SóProvas


ID
1175521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pós- guerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus — URSS, França, Bélgica, Holanda e outros — correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.
     A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.

Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Relativamente a aspectos da história contemporânea esboçados no texto acima, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O texto aponta para os efeitos danosos da Segunda Guerra Mundial na economia europeia. Continente fisicamente devastado que sofrera elevadas perdas humanas, cujo prestígio fora abalado e cuja posição no comércio global se alterara profundamente, a Europa não teria condições de, por suas próprias forças, empreender o dispendioso esforço de recuperação e de reconstrução.

Alternativas
Comentários
  • O cara que elaborou essa prova é vidente!! Se não, como ele sabe que a Europa não seria capaz de se reestruturar por suas próprias forças? Na primeira guerra ela foi capaz, porque não seria na segunda?

    Tem questão do Cespe que voce precisa ter bola de cristal pra advinhar!!

  • Essa pergunta não foi de historia, foi de interpretação de texto. "No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. " 

  • A Europa estava falida e era devedora dos EUA. Para não perder seus investimentos os EUA desenvolvem um programa econômico de ajuda à Europa, o plano Marshall. 

     

    "O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidospara a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall." (Wikipedia).

  • Por isso que os EUA foi fundamental para a reconstrução da EUROPA através de seus empréstimos.

  • Acho bizarra questões de História que tratam sobre o que "teria" ou "não teria" sido possivel ou acontecido.

  • beeleza cespe! vou estudar o possivel futuro do passado .