SóProvas


ID
1175428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens.

A desintegração da Iugoslávia, a partir de 1991, torna evidente que os sérvios, espalhados por todas as repúblicas e províncias que formavam a Federação, não aceitavam a descentralização do poder político, o que os converteu em minoria na Bósnia, no Kosovo, na Croácia e na Eslovênia. A tentativa de Milosevic de centralizar o poder e construir uma Grande Sérvia provocou uma guerra civil que se arrastou até 1995.

Alternativas
Comentários
  • A Iugoslávia era formada por uma federação de repúblicas (Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia) e por regiões autônomas (Voivodina e Kosovo). Dentre as repúblicas que integravam a Iugoslávia, a Sérvia era a mais poderosa, uma vez que controlava a maior parte das forças armadas e da economia do país. A ocorrência de minorias sérvias na Bósnia-Hezergovina, Croácia e Eslovênia teve o objetivo de misturar os povos do país, a fim de dificultar futuros movimentos separatistas nessas regiões.

    Portanto NÃO foi a descentralização política que os converteu em minoria, mas sim uma estratégia sérvia para evitar os movimentos separatistas.
    Guerra CivilIugoslava é o nome dado a uma série de violentos conflitos bélicos ocorridos no território da antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia, entre 1991 e 2001.
    Em 25 de junho de 1991, depois de um plebiscito, os parlamentos da Eslovênia e da Croácia declaram a independência. Milosevic, eleito presidente da Sérvia em 1989, não aprovou a autonomia das duas repúblicas. Estourou, então, a guerra civil.

    As guerras civis iugoslavas podem ser divididas em dois grupos distintos:

    Guerras ocorridas durante a dissolução da República Socialista Federativa da Iugoslávia:

    1. Guerra da Independência Eslovena (1991)

    2. Guerra da Independência Croata (1991-1995)

    3. Guerra da Bósnia (1992-1995)

    Guerras ocorridas em áreas povoadas por albaneses:

    1. Guerra do Kosovo (1996-1999)

    2. Conflito na Sérvia (2000-2001)

    3. Conflito na Macedônia (2001)


  • O erro na questão está na parte que diz que a guerra foi até 1995, quando na verdade se estendeu até 2001.

    Foi a não aceitação da descentralização do poder político que fez os servios se espalharem pelo território, logo foi o que os fez se tornarem minoria nesses locais.

  • Inicialmente, o gabarito dado pela banca era CORRETO. Houve alteração para ERRADO com a seguinte justificativa: "Os conflitos no Kosovo se estenderam até 1999. Por esse motivo, opta‐se pela alteração do gabarito do item". (FONTE: http://www.cespe.unb.br/concursos/IRBR_14_DIPLOMACIA/arquivos/IRBR_14_DIPLOMACIA_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF ). Ou seja, de fato, os sérvios não aceitavam a descentralização - esse não é o erro da questão. Novamente, o CESPE peca nas datas e se vê obrigado a alterar o gabarito.

  • O erro da questão está na data de encerramento da guerra civil iugoslava. Com o fim da URSS, em 1991, tem início a desintegração da Iugoslávia. De início, agravaram-se as divergências entre Sérvia e as demais repúblicas. O presidente Slobodan Milosevic rejeita as declarações de independência da Eslovênia e da Croácia. O exército iugoslavo, controlado pelos sérvios, invade brevemente a Eslovênia e ocupa um terço do território croata, iniciando uma guerra que irá se estender até 1995. A Iugoslávia também fornecerá apoio financeiro e militar às milícias sérvias na Guerra da Bósnia, entre 1992 a 1995. Posteriormente, a guerra civil irá se estender a regiões ocupadas pelos albaneses. Em 1998, por exemplo, explodem os conflitos no Kosovo. A guerra só chegará ao fim em 2001, após a queda de Milosevic e o fim do conflito na Macedônia.


    A resposta está errada.