SóProvas


ID
1175335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por acontecimentos internacionais com reflexos no Brasil. A conjuntura econômica e política agravava a situação do lado de cá do Atlântico, pois tinha início a passagem de um regime de monopólios para o de livre concorrência. A crise do sistema colonial foi explorada por três conspirações capazes de revelar a influência dos ideais de liberdade disseminados pela Revolução Francesa, e a ideia de que uma eventual independência da América portuguesa tomava forma.

Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve história do Brasil. SãoPaulo: Ed. Planeta do Brasil, 2010, p. 143-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o processo de independência do Brasil.

Entre as conspirações que exploraram o quadro de crise do sistema colonial, como apontado no texto, nenhuma foi mais importante que a Conjuração Mineira, em 1789, quando, a partir de Vila Rica — próspero centro minerador e no auge de sua capacidade exploradora —, os inconfidentes disseminaram pela colônia seus ideais emancipacionistas, republicanos e abolicionistas.

Alternativas
Comentários
  • Abolicionista NÃO!

  • "Auge de sua capacidade exploradora" é errado. A mineração estava em decadência desde os anos 1760.

  • Não houve disseminação dos ideais pela Colônia. A Inconfidência Mineira, assim como todas as demais rebeliões no Brasil, teve caráter regional.

  • Primeiro erro: não há difusão de ideias por toda a colônia, no máximo RJ, SP, MG

    Segundo erro: não tem auge e sim a decadência da mineração

    Terceiro erro: não existem documentos que comprovem que existia apoio à causa abolicionismo na Inconfidência mineira

    GABARITO ERRADO

  • Tá tudo bagunçado, meu Deus, misturaram 3 revoltas nessa questão.

  • O máximo que os inconfidentes mineiros deiberaram sobre a escravatura foi uma solução de compromisso segundo a qual seriam libertados somente os escravos nascidos no Brasil. Vale lembrar que a economia colonial dependia fundamentalmente do trabalho escravo e que teria sido inviável para as elites - das quais muitos dos inconfidentes eram oriundos - simplesmente apoiar a abolição irrestrita.

  • A Conjuração Mineira não disseminava ideias abolicionistas, na medida em que era um movimento elitista (com exceção de Tiradentes).

  • ERRADO.

    PRIMEIRO ERRO: "Vila Rica — próspero centro minerador e no auge de sua capacidade exploradora".

    No último quartel do século XVIII, a atividade mineradora em Vila Rica - e na região das Minas, de um modo geral - já estava em decadência.

    OBS: O auge da mineração se deu em meados do século XVIII, especialmente das décadas de 1740 e 1750.

    SEGUNDO ERRO: "os inconfidentes disseminaram pela colônia seus ideais emancipacionistas, republicanos e abolicionistas".

    Os inconfidentes mineiros não eram abolicionistas.

  • Inconfidência Mineira estava relacionada com a intensificação da cobrança de impostos pela Coroa Portuguesa, devido ao declínio da extração de ouro na região mineradora de Minas Gerais.

  • Questão errada:

    Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789.

    O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.

    O movimento, porém, foi descoberto antes do dia marcado para a eclosão por conta de uma delação e seus líderes foram presos e condenados.

  • Os envolvidos com essa revolta tinham em mente que os impostos cobrados por Portugal eram excessivos, mas também estavam imbuídos de outros ideais – como a separação de Minas Gerais e sua transformação em uma república.