SóProvas


ID
1175332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por acontecimentos internacionais com reflexos no Brasil. A conjuntura econômica e política agravava a situação do lado de cá do Atlântico, pois tinha início a passagem de um regime de monopólios para o de livre concorrência. A crise do sistema colonial foi explorada por três conspirações capazes de revelar a influência dos ideais de liberdade disseminados pela Revolução Francesa, e a ideia de que uma eventual independência da América portuguesa tomava forma.

Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve história do Brasil. SãoPaulo: Ed. Planeta do Brasil, 2010, p. 143-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o processo de independência do Brasil.

A transferência da sede do Estado português para sua colônia americana foi decisiva para a emancipação política do Brasil, como evidencia o fim do monopólio comercial metropolitano determinado pela abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, decisão que rompia com um dos esteios da política econômica mercantilista.

Alternativas
Comentários
  • A chegada da Corte ao brasil, obrigou D. João VI a abandonar a tradicional atitude fiscalista que passou a se preocupar em expandir um império português no Brasil. Foi assim que surgiu finalmente uma política brasileira, o que para o Brasil era fundamental. Assim, além de facilitar a independência, esse fato foi uma das razões que impediu o Brasil de se desmembrar em vários países menores, como ocorreu com a América Espanhola. O término do monopólio privou o governo português de suas melhores fontes de renda. Tentando remediar os efeitos da medida, o príncipe regente decretou, em janeiro de 1808, a abertura dos portos brasileiros às nações amigas.

  • "[...]fuga do governo português para a América, o que possivelmente retardou a independência política [brasielira,] mas, por outro lado, já em 1808 permitiu o fim da dominação econômica do Sistema Colonial. Nesse ano, ao chegar em Salvador, na Bahia, vindo de Lisboa, o Príncipe Regente D. João abriu os portos brasileiros para o comércio com países amigos – ou seja, a Inglaterra e os EUA –, pondo fim ao monopólio comercial" (DORATIOTO, Francisco. O Império do Brasil e a Argentina: 1822-1889. Textos de História, v. 16, n. 2, p. 217-247, 2008. p. 217). 

     

    Gabarito: CERTO.

  • CERTO. O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma carta régia editada pelo Príncipe-regente de Portugal, D. João de Bragança, no dia 28 de janeiro de 1808, em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos. Foi a primeira Carta Régia promulgada pelo Príncipe-regente no Brasil, apenas alguns dias após sua chegada com a família real. A carta marcou o fim do Pacto Colonial, ou "Exclusivo Metropolitano".

  • "rompia com um dos esteios da política econômica mercantilista."

    não entendi essa parte, teve esse rompimento mesmo??????????

  • Questão correta:

    No dia 28 de janeiro de 1808, depois de assistir a uma cerimônia do Te Deum, D. João seguiu para o Senado da Câmara para assinar a carta régia que garantia aos portos brasileiros o direito de comercializar diretamente com outras nações. A partir desta data, estava autorizada a importação "de todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias transportadas em navios estrangeiros das potências que se conservam em paz e harmonia com a Real Coroa.