SóProvas


ID
1175410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do contexto da denominada Revolução Gloriosa (1688- 1689), julgue (C ou E) os itens a seguir.

Em 1688, com a deposição de Jaime II, o parlamento inglês dividiu-se em dois grupos, tories e wighs, cujas características políticas correspondiam ao credo religioso professado: os tories, conservadores, eram católicos; os wighs, liberais, eram anglicanos.

Alternativas
Comentários
  • Em 1688, ocorreu a  chamada "Revolução Gloriosa", também conhecida como Revolução de 1688, processo pelo qual foi destituída a dinastia de Stuart, então reis da Grã-Bretanha, por meio da união das maiores forças políticas na Inglaterra da época: Os Tories e os Whigs, em apoio a Guilherme III.
    Os partidos Tory e Whig foram fundados em 1678. O reinado de Jaime II foi de 6 de fevereiro de 1685 a 11 de dezembro de 1688. Portanto Tories e Whigs unidos e não divididos, foram auxiliares na deposição de Jaime II.


  • Errado. 


    Os Whigs e os Tories eram os partidos políticos dominantes no parlamento inglês da época, que era divido em duas instâncias: A Câmara dos Comuns, aberta à participação de plebeus, e a Câmara dos Lordes, instância superior aberta à participação exclusiva da nobreza. Os Whigs, facção dominante na Câmara dos Comuns, era mais ligada aos baixos escalões da igreja anglicana, era a favor de um parlamento forte que contivesse o poder real, e foi expressamente contrária as medidas de tolerância religiosa. Os Tories, facção dominante na Cãmara dos Lordes, era a favor da monarquia absoluta, era ligada aos altos escalões da Igreja Anglicana, e havia sido conivente com as iniciativas do rei. - OU SEJA, OS TORIES NÃO ERAM CATÓLICOS.


    Além disso, houve uma união entre os dois partidos, e não a divisão para o empossamento de Guilherme de Orange e deposição de Jaime II.

  • Os tories não eram católicos, mas apoiaram a coroação de Jaime II, que tinha se convertido ao catolicismo. A diferença entre Tories e Whigs é anterior à revolução gloriosa. Os Whighs, partidários da limitação do poder do rei, perderam a batalha política contra a coroação de James II e se exilaram na Holanda. Eles apoiam e são co autores da invasão de Guilherme de Oranges durante a Revolução Gloriosa. 

  • Em primeiro lugar, a divisão entre Tories e Whigs não se dá por conta da religião. E em segundo lugar, os tories não eram católicos, ao contrário, advogavam por uma igreja anglicana mais forte. Inclusive, foram contra Jaime II exatamente pelo fato de ele ser católico. Uma dica, galera: depois da reforma de 1534, quase não havia grupos que apoiassem o catolicismo na Inglaterra da idade moderna (com a exceção clara de Jaime II). [Professores Diogo D'angelo, Pedro Henrique Soares Santos]