SóProvas


ID
1175404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do contexto da denominada Revolução Gloriosa (1688- 1689), julgue (C ou E) os itens a seguir.

A Revolução Gloriosa marcou o início de uma nova etapa da relação entre os monarcas ingleses e o Parlamento, cimentada pelo Bill of Rights (Declaração de Direitos), em 1689, na qual se estabeleceu que os reis, a partir daquele momento, necessitariam do aval dos representantes políticos para implementar medidas que afetassem áreas importantes da vida no reino.

Alternativas
Comentários
  • Revolução Gloriosa foi uma revolução, em grande parte não-violenta (por vezes chamada de "Revolução sem sangue"), que teve lugar no Reino Unido entre 1688-1689, na qual o rei Jaime II, da dinastia Stuart, católico, foi removido do trono de Inglaterra, Escócia e País de Gales, sendo substituído por sua filha protestante, e pelo genro, Guilherme, Príncipe de Orange.
    Durante o seu reinado de oito anos, Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre católicos e protestantes, bem como entre os direitos seculares da coroa e os poderes políticos do Parlamento. Jaime II foi perdendo seu prestígio por algumas políticas consideradas indesejadas, como a criação de um exército permanente e sobretudo a tolerância religiosa, procurando reconduzir o país para o catolicismo, e fortalecer seu poder, em prejuízo do Parlamento. Os católicos eram discriminados. 
    Embora Carlos II, irmão e predecessor de Jaime, também tivesse praticado a tolerância religiosa, a questão degradou-se em 1688, quando Jaime teve um filho, Jaime Francisco Eduardo Stuart. Até ali, o trono teria passado para a sua filha protestante, Maria. A perspectiva de uma dinastia católica tornara-se então real. 
    Líderes do partido tory, até aqui leais ao rei, uniram-se aos membros da oposição whig e propuseram-se a resolver a crise.Foi lançada uma conspiração para depor Jaime e substituí-lo por sua filha Maria e seu marido Guilherme de Orange, ambos protestantes. Guilherme liderava a Holanda, então em guerra com a França: a Guerra da Grande Aliança. Vendo a hipótese de adicionar a Inglaterra à sua aliança, Guilherme e Maria desembarcaram em Brixham, Devon, com um grande exército neerlandês.O exército de Jaime desertou, e Jaime fugiu para Kent, onde foi capturado. 
    Em 1625, reuniu-se a convenção do parlamento, e decidiu-se que a fuga de Jaime equivalia à abdicação. O trono então foi oferecido a Guilherme e Maria, como governadores conjuntos, mas para isso eles tiveram que aceitaram a Declaração de Direito feita pelo Parlamento Inglês. 
    A Revolução Gloriosa foi um dos eventos mais importantes na longa evolução dos poderes do Parlamento de Reino Unido e da Coroa Britânica. A aprovação, pelo parlamento, da Bill of Rights (declaração de direitos), tornou impossível o retorno de um católico à monarquia e acabou com as tentativas recentes de instauração do absolutismo monárquico. O evento marcou a submissão da coroa ante o parlamento. A partir de então, os novos monarcas devem a sua posição ao parlamento.
  • Correto. Após a Revolução Gloriosa, que acarretou na implementação do Bill os Rights, a monarquia inglesa deixou de ter vertente absolutista, tendo diversas prerrogativas limitadas pelo Parlamento. A partir de então, o governo não passou mais pelas turbulências sofridas no século XVII, com a dinastia Stuart e o governo de Cromwell. O Bill of Rights proibia que o poder real passasse por cima das leis (suspendendo-as, dispensando-as ou deixando de cumpri-las), proibia a cobrança de impostos sem aceite parlamentar, garantia direitos de acesso à justiça, garantia a eleição livre do Parlamento, obrigava a constante convocação do Parlamento para consulta e conservação de leis, entre outros. 

  • Certo.

    A Revolução Gloriosa (1688-89) colocou Guilherme III de Orange como monarca da Inglaterra. Ele garantiu que os interesses do Parlamento seriam respeitados e aprovou, em 1689, o Bill of Rights: direitos inatos aos cidadãos que o rei não poderia violar, declarando o fim da monarquia absolutista na Inglaterra. Nunca mais o país teria um rei que desafiasse o Legislativo.