SóProvas


ID
1175419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores.
A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes.

O processo de independência da Venezuela esteve ligado ao da Colômbia, do Equador e do Panamá, com os quais a Venezuela formava, em 1821, a Gran Colombia, embora essa unidade, repleta de conflitos, só tenha sido mantida até a morte de Simon Bolívar, seu principal defensor.

Alternativas
Comentários
  • Em julho de 1811, a junta governativa de Caracas decretou o Ato de Independência da Venezuela, que foi liderado por Cristóbal Mendonza. Ou seja, a Venezuela fez parte da Gran Colombia após sua independência da Espanha. 

    Grande Colômbia ou Grã-ColômbiaGran Colombia) é um extinto país sul-americano estabelecido em 1819, pela união da Venezuela e Nova Granada em uma só nação sob o nome de República da Colômbia, ao que logo se aderiram o Panamá (1821) e o Equador (1822). O termo Grã-Colômbia é empregado pela historiografia para distingui-la da atual República da Colômbia, cujo território era então conhecido como o Vice-Reino de Nova Granada.
    Seu território correspondia aos territórios das atuais repúblicas da Colômbia, Equador, Panamá e Venezuela e outros territórios que se tornariam parte do Brasil, Peru e Nicarágua por acordos internacionais celebrados entre estes países e de repúblicas que surgiriam da dissolução da Grã-Colômbia.
    Embora o projeto da Colômbia como uma nação tenham sido idealizadas por Francisco de Miranda, foi Bolívar quem retomou o projeto e foi quem se empenhou em levá-la a cabo, contra todas as adversidades, até a sua morte, em 1830.
    O país foi dissolvido em 1831, pelas grandes diferenças políticas que existiam entre partidários do federalismo e centralismo, bem como pelas tensões regionais entre os povos que fizeram a república.
  • Li, reli e não entendi.

  • Inicialmente, o gabarito provisório era CORRETO, mas a banca alterou para ERRADO em virtude da data. O Equador só passou a fazer parte da Grã-Colômbia em 1822, e não 1821. Justificativa do CESPE: "O item deve ser considerado errado, pois Equador somente passou a fazer parte da Gran Colombia em 1822, e não em 1821 como afirmado no item. Por esse motivo, opta‐se pela alteração do gabarito do item." (fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/IRBR_14_DIPLOMACIA/arquivos/IRBR_14_DIPLOMACIA_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF )

  • O país foi dissolvido no final dos anos 1820 e início dos anos 1830, pelas grandes diferenças políticas que existiam entre partidários do federalismo e centralismo, bem como pelas tensões regionais entre os povos que fizeram a república.

    Marcos importantes:

    Guerras da Independência Hispanoamericana 

    17 de Dezembro de 1821: Estabelecimento da Gran Colômbia 

    6 de Maio de 1830 : Separação da Venezuela 

    13 de Maio de 1830: Separação do Equador 

    17 de Dezembro de 1830: Morte de Bolívar

    19 de Novembro de 1831: Dissolução

    FONTE: Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A3-Col%C3%B4mbia#Col%C3%B4mbia_como_projeto_de_Bol%C3%ADvar

  • "só tenha sido mantida até a morte de Simon Bolívar, seu principal defensor."

    17 de Dezembro de 1830: Morte de Bolívar

    19 de Novembro de 1831Dissolução

    erro tá ai,acho.