SóProvas


ID
1175524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pós- guerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus — URSS, França, Bélgica, Holanda e outros — correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.
     A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.

Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Tendo ainda o texto de J.A. Frieden acima como referência, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos ao quadro histórico europeu e mundial do pós-Segunda Guerra.

A expressão “Cortina de Ferro”, utilizada por Winston Churchill em discurso tido como ato inaugural da Guerra Fria, correspondia aos países do Leste europeu que se tornaram “democracias populares”, denominação por eles adotada ao se proclamarem marxistas.

Alternativas
Comentários
  • Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidentalcomo áreas de influência político-econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial, conhecido como Guerra Fria. Durante este período, a Europa Oriental esteve sob o controle político e/ou influência da União Soviética, enquanto a Europa Ocidental esteve sob o controle político e/ou influência dos Estados Unidos.

    Esta expressão célebre é utilizada para designar o domínio da extinta União Soviética sobre os países do leste da Europa. Tal nome surgiu de um discurso do primeiro-ministro britânico Winston Churchill, proferido a 5 de março de 1946 no Westminster College, na cidade de Fulton, Missouri, nos Estados Unidos.

  • Gabarito: CERTO

     

    A preocupação com uma “contaminação” do mundo ocidental pelo comunismo já era presente na década de 1920, denominando-se “Cordão Sanitário” o esforço para isolar os países comunistas. Após a Segunda Guerra Mundial, essa ideia se transformou na “Cortina de Ferro” de Churchill. Os países do leste europeu foram classificados como “democracias populares” por adotarem o marxismo.

  • Pierre A. pelo que eu lí em algumas fontes - e parece fazer sentido diante do termo - a Cortina de Ferro significa a opção dos países ditos "democracias populares" pelo isolamento, de não querer saber o que acontecia no ocidente - ressalvada a espionagem. Quem fecha a cortina é sempre o dono da casa, e não quem está fora. Obviamente, muito mais metafórico do que um muro. De qualquer modo, uma sutileza.

  • na verdade foi a situação atrás da cortina de ferro, ou seja, dos países que se ajuntaram nessa nova ideia de democracias populares

  • Só eu acho que tá mal redigido? Ou eu realmente não entendi o que é a cortina de ferro. Churchil não se referia aos paises mas sim bipolarização radical e ao afastamento desses países... Dizer que a "cortina de ferro" era a união soviética e os paises do leste em si..... sei lá, se esse gabarito pode ser salvo então qq resposta vale.

  • redação vexatória do membro da banca. Uma vergona. Induz quem conhece o tema a errar a questão. 

    Cortina de Ferro não se refere aos países, e sim a divisão do mundo bipolar.

  • Gabarito: CERTO

     

    Outra questão para complementar o entendimento:

     

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

     

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a geopolítica mundial do tempo presente, julgue o  item  a seguir.

    Parte significativa dos novos países surgidos com o fim do sistema de bipolaridade que marcou as relações internacionais no pós-Segunda Guerra situa-se na antiga Cortina de Ferro, denominação usada para identificar os Estados que, na Europa do Leste, constituíam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou sua área de influência. CERTO