SóProvas


ID
1175503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     A Revolução Industrial provocou substancial modificação nos fluxos do comércio internacional, e o fez pela própria natureza de sua produção; paralelamente, o aumento populacional ampliou a demanda por alimentos de modo a alterar as formas tradicionais de suprimento desses bens. Ao longo do século XIX, o comércio internacional sofreu profundas mudanças tanto em relação às principais mercadorias que o compunham como em relação aos países ou às regiões produtores envolvidos nesse comércio.
     Mas também é certo que, após 1870, houve substanciais mudanças na estrutura e na dinâmica da economia capitalista mundial, com a afirmação de outras potências, que passaram efetivamente a competir com a Grã Bretanha. Por isso, justifica-se a definição de 1870 como um marco cronológico fundamental, inclusive ao adotar, para o período que aí se inicia, o rótulo de fase imperialista do capitalismo.

Flávio Azevedo Marques de Saes e Alexandre Macchione Saes. História econômica geral. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 179-93 (com adaptações).

Considerando as razões pelas quais o texto acima define 1870 como “marco cronológico fundamental” para o mundo contemporâneo, julgue (C ou E) os próximos itens.

Nos primeiros anos do século XX, a militarmente poderosa Alemanha e a economicamente forte Grã-Bretanha, em estreita aproximação, isolaram os impérios centrais — Áustria- Hungria, Turquia e Rússia — e neutralizaram diplomaticamente a França, preparando o terreno para a Grande Guerra de 1914.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A Alemanha não se aproxima da Grã-Bretanha. Ao contrário, isolam-se cada vez mais. A Alemanha é aliada do Imp. Áustro-Húngaro e Turco. GB e França são aliados e têm o apoio da Rússia czarista. 

  • Nos primeiros anos do século XX, a militarmente poderosa Alemanha e a economicamente forte Grã-Bretanha, em estreita aproximação, (...).

    Não é necessario sequer ler o restante da assertiva para julgá-la ERRADA. A Alemanha e a Grã-Bretanha tinham interesses absolutamente antagônicos no contexto politico-econômico delienado na questão. Prova disso foi a crise marroquina de 1905, durante a qual a Alemanha tentou usar a questão da independência do Marrocos para aumentar os atritos entre a França e o Reino Unido, bem como para promover os interesses comerciais dos alemães no Marrocos. Conseguiram seu objetivo declarado de garantir a independência de Marrocos, mas falharam em atrair o apoio diplomático para as suas posições na conferência internacional resultante. A crise piorou as relações dos alemães com a França e o Reino Unido, e ajudou a garantir o sucesso da nova aliança anglo-francesa, a Entente Cordiale. O episódio tem sido apontado como uma das causas da Primeira Guerra Mundial.

  • Os impérios centrais são Áustria- Hungria, Turquia e ALEMANHA! 

  • erros:

    -França nao estava isolada,era aliada da Inglaterra e Russia.

    -Ainda não existia Turquia.

  • Gostaria que a professora Eulália explicasse, fiquei com algumas dúvidas nessa questão.