-
Alternativa A.
A Teoria Comportamental da Administração tem como ênfase permanecer no estudo das pessoas, mas com um contexto organizacional mais amplo do que na Teoria das Relações Humanas - considerada ingênua e romântica ,ou seja, uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas.No entanto,ela (T.C.A) é adversa e critica a Teoria Clássica que tem como característica essencial a ênfase nas tarefas e nas estruturas organizacionais.
-
Gabarito: A.
Letra B: Oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas. ERRADA
----------
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
1. A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental.
2. A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, rejeitando concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas.
3. A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no beheviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e macanística dos autores clássicos.
4. Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, aplicando o campo da teoria administrativa.Também com relação à Teoria Burocrática, mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao ” modelo de máquina” que aquela adota para representar a organização.
5. Em 1947 surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo, de Herbert ª Simon. É um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais idéias da Teoria das Relações Humanas. É o início da Teoria das Decisões.
http://www.iprj.uerj.br/~loyola/teoria_comportamental.pdf
http://profpedroza.blogspot.com.br/2011/04/teoria-comportamental-da-administracao_25.html
-
Eu acredito que a letra A esteja tratando da Teoria Estruturalista, que une a Administração Formal à Administração Informal.
Segundo Chiavenato:
Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas - experiência tipicamente democrática e americana - entrou em declínio. Essa primeira tentativa sistemática de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa, por meio de uma filosofia humanística a respeito da participação do homem na organização, gerou uma profunda reviravolta na Administração. Se, de um lado, combateu a Teoria Clássica, por outro lado não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.
Gabarito Letra A
-
A resposta está errada, pelo seguinte fato:
uma das origens da Teoria Comportamental é segundo Chiavenato:
A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental.
a oposição que deu origem a comportamental é entre teoria classica e TRH, não entre teoria comportamental e TRH.
A teoria comportamental é uma decorrência, continuação da TRH praticamente.