-
CERTO.
"Os fluxos financeiros são impactados por expectativas e políticas cambiais e monetárias das diferentes economias" (certo).
Imagine o seguinte:
O Brasil com taxa de juros menos elevadas do que as da Argentina.
Como a Argentina tem uma taxa de juros maior que a do Brasil, o Brasil provavelmente vai querer comprar produtos no mercado argentino, levando um fluxo positivo de recursos.
Na minha humilde opinião, é isso.
Espero ter ajudado, a dificuldade é para todos.
-
O risco não muda?
-
Não entendi
-
Quando um país tem taxas de juros mais altas e o mesmo perfil de risco que outro, ele atrairá mais capital. Os investidores são atraídos por taxas de juros mais altas pois assim o ganho é maior.
-
O primeiro fator que atraí os investidores são o Risco, quanto menor, melhor!!! um outro fator é a legislação e remuneração, ou seja, o Capital (k) irá migrar para regiões onde encontrar melhor remuneração, claro que, sem perder o foco do nível adequado de segurança, e está ai, a importância de agências de Ratting, quanto aos cenários macroeconomicos dos países...
-
Imaginem a seguinte situação:
Brasil e Uruguai possuem a mesma classificação de risco para investimento. A taxa de juros no Brasil é de 10% ao ano e no Uruguai é de 15% ao ano. Nessa situação os investidores irão preferir investir seu capital no Uruguai, pois o país possui taxa de juros maior e um risco de investimento menor. É o caso de que trata a questão.
Imaginem agora uma outra situação, inversa à anterior e que acontece na prática:
Brasil com taxa de juros por volta de 6,5% ao ano (SELIC=6,5% em 22/03/2018) e EUA com taxa de juros muito menor - próxima a 1,25% ao ano. Como o risco de investimento nos EUA é MUITO MENOR que o do Brasil, qualquer aumento na taxa de juros por lá fará com que o fluxo financeiro se volte para os EUA.
Foi assim que interpretei a questão.
-
Certo, uma taxa de juros elevada atrai capital estrangeiro.