SóProvas


ID
1175518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pós- guerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus — URSS, França, Bélgica, Holanda e outros — correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.
     A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.

Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Relativamente a aspectos da história contemporânea esboçados no texto acima, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Harry Dexter White e John Maynard Keynes, representantes das autoridades monetárias anglo-americanas, destacaram-se na conferência de Bretton Woods, coroando um trabalho iniciado havia alguns anos visando à formulação de propostas para as relações monetárias internacionais e os investimentos globais do pós-Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • foi como mesmo??

  • Harry Dexter White e John Maynard Keynes de fato foram protagonistas em Bretton Woods, e a aproximação entre EUA e ING, no que tange a discussão sobre liberalização de comércio, investimentos e uma reconstrução da Europa pós-guerra, é percebida na Carta do Atlântico, antes mesmo dos EUA entrarem na guerra: .

     

    "Em resumo, os oito pontos da Carta do Atlântico (1941) eram:

    1. Nenhum ganho territorial seria buscado pelos Estados Unidos ou pelo Reino Unido;

    2. Os ajustes territoriais devem estar de acordo com os desejos do pessoal interessado;

    3. As pessoas têm direito à auto-determinação;

    4. Barreiras comerciais devem ser excluídas;

    5. Há de ser uma cooperação econômica global e avanço do bem-estar social;

    6. A liberdade de desejo e medo seria executada;

    7. Há de ter a liberdade dos mares;

    8. Desarmamento das nações agressoras em comum após a guerra seria feito."

     

    Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_do_Atl%C3%A2ntico e Sapientia

  • Recomendo saber um pouco mais sobre a Carta do Atlântico e sua importância para a criação da ONU e nos movimentos de independência das colônias. Obrigado, Dafne Uruguai pelo insight.

  • Complementando:

    Keynes e White defendiam:
    - centralidade do dolar
    - sistema de cambio fixo
    - autonomia dos bancos centrais

    Importante destacar que com a conferencia de Bretton Woods foram criadas a FMI e a BIRD:
    O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) foram estabelecidos pelas delegações da Conferência de Bretton Woods, em 1944. Suas operações foram iniciadas em 1946. O BIRD foi estabelecido com a missão primária de financiar os esforços de reconstrução das nações europeias destruídas, após a Segunda Guerra Mundial; tais objetivos foram compartilhados pelo posterior Plano Marshall.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Internacional_para_Reconstru%C3%A7%C3%A3o_e_Desenvolvimento

  • Pensei que a afirmativa estaria errada pois, até onde sei, Keynes propôs em Bretton Woods uma moeda internacional, neutra; e não a supremacia do dólar. O que faz muito sentido, já que sendo britânico, qual seria o interesse inglês em ter-se o dólar como moeda do sistema financeiro int.?