SóProvas


ID
1175494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     O termo Terceiro Mundo designa, a partir da Guerra Fria, o conjunto de países que se afastam dos blocos ocidental e soviético. Preocupados em passar da independência jurídica ao desenvolvimento autônomo, os países que saíram há pouco da condição de colônia reúnem-se, logo depois da Segunda Guerra, em grupos de solidariedade.

Serge Berstein; Pierre Milza. História do século XX, 1945-1973. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, v. 2.

A respeito das características e consequências da realidade expressa no texto acima, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A Conferência de Bandung em 1955, composta de nações afro- asiáticas, propôs a implementação, pelos EUA, de um Plano Marshall para todos os países em desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Conferência de Bandung foi uma reunião de 23 países asiáticos e seis africanos em Bandung (Indonésia), entre 18 e 24 de Abril de 1955, com o objetivo de mapear o futuro de uma nova força política global (Terceiro Mundo), visando a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo, por parte dos Estados Unidos, da União Soviética.

  • A Conferência de Bandung propunha uma desvinculação da ordem bipolarizada.

  • Plano Marshal não tem nada a ver com essa conferência (conferência bem explicada pelos colegas). Ele era pra reconstrução da Europa pós 2º GM, não para os países em desenvolvimento.

    http://funag.gov.br/loja/download/1005-Manual_do_Candidato_-_Historia_Mundial_Contemporanea_1776-1991.pdf pág 190.

  • O Plano Colombo já existia desde 1951 e era especificamente para países asiáticos e não para países em desenvolvimento.