SóProvas


ID
1175659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos fluxos internacionais de bens e capital, dos regimes de câmbio e da relação câmbio-juros, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A política de desvalorização da moeda nacional, que cria a necessidade de mais unidades de moeda nacional para manter a equivalência com uma unidade de moeda estrangeira, resulta em aumento das exportações, diminuição das importações e proteção do mercado interno contra a competição externa.

Alternativas
Comentários
  • A teoria econômica convencional afirma que desvalorizar a moeda de um país pode ser algo bom para sua economia, dado que uma moeda mais fraca gera uma taxa de câmbio mais desvalorizada, o que estimularia a produção industrial e consequentemente as exportações e o emprego.  Isso geraria um crescimento econômico.  Donde se conclui que, caso um país queira vivenciar um crescimento econômico mais acelerado, a desvalorização da moeda seria uma medida necessária.

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1308

  • É claro que o cerne da questão é a desvalorização da moeda, que, no primeiro momento irá "proteger" o mercado e a produção local... No entanto, não há dúvida que, no longo prazo, essa desvalorização acaba prejudicando a competitividade do mercado local, visto que, para o empresario, que esta numa situação cômoda, não se interessa em investir no aumento de produtividade...

  • Questão CERTA. 

  • Questão Certa


    É exatamente isso que ocorre :


    1 ) Com o câmbio desvalorizado, ou seja, com a moeda nacional mais barata em comparação a moeda estrangeira, cria-se a necessidade de mais unidades de moeda nacional para manter um equilíbrio monetário, evitando que a nossa moeda fique mto desvalorizada .


    2 ) Com a moeda mais barata em relação ao dólar, é mais fácil exportar, pois os produtos brasileiros ficam "mais baratos" e isso gera maior competitividade internacional, o contrário também é verdade, fica mais difícil importar porque os produtos internacionais ficam mais caros e menos competitivos no mercado nacional .


    3 ) Por isso há diminuição das importações e proteção do mercado interno .