SóProvas


ID
1175416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores.
A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes.

No Chile, cuja Ata de Independência data de 1818, os enfrentamentos entre os partidários da Coroa espanhola e os libertários e, em seguida, o choque entre os que defendiam a visão centralista e os federalistas convulsionaram o jovem país, que suportou longo período de guerras, até que, em 1830, a facção conservadora centralista venceu a disputa.

Alternativas
Comentários
  • Movimento de Independência do Chile entre os anos de 1817 e 1818, liderado por Bernardo O'Higgins, libertou o país da dominação secular espanhola, porém colocou o novo país na órbita do imperialismo inglês, uma vez que, a partir da década de 20 as oligarquias conservadores assumiram o controle político do país, apoiada pela Igreja Católica, preservando portanto os privilégios da elite crioula.Nesse sentido, a vida econômica do país continuou a basear-se no latifúndio agrário e pecuarista na região sul e na exploração mineral na região norte.

    A renúncia e auto exílio de General Bernardo O'Higgins, em 1823, não pôs fim à luta política. O conflito civil continuou, concentrando-se principalmente nas questões de anticlericalismo e regionalismo. Presidentes e constituições subiram e caíram rapidamente na década de 1820. A cena política chilena se dividiu em dois grupos que já estavam embrionário durante os dias de independência. Os seguidores de O'Higgins tornaram-se os conservadores ou magnates. Este grupo foi composto principalmente pelos restos da aristocracia colonial, e defendeu as idéias de um governo central forte, o respeito da tradição e um forte apoio para a Igreja Católica. Contrapondo-se a eles estavam os liberais ou Pipiolos. Este grupo foi fortemente influenciado pelas ideias liberais europeus. Eles defenderam um governo mais livre e democrático, sem a interferência da Igreja. 
    A Guerra Civil chilena de 1829-1830 foi um conflito armado entre pelucones conservadoras e as forças liberais Pipiolos. Esse conflito terminou com a derrota das forças liberais e a aprovação de uma nova Constituição em 1833, que estava em vigor até 1925.
  • A partir de 1831, o Chile passou por uma etapa de relativa estabilidade na sua vida política, situação diferente dos outros países latino-americanos. Isto aconteceu devido ao êxito da política exterior deste período, no qual o Chile ganhou duas guerras. A primeira foi a guerra contra a federação formada por Peru e Bolívia (1837-1839) que, embora não tenha propiciado conquistas de territórios, deu ao Chile o controle do comércio no Pacífico sul. A segunda guerra foi a do Pacífico (1879-1883) foi também contra o Peru e a Bolívia, desta vez como países separados e deu ao Chile a conquista da região mineira do norte, fator crucial para seu desenvolvimento.