por métodos diretos ou indiretos, o valor dos recursos naturais. O método direto de cálculo visa captar as preferências das pessoas, por meio da utilização de mercados hipotéticos ou de mercados de bens complementares, para se obter a disposição dos indivíduos de pagar pelo bem ou serviço ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Os métodos diretos são baseados nas preferências individuais do consumidor. Pearce (1992) esclarece que os valores econômicos são mensurados a partir da disposição a pagar dos indivíduos por um determinado bem, refletindo, portanto, suas preferências a respeito do bem em questão. O autor acrescenta que, na prática, o que é valorado não é o "meio ambiente" ou a "vida" em si, mas sim as preferências das pessoas em relação a mudanças no ambiente e no nível de risco e bem estar para suas vidas.

     

    Já os métodos indiretos, "[...] procuram obter o valor do recurso por meio de uma função de produção relacionando o impacto das alterações ambientais a produtos com preços no mercado." (MAIA e ROMEIRO, 2008, p. 104).

     

    Fonte: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/122633/325628.pdf?sequence=1&isAllowed=y


ID
875074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Durante 70 dias, em um levantamento realizado na área da usina hidrelétrica de Corumbá, a equipe realizou
225.840 m de caminhamento e também intervenções no solo a cada 30 m, tendo sido encontrados
sete sítios arqueológicos.

SANCHEZ, Luiz Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2006. p.252. Adaptado.


Para esse estudo de base na identificação e na previsão dos impactos ambientais, o método empregado na hidrelétrica de Corumbá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


ID
875077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na realização de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), são usadas(os) como fontes de informação para reconhecimento ambiental inicial da área e de seu entorno as(os)

Alternativas
Comentários
  • O EIA é realizado antes da licença prévia, a licença prévia autoriza fazer o projeto. Como vai ser utilizado no EIA informações relativas a planta do projeto se nessa fase ele ainda não existe?

  • Nesse caso, a experiência profissional auxilia na elucidação da questão.

  • Gabarito A


ID
875098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Desde o início da década de oitenta, por solicitação de órgãos financiadores como o Banco Mundial, a Avaliação de Impactos Ambientais vem sendo utilizada no planejamento do setor elétrico brasileiro. Posteriormente, ela foi incorporada ao arcabouço legal do Brasil como um instrumento da Lei no 6.938/1981 e regulamentada através da Resolução Conama no 1/1986. Essa Lei, no Art. 6o , define um conjunto mínimo de atividades técnicas que devem ser desenvolvidas em um Estudo de Impacto Ambiental.

Qual dos itens NÃO apresenta uma dessas atividades técnicas mínimas?

Alternativas
Comentários
  • B. O método de redes de interação é utilizado para avaliação de impactos ambientais e não valoração ambiental.

  • Artigo 6º - O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando: a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d'água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas; b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente; c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.

    II - Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a distribuição dos ônus e benefícios sociais.

    III - Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

    IV - Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento (os impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.  

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
882514
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação aos métodos que podem ser utilizados para avaliação dos impactos ambientais, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
882517
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação à avaliação de impacto ambiental no Brasil, analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.

( ) Caso os impactos ambientais previstos para um dado empreendimento tenham sua área de ocorrência restrita a uma só Unidade da Federação, o responsável pelo licenciamento ambiental será o órgão ambiental estadual, distrital ou municipal, dependendo da extensão dos impactos, independentemente da natureza do empreendimento.

( ) Pela Resolução CONAMA 01/1986, é considerado impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

( ) Em um processo de AIA – Avaliação de Impacto Ambiental, há, sistematicamente, a necessidade de se proceder a um julgamento subjetivo sobre a magnitude de um impacto ou do conjunto de impactos. Uma forma de se chegar a um julgamento subjetivo de caráter mais consensual é a consulta estruturada a um painel de especialistas.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Caso os impactos ambientais previstos para um dado empreendimento tenham sua área de ocorrência restrita a uma só Unidade da Federação, o responsável pelo licenciamento ambiental será o órgão ambiental estadual, distrital ou municipal, dependendo da extensão dos impactos, independentemente da natureza do empreendimento. - Não procede, pois há empreendimentos que só podem ser licenciados pelo orgão estadual, como supressão de app, ou pelo orgão federal, como instalação de uma usina nuclear.

  • Não concordo com a 3ª afirmação.

    A importância, um dos elementos de análise dos impactos ambientais, que há valoração subjetiva e não a magnitude, em que há métodos e técnicas objetivas.

  • Na terceira afirmação: Um dos métodos utilizados para se chegar a um resultado subJetivo é o painel AD HOC.


ID
882541
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a critérios básicos e diretrizes gerais para o processo de avaliação de impacto ambiental no Brasil, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E:

    CONAMA 01/86: Art. 11. Respeitado o sigilo industrial, assim solicitando e demonstrando pelo interessado
    o RIMA será acessível ao público. Suas cópias permanecerão à disposição dos
    interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas da SEMA e do órgão estadual
    de controle ambiental correspondente, inclusive durante o período de análise técnica

ID
882583
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos processos e procedimentos de avaliação de impacto ambiental no Brasil, analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.

( ) A Resolução CONAMA n. 430/2011, que dispõe sobre condições e padrões de lançamento de efluentes, estabelece, em seu Artigo 30 , que os efluentes de qualquer fonte poluidora poderão ser lançados, tratados ou não, diretamente nos corpos receptores, mediante definição derivada do processo de licenciamento ambiental.

( ) Estabelece a Resolução CONAMA n. 286/2001 que os empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental, cujas atividades potencializem os fatores de risco para a ocorrência de casos de malária nas regiões endêmicas, deverão desenvolver, de acordo com orientação da Fundação Nacional de Saúde- FUNASA, estudos epidemiológicos e conduzir programas voltados para o controle da doença e de seus vetores, a serem implementados nas diversas fases do empreendimento.

( ) A Resolução CONAMA n. 398/2008, que dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, estabelece que a apresentação do Plano de Emergência Individual dar-se-á por ocasião do processo de licenciamento ambiental e sua aprovação quando da concessão da Licença de Operação-LO, da Licença Prévia de Perfuração-LPper e da Licença Prévia de Produção para Pesquisa- LPpro, quando couber.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente nos corpos receptores após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, padrões e exigências dispostos nesta Resolução e em outras normas aplicáveis.


ID
882586
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere à avaliação de impactos ambientais, sociais e econômicos de grandes empreendimentos, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE 

    CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

    RESOLUÇÃO No 434, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2011 

    • Correlações:

    Alterada pela Resolução nº 449, de 2012.

    Institui o calendário de Reuniões Ordinárias do 

    CONAMA para o ano de 2012.


  • Alguém me explica como as letras C e E estão simultaneamente corretas? 

  • Gabarito:  A

     

    Mas essa questão tem mais de uma assertativa errada!!

     c) a questão do porte do empreendimento tem sido, historicamente, no País, levada em consideração na avaliação de impactos ambientais. A Resolução CONAMA 01/86 já preconizava, em seu Art. 2, uma relação de projetos que, por seu porte, poderiam demandar a elaboração de um EIA/RIMA.

    Art. 2o Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA157 em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

    A resolução CONAMA trata que o EIA/RIMA será realizado em atividades modificadoras do meio ambiente e não por conta de seu porte, como relata a alternativa.

     

     e) as duas Resoluções do CONAMA de referência para tratar da questão do licenciamento ambiental de empreendimentos, independentemente do porte desses empreendimentos, são as Resoluções 001/86 e 237/97.

    CONAMA 001

    Art. 4o Os órgãos ambientais competentes e os órgãos setoriais do SISNAMA deverão compatibilizar os processos de licenciamento com as etapas de planejamento e implantação das atividades modificadoras do meio ambiente, respeitados os critérios e diretrizes estabelecidos por esta Resolução e tendo por base a natureza o porte e as peculiaridades de cada atividade.

    CONAMA 237

    Art. 2o 

    § 2o Caberá ao órgão ambiental competente definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e a complementação do anexo 1, levando em consideração as especificidades,os riscos ambientais, o porte e outras características do empreendimento ou atividade.

    Na minha opnião está errada, tendo em vista que não é só o porte que é levado em consideração!

    Essa assertativa tinha que ter a seguinte redação "as duas Resoluções do CONAMA de referência para tratar da questão do licenciamento ambiental de empreendimentos, independentemente da natureza, porte, riscos ambientais e outras características desses empreendimentos, são as Resoluções 001/86 e 237/97.

  •  b) dependendo do porte, os métodos de avaliação de impacto ambiental do empreendimento deverão incluir componentes de avaliação de impacto ambiental regional, tal como definido na Resolução CONAMA 237/97.

     

    Onde está escrito isso na 237?

     

    Art. 4o Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, órgão executor do SISNAMA, o licenciamento ambiental a que se refere o artigo 10 da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional, a saber:

    § 2o O IBAMA, ressalvada sua competência supletiva, poderá delegar aos Estados o licenciamento de atividade com significativo impacto ambiental de âmbito regional,uniformizando, quando possível, as exigências.

    E relação ao impacto regional, a resolução fala sobre as competências de licenciamento e não sobre métodos de avaliação!

    A resolução simplesmente não fala disso.


ID
939415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca de licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental, julgue os itens que se seguem.

Para a finalidade de licenciamento ambiental, a Resolução CONAMA n.º 1/1986 estabelece que o estudo de impacto ambiental (EIA) deverá conter o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto avaliado, completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 6º - O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

    I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:

    a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d'água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;

    b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;

    c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.


  • CERTA.

    Questão bem simples. A Resolução CONAMA n°1/1986 define o que deve ser desenvolvido no EIA, a questão descreve o inciso I:

    Art. 6o O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas: 

    I - Diagnóstico ambiental da área de infl uência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando: a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografi a, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas; b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a fl ora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científi co e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente; c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos. 

  • Artigo 6º ( Lei. 6.938/81 )

    EIA = Estudo de impacto Ambiental

    Fase I = Licença Prévia

    Conteúdo: Análise inicial da viabilidade do projeto e seus impactos.

  • QUESTÃO  :

     

    Licenciamento ambiental : CONAMA 1986 estabelece que o ESTUDO de IMPACTO AMBIENTAL (EIA) deverá conter :

     

     diagnóstico ambiental da área ( para analisar se há impacto / dano/ degradação ambiental ) ;

     

     completa descrição da análise dos recursos ambientais   e  suas interações : de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto .

     

    GABARITO : CERTO .

     

    ARGUMENTAÇÃO  :

     

    Para responder essa questão é só ANALISAR a questão proposta : " licenciamento ambiental e avaliação de impacto ambiental " : pensar que a administração pública necessita construir um hospital ( para o bem da sociedade : para o bem comum de todos ... favorecer a população e o Estado) em uma determinada área . Antes de construir irá ter que fazer igual como se fosse fazer com o paciente no hospital  : 

     

    Analisar e Diagnosticar o meio ambiente antes de implantar o projeto ambiental .

     

    Só q com o paciente no hospital : eu iria : 

    Avaliar / ANALISAR e Diagnosticar o paciente antes de realizar uma internação hospitalar : rsrs..

     

    Meio ambiente e ser humano : promover o bem estar e social  :

     

    Avaliar ; estudar a causa ( nexo causal dos agravos ) ; cuidar ; prevenir ;  preservar ; promover sustentabilidade : para o bem comum de todos e das gerações futuras  .. 

     

     

     


ID
939433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca de desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, julgue os itens subsecutivos.

As normas da série ISO 14000, juntamente com outras normas ambientais, como a ISO 19011 — voltada para a auditoria de sistemas de gestão de qualidade e meio ambiente — e a ISO 26000 — dedicada à responsabilidade ambiental —, complementam o grupo de normas que se referem ao sistema de gestão ambiental.

Alternativas
Comentários
  • A ISO 26000 Responsabilidade Social tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável (ABNT NBR ISO 26000:2010 p.7)

  • A ISO 26000 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa e nem é apropriada a fins de certificação. A norma tem a função de ser um guia de RS (Responsabilidade Social) para qualquer tipo de organização nos setores privado, público e sem fins lucrativos, independente de seu porte ou atividade e de sua experiência com RS. Todos os temas contêm várias questões e as organizações identificam suas particularidades e a implantam por meio do diálogo com as partes interessadas (ABNT, 2010).

  • A ISO 26000 não trata de responsabilidade ambiental, e sim de responsabilidade social, portanto, gabarito ERRADO.

      

  • ISO 26000 Responsabilidade Social,  tem como objetivo orientar organizações, de qualquer porte ou localização, a incorporarem diretrizes socioambientais em seus processos decisórios e a se responsabilizarem pelos impactos de suas ações na sociedade e no meio ambiente

    ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

    A Norma ISO 19011 é a Norma que orienta as auditorias dos sistemas de gestão, ela prevê quais são os requisitos necessários para uma auditoria eficiente, de acordo com a seguinte estrutura: Escopo. Referências Normativas. Termos e Definições

    Iso 260000 A responsabilidade e social e não ambiental.

    gabarito.Errado!

  • Gestão Ambiental é 14.000 apenas, mesmo que seja área correlata, se não for 14.000 não é sobre gestão ambiental.

  • Além da ISO 14000 que são as diretrizes de gestão ambiental das empresas , há também a ISO 14001projetada para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente.


ID
939451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental e das normas que regem o estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), julgue os itens seguintes.

No caso de o EIA/RIMA apontar impacto ambiental negativo irreversível em cavidade natural subterrânea, com grau de relevância médio, o órgão ambiental licenciador definirá as medidas que o empreendedor deverá adotar no sentido de contribuir especialmente para a conservação das demais cavidades naturais subterrâneas com grau de relevância máximo e alto.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.640, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2008

    "Art. 4º A cavidade natural subterrânea classificada com grau de relevância alto, médio ou baixo poderá ser objeto de impactos negativos irreversíveis, mediante licenciamento ambiental.

    § 4º No caso de empreendimento que ocasione impacto negativo irreversível em cavidade natural subterrânea com grau de relevância médio, o empreendedor deverá adotar medidas e financiar ações, nos termos definidos pelo órgão ambiental competente, que contribuam para a conservação e o uso adequado do patrimônio espeleológico brasileiro, especialmente das cavidades naturais subterrâneas com grau de relevância máximo e alto.



ID
939457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos procedimentos de licenciamento ambiental e das normas que regem o estudo de impacto ambiental e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), julgue os itens seguintes.

Se o procedimento de licenciamento for baseado em EIA/RIMA, o órgão ambiental licenciador obriga-se a realizar audiência pública em todos os municípios diretamente afetados pelo empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • CONAMA 237

    Art. 10 - O procedimento de licenciamento ambiental obedecerá às seguintes etapas:

    V - Audiência pública, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente;


    CONAMA 01

    Art 11, § 2º - Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental e apresentação do RIMA, o estadual competente ou o IBAMA ou, quando couber o Município, determinará o prazo para recebimento dos comentários a serem feitos pelos órgãos públicos e demais interessados e, sempre que julgar necessário, promoverá a realização de audiência pública para informação sobre o projeto e seus impactos ambientais e discussão do RIMA ....

  • A realização de Audiência Pública é regulada pela   Resolução nº 009 de 3.12.1987 do CONAMA, que resumidamente deve atentar para:

    »

    Sempre que julgar necessário, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público, ou por 50 (cinqüenta) ou mais cidadãos, o Órgão de Meio Ambiente promoverá a realização de audiência pública;

    »

    O IBAMA, a partir da data da aprovação do RIMA, fixará em edital e anunciará, pela imprensa local, a abertura do prazo que será no mínimo de 45 dias para solicitação de audiência pública;

    »

    O local da realização da audiência deverá ser de fácil acesso aos interessados, com capacidade de público compatível com o evento e previsão de transporte para os cidadãos que moram em comunidades distantes;

    »

    Todas as entidades representantes das partes interessadas, descritas no EIA, deverão receber o RIMA e disponibilizá-lo para consulta;

    »

    A audiência pública será dirigida pelo IBAMA e nela haverá a exposição objetiva do projeto e dos seus respectivos EIA e RIMA. Após isto, serão respondidas as perguntas encaminhadas à mesa diretora;

    »

    A audiência deverá ser gravada em áudio e vídeo. Ao final será lavrada uma ata sumária e posteriormente elaborada a transcrição integral da reunião. Serão anexadas ao processo todos os documentos, devidamente identificados, que forem entregues ao presidente dos trabalhos durante a seção;

    »

    Em função da extensão geográfica potencialmente afetada pela atividade proposta e da complexidade do tema, o IBAMA poderá realizar mais de uma audiência pública sobre o mesmo projeto.

     

    http://www.brasil-rounds.gov.br/round9/arquivos_r9/guias_R9/sismica_R9/audiencia_publica.htm


ID
939460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente
ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.

Em relação ao cálculo da compensação ambiental (CA), definida pela fórmula CA = VR × GI, em que VR = valor de referência e GI = grau de impacto, em VR deverão estar incluídos os investimentos referentes a projetos e programas exigidos no licenciamento ambiental para mitigação de impactos negativos.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 4340/2000

    Art. 31-A. O Valor da Compensação Ambiental - CA será calculado pelo produto do Grau de Impacto - GI

    com o Valor de Referência - VR, de acordo com a fórmula a seguir:

    ...

    VR = somatório dos investimentos necessários para implantação do empreendimento, não incluídos os

    investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental

    para mitigação de impactos causados pelo empreendimento, bem como os encargos e custos incidentes sobre o

    financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de

    seguros pessoais e reais;


  • GABARITO: ERRADO.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA n. 8, de 14/07/2011: 

    Art. 3 - Para fins desta Instrução Normativa, entende-se por:

    V- Valor de Referência - VR: valor informado pelo empreendedor, constante do somatório dos investimentos necessários para implantação do empreendimento, NÃO INCLUÍDOS os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos causados pelo empreendimento, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais.

    RESOLUÇÃO CONAMA n. 371/2006

    Art. 3

    Parágrafo 2 - Os investimentos destinados à elaboração e implementação dos planos, programas e ações, não exigidos pela legislação ambiental, mas estabelecidos no processo de licenciamento ambiental para mitigação e melhoria da qualidade ambiental, não integrarão os custos totais para efeito do cálculo da compensação ambiental. 

  • não

     

    VR é, e somente, o custo necessário dos serviços para a intalação direta do empreendimento, isto é: materialização física. Os projetos e programas não são custos de execução de direta, são custos de planejamento

     

    VR é o valor agregado do empreendimento, o custo da coisa concreta


ID
939463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente
ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.

O montante a ser pago a título de compensação ambiental é definido pelo órgão ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto do empreendimento causador de significativa degradação, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e após ouvido o empreendedor.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o finalzinho da questão: após ouvido o empreendedor, isso se refere ao contraditório e a ampla defesa? Na minha concepção o empreendedor não opinava nas decisões do órgão ambiental... principalmente na estipulação do montante a ser pago.

    No art 36, parágrafo 2° da lei 9985/200 diz: Ao órgão ambiental licenciador compete definir as unidades de conservação a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a

    criação de novas unidades de conservação.

    Mas este artigo se refere a escolha das unidades de conservação a serem beneficiadas e não do valor pago... estou confusa!


  • Pensei nisto também, esta parte de "ouvido o empreendedor". Sei que para fazer a compensação o empreendedor pode sugerir áreas a serem beneficiadas, mas quanto ao montante a ser pago que eu saiba é o órgão que define de acordo com o impacto gerado.

  • Já vi casos de multa ambiental, em que o empreendedor conseguiiu reduzir o valor da multa inicial atrvés de negociação e apresentaçaõ de plano de mitigação. Mas não sei se também se aplica em casos de compensação ambiental.

  • Lei nº 9.985, de 2000, a Lei do SNUC, especificamente conforme seu art. 36

    § 2o Ao órgão ambiental licenciador compete definir as unidades de conservação a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criação de novas unidades de conservação.

  • Decreto nº4340/02

    Art. 31.  Para os fins de fixação da compensação ambiental de que trata o art. 36 da Lei no 9.985, de 2000, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA estabelecerá o grau de impacto a partir de estudo prévio de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, ocasião em que considerará, exclusivamente, os impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente.

    Art. 31-A

    .....

         § 2o  O EIA/RIMA deverá conter as informações necessárias ao cálculo do GI

    § 3o  As informações necessárias ao calculo do VR deverão ser apresentadas pelo empreendedor ao órgão licenciador antes da emissão da licença de instalação

     

    Pelo que entendi, o empreendedor presta as informações necessárias para o cálculo do valor de referência, para análise e decisão do IBAMA.

  • Entendo da mesma maneira que os amigos.

    Uma coisa é o valor a ser pago e outra é sobre as unidades a serem beneficiadas.

  • Cabe recurso nesta questão!

    O Gabarito está como CERTO, mas contradiz a letra da lei.

    Se vier em uma prova, marco ERRADO e entro com recurso.

    Veja o que diz a questão:

    "O montante a ser pago a título de compensação ambiental é definido pelo órgão ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto do empreendimento causador de significativa degradação, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e após ouvido o empreendedor."

    Ora, está claro que a questão sugere que o montante a ser pago a título de compensação ambiental seria definido considerando o grau de impacto, as propostas do EIA/RIMA e ouvindo o empreendedor, dando a entender que este teria participação na decisão sobre o valor devido a ser pago pelo mesmo.

    Agora, veja o que diz a letra da lei:

    Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.

    § 1 O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor para esta finalidade não pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo órgão ambiental licenciador, de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento. ()

    § 2 Ao órgão ambiental licenciador compete definir as unidades de conservação a serem beneficiadas, considerando as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor, podendo inclusive ser contemplada a criação de novas unidades de conservação.

    Ora, o § 1 deixa claro que o montante a ser pago é fixado pelo órgão ambiental licenciador considerando tão somente o grau de impacto ambiental causado. Não é ouvido o empreendedor para fixação do montante de que trata a questão apresentada.

    Já o § 2 indica que será considerado as propostas apresentadas no EIA/RIMA e ouvido o empreendedor para definir as unidades de conservação a serem beneficiadas.


ID
939466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 3.378, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu pela inconstitucionalidade parcial do §1.º, do art. 36, da Lei n.º 9.985/2000 — Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) —, na expressão “não pode ser inferior a 0,5% dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento”, por entender que o valor da compensação-compartilhamento deve ser fixado proporcionalmente
ao impacto ambiental. A respeito do instituto da compensação ambiental tratado nessa previsão legal e sua contribuição para a implementação do SNUC, julgue os itens subsequentes.

Na aplicação dos recursos de compensação ambiental nas unidades de conservação a serem criadas ou existentes, as pesquisas sobre manejo e área de amortecimento constituem prioridade em relação às medidas de regularização fundiária e de demarcação de terras.

Alternativas
Comentários
  • O art.33 do Decreto nº 4.340, de 2002, define a prioridade para a aplicação dos recursos da compensação ambiental de que trata o art. 36 da Lei nº 9.985, de 2000. Esses recursos devem ser aplicados em UC já existentes ou a serem criadas, prioritariamente para:

    I – regularização fundiária e demarcação das terras;

    II – elaboração, revisão ou implantação de plano de manejo;

    III – aquisição de bens e serviços necessários à implantação, gestão,monitoramento e proteção da unidade, compreendendo sua área de amortecimento;

    IV – desenvolvimento de estudos necessários à criação de nova unidade de conservação; e

     – desenvolvimento de pesquisas necessárias para o manejo da unidade de conservação e área de amortecimento.



ID
1020913
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os métodos de avaliação de impacto ambiental servem de referência nos estudos ambientais para se determinar de forma mais precisa a significância de uma alteração ambiental. Também são usados para padronizar e facilitar a abordagem do meio físico, que em geral leva em consideração vários aspectos. Em um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), deve-se tomar cuidado pois, a maioria dos métodos apresentam caráter subjetivo na abordagem do meio físico. Portanto, devem ser utilizados critérios bem definidos para a escolha do método a ser usado, ou seja, cada método tem uma aplicação definida, sendo utilizado conforme o caso. Nestes termos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) errado- alto grau de subjetividade 

    B) errado- não identifica impactos diretos e indiretos.... quem faz isso é o método de rede de interações (Sorensen)

    C) errado-  não permite a interação dos impactos, previsão de magnitude, não distingue distribuição temporal

    D) gabarito

    E) impactos indiretos é rede de interação e não matrizes. 

  • Por que o método superposição de cartas oferece resultados subjetivos???

  • Gabarito: letra D.

    MÉTODO: SUPERPOSIÇÃO DE CARTAS

    DESCRIÇÃO: Cartas geradas por superposição de mapas de recursos e usos

    APLICAÇÃO: Projetos lineares e diagnóstico ambiental

    VANTAGENS (+) / DESVANTAGENS (-)

    + Boa visualização e exposição de dados;

    - Resultados subjetivos; não quantifica magnitude, difícil integração de dados sócio-econômicos, não considera dinâmica dos sistemas.

    EXEMPLOS: Mc Harg

    Fonte: https://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/estudos_ambientais/ea11.html


ID
1020919
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o INEA (Instituto Estadual do Ambiente - Rio de Janeiro) autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos utilizadores de recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidores e aqueles capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental. O Sistema de Licenciamento Ambiental (SLAM) foi instituído pelo Decreto Estadual n° 42.159/2009, e estabelece tipos de licença ambiental. Considere os itens I, II e III a seguir para responder a questão.

I. Licença Prévia – LP
Licença de Instalação – LI
Licença de Operação – LO

II. Licença Ambiental Simplificada – LAS
Licença Prévia e de Instalação – LPI
Licença de Instalação e de Operação – LIO

III. Licença Ambiental de Recuperação – LAR
Licença de Operação e Recuperação – LOR

São tipos de licença ambiental previstas no SLAM:

Alternativas

ID
1020967
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A combinação da probabilidade da ocorrência de um evento perigoso e da gravidade do dano ou prejuízos que poderão resultar, caso este evento venha a ocorrer, com respeito a terminologia relacionada a segurança do trabalho, é a definição de:

Alternativas

ID
1174675
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para analisar os impactos ambientais de um projeto e de suas alternativas são necessários, dentre outros aspectos, a identificação e o estabelecimento das relações do tipo causa-condição-efeito.

Corresponde a um exemplo de técnica ou método que permite evidenciar as conexões de dependências entre os diferentes impactos resultantes das ações de um projeto, de modo a mostrar o relacionamento dos impactos diretos ou primários com os impactos indiretos ou de ordem inferior, a(o)

Alternativas
Comentários
  • A rede de interação mais difundida é a Rede de Sorensen (1974).

    Há diversos trabalhos/artigos que a destacam.

  • Proposto por Sorensen (1974), o método organiza uma seqüência de efeitos provocados por cada ação do projeto - os impactos diretos. A partir da identificação dos impactos diretos, a cadeia ou sucessão de impactos indiretos, seus respectivos efeitos e as medidas mitigadoras, são descritas através de um fluxograma, ou seja, uma rede ou sistema de interação.

  • A) superposição de cartas consistem na elaboração de um conjunto de cartas da área a ser afetada, em material transparente, representando individualmente os componentes ambientais pertinentes (tipos de solo, cobertura vegetal, drenagem etc.). As áreas menos restritivas ou de todo inapta, em preto. Criam-se, para as áreas intermediárias, gradações de intensidade de cor cinza. A superposição das cartas temáticas faz aparecer, nas regiões mais claras da carta assim produzida, as áreas onde os impactos do projeto seriam mínimos.

    Fonte:https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/exatas/engenharia/superposicao-de-cartas-e-impactos-ambientais/

     

    B) A Matriz de Leopold é baseada em uma lista de 100 ações com potencial de possíveis provedores de impacto ambiental e 88 características ambientais. Faz-se necessário, inicialmente, assinalar todas as possíveis interações entre as ações e os fatores, para que posteriormente se estabeleça a magnitude e a importância de cada impacto em uma escala que varia de 1 a 10. A partir disto, é possível identificar e avaliar se o impacto em questão é positivo ou negativo

    Fonte: file:///C:/Users/romul/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/14689-74080-1-PB.pdf

     

    C) O método foi desenvolvido por “Travellers Research Corp”., mas a abordagem mais conhecida é de SORENSEN (1971). As vantagens das redes de interações são a identificação dos impactos de segunda ordem e a possiblidade de inserir parâmetros probabilísticos, evidenciando as tendências do projeto

    Fonte:http://labhidrogeo.paginas.ufsc.br/files/2016/08/AIA-UMA-REVISÃO-DA-LITERATURA-SOBRE-AS-PRINCIPAIS-METODOLOGIAS.pdf

     

    D) “check-list”, que consiste, segundo Silva (1999), no vislumbramento e na listagem de conseqüências (impactos ambientais), quando se considera o potencial transformador do ambiente físico biótico e antrópico, de causas (atividades impactantes) conhecidas.

    fonte: www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_stp_121_785_15703.pdf

     

    E) O Sistema de Battelle foi desenvolvido no Laboratório Batelle-Columbus nos EUA, para a avaliação de impactos relacionados a projetos de recursos hídricos, inicialmente, usados de forma direta ou modificados em vários projetos de recursos hídricos

    Fonte: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4961/2/841.pdf


ID
1174678
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na avaliação de impactos ambientais de políticas, planos, programas ou projetos, uma das etapas importantes é a caracterização dos impactos ambientais, de modo a permitir a proposição de medidas mitigadoras e de programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais.

Nesse sentido, corresponde a um exemplo de impacto ambiental cíclico, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Impacto cíclico - quando o efeito se manifesta em intervalos de tempo determinados. 

  • MODALIDADES DE IMPACTO

     Impacto temporário ou de curto prazo: quando o feito da ação tem duração determinada. Ex. ruídos turbinas, eletrodomésticos 

    Impacto permanente: quando o impacto não pode ser revertido. 

    Impacto cíclico: quando os efeitos se manifestam em intervalos de tempo determinados.

    Impacto reversível: quando cessada a ação, o ambiente volta à sua forma original. Ex. barulho de um show

  • Alternativa B) O fenômeno da inversão térmica nas grandes cidades é considerado um impacto ambiental cíclico, pois ocorre em intervalos de tempo determinados (mais comum no período do Inverno, em locais onde a camada de poluição atmosférica é mais densa).

  • Discordo do gabarito, pois a inversão térmic é um fenômeno natural, se fosse smog industrial ou fotoquímico até entenderia. Entretando, vejo a "c" como correta, haja vista que com a implantação de uma indústria a visibilidade é comprometida, sendo o efeito cíclico. Ou seja, depende do horário do dia (em razão das condições meteorológicas) e da época do ano (em razão da produção) o efeito pode ocorrer ou não, sendo cíclico.
  • Creio que a B está correta pois restringiu o fenomeno a grandes cidades. O mesmo fenômeno em ambientes rurais pode ser menos agressivo.

  • Deveria ser anulada. Inversão térmica não é um impacto ambiental, mas a sim a causa de alguns desses.

  • inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera, o que deixa o espaço geográfico com uma aparência mais “cinzenta”. Sua ocorrência é considerada natural, porém os seus efeitos podem se agravar em função das atividades humanas relacionadas com a emissão de gases poluentes.

    A inversão térmica ocorre quando os raios solares – geralmente em finais de tarde e em períodos de inverno – tornam-se mais fracos e a superfície terrestre torna-se menos capaz de aquecer o ar. Assim, o ar frio fica estacionado sobre os solos e fica recoberto por uma camada de ar quente, que também não consegue se movimentar.

    Esse processo não teria nenhum problema se ele não fosse o responsável por “segurar” os gases poluentes emitidos, sobretudo, nos espaços urbanos, provenientes das chaminés das fábricas e, principalmente, dos escapamentos dos veículos motorizados.

  • Acho que aqui o raciocínio se dá pelo fenômeno de inversão térmica estar relacionado ao inverno em grandes cidades que atendam determinada geografia. Assim as estações do ano são fenômenos periódicos e portanto cíclicos.


ID
1310260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do licenciamento ambiental e da avaliação de impactos ambientais, julgue o  item  seguinte, com base nas normas vigentes em âmbito nacional.

A licença ambiental é exigida em face de estabelecimentos potencial ou efetivamente poluidores ou causadores de degradação ambiental, enquanto a autorização ambiental é exigida em face de quaisquer atividades que somente utilizam recursos naturais

Alternativas
Comentários
  • Resposta: errado.

    A licença ambiental é exigida em face de estabelecimentos potencial ou efetivamente poluidores ou causadores de degradação ambiental, enquanto a autorização ambiental é exigida em face de quaisquer atividades que somente utilizam recursos naturais. 

    A palavra somente invalida a questão, uma vez que atividades que não utilizam recursos naturais também são passiveis de autorização ambiental. Como exemplo podemos citar: autorização ambiental para realização de um evento, para o transporte de algum material perigoso etc.

  • Autorização é ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual a Administração faculta ao particular o uso de bem público (autorização de uso), ou a prestação de serviço público (autorização de serviço público), ou o desempenho de atividade material, ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos.

    Licença  é o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade. 

    Se eu não me engano...

  • ERRADA.

    A autorização ambiental pode ser emitida além do uso de recursos naturais, para outras funções.

  • Gabarito: Errado

    Quando a questão traz um somente, desconfie.

  • GAB: ERRADO

    A palavra somente invalida a questão, uma vez que atividades que não utilizam recursos naturais também são passiveis de autorização ambiental.


ID
1310263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do licenciamento ambiental e da avaliação de impactos ambientais, julgue o  item   seguinte , com base nas normas vigentes em âmbito nacional.

Avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras são instrumentos da política ambiental distintos: o primeiro, de caráter mais técnico, contribui para o processo de tomada de decisão no âmbito do segundo

Alternativas
Comentários
  • Oferecer subsídios para apoiar o Ministério do Meio Ambiente na consolidação de sua política de inserção da temática ambiental nas políticas setoriais, públicas ou privadas, relacionadas ao licenciamento ambiental e aos instrumentos de avaliação de impacto ambiental.

    Desenvolver estudos e metodologias de avaliação de impacto ambiental visando ao aprimoramento constante dos procedimentos de  licenciamento ambiental.

    Instrumentos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA); Avaliação Ambiental Estratégica (AAE); abordagem do componente social na avaliação ambiental; e desenvolvimento de propostas de trabalho e de análises de propostas de novas regulamentações:

    - Proposição de metodologia e diretrizes para a Avaliação Ambiental Estratégica.

    - Realizar trabalho técnico e de articulação setorial para o aprimoramento dos procedimentos para o licenciamento ambiental federal e a regularização ambiental de portos, rodovias, linhas de transmissão e empreendimentos de petróleo e gás;

    - Articulação para a melhor definição da participação dos órgãos envolvidos no licenciamento ambiental federal;

    FONTE: http://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/licenciamento-e-avalia%C3%A7%C3%A3o-ambiental/instrumentos-de-avalia%C3%A7%C3%A3o-ambiental

  • CERTA.

    A Avaliação de Impacto Ambiental é mais técnica e vai influenciar na tomada de decisão do licenciamento ambiental, já que faz parte do EIA.


ID
1351423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Foi concedido a uma empresa privada o direito de explorar energia hidráulica em determinada área no estado do Pará. A empresa apresentou o devido estudo de impacto ambiental para obter a licença prévia do empreendimento. A área de utilização, discriminada no projeto, inclui propriedades privadas, terras indígenas devidamente demarcadas e áreas habitadas por remanescentes de comunidades quilombolas que já obtiveram a certificação de seus direitos emitida pela Fundação Cultural Palmares, mas ainda não obtiveram resposta quanto ao pedido de titularidade coletiva da terra feito ao INCRA.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir a respeito dos direitos envolvidos e das normas aplicáveis a essa situação.

Caso as terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades quilombolas estejam sobrepostas à parte das terras ocupadas pelos indígenas, os órgãos competentes deverão dar preferência à demarcação das terras indígenas.

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 4.887/2003

    Art. 11.  Quando as terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos estiverem sobrepostas às unidades de conservação constituídas, às áreas de segurança nacional, à faixa de fronteira e às terras indígenas, o INCRA, o IBAMA, a Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional, a FUNAI e a Fundação Cultural Palmares tomarão as medidas cabíveis visando garantir a sustentabilidade destas comunidades, conciliando o interesse do Estado.

  • Gabarito: Errado 

     

     

    Decreto nº 4.887/2003

     

     

    --> Quando as terras estiverem sobrepostas às terras indígenas, as autoridades competentes devem garantir a sustentabilidade dessas comunidades, além de conciliar o interesse do Estado. Quem faz isso? (INCRA + IBAMA + FUNAI + Fundação Cultural Palmares + Secretaria - Executiva do Conselho de Defesa Nacional) 

     

    Art. 11.  Quando as terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos estiverem sobrepostas às unidades de conservação constituídas, às áreas de segurança nacional, à faixa de fronteira e às terras indígenas, o INCRA, o IBAMA, a Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional, a FUNAI e a Fundação Cultural Palmares tomarão as medidas cabíveis visando garantir a sustentabilidade destas comunidades, conciliando o interesse do Estado.


ID
1361533
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Resolução CONAMA nº 1, sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental, estabelece que dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório desse impacto – RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial doMeioAmbiente (antigo SEMA, agora IBAMA) em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente. Estabelece, ainda, que deve se adequar a essa norma qualquer atividade que utilizar carvão vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a:

Alternativas
Comentários
  • letra a

    Artigo 2º Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA e1n caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

    XVI - Qualquer atividade que utilize carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.



ID
1361539
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMAD
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Resolução CONAMA nº 1, sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental, estabelece que dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório desse impacto – RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (antigo SEMA, agora IBAMA) em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente. Estabelece, ainda, para o caso de Projetos Agropecuários, que contemplem áreas acima de (podendo ser menores que este valor, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental):

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  XIV - Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental;


    Todas alternativas erradas. Questão passível de anulação.
  • Conforme o art. 2º, XVII da Resolução CONAMA 001/1986:

     

    Art. 2º Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA (transformada em Ministério do Meio Ambiente por força do artigo 21 da Lei n. 8.490/92.) em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: (...) XVII - Projetos Agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 ha. ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental”.

     

    Gabarito: D

  • Res. CONAMA n. 11/86, que alterou a 01/86 inclui o inciso XVII ao art. 2 :

    O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 48, do Decreto nº 88.351, de 1º de junho de 1983,

    RESOLVE:

               I - Alterar o inciso XVl e acrescentar o inciso XVII ao Artigo 2º, da Resolução/CONAMA/nº 001, de 23 de janeiro de 1986, que passam a ter a seguinte redação:

               Artigo 2º..............................................................................

               XVI - Qualquer atividade que utilizar carvão vegetal, derivados ou produtos similares, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

               XVII - Projetos Agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 ha. ou menores, neste caso, quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental.

               II - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


ID
1366849
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A NR 9 (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais - PPRA), conforme a Portaria no 3.214 do Ministério do Trabalho,

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    9.1.5 Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

     

    9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

     

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

     

    9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.


ID
1367254
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As listagens ponderais são métodos utilizados na avaliação de impactos ambientais onde a importância relativa de cada um dos parâmetros em relação à soma dos impactos do projeto é dada pela atribuição de pesos. Um exemplo desses métodos, inicialmente formulado para estudos de recursos hídricos, é o de:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Listagens Ponderais ou Método de Battelle

    www.pha.poli.usp.br/LeArq.aspx?id_arq=8176


ID
1368406
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com o preconizado pela Norma Regulamen- tadora NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, do Ministério do Trabalho e Emprego –, a etapa do reconhecimento dos riscos ambientais no ambiente de trabalho de uma organização ou empresa deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis, EXCETO a(o)

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     O estabelecimento de prioridades e as metas de avaliação e controle está incluida nas etapas do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

     

     O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:
    a) a sua identificação; 
    b) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;
    c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho; 
    d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos; 
    e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;
    f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; 
    h) a descrição das medidas de controle já existentes


ID
1368409
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação dos impactos ambientais corresponde a uma etapa importante no planejamento e projeto de uma atividade ou empreendimento potencialmente poluidor, podendo ser realizada por diversos métodos ou técnicas.

Sobre o assunto, associe as características com os respectivos nomes dos métodos ou técnicas de avaliação de impactos ambientais apresentados a seguir.

I - Baseia-se na reunião de especialistas e técnicos que tenham conhecimentos teóricos e práticos em setores relacionados às características do empreendimento em análise.
II - Trata-se de uma listagem ponderal cuja importância relativa de cada um dos parâmetros ambientais, em relação à soma dos impactos do projeto, é dada pela atribuição dos pesos.
III - Corresponde a uma evolução das listagens de controle, que relaciona os fatores ambientais com as ações decorrentes de um projeto, atribuindo valores à magnitude e à importância do impacto ambiental para cada um dos relacionamentos.

P - Método de Battelle
Q - Método Ad-Hoc
R - Rede de Sorensen
S - Matriz de Leopold

As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • O Método Battelle é um método hierarquizado, constituído de quatro categorias ambientais que se desdobram em 18 componentes ; estes, por sua vez, subdividem-se em 78 parâmetros. A determinação do grau de impacto líquido para cada parâmetro ambiental é dada pela expressão:

     

    UIA = UIP x QA

     

    Onde:UIA = unidade de impacto ambiental

    UIP = unidade de importância

    QA = índice de qualidade ambiental

     

    A contabilização final é feita através do cálculo de um índice global de impacto, dado pela diferença entre a unidade de impacto ambiental total com a realização do projeto e a unidade de impacto ambiental sem a realização do projeto, ou seja:

    UIA com projeto - UIA sem projeto = UIA por projeto

    Esta técnica prevê ainda um sistema de alerta para identificar os impactos mais significativos que deverão ser submetidos a uma análise qualitativa mais detalhada

  • O princípio básico da Matriz de Leopold consiste em, primeiramente, assinalar todas as possíveis interações entre as ações e os fatores, para em seguida estabelecer, em uma escala que varia de 1 a 10, a magnitude e a importância de cada impacto, identificando se o mesmo é positivo ou negativo.

    Enquanto a valoração da magnitude é relativamente objetiva ou empírica, pois refere-se ao grau de alteração provocado pela ação sobre o fato ambiental, a pontuação da importância é subjetiva ou normativa uma vez que envolve atribuição de peso relativo ao fator afetado no âmbito do projeto. O estabelecimento destes pesos constitui um dos pontos mais críticos, não só das técnicas matriciais, mas também dos demais métodos quantitativos

  • Gabarito B


ID
1368415
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) no Brasil, analise as afirmações a seguir.

I - A AIA é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
II - A elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), para o licenciamento de empreendimentos considerados potencialmente causadoras de degradação ambiental, dispensa a AIA.
III - Na AIA devem ser avaliados não só os impactos negativos, como também, os impactos positivos do empreendimento ou atividade que se deseja implementar.
IV - A AIA é obrigatória para analisar os impactos da fase de implantação de uma atividade ou empreendimento modi?cador do meio ambiente, sendo facultativa para a fase de operação deste.

São corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    IV - A AIA é obrigatória para analisar os impactos na fase de implantação  e operação de uma atividade ou empreendimento modificador do meio ambiente


ID
1368418
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A estimativa da valoração dos danos ambientais resultantes da implantação de uma atividade ou empreendimento pode ser realizada por diversas técnicas ou métodos que expressam, por vezes, a preferência dos usuários dos recursos ambientais.

Nesse sentido, a técnica ou método apropriado para os casos da valoração dos recursos ambientais recreativos, como parques, áreas de lazer e de proteção ambiental, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Método Custos de Viagem (MCV) O MCV se propõe a estabelecer o valor dos recursos ambientais através do levantamento dos custos associados à utilização de um sítio natural, para fins de visitação e/ou recreação.

     

    De acordo com Maia e Romeiro (2008), o método define o valor atribuído pela população ao sítio natural a partir dos gastos efetivos realizados por conta de sua visitação, incluindo o deslocamento, taxas de ingresso, alimentação, hospedagem, entre outros gastos.

     

    Fonte: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/122633/325628.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • Custo de reposição - custo estimado para repor ou recuperar o recurso degradado, com a qualidade ambiental inicial

    Custo de viagem - análise dos gastos dos visitantes ao local. O dano é estimado pelo aumento da demanda de recreação. GABARITO

    Valor da propriedade - ou preço hedônico/avaliação hedonista. Análise do preço implícito em outros bens. ex: variação do preço de uma casa a beira-mar após a degradação da orla

    Diferencial de salário -

    Mercados de bens substitutos - quando o ativo natural não foi precificado nos mercados tradicionais, a valoração é feita com um bem substituto, sem prejuízo ao bem estar do consumidor. Ex: é degradado um lago fonte de pesca de subsistência. Se as espécies de peixes não forem comuns no mercado tradicional, é calculado o valor que as famílias irão utilizar para comprar outro tio de peixe


ID
1378984
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma das desvantagens no método Ad hoc para a avaliação de impactos ambientais é a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E) O método Ad Hoc é um método no qual um conjunto de especialistas com know-how sobre o assunto levanta o máximo de impactos ambientais possíveis referentes ao projeto avaliado. É utilizado quando o tempo para realizar o projeto é curto e quando há poucas informações disponíveis. Como desvantagens, o processo tem alto grau de subjetividade e a análise é mais qualitativa, sendo pouco quantitativa.

  • Letra E. 

    MÉTODO - AD HOC

    DESCRIÇÃO - Reunião de especialistas

    APLICAÇÃO - Avaliações rápidas

    VANTAGENS (+) / + Rapidez e baixo custo

    DESVANTAGENS (-)  - Alto grau de subjetividade.

    EXEMPLOS - Delfos



ID
1411483
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o “Documento que é instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e efciência econômica”:

Alternativas
Comentários
  • carta TERRA: A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana. Ela reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis.

    ------------------------------------------

    Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) estabelece normas e princípios que devem reger o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário. Em linhas gerais, a Convenção da Diversidade Biológica - CDB propõe regras para assegurar a conservação da biodiversidade, o seu uso sustentável e a justa repartição dos benefícios provenientes do uso econômico dos recursos genéticos, respeitada a soberania de cada nação sobre o patrimônio existente em seu território

    -------------------------------------------------

    Protocolo de Quioto é um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa.


ID
1413097
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O método de análise de impacto ambiental, no qual os fatores ambientais e as ações decorrentes de um projeto, são dispostos em colunas e linhas para, através do cruzamento dos dados, identificar impactos positivos e negativos, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Redes de interação são tipos específicos de matrizes nos quais são identificados impactos diretos (de primeira ordem) e impactos indiretos (de segunda ordem)


  • Principais métodos de avaliação de impacto ambiental:

    - método Ad Hoc = método da Reunião: são promovidas reuniões com a participação de técnicos e cientistas especializados, que tenham conhecimentos teóricos e práticos em setores relacionados às características do empreendimento em análise. Nessas reuniões podem ser utilizados questionários previamente respondidos por pessoas com interesse no problema e só circunstancialmente com formação científica ou profissional relacionada ao tema sob análise, de modo a subsidiar os pareceres de especialistas. Nesses questionários estarão classificados os impactos sobre os diferentes componentes ambientais, exemplo: vegetação - o efeito é nulo, positivo, negativo, efeito benéfico, efeito adverso, problemático, curto prazo, etc.

    - Método Listagens de Controle - checklist - são uma evolução do método anterior. Especialistas (ad hoc ou não) preparam listagens de fatores (ou componentes) ambientais potencialmente afetáveis pelas ações propostas. Com o decorrer do tempo, essas listagens tornaram-se disponíveis para um grande número de empreendimentos-padrão e facilmente acessíveis pela biografia especializada.

    - Listagens descritivas - bastante utilizadas para orientar a elaboração das avaliações de impacto ambiental, relacionando ações, componentes ambientais, e respectivas características que podem ser alteradas. Pode também conter informações sobr técnicas mais adequadas de medição e previsão para os indicadores ambientais selecionados, bem como a ponderação relativa dos impactos.

    - listagem comparativas : a relevância do impacto é explicitada numericamente (ou por meio de letras) em relação ao nível de impacto considerado significativo. Em alguns modelos do método a relevância leva em conta também a duração do impacto. Habitualmente, a intensidade cresce com o número ou a ordem alfabética da letra.

  • MATRIZES DE INTERAÇÃO -------------- RESUMO

    relaciona ações de projeto com seus efeitos no meio ambiente;

    - identifica impactos por meio impactado;

    - necessita de outros métodos/técnicas complementares;

    eixo vertical: ações de impacto do projeto;

    eixo horizontal: fatores ambientais;

    - exemplo: MATRIZ DE LEOPOLD.

  • Redes de interação são ampliações das matrizes que permitem indicar impactos diretos (de primeira ordem) e indiretos (decorrentes daqueles de primeira ordem). A complexidade dos efeitos é mais bem percebida visualmente. A rede de interação mais difundida é a Rede de Sorensen;


ID
1422679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação de impacto ambiental (AIA) constitui um importante instrumento da política nacional do meio ambiente. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

Caso a AIA de um grande projeto de mineração aponte como principal impacto ambiental negativo o rebaixamento de aquífero, com reflexos no comprometimento de nascentes, o órgão ambiental fica impedido de licenciar esse projeto.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrario ao que o orgao ambiental tem que ta emcima! Ai temos as chamadas medidas mitigadoras e a empresa tera de elaborar alguma alternativa para nao afeta!
  • Esse tipo de problema é o que acontece em TODAS minas de extração em cava hoje em dia....e continuam ai operando!

  • o licenciamento é um processo, se o empreendedor quiser ter sua licença, ele deverá obedecer os requisitos para tanto. Ainda que a atividade tenha impactos monstruosos, é possível projetos que tenham layouts mais flexíveis e menos impactantes, tudo é "conversado"

     

    a questão está errada porque, o  licenciamento é discricionário. Isso significa que, mesmo que o EIA/RIMA seja desfavorável ao empreendimento, o órgão ambiental poderá conceder a licença para tanto

     

    meus colegas, e Eduardo Abrahão: na prática, à primeira vista pensamos que o MA é prejudicado, mas nem sempre é. Ainda com EIA/RIMA "contra" o empreendimento, o órgão ambiental, no decorrer das licenças, LP,LI e LO, vai definindo requisitos e critérios que o empreendedor deverá cumprir. Esses critérios e requisitos são, entre outros, compensações, mitigações, reversões e etcétera que farão o empreendimento menos nocivo à natureza

  • O erro da questão é "o órgão ambiental fica impedido de licenciar esse projeto." Na verdade nesses casos é exigível o licenciamento dessa atividade. O examinador quis confundir com a obtenção da licença.


ID
1422682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação de impacto ambiental (AIA) constitui um importante instrumento da política nacional do meio ambiente. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

As metodologias de AIA são comumente empregadas na elaboração de estudo e de relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA), apresentando também excelente potencial para subsidiarem estudos voltados ao planejamento territorial.

Alternativas
Comentários
  • AIA TUDO QUE E ESTUDO ESTA DENTRO DELE! E QUE NEM FALAR ESPACOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTES PROTEGIDOS...TODO ESPACO QUE TEM CONSERVACAO TA DENTRO!
  • sim!

     

    entendam como metodologias de AIA - Avaliação de Impactos Ambientais - os métodos: Ad hoc, checklist, redes de interação, matriz de interação, matriz de leopold, sobreposição de cartas e os demais... Todos essas metodologias são usadas para tentar dar exatidão aos impactos causados por aquela atividade, quer nos meios físico, biológico e socioeconômico

     

    observe que, em um planejamento territorial, enquanto fase de estudo, também há elementos abióticos e bióticos que serão impactados pela execução do empreendimento. Tendo em vista essa relação, inexiste óbice para a aplicação desses métodos no planejamento de um território

     

    felizmente, os estudos de impacto ambiental são bem completos. Uma prova disso é que o EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança -, usado para empreendimentos urbanos que precisam de alvará ou certificado de uso de solo, conforme pesquisas de alguns juristas, poderia ser substituído por um EIA/RIMA; entretanto o EIV não substitui o EIA/RIMA

     

     


ID
1422685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A avaliação de impacto ambiental (AIA) constitui um importante instrumento da política nacional do meio ambiente. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

A identificação e previsão dos impactos de determinado projeto, a avaliação da magnitude e interpretação da importância desses impactos, assim como o estudo de alternativas locacionais e tecnológicas são alguns dos constituintes de um estudo de impacto ambiental e de seu relatório (EIA/RIMA).

Alternativas
Comentários
  • Conama nº 1/86, a elaboração deverá seguir as seguintes diretrizes gerais

    I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto; 

    II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade; 

    III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza; 

    lV - Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade. 


ID
1422688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que diz respeito às unidades de conservação abrangidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), julgue o item subsequente.

Considere que uma linha de transmissão de energia elétrica, empreendimento de utilidade pública, possui duas alternativas de traçado: uma sobre áreas degradadas dentro dos limites de uma reserva biológica (REBIO), e outra que atinge remanescentes florestais de mata atlântica em estágio inicial e médio de regeneração, localizadas em área de proteção ambiental (APA). Nesse caso, a avaliação de impacto ambiental deverá indicar as áreas degradadas da REBIO para realização do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado!

    Em área de REBIO não pode haver interferência humana (com único caso de alteração envolvendo um manejo para recuperação e preservação). Sendo assim  essa linha de transmissão não pode passar pela área da REBIO, nem mesmo nas áreas degradadas. Então, nesse caso, a avaliação de impacto ambiental NÃO deverá indicar as áreas REBIO para realização do projeto.

    Lei 9985/2000

    Art. 10. A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.

    Bons Estudos!

  • o EIA pode indicar o que ele entender como melhor (o que já deixaria a questão errada). Juridicamente falando, o código florestal permite que o IBAMA dê autorização para supressões de mata atlântica, em estágio secundário médio ou menor, em situações de utilidade pública, logo, haverá menor burocracia se a linha de transmissão passar na mata atlântica

     

    quanto ao impacto, provavelmente será maior, pois essas torres precisam estar com vegetação rasteira e de prefência espécies mais com tecidos menos combustíveis possíveis, sem dizer que a fauna aviária poderá encontrar um poleiro um tanto "chocante", dependendo do traçado poderá fragmentar a mata (impedidndo o fluxo genético e criando efeitos de borda)

     

    Construir linhas de transmissão em áras da REBIO, unidade de conservação, floresta pública de proteção integral, ainda que em sua região degradada, é impossibilitar a recuperassaõ do ambiente lesado. As florestas públicas recebem verbas do SNUC e, com o tempo, podem, e devem, recuperar a área degradada. Com as linhas de transmissão ali, a recuperação é menos eficiente... Por que? Porque torres de transmissão, dependendo de seu KV, deve possuir uma banda inedificável e sem vegetação aérea para, quando ocorrer incêndios, não ter nada ali para espalhar as chamas. Indiretamente, essas torres causariam muitas outras coisas que eu poderia ficar escrevendo o dia todo...


ID
1422691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que diz respeito às unidades de conservação abrangidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), julgue o item subsequente.

A destinação de recursos para a compensação ambiental, prevista em lei do SNUC, se aplica a todos os procedimentos de licenciamento ambiental, independentemente da exigência de EIA/RIMA

Alternativas
Comentários
  • Todos os procedimentos de licenciamento dependentes do EIA/RIMA

  • Lei 9985/2000, Art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral, de acordo com o disposto neste artigo e no regulamento desta Lei.

     

    Gab: ERRADO

  • Em casos de empreendimentos com SIGNIFICATIVO impacto ambiental (EIA/RIMA).


ID
1422697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma barragem de rejeitos de mineração se rompeu atingindo um rio utilizado para o abastecimento de água de várias cidades. Considerando os danos ambientais causados na situação hipotética descrita, julgue o item a seguir.

Se os rejeitos provenientes do rompimento da barragem atingirem grande extensão do rio, a aplicação das penalidades administrativas previstas na legislação independe da elaboração de laudo técnico que comprove a dimensão do dano e a gradação do impacto.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 6514/2008

    Art. 61.  Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da biodiversidade:

    Multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais). 

    Parágrafo único.  As multas e demais penalidades de que trata o caput serão aplicadas após laudo técnico elaborado pelo órgão ambiental competente, identificando a dimensão do dano decorrente da infração e em conformidade com a gradação do impacto. 

     

  • Todas as multas necessitam de laudo técnico


ID
1422781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base nas resoluções do CONAMA, julgue o item que se segue.

No caso de o empreendimento ser passível de causar significativo impacto ambiental, o empreendedor deve contratar equipe multidisciplinar para realizar um estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA). Todos os custos e despesas referentes à realização do estudo correrão por conta do proponente; caso o licenciamento ambiental seja deferido, o valor dispendido será reembolsado pelo órgão ambiental, visto que a proteção ambiental é obrigação do poder público, não podendo este ônus ser transferido para o particular.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "caso o licenciamento ambiental seja deferido", seja o licenciamento deferido ou indeferido, o órgão ambiental será ressarciado às expensas do empreendedor.

  • Acredito que o erro está nesta parte: "o valor dispendido será reembolsado pelo órgão ambiental, visto que a proteção ambiental é obrigação do poder público, não podendo este ônus ser transferido para o particular.

    Segundo a Resolução Conama 237/97, em seu Art. 13 esclarece que:

    "O custo de análise para a obtenção da licença ambiental deverá ser estabelecido por dispositivo legal, visando o ressarcimento, pelo empreendedor, das despesas realizadas pelo órgão ambiental competente."

    Na referida Resolução não há nenhuma citação que o empreendedor será ressarcido pelo Órgão Ambiental competente.

  • errada

     

    sim, é certo que é obrigação do Poder Público (e dos demais também!), mas essa obrigatoriedade não é sinônimo de gratuidade ou reembolsos. Tem EIAs que são de 400 páginas, e os analistas ambientais têm 1 ano para darem um parecer sobre ele... reembolsar essas despesas seria um tanto sem lógica

     

    juridicamente falando, um dos princípios do direito ambiental é que o explorador de recursos naturais deverá suportar os ônus referentes à sua exploração, bem como os custos de análises a ela referentes


ID
1608976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com base na norma NBR ISO série 14.000, na qual é apresentada uma série de etapas para a realização dos levantamentos de informações necessárias à implantação dessa norma pelas empresas, julgue o próximo item.


As etapas a serem realizadas por uma organização para a implantação da referida norma incluem a identificação dos impactos ambientais das atividades, produtos ou serviços da organização.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    3. Definições
    Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

    aspecto ambiental
    elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente.
    NOTA - Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.

    ISO 14001


ID
1608979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que diz respeito à aplicação de metodologias para a realização de estudo de impacto ambiental (EIA), julgue o item abaixo.


Considerando-se que uma empresa de consultoria tenha escolhido o método de superposição de cartas temáticas para a elaboração de EIA referente a um projeto de rodovia interestadual de 200 km de comprimento, é correto afirmar que a empresa escolheu adequadamente o método para a realização desse empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    O método de superposição de cartas é indicado para projetos lineares, como escolha de traçados para rodovias.


ID
1609000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do processo de licenciamento ambiental e da recuperação de área degradada, julgue o item que se segue.


As simplificações previstas no relatório ambiental simplificado (RAS) do CONAMA não dispensa a elaboração de estudos de imposto ambiental (EIA).

Alternativas
Comentários
  • Dispensa pois substitui em casos mais simples
  • EIA é, na verdade, a abreviação de "Estudo de Impacto Ambiental" e não "Estudos de Imposto Ambiental".

  • ta errado porque dispensa sim... mas deveria ser anulada por ta escrito "imposto"

  • Gabarito: errado.

    Conama 237/1997

    Art. 12. O órgão ambiental competente definirá, se necessário, procedimentos específicos para as licenças ambientais, observadas a natureza, características e peculiaridades da atividade ou empreendimento e, ainda, a compatibilização do processo de licenciamento com as etapas de planejamento, implantação e operação.

    § 1º Poderão ser estabelecidos procedimentos simplificados para as atividades e empreendimentos de pequeno potencial de impacto ambiental, que deverão ser aprovados pelos respectivos Conselhos de Meio Ambiente.


ID
1686529
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação ao processo de avaliação de impactos ambientais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A errada porque EIA/RIMA deve vir antes da LP;

    Alternativa B errada porque Ad Hoc é uma reunião de especialistas;

    Alternativa C errada porque o EIA/RIMA é para tensões superiores a 230 kV;

    Alternativa D errada porque o RIMA é o relatório resumido;

  • Resolução Conama 237, em seu ANEXO I (Atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental):

    Atividades Diversas:

    -Distrito ou pólo industrial.

  • Resolução CONAMA 01/86

    "Artigo 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA e em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: 

    ...

    XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais - ZEI; "


ID
1701487
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Entende-se por atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental: 

I. abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhões, quando necessárias à travessia de um curso d'água, ao acesso de pessoas e animais para a obtenção de água ou à retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentável.

II. implantação de instalações necessárias à captação e condução de água e efluentes tratados, desde que comprovada a outorga do direito de uso da água, quando couber.

III. implantação de trilhas para o desenvolvimento do ecoturismo.  

IV. construção de rampa de lançamento de barcos e pequeno ancoradouro.

V. construção de moradia de agricultores familiares, remanescentes de comunidades quilombolas e outras populações extrativistas e tradicionais em áreas rurais, onde o abastecimento de água se dê pelo esforço próprio dos moradores.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA 458/2013


    IV - Atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental: a) abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhões, quando necessárias à travessia de um curso d'água, ao acesso de pessoas e animais para a obtenção de água ou à retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentável; b) implantação de instalações necessárias à captação e condução de água e efluentes tratados, desde que comprovada a outorga do direito de uso da água, quando couber; c) implantação de trilhas para o desenvolvimento do ecoturismo; d) construção de rampa de lançamento de barcos e pequeno ancoradouro; e) construção de moradia em assentamentos de reforma agrária; f) construção e manutenção de cercas na propriedade; g) pesquisa científica relativa a recursos ambientais, respeitados outros requisitos previstos na legislação aplicável; h) coleta de produtos não madeireiros para fins de subsistência e produção de mudas, como sementes, castanhas e frutos, respeitada a legislação específica de acesso a recursos genéticos; i) plantio de espécies nativas produtoras de frutos, sementes, castanhas e outros produtos vegetais, desde que não implique supressão da vegetação existente nem prejudique a função ambiental da área; j) exploração agroflorestal e manejo florestal sustentável, comunitário e familiar, incluindo a extração de produtos florestais não madeireiros, desde que não descaracterizem a cobertura vegetal nativa existente nem prejudiquem a função ambiental da área; k) outras ações ou atividades similares, reconhecidas como eventuais e de baixo impacto ambiental em ato do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA ou dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente; 


  • construção de moradia de agricultores familiares, remanescentes de comunidades quilombolas e outras populações extrativistas e tradicionais em áreas rurais, onde o abastecimento de água se dê pelo esforço próprio dos moradores???? Não encontrei esse trecho na Lei

  • LEI Nº 12.651/2012, Art.3o-Para os efeitos desta Lei, entende-se por:

    X - atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental:

    e) construção de moradia de agricultores familiares, remanescentes de comunidades quilombolas e outras populações extrativistas e tradicionais em áreas rurais, onde o abastecimento de água se dê pelo esforço próprio dos moradores;


ID
1759339
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, a União é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como conteúdo mínimo um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos e diversos outros elementos. Esse Plano terá vigência e periodicidade de atualização, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo:

  • Dá pra responder de boas, mas a vigência é INDETERMINADA, 20 anos é meramente o horizonte de alcance e 4 anos atualização

  • Muito boa a colocação do colega Allan. a vigência tem prazo indeterminado, com horizonte de 20 anos. É bom prestar atenção pois muitas bancas gostam de confundir o candidato ao abordar este tema.


ID
1759342
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, elaborado mediante processo de mobilização e participação social, incluindo a realização de audiências e consultas públicas, possui como conteúdo mínimo, além de um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo: 

    I - diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos;

    II - proposição de cenários, incluindo tendências internacionais e macroeconômicas; (Letra A)

    III - metas de redução, reutilização, reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada; 

    IV - metas para o aproveitamento energético dos gases gerados nas unidades de disposição final de resíduos sólidos; 

    V - metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; 

    VI - programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas; 

    VII - normas e condicionantes técnicas para o acesso a recursos da União, para a obtenção de seu aval ou para o acesso a recursos administrados, direta ou indiretamente, por entidade federal, quando destinados a ações e programas de interesse dos resíduos sólidos; (Letra D)

    VIII - medidas para incentivar e viabilizar a gestão regionalizada dos resíduos sólidos; 

    IX - diretrizes para o planejamento e demais atividades de gestão de resíduos sólidos das regiões integradas de desenvolvimento instituídas por lei complementar, bem como para as áreas de especial interesse turístico; 

    X - normas e diretrizes para a disposição final de rejeitos e, quando couber, de resíduos; 

    XI - meios a serem utilizados para o controle e a fiscalização, no âmbito nacional, de sua implementação e operacionalização, assegurado o controle social.


ID
1792606
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dentre os métodos de avaliação ambiental, existe um que utiliza diagramas, gráficos e/ou fluxogramas, mostrando a cadeia de alterações e os impactos diretos e/ou indiretos do empreendimento analisado.
Esse método é denominado:

Alternativas
Comentários
  • REDES DE INTERAÇÃO : Gráfico ou diagrama da cadeia de impacto

  • Redes de interação: impactos diretos e indiretos. 

  • AD HOC

    DESCRIÇÃO

    Reunião de especialistas

    APLICAÇÃO

    Avaliações rápidas

    VANTAGENS (+) /

    DESVANTAGENS (-)

    + Rapidez e baixo custo

    - Alto grau de subjetividade.

    EXEMPLOS

    Delfos

     

    MÉTODO

    CHECKLIST

    DESCRIÇÃO

    Listagens de fatores e impactos ambientais

    APLICAÇÃO

    Diagnóstico ambiental até a comparação de alternativas

    VANTAGENS (+) /

    DESVANTAGENS (-)

    + Memorização de todos os fatores;

    - Não identifica: impactos diretos e indiretos, características temporais e dinâmica dos sistemas

    EXEMPLOS

    Threshold of Concem;

    Batelle

     

    MÉTODO

    MATRIZES DE INTERAÇÃO

    DESCRIÇÃO

    Listagem de controle bidimensional (fatores x ações)

    APLICAÇÃO

    Identificação de impactos diretos

    VANTAGENS (+) /

     

    DESVANTAGENS (-)

    + Boa visualização, simplicidade e baixo custo;

    - Não identifica: impactos indiretos, características temporais e dinâmica dos sistemas; subjetividade na magnitude

    EXEMPLOS

    Leopold;

    Fisher e Davies

     

    MÉTODO

    REDES DE INTERAÇÃO

    DESCRIÇÃO

    Gráfico ou diagrama da cadeia de impacto

    APLICAÇÃO

    Determinação de impactos diretos e indiretos

    VANTAGENS (+) /

    DESVANTAGENS (-)

    + Abordagem integrada de impactos e interações;

    - Não detectam: importância relativa dos impactos, aspectos temporais e espaciais, dinâmica dos sistemas.

    EXEMPLOS

    IMPACT

     

    MÉTODO

    SUPERPOSIÇÃO DE CARTAS

    DESCRIÇÃO

    Cartas geradas por superposição de mapas de recursos e usos

    APLICAÇÃO

    Projetos lineares e diagnóstico ambiental

    VANTAGENS (+) /

    DESVANTAGENS (-)

    + Boa visualização e exposição de dados;

    - Resultados subjetivos; não quantifica magnitude, difícil integração de dados sócio-econômicos, não considera dinâmica dos sistemas.

    EXEMPLOS

    Mc Harg

     

    MÉTODO

    SIMULAÇÃO

    DESCRIÇÃO

    Modelos matemáticos automatizados

    APLICAÇÃO

    Diagnósticos e prognósticos da qualidade ambiental

    VANTAGENS (+) /

    DESVANTAGENS (-)

    + Considera: dinâmica dos sistemas, interações entre fatores e impactos e variável temporal;

    - Custo elevado; representação da qualidade imperfeita.

    EXEMPLOS

    KSIM

     

    MÉTODO

    COMBINAÇÃO DE MÉTODOS

    DESCRIÇÃO

    Utilização de dois ou mais métodos

    APLICAÇÃO

    Avaliar impactos negativos de projetos (uso simples ou múltiplo)

    VANTAGENS (+) /

     

    DESVANTAGENS (-)

    + Simplicidade, rapidez e baixo custo na avaliação de impactos negativos; boa visualização;

    - Alto grau de controle governamental no planejamento ambiental; avaliação globalizada pouco segura

    EXEMPLOS

    LESA


ID
1830178
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em trabalhos de avaliação de impactos ambientais, os estudos da fauna e da flora devem considerar a presença de ecótipos e os cuidados que devem ser tomados para que esses não sejam perdidos. Ecótipos são:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. 

    Ecótipo - É a população de uma determinada espécie que apresenta adaptações (morfológicas e/ou fisiológicas) a condições de um determinado local, e possui patrimônio genético diferenciado de outras populações da mesma espécie.

    Fonte: Manual técnico da vegetação brasileira - IBGE.

ID
1979245
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O planejamento de um estudo ambiental deve delimitar, de antemão, o local que será objeto dos diferentes levantamentos. Uma delimitação _____________corresponde à ____________ , usualmente chamada de _____________.

Assinale a alternativa, que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da sentença apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Em termos da legislação aplicável, de acordo com o artigo 2º da Resolução CONAMA 349 - considera-se

     

    Área Diretamente Afetada – ADA – a área necessária para a implantação do empreendimento, incluindo suas estruturas de apoio, vias de acesso privativas que precisarão ser construídas, ampliadas ou reformadas, bem como todas as demais operações unitárias associadas exclusivamente à infra-estrutura do projeto, ou seja, de uso privativo do empreendimento.

     

    Área de Influência Direta – AID – é a área geográfica diretamente afetada pelos impactos decorrentes do empreendimento/projeto e corresponde ao espaço territorial contíguo e ampliado da ADA, e como esta, deverá sofrer impactos, tanto positivos quanto negativos. Tais impactos devem ser mitigados, compensados ou potencializados (se positivos) pelo empreendedor. Os impactos e efeitos são induzidos pela existência do empreendimento e não como conseqüência de uma atividade específica do mesmo.

     

    Por fim, a Área de Influência Indireta – AII – abrange um território que é afetado pelo empreendimento, mas no qual os impactos e efeitos decorrentes do empreendimento são considerados menos significativos do que nos territórios das outras duas áreas de influência (ADA e a AID).


ID
2139265
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O estudo de impacto ambiental tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • A questão queria que você soubesse o conceito de "estudos ambientais" que está na CONAMA 237/97, ficou meio estranho porque ela colocou um "objetivo" na frente, mas as outras alternativas são outros conceitos. 

    Conama 237/97

    Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    III - Estudos Ambientais: são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

     

    Gabarito A

  • Mas a questao trata de estudo de impacto ambiental, que se for analisar melhor, a alternativa C seria a correta.

    O Estudo de Impacto Ambiental é um dos instrumentos da
    Política Nacional do Meio Ambiente utilizados para identificar,
    prevenir e compensar alterações ambientais prejudiciais
    produzidas por empreendimentos ou ações com significativo
    impacto ambiental.
    O uso deste instrumento no licenciamento ambiental visa
    minimizar, mitigar ou compensar os impactos causados, ou
    até mesmo evitá-los quando o Estudo de Impacto Ambiental
    e as manifestações públicas demonstrarem que a ocorrência
    de impactos são ambientalmente inaceitáveis e que os benefícios
    à sociedade serão maiores na hipótese da não realização
    do empreendimento proposto pelo Estado ou pela iniciativa
    privada.

  • Nerileni tamém pensei a mesma coisa, porém analisando melhor a alternativa C refere-se ao licenciamento ambiental, principalmente por definir como procedimento administrativo

    C) ser um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais , consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

  • Nerilene, o Estudo de Impacto Ambiental NÃO é instrumento da PNMA, e sim a Avaliação de Impactos Ambientais.

  • GABARITO A

    b) determinar da qualidade da água (classe) a ser, obrigatoriamente, alcançado ou mantido em um segmento de corpo de água, de acordo com os usos preponderantes pretendidos, ao longo do tempo. (trata-se do CONAMA Nº 357)

    c) ser um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais , consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. (trata-se do licenciamento ambiental);

    d) integrar o processo de licenciamento ambiental, baseado nos princípios da não geração de resíduos e na minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública. (trata-se da Politica nacional de residuos sólidos, Lei nº 12.305).

    e) representar um conjunto de medidas que visam a promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender ao princípio de justiça social, ao aumento de produtividade e ao cumprimento da função socioambiental da propriedade (trata-se do estatuto da terra)


ID
2157097
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação ao Impacto Ambiental, marque o item incorreto:

Alternativas
Comentários
  • resolução CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986

    Artigo 1º - Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das
    propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de
    matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
    I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
    II - as atividades sociais e econômicas;
    III - a biota;
    IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
    V - a qualidade dos recursos ambientais.

  • Casa


ID
2157100
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre as características do processo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), marque a sentença correta:
I - O processo de AIA é documentado e possui dupla conotação; por um lado, os requisitos a serem atendidos são estabelecidos previamente; por outro, em cada caso, o cumprimento desses requisitos deve ser demonstrado com ajuda de registros documentais (elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o parecer de análise técnica, as atas de consulta pública etc.).
II - O processo de AIA dispensa os mecanismos formais de consulta pública, visto que a decisão final cabe à autoridade ambiental.
III - O processo de AIA é regido por lei ou regulamentação específica, pois os principais componentes do processo são previstos em lei ou outra figura jurídica que tenha instituído a AIA em uma determinada jurisdição; no caso de organizações (como banco multilateral ou uma empresa que adote voluntariamente a AIA), o processo é regido por disposições internas que emanam da alta direção.
IV - O processo de AIA é um conjunto de procedimentos desarticulados e independentes e devem ser desenhados para atender o objetivo-mestre, que se refere à análise da viabilidade ambiental de uma proposta.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de IMpacto Ambiental: conceitos e métodos. LUis Henrique Sanchez

  • Dado

  • Alternativa: D


ID
2157103
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dentre as principais etapas do processo de AIA, marque a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de IMpacto Ambiental: conceitos e métodos. LUis Henrique Sanchez

  • Alternativa D

    A etapa de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é a atividade central do processo de AIA, a que normalmente consome mais tempo e recursos e estabelece as bases para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento. Além disso, o EIA (RIMA) é um documento que tem como característica a descrição dos resultados em linguagem bastante simplificada, de fácil entendimento e acessível ao público em geral. 

    Relatório de Impactos Ambiental - RIMA é o documento que se destina à comunidade, devendo ser elaborado em linguagem acessível, ilustrado por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender, claramente, as possíveis consequências ambientais do projeto e suas alternativas, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.


ID
2157142
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a análise de Viabilidade Ambiental, é necessário explicar a resposta do sistema ambiental, em que são empregados diversos conceitos. Marque a resposta verdadeira de um conceito aplicado na viabilidade ambiental:

Alternativas
Comentários
  • Que questão maluca essa!

  • Alternativa A

  • Licenciamento não verifica a viabilidade?
  • Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é o primeiro passo para o conhecimento dos impactos ambientais que envolvem um empreendimento. Trata-se de um levantamento das particularidades ambientais de uma área onde se pretende implantar uma atividade empresarial.

    Ele é parte essencial de todo o processo de licenciamento ambiental e é tratado como fase preliminar ao  de todo empreendimento que cause considerável impacto ambiental.

    Alternativa correta: E (eu acho)


ID
2191153
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as afirmações sobre os Estudos de Impacto Ambiental − EIA.

I. Deve contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do mesmo.

II. Identifica e avalia sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade.

III. Define os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, como referência, a vegetação típica do local.

IV. Deve conter o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto no que diz respeito aos meios físico, biológico e, opcionalmente, o meio socioeconômico, com publicidade obrigatória do seu conteúdo pelo empreendedor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Artigo 5º - O estudo de impacto ambiental, além de atender à legislação, em especial os princípios e objetivos expressos na Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá às seguintes diretrizes gerais:

    I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto;

    II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade ;

    III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;

    lV - Considerar os planos e programas governamentais, propostos e em implantação na área de influência do projeto, e sua compatibilidade.

  • I e II CERTOS

     

    I. Deve contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do mesmo.

    II. Identifica e avalia sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade.

    III. Define os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, como referência, a vegetação típica do local. bacia hidrografica

    IV. Deve conter o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto no que diz respeito aos meios físico, biológico e, opcionalmente, o meio socioeconômico, com publicidade obrigatória do seu conteúdo pelo empreendedor.

  • Gabarito: letra B.

    Resolução Conama 01/1986

    I. Deve contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do mesmo. CERTO. Art. 5º. I - Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto; 

    II. Identifica e avalia sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade. CERTO. Art. 5º. II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade;

    III. Define os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, como referência, a vegetação típica do local. ERRADO. Art. 5º. III - Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza;

    IV. Deve conter o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto no que diz respeito aos meios físico, biológico e, opcionalmente, o meio socioeconômico, com publicidade obrigatória do seu conteúdo pelo empreendedor. ERRADO. Art. 6º. I - Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando: a) o meio físico - o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas; b) o meio biológico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente; c) o meio sócio-econômico - o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos


ID
2191177
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o trecho abaixo extraído de um documento técnico ambiental:

O presente documento consiste no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referente à duplicação de trecho da rodovia BR 290/RS (subtrecho entre o entr. BR-116(B) (p/ Guaíba) até o entr. BR-153(A) (Cachoeira do Sul), atendendo à legislação brasileira e ao Termo de Referência emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para o empreendimento.

(ROSA, Alexandre Nunes da. RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL RIMA REFERENTE ÀS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR 290/RS, SUBTRECHO: ENTR. BR- 116(B) (P/ GUAÍBA) ATÉ O ENTR. BR- 153(A) (CACHOEIRA DO SUL), SEGMENTO: KM 112,3 – KM 228,0, COM 115,7 KM DE EXTENSÃO. Brasília: Mrs Estudos Ambientais Ltda, 2009. Disponível em: <http://www.dnit.gov.br/download/meioambiente/acoes-e-atividades/estudos-ambientais/br-290-rs-.pdf)

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • EIA - Estudo de Impacto Ambiental: É um dos elementos de avaliação prévia de impacto ambiental; consiste na execução, por equipe multidisciplinar, das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar, de forma sistemática, as consequências da implantação de um projeto no meio ambiente, por métodos de avaliação de impacto ambiental e técnicas de previsão dos impactos ambientais. A orientação específica é da autoridade ambiental responsável pelo licenciamento do empreendimento.

    Por meio do EIA, elabora-se o prognóstico da situação local com e sem a implantação do projeto proposto.

    RIMA - Relatório de Impacto Ambiental: É um relatório sucinto no qual se apresentam as condições do EIA, onde as informações técnicas devem ser expressas em linguagem acessível, demonstrando, através de técnicas de comunicação visual, todas as possíveis consequências ambientais do projeto e suas alternativas, comparando vantagens e desvantagens e indicando a alternativa de menor impacto, pois como preconiza a legislação, deve ser divulgado e devidamente compreendido pelos interessados e a comunidade local. 

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
2264614
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a Resolução CONAMA nº 237/97, o prazo máximo para casos em que houver Estudo de Impacto Ambiental e/ou audiência pública é de

Alternativas
Comentários
  • Conama 237/97

    Art. 14 - O órgão ambiental competente poderá estabelecer prazos de análise diferenciados para cada modalidade de licença (LP, LI e LO), em função das peculiaridades da atividade ou empreendimento, bem como para a formulação de exigências complementares, desde que observado o prazo máximo de 6 (seis) meses a contar do ato de protocolar o requerimento até seu deferimento ou indeferimento, ressalvados os casos em que houver EIA/RIMA e/ou audiência pública, quando o prazo será de até 12 (doze) meses.

     

  • Simples, mas a redação ficou ruim.

    Poderiam ter feita a pergunta assim:Segundo a Resolução CONAMA nº 237/97, o prazo máximo para análise de cada modalidade de licença (LP, LI e LO) em casos que houver Estudo de Impacto Ambiental e/ou audiência pública é de:

    12 meses

  • Tem que adivinhar o que a banca quer saber.

  • GABARITO - B

    CONAMA 237/97

    Art. 14 - O órgão ambiental competente poderá estabelecer prazos de análise diferenciados para cada modalidade de licença (LP, LI e LO), em função das peculiaridades da atividade ou empreendimento, bem como para a formulação de exigências complementares, desde que observado o prazo máximo de 6 meses a contar do ato de protocolar o requerimento até seu deferimento ou indeferimento, ressalvados os casos em que houver EIA/RIMA e/ou audiência pública, quando o prazo será de até 12 meses.


ID
2266636
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisição dos dados e informações, trabalhos e inspeções de campo, análises de laboratório, estudos técnicos e científicos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaboração do RIMA e fornecimento de pelo menos 5 (cinco) cópias, correrão por conta

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • O Orgão Ambiental Competente exige as análises, deste modo é notório que o proponente do empreendimento é quem financie todos os estudos já que é a parte interessada no licenciamento ambiental.

  • Resposta: alternativa a

    Res CONAMA 01, Artigo 8º - Correrão por conta do proponente do projeto todas as despesas e custos referentes á realização do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisição dos dados e informações, trabalhos e inspeções de campo, análises de laboratório, estudos técnicos e científicos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaboração do RIMA e fornecimento de pelo menos 5 (cinco) cópias,


ID
2303002
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Resolução CONAMA N.º 001/86 define as atividades modificadoras do meio ambiente que dependem do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para seu licenciamento ambiental. Entre as atividades relacionadas na referida Resolução, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Qualquer atividade que utilize carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia

    B) Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230KV;

    D) Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento;

    E) Projetos urbanísticos, acima de 100ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes;
     

  • Alternativa: C

  • Gabarito: letra C.

    Conama 01/1986

    Art. 2º

    XIV - Exploração econômica de madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental; 


ID
2379292
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre os aspectos relacionados a medidas mitigadoras de impactos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria que alguém explicasse essa questão, por gentileza.

  • A preservação do meio ambiente, o uso racional de recursos naturais e a mudança de postura da sociedade frente às questões ambientais têm levado as indústrias a buscar um melhor desempenho nessa área. Aliado a esses fatores, está a constatação de que a geração de rejeitos é sinônimo de perdas econômicas. Desta forma, um melhor desempenho ambiental representa ganhos financeiros para a organização. Em vista disso, este artigo apresenta a Metodologia MAICAPI, desenvolvida para avaliar os impactos e os custos ambientais de processos industriais. Sua aplicação em uma indústria metal-mecânica, fabricante de incineradores industriais, permitiu identificar quais as etapas do processo produtivo apresentam impactos ambientais críticos, revelando as operações que mais contribuem para os custos ambientais dessa empresa.

  • Eu acho que cada alternativa tem um errinho. Nunca tinha ouvido falar de MAICAPI mas fui por eliminatória das alternativas que eu achava estranhas.

    a) acho que na classificação de RCC, brita e areia não são classe C

    b) o monitoramento deve ser feito a jusante e não a montante

    c) quando a água não sai do sistema, ele é fechado e não aberto

    e) certificado de gestão ambiental é ISO 14001 e não 19001

    daí só sobrou a (d).

  • Questão bem complicada, demanda MUITA atenção. Longas afirmativas corretas, citando pequena informação incorreta em cada alternativa.


    A)(...) podem proporcionar redução dos custos de obras públicas, bem como maior oferta de agregado reciclado Classe C (como brita, areia etc.) que pode ser reutilizado para a produção de materiais de construção de baixo custo.


    Agregados reciclados , como brita e areia, são classe A, segundo a conama 307.

    Classe C são residuos sem tecnologias de reciclagem disponivel.



    B) Estudos e monitoramento contínuos de PH, alcalinidade e condutividade elétrica podem evidenciar a evolução do impacto das atividades de mineração sobre os recursos hídricos superficiais, desde que as investigações de campo nas proximidades e à montante das mineradoras sejam comparadas com os pontos onde não existem tais atividades.


    Monitoramento tem de ser feito tambem à jusante, ou seja, após o lançamento para comparação.



    C) (...) uma indústria pode sobrecarregar os processos de tratamento dessa ETE e comprometer sua eficiência, pois, quando a água de reuso não sai do sistema (ou seja, quando o sistema é aberto), os poluentes têm sua concentração aumentada a cada ciclo de reuso.


    Se a agua não sai do sistema ele é fechado.


    D) GABARITO

    E) Os sistemas certificáveis de gestão ambiental, como a norma ISO 19001, têm sido uma opção cada vez mais utilizada (...)


    ISO 14001.

  • Necessita de MUITA atenção.

    Erros:

    a) classe C

    b) à montante

    c) sistema é aberto

    d) GABARITO

    e) ISO 19001

  • A questão se refere a conhecimentos sobre medidas mitigadoras de impactos ambientais.

     

    Alternativa A – Errado. Os resíduos de construção civil, como brita, areia, tijolos, etc., são classificados como Classe A.

    Alternativa B – Errado. Os pontos devem ser à montante e principalmente à jusante para com os pontos onde não existem tais atividades (mineração).

    Alternativa C – Errado. O sistema em que se tem reuso da água não é o sistema aberto, mas sim, o sistema fechado ou semi-fechado.

    Alternativa D – Certo.

    Alternativa E – Errado. A ISO que trata de gestão ambiental é a série ISO 14000.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
2455672
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com a Resolução n. 001/1986, do CONAMA, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como obras de saneamento ou de irrigação; abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação; retificação de cursos d'água; abertura de barras e embocaduras; transposição de bacias e diques e obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, como barragens para fins hidrelétricos. Neste último caso, o EIA/RIMA é exigido apenas para empreendimentos hidrelétricos com capacidade de geração acima de:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986

    Artigo 2º - Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:

     

    VII - Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragem para fins hidrelétricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigação, abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação, retificação de cursos d'água, abertura de barras e embocaduras, transposição de bacias, diques;


ID
2486440
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

É possível apontar, pelo menos cinco grandes dimensões dos problemas ligados aos Estudos Ambientais, onde é grande o impacto do uso da tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • Reposta B


ID
2494828
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São exemplos de métodos para avaliação ambiental:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: D


ID
2494849
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de avaliação de impacto ambiental

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Por que é a D?

  • Também não entendi pq é a D

  • ISSO SIM É UMA QUESTÃO MALDOSA...

    Pessoal, a AIA é um instrumento de gestão ambiental e não de licenciamento.

    Acho que foi por esse motivo que a banca julgou a alternativa A errada.

    Espero ter esclarecido um pouco!

  • Segundo o art. 9º da PNMA, a AIA é instrumento da política e não do licenciamento.

  • A questão trata de conhecimentos sobre o processo de avaliação de impacto ambiental.

     

    Alternativa A – Errado. A avaliação de impacto ambiental não é um instrumento legal do licenciamento ambiental, mas sim instrumento legal da Política Nacional do Meio Ambiente.

    Alternativa B – Errado. O meio socioeconômico deve ser levado em consideração.

    Alternativa C – Errado. A avaliação de impacto ambiental mensura e estabelece medidas para maximizar ou minimizar, a depender do impacto caso positivo ou negativo, os impactos ambientais gerados em determinados empreendimentos e ações. Já a análise de risco ambiental é um estudo da probabilidade e possibilidade de ocorrer determinados ricos ambientais, relacionando sua ocorrência com o meio socioeconômico e ambiental.

    Alternativa D – Certo.

    Gabarito do professor: Letra D.


ID
2595526
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Estudos para avaliação de impactos ambientais são diversos e apresentam muitas aplicações. Destaca-se o contido no Artigo 17, do Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990, da Câmara dos Deputados, que prevê o licenciamento de atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras e os empreendimentos capazes de causar degradação ambiental. O conteúdo exigido nos estudos de impacto ambiental, para fins de licenciamento, explicitado no parágrafo 1º do referido Artigo 17 é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimento de atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem assim os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento do órgão estadual competente integrante do Sisnama, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis.

            § 1º Caberá ao Conama fixar os critérios básicos, segundo os quais serão exigidos estudos de impacto ambiental para fins de licenciamento, contendo, entre outros, os seguintes itens:

            a) diagnóstico ambiental da área;

            b) descrição da ação proposta e suas alternativas; e

            c) identificação, análise e previsão dos impactos significativos, positivos e negativos.

  • Alternativa correta: B


ID
2603779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os custos ambientais de uma empresa podem ser classificados, de maneira geral, em custos de prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas e intangíveis.


É um tipo de custo intangível o(a)

Alternativas
Comentários
  • A letra E é o gabarito porque é impossível precificar de imediato quanto uma marca ficou "manchada" no mercado. É possível sim estimar o prejuízo que ela passará a ter ao vender menos, por exemplo, mas não da para precisar quanto vale sua marca a partir daquele episódio. As demais respostas permitem estimar um valor.