SóProvas


ID
1175731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os termos utilizados pela Contabilidade de custos têm terminologia própria, com significados técnicos específicos, destacando-se dentre eles, na literatura contábil, os de custo e despesa.

Nesse contexto da terminologia técnico-contábil, um custo se transforma em despesa, numa indústria, quando o bem ou serviço que o representa é :

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito esteja errado!

    Tipos de gastos:
    1) investimento: gasto com um bem ou serviço ativado em função de vida útil ou benefício atribuíveis a períodos futuros. Ex: aquisição de móveis, imóveis, matéria prima (ainda não utilizada no processo de produção de bens), etc;
    2) Custo: gasto com bens ou serviços que são utilizados na produção de outros bens ou serviços. Ex: matéria prima utilizada na produção, aluguel de fábrica, depreciação de equipamentos utilizados na produção, etc;
    3) Despesa: são gastos com bens ou serviços não utilizados na atividade produtiva e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.
    Custos são gastos realizados até que o produto fique pronto; a partir deste ponto, todos os gastos passam a ser despesas.
  • De acordo com o livro Contabilidade de Custos de Paulo Viceconti - Pág 14. 

    Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; são todos os gastos  relativos à atividade de produção. Os custos são ativados e integram o estoque de produtos em elaboração e o de produtos. No momento da venda, os custos se transformam em despesas, em obediência ao Princípio da Competência (as despesas devem ser reconhecidas simultaneamente com as receitas que ajudaram a gerar). 

  • Se fosse uma perda normal do processo produtivo classificaríamos como custo, porém como está fazendo algo anormal: consumindo produto/serviço que deveria fazer parte do processo de formação e apropriação de um produto, este se classifica como despesa.

    Acredito ser esse o raciocínio que a questão trata.

  • Por que não pode ser a opção "b"?

    Se eu concluí a fabricação de um doce, por exemplo, provável que ele fique no estoque (tornando-se despesa)

  • Ele não se torna despesa, caro LF WO, ele se torna investimento. Ele se tornaria despesa se fosse consumido nas operações da entidade ao invés de vendido. No estoque é investimento.

  • Acredito que, quando o produto retorna aos estoques depois de transformado, trata-se de custo.

    No momento posterior, ao ser vendido, torna-se despesa pelos efeitos contábeis citados abaixo. Cito o seguinte artigo:

     

    "Para entendermos o que são despesas, basta seguir a seguinte lógica: A compra de matéria -prima para produção é o gasto que, a partir do momento que lançamos no estoque , se torna um investimento. Depois , quando é requisitado para o processo produtivo , baixamos e ele passa a ser custo, eo produto originariodesse processo retorna ao estoque como produto acabado. Por sua vez, quando o produto é vendido , seu valor torna-se uma despesa, que chamamos de CPV - CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS o que, na verdade, é uma despesa, agregando todos os custos envolvidos na produção do novo bem."

     

    http://contabilidadecustos.blogspot.com.br/ 

  • Eu marquei adquirido porque eu pensei que era como se fosse comprado :/ não entendi..(

  • GABARITO "C"

    Despesa: bem ou serviço CONSUMIDO diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas. 

  • Palavras "MÁGICAS" - Contab. Custos

    Gasto = sacrifício financeiro

    Investimento = ativar um bem (p.ex. Estoque, MP, compras almoxarifado etc)

    Custos = PRODUÇÃO

    Despesa = obtenção de receita

    Desembolso = pagamento

    Perda

    * Normal (faz parte do Custo da Produção / Estoque)

    * Anormal (Custo do Período/CESPE OU Despesa) - Exs.: greve funcs, roubo, incêndio etc.

    Bons estudos