SóProvas


ID
1175482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue (C ou E) os itens seguintes a respeito da descolonização, uma das características da ordem internacional surgida após a Segunda Guerra Mundial.

O antigo sudoeste africano, administrado pela Alemanha desde 1885, incorporou-se à União Sul-Africana em 1946 e tornou-se independente em 1990 com o nome de República da Namíbia.

Alternativas
Comentários
  • Parece que nessa questão o CESPE misturou os resultados da Primeira com os da Segunda Guerra Mundial.

    Sendo uma colônia alemã desde 1884 seu nome foi o de Sudoeste Africano Alemão (Deutsch-Südwestafrika). A Alemanha administrou o território durante mais de trinta anos, não sem muitas dificuldades devido à política empregada pelos nativos, que experimentaram muitas insurreições, especialmente aquelas lideradas pelo líder guerrilheiro Jacob Morenga. 

    Em 1915, durante a Campanha do Sudoeste Africano na Primeira Guerra Mundial, a África do Sul, membro da Commonwealth britânica e ex-colônia britânica, ocupou a colônia alemã. Depois da guerra, foi declarada um Mandato da Sociedade das Nações nos termos do Tratado de Versalhes, com a União da África do Sul responsável pela administração do Sudoeste Africano, incluindo Walvis Bay.


    O Mandato deveria se tornar um Protetorado das Nações Unidas quando os mandatos da Liga das Nações foram transferidos para a Organização das Nações Unidas após a Segunda Guerra Mundial, mas a União Sul-Africana recusou-se a concordar em permitir que o território iniciasse sua transição para a independência. Assim, o território passou a ser considerado de facto quinta província da África do Sul, embora nunca fosse realmente incorporado ao país.


    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudoeste_Africano

    Bons estudos!
  • Seria possível considerar a questão como errada apenas lembrando que o desmantelamento do Império Alemão ocorreu logo após sua derrota na Primeira Guerra Mundial e não em 1946, como afirma a questão.

  • A questão apresenta 3 fatos sobre a Namíbia: foi colônia alemã (certo) e tornou-se independente em 1990 (certo). A parte polêmica é o meio. Sobre a Namíbia um fato curioso que nos diz respeito foi a visita do ex-Presidente Lula, que disse que Windhoek, a capital, nem parecia uma cidade africana, de tão limpa que era. 

  • No mês de janeiro de 1921, a Liga das Nações deu uma outorga à África do Sul para administrar o Sudoeste Africano. Em 1946, a África do Sul fez uma solicitação à Organização das Nações Unidas (ONU) para autorizar a plenitude de incorporar o território. A ONU deu veto a essa pretensão e, depois de discutir muito, deu voto, em 1964, para extinguir o mandato sul-africano acima do território. Ainda em 1966, a Organização do Povo do Sudoeste Africano (South West Africa People's Organization) deu início a uma luta com armas contra a ocupação sul-africana. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nam%C3%ADbia

  • 1. De fato, o Sudoeste Africano foi administrado pela Alemanha desde 1885;

    2. Com a 1ª Guerra Mundial, a África do Sul invade o território (1915) e a ONU autoriza o país a tomar conta por meio de um Mandato, incorporando-o à União Sul-Africana;

    3. Em 1966, a ONU suspende o Mandato;

    4. De fato, em 1990, o Sudoeste Africano torna-se independente com o nome de Namíbia.

     

  • A Namíbia era, de fato, possessão alemã.Só que com a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, o território foi colocado sob administração da Liga das Nações e posto como protetorado da União Sul Africana em 1919. Só conquistou a independência em 1990.

  • O antigo sudoeste africano, administrado pela Alemanha desde 1885, incorporou-se à União Sul-Africana em 1910 (data de sua criação) e tornou-se independente em 1990 com o nome de República da Namíbia.