-
Errado. A independência do Panamá realmente favoreceu - e muito - os interesses americanos, mas a independência do Panamá foi oriunda da desanexação da Colômbia, e não da Espanha. Além disso, a Guerra Hispano-Americana diz respeito a conflitos relativos a independência cubana.
-
Acrescentando o comentário da colega, a vitória na Guerra Hispano-Americana também transferiu as Filipinas para a órbita de influência norte-americana.
-
Filipinas, Cuba e Porto Rico
-
O Panamá se tornou independente da ESP em 1821, voluntariamente aderindo à Grã-Colômbia. Após a dissolução desta em 1830, o Panamá continuará parte da Colômbia até o século XX:
Em 1903 o Panamá torna-se independente da Colômbia (motivações são INTERNAS) e isso, sim, favorece os EUA, que já em 1914 contrói o Canal do Panamá.
-
A Guerra Hispano-Americana foi uma guerra em 1898 entre a Espanha e os Estados Unidos, resultado da intervenção norte-americana na Guerra de Independência de Cuba.
Após o naufrágio misterioso do couraçado americano Maine no porto de Havana, as pressões políticas do Partido Democrata e certos industriais empurrou a administração do presidente republicano William McKinley para uma guerra que ele tinha a intenção de evitar.
Os Estados Unidos enviaram um ultimato à Espanha exigindo que entregasse o controlo de Cuba. Madri recusou e então Washington declarou formalmente guerra.
O resultado foi o Tratado de Paris de 1898, negociado em condições favoráveis aos Estados Unidos, que permitiu o controlo temporário americano sobre Cuba, e cedeu por tempo indeterminado a autoridade colonial sobre Porto Rico, Guam e as ilhas das Filipinas, antigas colônias de Espanha.
A derrota e o colapso do Império Espanhol era um profundo choque para a psique nacional da Espanha, e provocou uma reavaliação filosófica e artística profunda da sociedade espanhola conhecida como a Geração de 98. Os Estados Unidos ganharam várias possessões insulares nas Caraíbas e no Pacífico.
-
Ficou conhecida pelo nome de Guerra hispano-americana o conflito ocorrido entre a Espanha e os Estados Unidos em 1898, culminando com a tomada de Cuba, e ao domínio espanhol. Com exceção da guerra de independência e a guerra de 1812, ambas travadas contra sua antiga metrópole, a Grã-Bretanha, esta foi a primeira guerra dos norte-americanos contra uma nação européia.
O conflito, que duraria aproximadamente oito meses foi também a primeira grande vitória militar dos Estados Unidos sobre uma potência estrangeira. Tal guerra sinalizou de vez a decadência espanhola como potência mundial e catapultou os Estados Unidos para o primeiro plano das disputas políticas globais.
Fonte: Infoescola.com.br