SóProvas


ID
1175431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens.

A região dos Bálcãs assumiu características de zona conflitiva a partir da dissolução do Império Otomano e da eclosão da Primeira Guerra Mundial, quando as diferentes etnias ali instaladas ficaram livres da dominação turca.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Nos tempos antigos, a partir do século IV, a região balcânica, genericamente chamada de Dácia pelos romanos, serviu como zona limítrofe entre o Império Romano Ocidental, com capital em Roma, e o Império Bizantino, com capital em Constantinopla, apresentando sempre um caráter conflitivo e divisório entre vários povos. No século XIV a região foi invadida por otomanos muçulmanos, o que aumentou ainda mais a conflituosidade da região. O retalho cultural e suas complexas relações sociais sempre foram tão notórias que Winston Churchill, presidente americano, disse certa vez que os Bálcãs produziam mais história do que podiam consumir.


    Enquanto a parte norte da antiga Iugoslávia, as regiões da Eslovênia e da Croácia, ficaram sob a tutela dos imperadores austríacos, de cultura alemã e religião católica, o centro-sul ficou sob controle dos turcos muçulmanos até o início do século XX. Portanto, há cinco séculos, os Bálcãs ficaram divididos em três religiões rivais: o catolicismo (predominante na Eslovênia e Croácia), a greco-ortodoxa (predominante entre os sérvios, montenegrinos e os macedônicos), e o islamismo (majoritário entre os albaneses e os bósnios).

  •   Winton Churchill ... Ex-Primeiro-ministro do Reino Unido, da Época da Segunda Guerra mundial. Ele foi primeiro-ministro britânico por duas vezes (1940-45 e 1951-55). O presidente Americano contemporâneo foi Franklin Delano Roosevelt.

    Corrigindo o texto da Colega!!

     

  • Dá para se retirar outro erro da assertiva: O Império Otomano só acabou após a I Grande Guerra. 

  • Juliana Moraes, bom comentário, mas tem de corrigir: Sir Winston Churcil foi primeiro-ministro inglês, não presidente ianque. ;)

  • ERRADO.

     

    Crise de anexação da Bósnia (1908-09) e guerras balcânicas.

  • Em minha humilde opinião, acho que o erro da questão está em dizer que aregião assumiu características conflitivas com a eclosão da 1ª Guerra, quando na verdade, a região já era conflitiva, sendo esse um dos motivos que levaram a Guerra, o que acham?

     

    Com um detalhe, a dissolução do Império Otomano se inicial em 1908, salvo melho juízo. 

  • A região dos Bálcãs assumiu características de zona conflitiva a partir da dissolução do Império Otomano e da eclosão da Primeira Guerra Mundial, quando as diferentes etnias ali instaladas ficaram livres da dominação turca.

     

    A região dos Balcãs já se apresentava como zona conflitiva antes dos eventos mencionados. No final do Séc. XIX, o Império Otamano já vinha passando por um processo de enfraquecimento de seu controle sobre os balcãs. Isso fez com que outras duas potências regionais começacem a exercer influência na região (Rússia e Alemanha). A Rússia apoiava a Sérvia na instauração do pan-eslavismo (a Sérvia estaria a frente do movimento e a Rússia estabeleceria influência polítco-econômica); A Alemanha apoiava o Império Austro-Húgaro (a região dos Balcãs serviria de canal para uma estrada que ligaria Berlim - Bagdá). 

    O Império Autro-Húgaro mantia sob seu domínio a Bósnia e a Hezergovina. Um pouco antes da eclosão da Grande Guerra, o Arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando, foi a Saravejo, capital da Bósnia, em missão diplomática. Integrantes de um grupo nacionalista da Bósnia assassinaram o arquiduque. ESSE FOI O ESTOPIM PARA A ECLOSÃO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. A Áustria declarou guerra a Bósnia...a Rússia declarou guerra ao Império Austro-Húgaro, que recebeu apoio alemão... A Alemanha aproveitou para declarar guerra a França (problemas decorrentes da guerra franco-prussiana-1870)... A Inglaterra entra na guerra em apoio a França devido a triplice entente. Assim, a Grande Guerra toma proporções nunca antes vista.

    O Império Turco-Otomano foi dissolvido após o fim da Primeira Guerra. A região foi dividida entre influência francesa e inglesa (acordo Sykes-Picot). Essa divisão trouxe a primeira configuração do que conhecemos por Oriente Médio, trazendo com ela problemas regionais agudos que perduram até hoje.

  • Sant'Ana de Albuquerque, matei a questão pelo erro que você citou.

  • O Império Otomano só iria se desfazer após o fim da Primeira Guerra Mundial. A região dos Balcãs, porém, já tinha características conflitivas muito antes até mesmo do início da I Guerra Mundial, já que, por séculos, foi vista como uma zona limítrofe entre o mundo católico e o mulçumano, recebendo influência dos dois.

    Além disso, com o enfraquecimento do Império Otomano, outras potências, como Alemanha e Rússia, já tentavam exercer forte influência na região.

    Resposta: Errado