SóProvas


ID
1175353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     O Segundo Reinado compreende quatro décadas, abrangendo desde o golpe da Maioridade (1840) à Proclamação da República (1889) e determinando quatro períodos, que podem ser apontados como a mais longa fase da história política do Brasil. Houve um primeiro período, de organização, do Segundo Reinado — de 1840 a 1850 —, que primou pela repressão aos levantes regionais do período regencial, preparação do imperador e montagem do aparato legislativo para garantir a ordem constitucional. O segundo período — de 1850 a 1864 — caracterizou-se por certa estabilidade, quando se implementaram as primeiras iniciativas materiais de porte. No terceiro período — de 1864 a 1870 —, sobressaiu a campanha da guerra contra o Paraguai, transformada em questão nacional. O último período — de 1870 a 1889 — foi marcado não só pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo aprofundamento das contradições, ampliado com a propaganda republicana.

Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São
Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008, p. 462-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o quadro de crise que leva à queda do regime monárquico e a sua substituição pelo regime republicano.

Com a Guerra do Paraguai, o Exército conheceu profundas mudanças e tornou-se crescentemente um canal de ascensão social; todavia, terminado o conflito, demonstrou forte apatia pela política, optando por emprestar seu apoio discreto a uma monarquia em crise, em vez de se engajar na campanha republicana, cada vez mais popular.

Alternativas
Comentários
  • O exército engajou-se no republicanismo.

  • Errado. O republicanismo contava com um forte apoio do exército. Tanto que o primeiro presidente brasileiro foi um militar, Marechal Deodoro da Fonseca.

  • A maior parte do exército ( principalmente os mais novos ) possuía influência positivista e republicana nessa época. Somente alguns poucos permaneceram fiéis aos ideais monárquicos.

  • mas não se pode desprezar que apesar de os oficiais terem apoiados os republicanos, os soldados negros eram em boa parte a favor da monarquia.

  • Só ao contrário do que a questão diz.

  • ERRADO.

    É o contrário. Terminada a Guerra do Paraguai, o Exército (1) passou a demonstrar maior interesse em participar da vida política nacional e (2) prestou seu apoio à causa republicana.

  • Ao fim da guerra do Paraguai o exército regrediu no quesito importância.

  • na verdade é pelo contrário

  • ... optando por emprestar seu apoio discreto a uma monarquia em crise, em vez de se engajar na campanha republicana, cada vez mais popular. ERRADO

    A desvalorização, os baixos salários e a pouca participação política do Exército no país, somados ao aumento do prestígio que a instituição passa a ter após a Guerra do Paraguai. Tudo isso fez com que alguns militares aderissem aos ideais republicanos.

    A Proclamação da República foi um movimento elitista e sem participação popular.