SóProvas


ID
1175698
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma Sociedade Anônima apresentou, nos Balanços encerrados em 2011 e 2012, sua participação na investida H, classificada no Ativo Não Circulante / Investimentos / Avaliados pelo Valor Justo. No encerramento do exercício de 2012, a Assembleia Geral da investida H aprovou a distribuição de dividendos obrigatórios, cabendo à investidora o valor de 50.000,00 a esse título.

Considerando exclusivamente as informações recebidas e as normas contábeis vigentes, a investidora reconheceu tais dividendos, nas suas operações, através do seguinte registro contábil:

Alternativas
Comentários
  • Os dividendos ainda não foram recebidos, pois foram somente autorizados, e é configurado como receita pois é um fato permutativo.


  • Devido à questão tratar de um investimento avaliado pelo valor justo, subentende-se que não se trata de transações entre coligada ou controlada. Logo, o MEP não se aplica nesta questão.Obs: Os demais investimentos em participações societárias (Que estão fora do art. 248 a 250 da LSA, que é o MEP), devem ser reconhecidos pelo custo de aquisição pela lei das SA. 

    Todavia, o CPC 38 determina que o que deve ser utilizado é o Valor Justo. O custo de aquisição deduzido por perdas estimadas ao valor provável de realização só deve ser utilizado quando não for possível utilizar o valor justo.
    Por fim, pelo fato da questão não salientar prazo inferior a 6 meses do investimento, e também se tratar de avaliado a valor justo, deve ser reconhecido como:
    D - Dividendos a Receber
    C - Receita de Dividendos 

    Mas caso se tratasse de MEP, seria da seguinte forma:
    D - Dividendos a Receber
    C - Investimentos em Coligadas/Controladas

  • Resposta Correta: E

    D – Dividendos a Receber 50.000,00 
    C – Receita de Dividendos 50.000,00

     

  • E.

    No caso de empresa avaliada pelo valor justo ou pelo custo, os dividendos são contabilizados como Receita, na Demonstração do Resultado.

    Pela distribuição dos dividendos:

    D – Dividendos a receber (Ativo)

    C – Receita de dividendos (Resultado)