SóProvas


ID
1175338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     As últimas décadas do século XVIII foram marcadas por acontecimentos internacionais com reflexos no Brasil. A conjuntura econômica e política agravava a situação do lado de cá do Atlântico, pois tinha início a passagem de um regime de monopólios para o de livre concorrência. A crise do sistema colonial foi explorada por três conspirações capazes de revelar a influência dos ideais de liberdade disseminados pela Revolução Francesa, e a ideia de que uma eventual independência da América portuguesa tomava forma.

Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve história do Brasil. SãoPaulo: Ed. Planeta do Brasil, 2010, p. 143-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o processo de independência do Brasil.

Enquanto as ideias iluministas, que fundamentaram a Revolução Francesa em 1789, chegavam ao Brasil e incendiavam os movimentos pela independência, que se multiplicavam pela colônia, a independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi ignorada tanto nas colônias hispânicas quanto no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A independência das treze colônias e a formação dos Estados Unidos, primeiro país soberano do Novo Mundo, tornaram-se o exemplo e a fonte de inspiração para os movimentos latino - americanos que lutavam pela emancipação política e pela ruptura do pacto colonial. O regime republicano, baseado no pensamento iluminista, exerceu enorme fascínio sobre a aristocracia "criolla" da América Espanhola. 

    O movimento de independência dos EUA teve um caráter de modelo para os sul-americanos, que perceberam que a independência de uma metrópole poderosa era possível. E, nessa época, a Inglaterra era mais poderosa que a Espanha e Portugal. Ou seja, se os norte-americanos haviam conseguido se desvencilhar da Inglaterra, acreditava-se que, para os sul-americanos, seria até mais fácil se tornar independente de uma Espanha debilitada.

    Os EUA também apoiaram essa independência, pois eles desejavam estender sua influência política e econômica por toda a América.


    http://www.dw.de/independência-dos-eua-ecoou-na-américa-latina-comenta-especialista/a-4455877


  • Primeiro erro: Não há essa multiplicação!

    Segundo erro: A Inconfidência Mineira foi inspirada na própria Revolução Americana

  • a independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi ignorada tanto nas colônias hispânicas quanto no Brasil.( ERRADO) O século XVIII, período de grande mudança no mundo, com a I Revolução Industrial, Iluminismo, a Revolução Francesa, dando o último golpe no Antigo Regime,  e a Independência dos EUA incentivaram as lutas anticoloniais.

    incendiavam os movimentos pela independência, que se multiplicavam pela colônia ( CORRETO ) Pois temos exemplos de tentativas de emancipação, embora algumas não tenham sido deflagradas:  Inconfidência Mineira ( MG ), Conjuração Literária ( RJ ), Conjuração Baiana ( BA ) e Revolução Pernambucana ou Revolta dos Padres ( PE ), entretanto esta última ocorreu no período de Reino Unido a Portugal e a Algarve. 
  • Um dos membros da Inconfidência Mineira, José Joaquim da Maia, conhecia Thomas Jefferson. 

  • O item está ERRADO.

     

    Tanto a Revolução Francesa quanto a Independência das Trezes Colônias tiveram influência sobre os movimentos no Brasil.

     

    Vale citar aqui um trecho da obra de Boris Fausto, relacionado a um dos principais movimentos rebeldes do período, a Inconfidência Mineira:

     

    "A Inconfidência Mineira teve relação direta com as características da sociedade regional e com o agravamento de seus problemas, nos dois últimos decênios do século XVIII. Isso não significa que seus integrantes não fossem influenciados pelas novas ideias que surgiam na Europa e na América do Norte. Muitos membros da elite mineira circulavam pelo mundo e estudavam na Europa. Em 1787, dentre os dezenove estudantes brasileiros matriculados na Universidade de Coimbra, dez eram de Minas. (...).

     

    Por exemplo, um ex-estudante de Coimbra, José Joaquim da Maia, ingressou na Faculdade de Medicina de Montpellier na França, em 1786. Naquele ano e no ano seguinte teve contatos com Thomas Jefferson, então embaixador dos Estados Unidos na França, solicitando apoio para uma revolução que, segundo ele, estava sendo tramada no Brasil.(...)."

     

    Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015. pp. 99-100

     

  • ERRADO. A independência das 13 colônias serviu de inspiração para a elite "criolla" independentista da América Hispânica e também para os inconfidentes mineiros - igualmente emancipacionistas - na América Portuguesa.