SóProvas



Questões de Terminologia aplicada e finalidade


ID
8995
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No processo produtivo da empresa Desperdício S.A., no mês de julho de 2005, ocorreram perdas com rebarbas decorrentes do corte de tecidos da linha de produção. Em virtude da contratação de funcionário sem experiência houve a perda de 100 itens por mau uso de equipamentos. De acordo com os conceitos contábeis, devem ser registradas essas perdas:

Alternativas
Comentários
  • as rebarbas aconteceram devido ao processo produtivo, sao CUSTO. 
    ja as pecas danificadas foram eventuais, com causa especifica, entrando como DESPESA.
  • Letra E

    As perdas normais (perdas com rebarbas decorrentes do corte) integram o custo dos produtos.

    As perdas excepcionais (contratação de funcionários sem experiência) vão diretamente para o resultado como despesa. 

  • Perda = Normal (Custo da produção) e Anormal ("caca" do func.) = despesa/Resultado (DRE).

    Bons estudos.


ID
42937
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Pode-se definir centro de responsabilidade como a(o)

Alternativas
Comentários
  • Com a sofisticação da gestão corporativa, os centros de custo passaram a fazer parte de um sistema maior, conhecido como Centros de Responsabilidade. Dessa forma, além dos centro de custos, passamos a contar também com os Centros de Despesas, Centros de Investimento (no qual a divisão não é por Departamento, mas sim por Projetos, Programas, etc), Centro de Lucros (divisão da Receita por localização geográfica, etc). Sendo assim a correta é letra b.
  • CENTROS DE RESPONSABILIDADE - CR

    Conceito
    São unidades contábeis criadas para acumulação dos dados das transações e elementos patrimoniais da empresa. Tem por base para acumulação das informações contábeis, o conceito de custos e receitas controláveis. Os centros de responsabilidade podem ser utilizados para controlar as atividades e medir elementos não financeiros de desempenho. O uso de resultados financeiros agregados, como medida de desempenho, requerem cuidados. Em contrapartida os resultados não financeiros podem identificar as causas ou condutores dos resultados financeiros. 

    Classificação
    Os centros de responsabilidade podem ser assim classificados: 
    - centros de custos 
    - centros de receita 
    - centros de lucro 
    - centros de investimento

    cont...
  • Centros de custos são CR onde os funcionários controlam custos, mas não controlam receitas ou nível de investimentos. Eles estão ligados a grupos de processos.

    Centros de receita são CR onde os participantes controlam as receitas mas não o custo de produção ou aquisição de um produto ou serviço que estes vendam, ou nível de investimento no centro de responsabilidade.

    Centros de receita requerem alguns cuidados de avaliação:
    - pessoal comissionado somente em vendas pode exigir uma linha mais divesificada e causar custos excessivos relacionados a produção e logística; 
    - oferecer demasiados serviços customizados.

    Centros de lucro são CR em que se controlam as receitas e os custos dos produtos ou serviços que produzem. Já o nível de investimento é controlado pela administração. 

    Centros de investimentos são CR em que gerentes e outros funcionários controlam receitas, custos e nível de investimento. O CI é como um negócio independente.

    http://www.gutembergueleal.pro.br/documentos/10-2006-2-Centros_de_Responsabilidade.pdf

ID
45670
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A cooperativa dos produtores rurais do Município "Avante" produz e vende sacos de 50 kg de milho. De acordo com estimativas do setor produtivo, somente 98% dos grãos são aproveitados no processo de ensacamento. O conta- dor de custos da cooperativa deve considerar os 2% nor- malmente desperdiçados durante a produção como

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    Perda é o consumo de um bem ou serviço de forma anormal e involuntária. As perdas não podem ser confundidas com as despesas, uma vez que estas representam um sacrificio para se obter receita. A perda não apresenta esforço algum como caracteristica geral da receita.
    No entanto, assim como as despesas, as perdas são lançadas diretamente na conta de resultado do periodo da empresa.
    As perdas normais de matéria-prima no processo de produção são consideradas custo de produção do periodo.
  • A Perda Normal (ou Produtiva) = Decorre do processo normal de produção, sendo contabilizada como custo. Representa um gasto normal e conhecido, inerente à fabricação, mas que, de fato, não se agrega ao produto, muito embora seja computado como parte do custo. Considere, por exemplo, as sobras dos cortes de tecidos utilizados numa indústria de roupas. Todo o valor do tecido usado na produção, inclusive o das sobras, é computado como custo de matéria-prima. Numa planta industrial, essas perdas também são causadas por tratamento térmico, reações químicas, evaporação, etc.

    A Perda Anormal (ou Improdutiva) = Ocorre de forma involuntária e aleatória. Matérias-primas roubadas, danificações extraordinárias em estoques de materiais diretos (MD) por incêndio ou alagamento, perda de MD por falha anormal de máquina são exemplos de perdas anormais. Esse tipo de perda representa uma redução do patrimônio por fatores alheios à vontade da empresa. Não podemos confundir a perda anormal com despesa, que é um sacrifício patrimonial intencional. As perdas anormais não integram o custo da produção e são tratadas como Perdas do Período, sendo apropriadas diretamente ao Resultado, sem se incorporarem aos produtos

  • Repare que a questão citou que os 2% da produção são normalmente desperdiçados durante o ensacamento. Esse tipo de desperdício é muito comum em praticamente todos os ramos de produção. Em uma empresa de confecção de vestuários, por exemplo, os cortes dos tecidos sempre geram retalhos, que não podem ser aproveitados para fazer roupas.

    Em virtude de a ocorrência de tais desperdícios serem normais durante o processo produtivo, eles são classificados como custos. Lembre-se, as perdas são consumos anormais e involuntários de bens ou serviços. Não confunda isso na prova, o examinador vai tentar te confundir.

    Gabarito: B

    Prof. Luciano Moura


ID
45691
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Para efeito de divulgação de demonstrações contábeis para usuários externos, a contabilidade de custos possui como finalidade

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão?

    37 responderam C e 35, A.

    Eu poria C também.
  • Gabarito letra "B".

    Segundo o Profº Jaildo Lima, a Contabilidade de Custos ocupa-se da classificação, agrupamento, controle e atribuição dos custos, sendo que os custos coletados servem a três finalidades principais:

    a) Fornecer dados de custos para a medição dos lucros e avaliação dos estoques.
    b) Fornecer informações aos dirigentes para o controle das operações e atividades da empresa.
    c) Fornecer informações para o planejamento da direção e a tomada de decisões.

    Porém, o que me chamou atenção nessa questão é que o enunciado menciona "usuários externos". Até onde eu sei, contabilidade de custos é direcionada exclusivamente para usuários internos
    para o processo de tomada de decisão dos gerentes e administradores. No meu ponto de vista, esse enunciado está desarrazoado.
  • A única alternativa que diz respeito a usuários externos é a alternativa "b". O valor do estoque de produtos acabados é útil para usuários externos no caso de investimentos de terceiros. A determinação do preço de venda somente interessa a própria empresa. Desempenho de diversos setores da empresa não cabe à contabilidade de custos, que somente cuida da produção. Custos diretos dos produtos também só interessa a própria empresa, para formação do custo do produto. Elaboração de orçamentos nada tem a ver com usuários externos.
  • A contabilidade de custos é um ramo do conhecimento que procura controlar os gastos envolvidos na fabricação de produtos. O objetivo imediato da contabilidade de custos é a avaliação dos estoques, bem como a avaliação dos resultados obtidos pelas organizações.
  • De antemão, lembre-se que a finalidade (ou objetivo) da Contabilidade de Custos é a mensuração dos Estoques de Produtos fabricados pelas empresas industriais..

    Alternativa "a" - INCORRETA. A Contabilidade de Custos pode, por meio do levantamento dos custos dos produtos, subsidiar o processo decisório quanto à determinação do preço de vendas, mas essa não é a sua finalidade.

    Alternativa "b" - CORRETA. A finalidade da Contabilidade de Custos é determinar o valor dos estoques de produtos acabados.

    Alternativa "c" - INCORRETA. A Contabilidade de Custos pode fornecer dados da produção, em nada podendo ajudar quanto aos demais setores da empresa; ou seja, ela não fornece base para avaliação de desempenho dos outros setores da empresa.

    Alternativa "d" - INCORRETA. A Contabilidade de Custos apenas faz o registro das quantidades utilizadas nos processos produtivos, não estabelecendo padrões de quais são os quantitativos ideais; ou seja, ela não estabelece padrões de quantidades de custos diretos dos produtos.

    Alternativa "e" - INCORRETA. Os Orçamentos não são elaborados por meio da Contabilidade de Custos, mas sim por estimativas levantadas pela Administração da empresa; ou seja, ela não subsidia a elaboração de orçamentos.

    Isso posto, a alternativa correta é "b".


ID
76189
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma companhia adquiriu matéria prima para sua produção industrial no mês de janeiro de 2009. No mês de fevereiro de 2009, o departamento de produção requisitou o lote inteiro de matéria prima para fabricação de um determinado produto da sociedade. A produção foi completada em março de 2009, mas somente foi vendida nos meses de abril e maio de 2009. O valor dessa matéria prima deverá ser lançado como custo, na escrituração contábil da companhia,

Alternativas
Comentários
  • De forma bem resumida, vejam só.os gastos são divididos em:- investimento (compra, aquisição...)- custo (produção)- despesa (venda)na questão, vms analisar cada trecho:(I)Uma companhia adquiriu matéria prima para sua produção industrial no mês de janeiro de 2009. Palavra chave "adquiriu", então é investimento.(II)No mês de fevereiro de 2009, o departamento de produção requisitou o lote inteiro de matéria prima para fabricação de um determinado produto da sociedade. Palavra chave "fabricação", então é custo.(III)A produção foi completada em março de 2009, mas somente foi vendida nos meses de abril e maio de 2009. Palavra chave "vendida", então é despesa.A questão pede o valor dessa matéria prima deverá ser lançado como CUSTO, na escrituração contábil da companhia, logo a opção D é a correta!abraço,tuliofred@gmail.com
  • Para resolver essa questão precisamos entender na contabilidade gerencial o conceito de Gastos e Custos;Sob a ótica contábil:Gastos são sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de obter um produto, bem ou serviço qualquer.Custos são medidas monetárias resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação.Em outras palavras em Janeiro a industria fez um sacrifício financeiro para adquirir a matéria prima, ou seja, ela teve um gasto e não necessariamente um custo, até o momento em que essa matéria prima permanecer no estoque.Já em FEVEREIRO, de fato, o valor dessa matéria prima se transforma em custo, pois a mesma está sendo aplicada na produção durante o processo de fabricação.Portanto, O valor dessa matéria prima deverá ser lançado como custo, na escrituração contábil da companhia, em fevereiro de 2009. Alternativa “D”.Forte abraço a todos!
  • Pergunto qual é a definição mais coerente para Jan 2009, Investimento ou gasto ?

  • Gasto é gênero, investimento é espécie.


ID
77386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo classificação do Conselho Federal de Contabilidade, denomina-se Unidade Contábil a entidade organizacional que possui patrimônio próprio. NÃO se incluem entre as suas classificações as unidades

Alternativas
Comentários
  • A questão tratou de NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO. Na NBCASP não prevê unidade agregada. São unidade contábeis: originárias que possuem patrimônio próprio; descentralizadas que representam parcelas do patrimônio de uma mesma entidade pública; unificadas que representam a soma de elementos patrimoniais de duas ou mais unidades de natureza contábil; e as consolidadas que representam a soma de duas ou mais entidades públicas

ID
120412
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Para que se possa determinar os custos de produtos, serviços, atividades e outros objetos de custeio é imprescindível que se conheça conceitos, nomenclaturas, terminologias e classificações aplicadas à Contabilidade de Custos. Em relação a este assunto, considere:

I. A aquisição de matéria-prima, a prazo, para ser utilizada posteriormente no processo produtivo de uma empresa é um investimento.

II. O custo variável unitário de um produto não tem seu valor alterado por variações no volume de produção e o custo fixo total pode sofrer variações de valor.

III. A produção por ordem reside na elaboração de produtos padronizados ou na prestação dos mesmos serviços de forma ininterrupta por um longo período de tempo.

IV. A segregação entre custos diretos e indiretos baseia- se na relação entre montante total do custo e oscilações no volume de produção.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Comentário equivocado do colega abaixo.

    A afirmativa I está corretíssima!!

    Já a alternativa II está errada (e por isso a questão foi anulada pela banca) pelo fato de que os Custos Fixos não variam de acordo com a produção.


ID
147217
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No processo produtivo, as perdas normais e as sucatas devem receber o tratamento contábil expresso em:

Alternativas
Comentários
  • Perda Normal -  Decorre do processo normal de produção sendo contabilizado como custo. Faz
    parte do custo do produto elaborado.

    Sucata - São itens cuja a venda é esporádica, por valor não previsivel. Não recebem custos
    e não têm sua receita considerada como diminuição dos custos da produção, sua Receita
    é considerada como OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS.

    Bons estudos.

  • Isso é assunto de Contabilidade de Custos e não de Contabilidade Geral!!!!! Mas a explicação dos comentários anterios estão corretas!!! Só para avisar quem ficar assustado!!!!
  • "As perdas Normais são inerentes ao próprio processo de produção; são previsíveis e já fazem parte da expectativa da empresa, constituindo-se num sacrifício que ela sabe que precisa suportar para obter o produto (...)

    As perdas normais podem ocorrer por problemas de corte, tratamento térmico, reações químicas, evaporação etc., e, por serem inerentes à tecnologia da produção, fazem parte do custo do produto elaborado." (MARTINS, Eliseu, 2010, p. 124)
    "Sucatas são aqueles itens cuja venda é esporádica e realizada por valor não previsível na data em que surgem na produção. Por isso, não só não recebem custos, como também não têm sua eventual receita considerada como diminuição dos custos de produção. Mesmo que existam em quantidades razoáveis na empresa, não aparecem como estoque na Contabilidade. Quando ocorrer sua venda, têm sua receita considerada como Outras Receitas Operacionais." (MARTINS, Eliseu, 2010, p. 124)

ID
264781
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A preocupação inicial de contadores, auditores e fiscais, em relação à contabilidade de custos, foi utilizá-la como uma forma de resolver seus problemas de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Profº Jaildo Lima, a Contabilidade de Custos ocupa-se da classificação, agrupamento, controle e atribuição dos custos, sendo que os custos coletados servem a três finalidades principais:

    a) Fornecer dados de custos para a medição dos lucros e avaliação dos estoques.
    b) Fornecer informações aos dirigentes para o controle das operações e atividades da empresa.
    c) Fornecer informações para o planejamento da direção e a tomada de decisões.

    Gabarito letra "A"
  • A contabilidade de custos é um conjunto de técnicas e conhecimentos cujo objetivo imediato é a avaliação de estoques, bem como a avaliação de resultados.
  • A preocupação primeira dos Contadores, Auditores e Fiscais foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento de administração. Por essa não-utilização de todo o seu potencial no campo gerencial, deixou a Contabilidade de Custos de ter uma evolução acentuada por um longo tempo.


    Fonte: Contabilidade de Custos, Eliseu Martins, Ed. Atlas, 9ª ed. pág 21


ID
316687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A Indústria Pangeia Ltda. adota o sistema de depreciação de máquinas e equipamentos utilizados na produção, com base em quotas decrescentes. Em virtude disso, o valor da depreciação é diferente a cada mês.
Considerando-se os conceitos de classificação de custos, o valor dessa depreciação deve ser classificado, na contabilidade da empresa, como

Alternativas
Comentários
  • Depreciação de equipamentos que são utilizados na fabricação de mais de um produto são CUSTOS FIXOS INDIRETOS. Se o equipamento for utilizado na fabricação de um ÚNICO PRODUTO, seria CUSTO FIXO DIRETO. Os diferentes métodos de depreciação NÃO influenciam nessas terminologias.

    GABARITO LETRA “E”.
  • O fato do valor da depreciação variar em cada mes, nao o torna um custo variável. Pois custo variável é

    aquele que varia em função da quantidade produzida e não em razão de qualquer outro fator,como método

    de depreciação, taxa de aumento de aluguel,dentre outros... Portanto, depreciação é um custo FIXO.


ID
316693
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma indústria produz equipamento elétrico. Devido às características de produção, parte do gasto com a energia elétrica utilizada na fábrica pode ser creditado aos produtos.
Em virtude dessa característica, o gasto com a energia elétrica utilizada na fábrica deve ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • O custo de energia sempre tem uma parte fixa e outra variável. Associo sempre com o que acontece em casa. Ex: Você viaja e passa 30 dias fora. Mesmo assim você terá um valor mínimo para pagar.

    Outro exemplo é telefone. Tem uma parte fixa - a assinatura - e a variável que vai depender do seu consumo.
  • nesta questão,

    conforme as informações dadas, a parte da energia creditada aos produtos é variável, pois se aumentar a produção, essa parte também aumentará;

    e também é direta, pois pode ser creditada diretamente ao produto, não necessitando de rateio.

    as letras D e E já descartadas, pois não falam em custo variável e nem em custo direto!

    as letras A, B e C não falam em custo direto, portanto o conceito de custo direto está descartado nesta questão.

    letra C também descartada porque o custo variável unitário é fixo e NÃO repetitivo, ou seja, a produção aumenta e o custo variável unitário permanece fixo.
    obs.: lembrando que o custo fixo unitário decresce em relação ao aumento da produção, mas isso não está sendo cobrado nesta questão!

    a letra A, que está correta, pois a parte atribuída ao produto é variável,
    enquanto que a parte não atribuída é fixa, pois independe da variação na produção.

    letra b descartada, pois traz o conceito de custo fixo, e já vimos que a resposta só pode ser variável (e/ou direto, caso a questão trouxesse).

    bons estudos.

ID
316696
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A Indústria Santa Cecília Ltda. fabrica produtos de alta tecnologia. Por essa razão, a mão de obra utilizada no seu processo produtivo representa menos de 2% do total de custos de produção. Verifica-se, ainda, que a identificação dessa mão de obra com os produtos é de difícil mensuração, além de ser muito cara.
Em virtude dessas características, a Indústria Santa Cecília deverá classificar toda a sua mão de obra como

Alternativas
Comentários
  • Custos indiretos são aqueles que não são facilmente atribuidos a determinados produtos. Assim, faz-se necessário a utilização de algum critério para a sua devida apropriação aos produtos. 

    Ex. Energia elétrica na linha de produção. Quando se fabricam vários produtos terá que ser utilizado algum critério de rateio da energia elétrica para que possa ser devidamente apropriado a cada um dos produtos. Neste caso, esse gasto será considerado custo indireto. 
  • Segundo Eliseu Martins, quando um custo é de difícil mensuração devemos tratar este custo como indireto.
  • Custo Indireto: são custos de natureza mais genérica, não sendo possível identificar imediatamente como parte do custo de determinado produto. 

  • O que é custo semivariável?

  • Custos semivariáveis são aqueles que possuem uma parte fixa e outra variável conforme o nível de produção/consumo.

    O exemplo mais conhecido é a conta de luz. Ela varia com o consumo mas, mesmo que você viaje, sempre haverá uma parte fixa a pagar.


ID
319432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Um sistema de custos e informações gerenciais deve integrar os subsistemas de contabilidade de custos, contabilidade financeira e contabilidade gerencial, além do subsistema orçamentário. A cada um desses subsistemas compete o fornecimento de um tipo de dado e informação visando subsidiar a gestão da entidade. As informações fornecidas pelo subsistema de contabilidade de custos incluem o

Alternativas
Comentários
  • A contabilidade de custos auxilia no controle dos custos, fornecendo informações quanto a movimentação dos produtos.
    Assim sendo, a contabilidade de custos coleta dados, acumula esses dados de uma forma organizada, em seguida analisa-os e por último interpreta-os, de tal forma que acabam fornecendo informações para solução de problemas que ocorrem na entidade.

  • Gabarito D

    Custo unitário do produto

  • O sistema de custos integram a subsistemas com o objetivo de coletar ou se alimentar de informações a respeito de sua finalidade, que são controlar, registrar, evidenciar os custos dos produtos ou custos finais daquilo que se quer.


ID
359587
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A contabilidade gerencial fornece informações vitais para a tomada de decisão dos gerentes. Acerca do assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A" está incorreta, pois os encargos trabalhistas e previdenciários da mão de obra indireta são sim considerados como custo de produção e são rateados aos produtos de acordo com o método de custeio adotado pela empresa.
  • Os escargos trabalhistas e previdenciarios da mão-de-obra INDIRETA são considerados CIF (custos indiretos de fabricação), portanto FAZEM parte do custo de produção.

    Cuidado apenas com as pegadinhas, pois apenas são considerados custos da produção, aqueles que, de fato, fazem parte do processo produtivo, exemplos:

    - Encarregado da manutenção das máquinas da fábrica --> Faz parte do processo produtivo, portanto faz parte do custo de produção (é considerado CIF, pois não pode ser diretamente relacionado a um produto)

    - Encarregado da manutenção do caminhão de entrega dos produtos acabados --> já está além do processo produtivo, portanto não faz parte do custo de produção (nesse caso, trata-se de uma despesa)

    Para facilitar:

    - Tudo que se gasta no processo produtivo: CUSTOS
    - Tudo que se gasta alem do processo produtivo, como na venda, por exemplo: DESPESAS

  • Alguém pode explicar a letra b?

  • ASSERTATIVA (C) TAMBÉM É INCORRETA. A BANCA ERROU !!! SALÁRIOS DOS OPERARIOS EM GREVE NÃO É GASTO, TAMPOUCO DESPESA!!!! É FATO INVOLUNTÁRIO E EXTRAORDINÁRIO. PARA SER CONSIDERADO GASTO, TEM QUE SER UM SACRIFICIO FINANCEIRO PREMEDITADO (PERDAS ANORMAIS NÃO O SÃO). E PRA SER CONSIDERADO DESPESA TEM QUE SER UM GASTO COM INTENÇÃO MOTIVADA EM SE OBTER RECEITA !!! SALÁRIO DOS OPERÁRIOS EM GREVE É PERDA ANORMAL, OU SEJA, É APENAS CONTABILIZADA COMO OUTRAS DESPESAS NO RESULTADO DO PEÍODO EM QUE OCORREREM. EXISTE UMA DISTÂNCIA TÊNUE ENTRE SER [CONTABILIZADO] COMO DESPESA E O FATO DE SER [CONSIDERADO] DESPESA, COMO A QUESTÃO AFIRMA. PASSIVEL DE ANULAÇÃO !!!!!!!!! NÃO HÁ VALIDADE !!!!!!!!

  • Caumai !! outras despesas são despesas amigo!!


ID
463942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa industrial que sofre com a grande sazonalidade de suas vendas deve reestruturar a composição de seus custos de maneira a aumentar a proporção de seus custos fixos em relação aos custos variáveis.

PORQUE

Sendo mais estáveis e controláveis pela administração, os custos fixos diminuem a incerteza de uma empresa com relação a eventos externos que não estão sob seu controle.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A primeira afirmação é falsa porque momentos de sazonalidade significam que haverão períodos de muitas vendas e períodos em que pouco será vendido. Neste último caso se os custos fixos forem altos a empresa terá dificuldade em cobri-los, já que não estará vendendo. Já se a estrutura maior for de custos variáveis eles variarão com as vendas e, portanto, em períodos de poucas vendas os custos também serão menores.
  • A segunda afirmação é correta uma vez que os custos fixos, como o próprio nome diz, são fixos e não variam como os variáveis.
    Ex: Imagine os custos com matéria-prima (variáveis), eles são suscetíveis a alteração de preço, transporte, armazenamento e com uma frequência relativamente grande, pois o fornecedor repassará parte desse aumento para o comprador).
    Assim os custos fixos, em certo ponto, são preferíveis aos variáveis já que a adm tem a possibilidade de controle maior.
  • A primeira afirmação é falsa pq os custos fixos apesar de serem mais estáveis não são tão controláveis. Aluguel sofre os reajustes por índices que a empresa não pode controlar. O mesmo ocorrendo com contas públicas como luz, água e telefonia. Folha de funcionários são reajustadas conforme dissídio da categoria. Esses reajustes por índices não são controláveis.Podem ser estimados e de uma certa forma esperados, mas não controláveis.

  • Considerei a segunda errada pelo trecho "os custos fixos diminuem a incerteza de uma empresa com relação a eventos externos que não estão sob seu controle". Imagine um choque de demanda externo, com por exemplo os incidentes de 11 de setembro, para uma empresa de aviação. De repente não há demanda por voos e os custos fixos permanecem inalterados. E aí? Temerário fazer esse tipo de afirmação. Além disso a assertiva também cita como característica dos custos fixos o fato de serem controláveis. Isso também depende. Custos variáveis são controláveis no curto prazo, ao passo que os custos fixos são controláveis no longo prazo. No curto prazo há pouco espaço para manobra por parte dos gestores.  

  • Uma empresa industrial que sofre com a grande sazonalidade de suas vendas deve reestruturar a composição de seus custos de maneira a aumentar a proporção de seus custos fixos em relação aos custos variáveis.

     

    Errado, pessoal!

     

    Se uma indústria sofre grande sazonalidade de suas vendas, significa que ela enfrenta períodos de grande volume de vendas e períodos de baixo volume vendido.

     

    Assim, sendo, aumentar a proporção de seus custos fixos em relação aos variáveis poderia fazer com que a empresa incorresse em prejuízos em diversos períodos, já que os custos fixos são aqueles cujo valor não se altera quando a produção é baixa.

     

    Alternativamente, se os custos variáveis predominarem, ainda que a empresa venda muito pouco, não incorrerá em prejuízo, já que os custos acompanharão a quantidade produzida numa proporção bem próxima.

     

    Afirmativa Falsa

     

    Sendo mais estáveis e controláveis pela administração, os custos fixos diminuem a incerteza de uma empresa com relação a eventos externos que não estão sob seu controle.

     

    Aqui temos uma afirmação correta!

     

    De fato, os custos fixos são estáveis e controláveis, já que não variam de acordo com o volume produzido.

     

    Isso diminui as incertezas em relação a eventos fora do controle da empresa.

     

    Afirmativa Verdadeira

     

    Por fim, reparemos que ainda que a segunda afirmação seja correta, isso não justifica a primeira.

     

    Primeiro porque aquela é falsa e, além disso, dizer que custos fixos são mais estáveis e controláveis não significa afirmar que devem ser estimulados.

     

    Gabarito: Alternativa D


ID
638929
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Complete as frases a seguir:
I. _________________ consistem no sacrifício fnan- ceiro da entidade para obtenção de um produto ou serviço qualquer. A sua destinação pode ou não estar ligada à atividade fm do negócio.

II. Os dispêndios, relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços, portanto, associado à atividade fm do negócio, são chamados de ___________________.

III. Quando os dispêndios são destinados à obtenção de receitas, não associados à produção de um produto ou serviço, são chamados de ____________________.
Marque a opção que completa CORRETAMENTE as frases:

Alternativas
Comentários
  • Custo : É o Gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços: são todos os gastos relativos à atividade de produção.

    Despesa: É tudo aquilo utilizado para gerar uma receita. É necessário ver o perfil de uma empresa, o que é custo numa empresa pode ser despesa na outra.

    Gasto: É todo o dispêndio financeiro, sacrifício que a empresa arca para a aquisição de bens / serviços.
  • COMPARAÇÃO ENTRE CUSTOS X DESPESAS
    CUSTOS
    Gastos de produção
    Vinculados diretamente aos Produtos/Serviços
    Gastos com o objeto de exploração da empresa (atividade-afim)
    DESPESAS
    Gastos administrativos e de vendas
    Não se identificam diretamente à produção
    Gastos outras atividades não exploradas pela empresa (atividade meio)

ID
773002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Numa empresa industrial, o entendimento técnico-conceitual de custo e de despesa é fundamental para plena separação e classificação.

Nesse contexto, sob esse enfoque técnico-conceitual, entende se que o custo

Alternativas
Comentários
  • Custo não reduz o lucro; despesa sim. Custo são recursos consumidos para a obtenção de bens ou serviços aplicados no processo produtivo e durante o processo produtivo, visando à produção, à formação de estoques (investimento), aumentando o AC. No entanto, quando a receita é realizada (venda e entrega do bem/serviço), o custo deste bem/serviço é confrontado com a receita gerada, determinando o resultado. Na verdade, quando a receita é realizada, o custo pertinente ao bem/serviço vendido é uma despesa (para atender ao princípio da confrontação entre despesas e receitas). Entenda e fixe a seguinte máxima:

    Não existe custo na DRE (apesar dos termos CPV, CMV e CSP); apenas despesas e receitas. O custo figura nos estoques; tanto no EPE (produtos em elaboração) quanto no EPA (produtos acabados).


    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/contabilidade/128362-ajuda-quest%C3%A3o-conceitual-sobre-custo-cesgranrio-contador-2012

  • Arrasou Livia

    Letra c.

  • "Acredito que por equívoco a contabilidade trata o valor das mercadorias vendidas como custo e chama de CMV (Custo das Mercadorias Vendidas). Deveria chamar de DVM (Despesas com Vendas de Mercadorias), uma vez que o CMV a que a contabilidade se refere é uma despesa operacional e não um custo. É aí que a contabilidade faz confusão. Chama despesa de custo, quando na verdade custo deve ser entendido como um valor que será registrado no Ativo. É, por exemplo, uma aplicação em um bem que está sendo produzido. Daí o termo custeio (apuração do valor que custou para produzir um bem). Mas, no momento que o produto é vendido, a contabilidade, por equívoco outra vez, chama de CPV (Custo do Produto Vendido). Deveria chamar de DPV (Despesa do Produto Vendido). Talvez ajudasse a melhorar essa confusão.

    Para facilitar, deixo uma sugestão: tudo que se contabiliza em conta de resultado, deve ser tratado como despesa. Exemplos: salários, encargos sociais, impostos sobre vendas, serviços prestados, aluguéis devidos, encargos financeiros etc. E quando o registro não for feito em conta de resultado, deve se chamar de custo, devendo ser registrado no Ativo. Exemplos: custo de aquisição de mercadoria para revenda (estoque); custo de aquisição de bens móveis (imobilizado); custo da matéria-prima adquirida (estoque), custo de fabricação do produto (estoque) etc. Assim, o valor de um serviço prestado para área produtiva de uma indústria não é despesa e sim custo, porque esse valor vai ser registrado em uma conta do Ativo (estoque de produtos em elaboração) como custo de fabricação dos bens produzidos naquela indústria. Somente depois que o produto for vendido é que haverá o registro na conta de despesa, na forma de DPV (Despesa do Produto Vendido)."

     

    Fonte: https://www.classecontabil.com.br/artigos/afinal-custo-ou-despesa


ID
778381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação aos diversos aspectos do controle de custos, julgue os itens a seguir.

Os custos marginais são aqueles diretamente relacionados ao volume de produção ou de venda.

Alternativas
Comentários
  • O Custo Marginal representa o acréscimo de custo total que ocorre quando se aumenta a quantidade de bens produzida em uma unidade (ou a redução de custo total após a redução em uma  unidade na quantidade produzida). Pela Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes, os Custos Marginais são crescentes à medida que se vão produzindo mais unidades do bem pois, a partir de certo ponto, para conseguir mais uma unidade produzida é necessário acrescentar cada vez mais unidades do factor produtivo.
  • Pindick & Rubinfeld (1999, p. 221), definem custo marginal como “o aumento de custo ocasionado pela produção de uma unidade adicional do produto”, e quando o custo fixo não sofre variação, “o custo marginal é apenas o aumento no custo variável ocasionado por uma unidade extra do produto”.
    ou seja, o custo marginal está diretamente ligado a qtdade produzida, pois refere-se ao acréscimo de custo variável pela produção de cada unidade a mais

    Logo, questão correta
  • Estranho a questão se referir ao volume de venda, tenho a impressão de que o aumento do volume de venda é relacionado a despesa e não custo.
  • CERTA.

    Segundo o autor Joel José Santos, Contabilidade e Análise de Custos, os custos marginais são aqueles diretamente relacionados ao volume de produção ou de venda (p.28). Portanto, os custos marginais são os custos variáveis, visto que são diretamente relacionados ao volume de produção ou de venda. Variam em função da produção, pois quanto maior a produção maior será o gasto com os custos marginais, da mesma forma quanto maior forem as vendas maior será a produção e maior serão os gastos com custos marginais.

    Espero ter ajudado. Boa Sorte!!
  • Sei que a prova é de contabilidade, mas quem já estudou economia jamais marcaria uma questão dessa como correta. Dizer que custo marginal e custo variável em sua totalidade são a mesma coisa é uma barbaridade.

    A questão dá a entender que os custos marginais são aqueles diretamente relacionados ao volume TOTAL de produção ou de venda, o que obviamente está errado. A própria definição de Pindick & Rubinfeld (1999, p. 221) citada pela colega Priscila Wink demonstra isso.
    Agora imagine-se na hora da prova. Você teria a CORAGEM de marcar essa questão como correta? Ainda mais pensando assim:
    "Os custos VARIÁVEIS são aqueles diretamente relacionados ao volume de produção ou de venda." Mesmo assim a questão é discutível pela extrapolação que é necessária fazer para acabar chegando-se às vendas.
    Lamentável.
  • Custo marginal é o custo adicional para produzir mais uma unidade... em fim, não sei de onde tiraram essa definição.


ID
837985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à classificação e à terminologia de custos, julgue os itens
a seguir.

O gasto com mão de obra durante um período de greve e a sobra de material proveniente da produção são considerados perda.

Alternativas
Comentários
  • A perda tem que ser anormal e involuntária, o que tem relação com a greve, mas não tem relação com a sobra de material.

  • Não concordo com a resposta, pois existem 2 tipos de perdas:

    Perdas Normais são inerentes ao próprio processo de produção; são
    previsíveis e já fazem parte da expectativa da empresa, constituindo-se num
    sacrifício que ela sabe que precisa suportar para obter o produto.
     Perdas Anormais ocorrem de forma involuntária e não representam sacrifício
    premeditado, como é o caso de danificações extraordinárias de materiais por
    obsoletismo, degeneração, incêndio, desabamento etc.(MARTINS, 2006).
    As Perdas Anormais são reconhecidas como Perdas do período, sendo lançadas
    diretamente para Resultado, sem fazer parte dos produtos; só deixam de ser assim
    tratadas se forem de um valor em reais imaterial, e, devido a essa sua irrelevância,
    em nada afetariam a avaliação dos estoques ou do rédito do exercício.

    Portanto seria Perda Anormal( forma involuntária) e Perda Normal(sacrifício Previsível)respectivamente, ou seja, ambas são perdas.

  • PERDAS NORMAIS são consideradas CUSTOS...

  • Perdas anormais => Resultado/Despesa (gasto com mão de obra durante um período de greve)

    Perdas normais => Custo (sobra de material proveniente da produção)

    Na minha humilde opinião ambos são perdas, mas um é considerado despesa em razão de ser uma perda "anormal" e a outra será um custo por estar previsto na produção.


ID
871282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de informações gerenciais e
custos.

O gestor, ao tomar uma decisão baseada em custos, deve considerar, por exemplo, os custos incorridos no passado e todos os custos futuros.

Alternativas
Comentários
  • Para tomar uma decisão baseada em informações de custos, os geesstor precisam conhecer as informações para determinada decisão, uma vez que  antes de tomar uma decisão, os gerentes precisam ter um entendimento profundo das informações de custos que são relevantes. O monitoramento do processo, analise da situação, escolha de um curso especifico de ação, aplicação do processo decisório precisa ter um parametro concreto que só se têm pela experiencia adquirida no passado. Os gestores não conhecem o futuro, não tem o poder de prever o que irá acontecer, além das informações que possuem,  onde pode-se sim criar expectativas, grifo, sem nenhuma CERTEZA.
  • errado, a Contabilidade gerencial baseada em custos para tomada de decisão, toma como fonte dados passados para fazer projeção de Custo, Volume e Lucro para o Futuro. Nesse contexto, é errado dizer que ele considera "todos os custos futuros", uma vez que esses dados são apenas estimados e projetados e não são concretos.


ID
957925
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Considere as seguintes assertivas:

I. Itens gerados de forma normal durante o processo de produção possuem mercado de venda relativamente estável e representam porção ínfima do faturamento da empresa.

II. Itens cuja venda é realizada esporadicamente por valor não previsível no momento em que surgem na produção.

III. Itens consumidos de forma anormal e involuntária durante o processo de produção.

Com base nas terminologias de custos, as assertivas I, II e III referem-se, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • SUBPRODUTOS:

    - Surgem de forma normal durante o processo de produção;

    - Possuem mercado de venda relativamente estável;

    - Representam porção ínfima do faturamento total.

    SUCATAS:

    - Venda esporádica;

    - Realizados por valor não previsível no momento em que surgem na produção;

    - Não recebem custos;

    - Não aparecem como estoque na empresa;

    PERDAS:

    - Consumo ANORMAL e involuntário.




ID
966016
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma aplicação de contabilidade que não sofre interferência de legislação, normas e princípios tradicionais de contabilidade é a :

Alternativas
Comentários
  • Contabilidade Gerencial fornece informações gerenciais que propiciam uma análise do desenvolvimento do negócio e que permitem ações corretivas no tempo certo, corretas decisões de investimentos e contribuem na busca contínua do seu crescimento e da sua perpetuação no mercado.

  • Questão esdrúxula!! Toda contabilidade segue os pricípios!!  

  • Questão sem sentido

  • Nenhuma ciência poderia ser confiável se não seguisse princípios gerais, como o da legalidade, e específicos, próprios da sua natureza. Portanto, a contabilidade gerencial, como ramo da contabilidade não poderia ser uma exceção, no sentido de não se enquadrar nas normas e princípios da ciência contábil. Questão mal formulada, ou insuficiente de mais detalhes, para uma melhor compreensão do comando da questão.


ID
1059802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a opção em que se indicam, respectivamente, investimentos, custos, despesas e perdas.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha do estilo CESPE


    Facilmente se elimina:

    c) comissões sobre vendas - Não é investimento, é despesa.

    d) mão de obra direta - Não é perda, é custo.

    e) seguro da fábrica - Não é perda, é despesa.


    Ficando entre a) e b) que diferem apenas no que se trata de custo:

    a) compra de matéria-prima - Parece custo, mas a compra da matéria prima não se configura como custo, apenas o será quando do consumo desta matéria prima, a simples compra é fato permutativo. Compra para estoque. (PEGADINHA)

    b) energia elétrica consumida no parque industrial - De fato, é um custo.


  • Dava para matar a questão somente sabendo o conceito de CUSTO:

    Custos: gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.A única assertiva que apresenta esta possibilidade é a b.


    Investimentos: gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.

    Despesas: gasto com bens ou serviços consumidos, direta ou indiretamente, com a finalidade de obtenção de receitas.

    Perdas: consumo de bem ou serviço de forma anormal ou involuntária.

  • Em contribuição ao comentário de Valmir Jr:

    Seguro da fábrica não é perda nem despesa. É custo. Está relacionado à estrutura/sistema de produção.

  • Só para completar, a compra de matéria prima é um investimento, quando de sua utilização passa a ser um custo.

  • Ótima!

  • Oh vacilo meu hehe

    FICA A DICA SUPER TOP: compra de matéria prima - INVESTIMENTO.

    DESPESA -> relacionado a venda

    PERDA -> alguma merda aconteceu.

     

    GABARITO ''B''


ID
1175731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os termos utilizados pela Contabilidade de custos têm terminologia própria, com significados técnicos específicos, destacando-se dentre eles, na literatura contábil, os de custo e despesa.

Nesse contexto da terminologia técnico-contábil, um custo se transforma em despesa, numa indústria, quando o bem ou serviço que o representa é :

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito esteja errado!

    Tipos de gastos:
    1) investimento: gasto com um bem ou serviço ativado em função de vida útil ou benefício atribuíveis a períodos futuros. Ex: aquisição de móveis, imóveis, matéria prima (ainda não utilizada no processo de produção de bens), etc;
    2) Custo: gasto com bens ou serviços que são utilizados na produção de outros bens ou serviços. Ex: matéria prima utilizada na produção, aluguel de fábrica, depreciação de equipamentos utilizados na produção, etc;
    3) Despesa: são gastos com bens ou serviços não utilizados na atividade produtiva e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.
    Custos são gastos realizados até que o produto fique pronto; a partir deste ponto, todos os gastos passam a ser despesas.
  • De acordo com o livro Contabilidade de Custos de Paulo Viceconti - Pág 14. 

    Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; são todos os gastos  relativos à atividade de produção. Os custos são ativados e integram o estoque de produtos em elaboração e o de produtos. No momento da venda, os custos se transformam em despesas, em obediência ao Princípio da Competência (as despesas devem ser reconhecidas simultaneamente com as receitas que ajudaram a gerar). 

  • Se fosse uma perda normal do processo produtivo classificaríamos como custo, porém como está fazendo algo anormal: consumindo produto/serviço que deveria fazer parte do processo de formação e apropriação de um produto, este se classifica como despesa.

    Acredito ser esse o raciocínio que a questão trata.

  • Por que não pode ser a opção "b"?

    Se eu concluí a fabricação de um doce, por exemplo, provável que ele fique no estoque (tornando-se despesa)

  • Ele não se torna despesa, caro LF WO, ele se torna investimento. Ele se tornaria despesa se fosse consumido nas operações da entidade ao invés de vendido. No estoque é investimento.

  • Acredito que, quando o produto retorna aos estoques depois de transformado, trata-se de custo.

    No momento posterior, ao ser vendido, torna-se despesa pelos efeitos contábeis citados abaixo. Cito o seguinte artigo:

     

    "Para entendermos o que são despesas, basta seguir a seguinte lógica: A compra de matéria -prima para produção é o gasto que, a partir do momento que lançamos no estoque , se torna um investimento. Depois , quando é requisitado para o processo produtivo , baixamos e ele passa a ser custo, eo produto originariodesse processo retorna ao estoque como produto acabado. Por sua vez, quando o produto é vendido , seu valor torna-se uma despesa, que chamamos de CPV - CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS o que, na verdade, é uma despesa, agregando todos os custos envolvidos na produção do novo bem."

     

    http://contabilidadecustos.blogspot.com.br/ 

  • Eu marquei adquirido porque eu pensei que era como se fosse comprado :/ não entendi..(

  • GABARITO "C"

    Despesa: bem ou serviço CONSUMIDO diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas. 

  • Palavras "MÁGICAS" - Contab. Custos

    Gasto = sacrifício financeiro

    Investimento = ativar um bem (p.ex. Estoque, MP, compras almoxarifado etc)

    Custos = PRODUÇÃO

    Despesa = obtenção de receita

    Desembolso = pagamento

    Perda

    * Normal (faz parte do Custo da Produção / Estoque)

    * Anormal (Custo do Período/CESPE OU Despesa) - Exs.: greve funcs, roubo, incêndio etc.

    Bons estudos


ID
1175734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Sob o enfoque exclusivo da terminologia aplicada à Contabilidade de custos, “os fatos ocorridos em situações excepcionais, que fogem à normalidade das operações da empresa”, configuram a definição técnico-conceitual de:

Alternativas
Comentários
  • - PERDA: Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

    Perdas Normais no processo de produção: são consideradas parte do custo dos produtos.

    Perdas Anormais: vão diretamente para o resultado do período.

    Gabarito D

  • Perda - Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

    Martins, Eliseu. Contabilidade de custos. Atlas, 2003, p. 26.


ID
1196098
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a alternativa que indica a relação entre o valor do produto e(ou) serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo.

Alternativas
Comentários
  • A produtividade: É a relação entre o valor do produto e(ou) serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo!


ID
1244065
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação à terminologia básica de custos industriais comumente utilizada na área contábil.

1. Desembolso é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços.

2. Gasto compreende a aquisição de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício fnanceiro para a entidade.

3. Custo é um gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços.

4. Despesa compreende bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

5. Investimento corresponde à aquisição de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GASTO é o esforço para se adquirir bens ou serviços (que podem ser investimentos, custos ou despesas). 

    DESPESA é o esforço necessário para gerar receita. Diferente dos custos, as despesas não tem ligação direta com o produto ou serviço final. São então os gastos no suporte operacional da empresa.

    CUSTO são gastos utilizados e acumulados para gerar um produto ou serviço. De forma bem simples é tudo aquilo que foi utilizado para fabricar ou produzir e que nele está, de certa forma, agregado.

    INVESTIMENTO é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação. Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas.

    http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Custo-Despesa-Investimento-Gasto-Desembolso-e/505040.html


  • Resposta: C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


ID
1257730
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, com relação à terminologia utilizada na Contabilidade de Custos, e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Gasto é a compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade.

( ) Custos de produção do período representam a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.

( ) Custos fixos representam a parcela do custo de um pro­duto que se mantém fixa independentemente do nível de produção.

Alternativas
Comentários
  • Como assim a ultima esta errada? Esta custo fixo não varia independente do nível de produção, o que esta errado? Sera que eles estão falando do custo fixo unitário?

  • Custos fixos representam a parcela do custo de um pro­duto que se mantém fixa independentemente do nível de produção.

    Está errada pois os pois os custos fixos não se aplica ao produto.
  • Eu acredito que se aplique sim, pois o custo fixo unitário pode ser rateado ao produto.

  • A meu ver a questão está errada (a resposta é letra E). Os custos fixos se aplicam, sim, ao produto. Além disso, se formos entrar no mérito do custo fixo unitário variar, nunca irá ter uma resposta correta para esse tipo de questão já que os custos sempre variariam (fixo unitário ou variável total) ou sempre seriam fixos (variável unitário ou fixo total).

  • Ao se falar da PARCELA do custo referente ao produto entra no mérito de custo fixo unitário, que diminue enquanto os produtos aumentam. Por exemplo: O custo fixo de uma empresa é de R$150.0000. Ao se produzir 1000 unidades de um produto o custo fixo unitário é de R$1500 e ao se produzir 10.000 unidades é de R$150. Lembrando da fórmula do custo fixo unitário CFu=CFt/Unidades (Onde CFu=custos fixos unitários; CFt=custos fixos totais).

    O texto que explica isso seria: "Os custos fixos TOTAIS não são alterados em função do volume de produção, mas os custos fixos por UNIDADE variam em razão inversamente proporcional à quantidade produzida". E como eu comentei antes a questão fala da PARCELA de custo fixo de um produto, se fala em parcela de um produto, quer dizer que está apropriando o custo fixo a esse produto, e apropriar custo fixo a um produto é custo fixo unitário.

  • O erro na última alternativa está em dizer  que o custo fixo não varia independente do nível de podução, pois a classificação em custos fixos e variáveis leva em consideração a unidade de tempo, o valor total de custos com um item nessa unidade de tempo e o volume de atividade.

  • É de grande importância notar que a classificação em Fixos e Variáveis leva em consideração a unidade de tempo, o valor total de custos com um item nessa unidade de tempo e o volume de atividade. Não se trata, como no caso da classificação de Diretos e Indiretos, de um relacionamento com a unidade produzida. 

    fonte: cont custos, eliseu martins

  • "Custos fixos representam a parcela do custo de um pro­duto que se mantém fixa independentemente do nível de produção". Os valores dos custos fixos são inversamente proporcionais às quantidades produzidas, ou seja, QUANTO MAIS produtos serem feitos em um curto intervalo de tempo, MENOR será o valor do custo fixo a ser distribuídos nos produtos. Digamos que o custo fixo acaba ficando mais barato em função da qtde. produzida em pouco tempo de produção...
  • Enquadram-se nos custos fixos despesas como aluguel, serviços de segurança, limpeza, planos de telefonia, manutenção de equipamentos, etc. É claro que existe uma margem de variação nesses custos, como, por exemplo, um reajuste no aluguel.


ID
1257760
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Correlacione os gastos às suas respectivas classificações, e assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

GASTOS

I - Custo
II - Despesa
III- Perda

CLASSIFICAÇÕES

( ) Energia elétrica consumida na produ­ção.
( ) Desenvolvimento de novos produtos.
( ) Salário do pessoal da contabilidade.
( ) Deterioração de estoque de matéria-prima por enchente.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso o desenvolvimento de novos produtos seria classificado como investimento?

  • Desenvolvimento de novos produtos - acredito ser investimento também

  • Eliseu Padilha comenta que depois do pronunciamento técnico CPC 04 "gastos com pesquisa devem ser considerados contabilmente como despesas do período" fonte:

    Martins, Eliseu . Contabilidade de custos, 10ª edição..

  • Etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos

    ·        Geração de ideias (brainstorming) O ponto de partida do desenvolvimento de novos produtos é a geração de ideias, também conhecida como brainstorming. ...

    ·        Triagem de ideias. ...

    ·        Teste preliminar e prototipação. ...

    ·        Análise de mercado. ...

    ·        Desenvolvimento. ...

    ·        Validação de mercado. ...

    ·        Lançamento.


ID
1257778
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à terminologia utilizada pela Contabilidade de Custos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gasto=custo


ID
1258147
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo Martins (2010), a Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para uma importante arma de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    No que tange à Decisão, seu papel reveste-se de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de venda, opção de compra ou produção etc.

    Resumindo, a Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerenciais
     

    Com o significativo aumento de competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, seja industriais, comerciais ou de serviços, os custos tornam-se altamente relevantes quando da tomada de decisões em uma empresa. Isto ocorre pois, devido à alta competição existente, as empresas já não podem mais definir seus preços apenas de acordo com os custos
     

    Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos, 9ª Ed.. São Paulo - Atlas, 2003


    bons estudos


ID
1267744
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os contadores definem custos como um recurso sacrificado ou renunciado para conseguir umobjetivo específico. Com relação ao conceito de custos, a coleta de dados relativos aos custos, de forma organizada, por meio de um sistema de contabilidade, caracteriza a noção de:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Acumulação de Custos – É a forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos.

    Gabarito A

  • MUITO CONFUSA, POR QUE NÃO: APROPRIAÇÃO?

  • O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

    Apropriação de custos: separar custos de despesas.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABTaIAB/acumulacao-custos

  • sinceramente tem cada questão. 


ID
1359640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No desenvolvimento normal das atividades operacionais de uma empresa industrial, um bem ou serviço direta ou indiretamente consumido para a obtenção de uma receita deve ser enquadrado como

Alternativas
Comentários
  • consumido = despesa

  • O CUSTO corresponde ao gasto com bens ou serviços que serão utilizados na produção de outros bens ou serviços, ou seja, são gastos relacionados à atividade de produção.

    As DESPESAS são gastos com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Ou seja, as Despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que possuem a característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

    Logo, pode-se concluir que as empresas têm Despesas para gerar receitas e têm Custos para produzir seus bens e serviços.

  • Resposta B

    Custo – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    Despesa – Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

    Gasto – Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    Perda – Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-diferenca-de-gasto-custo-e-perda/26564/

    Bons estudos !


ID
1359952
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A terminologia de gasto que diz respeito a bem ou serviço, utilizado na produção de outros bens ou serviços como, por exemplo, a mão de obra, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D; 

    Primeiro devemos entender que GASTOS é uma categoria (grupo) do qual CUSTOS, DESPESAS, PERDAS, ETC., são espécies.

    ==> CUSTO é um gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, ou seja, é um gasto relacionado à atividade de produção (ex.: matéria-prima usada na fabricação de um produto);

    Assim, é fundamental entender que: as empresas têm custos para produzir seus bens ou servições, e têm despesas para gerar receitas

    Quanto as perdas, são gastos ocorridos de forma anormal ou involuntária.


    Bons estudos!! ;)



  • Comentários & Solução⃕    Aprendemos com os ensinamentos dos insignes mestres José Carlos Marion & Osni Moura Ribeiro1 (2011), que custos são os gastos efetuados para a obtenção de bens e serviços que são aplicados diretamente na produção de outros bens. Nesta acepção, podemos asseverar que a resposta correta é custo, uma vez que a mão de obra é um gasto aplicado diretamente na atividade de produção.

    Referências Bibliográficas⃕

    1 - MARION, J. C. & OSNI. M. R. Introdução à Contabilidade Gerencial – São Paulo: Editora Saraiva, 2011 – pág. nº 47.


ID
1384510
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Correlacione a coluna II de acordo com as terminologias na coluna I. Logo após, assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

Coluna 1

1. Investimentos
2. Gastos
3. Despesas
4. Custos
5. Perda

Coluna 2

(  ) São gastos ligados á produção.
(  ) Sacrifício com que arca a entidade, visando à obtenção de bens e serviços.
(  ) Gastos consumidos direta ou indiretamente na obtenção de receita.
(  ) Consumo involuntário ou anormal de um bem ou serviço.
(  ) Gastos ativados em função da sua utilidade em vários exercícioas.

Alternativas
Comentários
  • gastos: sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer;

    investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos;

    custos: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços;

    despesas: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas;

     perda: bem ou serviço consumido de forma anormal.

     

    Resposta C

  • 1) Custo é o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.


    2) Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).


    3) Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

     

    4) Investimento: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).


    5) Despesa: Bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas.


    6) Perda: Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.


ID
1437547
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

De acordo com a classificação adotada pela literatura de Contabilidade de Custos, os recursos consumidos involuntária ou anormalmente; os recursos consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas; e os recursos consumidos na produção de outros bens ou serviços são classificados, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D; OBs.: grifos nas palavras-chave que ajudam a resolver esse tipo de questão ...


    Perdas==> recursos consumidos de forma involuntária ou anormal;


    Despesas ==> recursos consumidos para obtenção de receitas;


    Custos ==> recursos consumidos na produção de bens ou serviços;


    Bons estudos! ;)

  • Letra D

    Questão fácil, o que deixaria na dúvida é o conceito de perda, já que os conceitos de despesas e custos são bem mais divulgados e claros. Eliseu Martins, em seu livro "contabilidade de custos", define PERDA como bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária. Exemplo: um gasto com mão-de-obra durante uma greve caracteriza uma perda e não um custo de produção.

  • Perdas despesas e custos


ID
1454089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na nomenclatura de Contabilidade de Custos, uma das classificações, que leva em conta a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade em uma unidade de tempo, segrega os custos e as despesas em fixos ou variáveis.
Considerando-se os conceitos de custos e despesas fixas e variáveis, um exemplo de custo variável é

Alternativas
Comentários
  • a- aluguel – se for do setor adm é despesa; se for do setor produtivo, é custo. Todavia, é fixo, pois não depende da quantidade produzida.

    b- conta telefônica da fábrica - é custo fixo indireto, pois não depende da quantidade produzida.

    c- mão de obra indireta - é custo fixo indireto, geralmente alocado aos produtos por intermédio de critérios de rateio.

    d-material direto - GABARITO! Custo variável: São variáveis em valor total, mas ficam fixos no custo unitário. Quando dizemos que um custo é variável, queremos dizer que o custo total cresce e diminui à medida que o nível da atividade cresce ou diminui. 

    e – propaganda – é despesa, e não custo, e é fixa, pois não depende da quantidade produzida.


    OBS: Custos fixos: São fixos em valor total, mas variam no custo unitário;  não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade. 


  • Complementando o comentário da Karen...

    Só lembrar que custos diretos são custos variáveis; Já os custos fixos são indiretos, mas nem todos Custos Indiretos são fixos.


ID
1455589
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

De acordo com a terminologia de custos, como se denomina o gasto ativado em função de sua vida útil ou benefício atribuíveis a futuros períodos?

Alternativas
Comentários
  • Terminologia aplicada à Contabilidade de Custos:

    Gasto – é o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

    Investimento – é um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex.: Máquinas, ações de empresas etc.

    Custo – é o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens ou serviços ou revendido com lucro. Ex.: Matéria-prima de um produto, energia elétrica na produção de bens e serviços etc.

    Despesa – são bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. O dinheiro (ativo) é consumido ao se pagar os salários dos empregados. Ex.: comissões sobre vendas, despesas financeiras etc.

    Desembolso – é o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço.

    Perda – é o bem ou serviço que se consome de modo involuntário e anormal.


ID
1465633
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na administração dos custos de uma empresa, torna-se necessária sua classificação entre algumas categorias. Analise as afirmações a seguir , que se referem a quatro delas.

I Custos que tendem a se manter constantes nas alterações do volume das at ividades operacionais.

II São os gastos industriais que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional. Caso venham a sê -lo, será por meio de algum critério de distribuição (rateio, alocação ou apropriação).

III Custos que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular sob consideração, como os materiais e a mão-de-obra envolvidos na sua manufatura.

IV São assim chamados os custos e despesas cujo montante em unidad es monetárias varia na proporção direta das variações do nível de atividade.

No cálculo do ponto de equilíbrio operacional, é necessária e obrigatória a classificação dos custos em apenas duas dessas categorias, que estão definidas nos itens

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito estranha. Alguêm sabe o fundamento dela?

  • Ponto de equilíbrio contábil: CF + DF /MCU

    O que influencia no ponto de equilíbrio são custos fixos e despesas fixas. Identifiquei os itens da seguinte forma:


    I- custo fixo

    II- custos indiretos 

    III- custos diretos   (comumente os exemplos citados na assertivas se encaixam como variáveis)

    IV- custos ou despesas fixas      .... OBS."variação monetária (R$) na proporção do nível de atividade" -> o máximo que consegui concluir é que, conforme aumento a atividade da empresa, os custos fixos automaticamente tendem a subir também. Por ex, aumento de pessoal adm, aumento de telefone, etc... Mas bem estranha essa assertiva.


    Gabarito: D

  • calculo do ponto de equilibrio : Custo Fixo/ Margem de Contribuição = ponto de equilíbrio (teria que ser feita de forma unitaria ppara saber quantos produtos vender)

    Para saber a margem de contribuição unitaria: (Preço de venda - Custos Variáveis)

    Custos Fixos: Despesas que não se altera com facilidade, aluguel etc...
    Custo Variável: Produtos relacionados diretamente com o objeto a ser vendido pela empresa EX: Em um restaurante: a carne, a salada a comida etc.
    Não sei pq á ll está errado: Talvez seja por essas variáveis mas NÃO SEI!!!!!!! ( alocação ou apropriação) TEM ALGUMA PEGADINHA NESSA ALTERNATIVA!!!!!!!!!!!!!
  • Na 2 talvez esteja errado pq os critérios são APROXIMADOS, lá não tá dizendo nada. (Sera?, não tenho ideia kkkk, devia tá certa!!! )

  • Custos fixos e custos variáveis são necessários para o cálculo do ponto de equilíbrio.

    I - Custos Fixos

    II - Custos Indiretos

    III - Custos Diretos

    IV - Custos Variáveis

  • Ponto de Equilíbrio Econômico é um índice muito simples e fácil de calcular, que informa ao empresário o faturamento mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis).

    No Ponto de Equilíbrio, também chamado de Break-Even Point, Ponto de Ruptura ou ainda Ponto Crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é o ponto em que os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas (fixas e variáveis), mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios. Mas a partir deste ponto, os novos produtos vendidos (desde que com margem de contribuição positiva) passarão a gerar lucro para empresa.

  • Ponto de Equilíbrio operacional

    O ponto de equilíbrio operacional deve se basear nos princípios contábeis incluindo também as depreciações. A quantidade vendida/produzida deve resultar em um volume de vendas em valores monetários igual ao valor da soma dos custos e das despesas fixas. Despesas financeiras e efeitos monetários não são considerados para essa equação.

    Padoveze (2013) descreve algumas considerações necessária para identificação do ponto de equilíbrio operacional, são eles:

    receita de vendas (ou volume de produção a preço de vendas);

    custos variáveis-custo dos produtos vendidos/produzidos;

    despesas variáveis- obtidas das despesas operacionais (despesas administrativas e de vendas);

    custos fixos- custo dos produtos vendidos/produzidos;

    despesas fixas- obtidas das despesas operacionais.

    A Fórmula de cálculo do ponto de equilíbrio operacional em quantidade de produtos (o resultado é a quantidade de produtos que devem ser vendidos/produzidos para atingir o PE) é:

    CUSTOS FIXOS TOTAIS / (dividido) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA

     

    fonte: euadministrador.com/como-calcular-o-ponto-de-equilibrio-operacional-financeiro-e-economico/

  • PE = Custos Fixos e Custos variáveis


    I Custos que tendem a se manter constantes nas alterações do volume das at ividades operacionais.  Custo fixo

    II São os gastos industriais que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional. Caso venham a sê -lo, será por meio de algum critério de distribuição (rateio, alocação ou apropriação).  Custos indiretos

    III Custos que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular sob consideração, como os materiais e a mão-de-obra envolvidos na sua manufatura.  Custos Diretos

    IV São assim chamados os custos e despesas cujo montante em unidad es monetárias varia na proporção direta das variações do nível de atividade. Custo variável

     

    Resposta: D
     

  • O fundamento da resposta é que a fórmula do ponto de equilibrio envolve o I e IV, eis a formula: PEQ = CF/ MC unit, e essa MC Unit é o PV - CV, ou seja engloba o I Custos Fixos e o IV custos variáveis, mas para tanto voce primeiro teria que saber os conceitos para depois marcar a alternativa.


ID
1477369
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Muitas classificações e nomenclaturas de custos são oferecidas pela bibliografia existente no Brasil. Com relação a tais classificações e nomenclaturas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


    CUSTOS DIRETOS

    -São aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de produto, no momento de sua ocorrência, de forma objetiva e direta.
    - Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. 

    - Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

    - Ex: Matérias-primas, Mão-de-obra direta.


    CUIDADO! A questão induz ao erro, pois fala que não necessita de "medida de consumo". Precisa sim, uma medida objetiva e direta que possibilite aferir (medir) quanto de fato do referido custo será atribuído a cada produto. O que não necessita é de medidas de rateio, critério este utilizado para alocar custos indiretos.

  • Alguém poderia comentar a letra "d" por favor? O erro na letra foi bem claro, mas fiquei com dúvida neste tratamento de custos variáveis como indiretos.

  • Também fiquei na dúvida na d.

     

  • Comentário do ITEM - D 

    Está relacionado com o "CUSTO" de gerar a informação, que por mais que se tenha a demanda por informação de um custo VARIÁVEL em certos casos essa geração não é viável economicamente, sendo tratada de forma arbitrária como custo INDIRETO.

    "Todos os custos podem ser classificados em Fixos ou Variáveis e em Diretos ou Indiretos ao mesmo
    tempo. Assim, a matéria-prima é um custo Variável e Direto; o seguro é Fixo e Indireto e assim por diante. Os
    custos variáveis são sempre diretos por natureza, embora possam, às vezes, ser tratados como indiretos por
    razões de economia" MARTINS.

     

    Ex1:

    CUSTO DE PRODUÇÃO R$ 1.000,00

    MAT CONSUMO R$ 0,10

    Alguns custos têm características especiais. Por exemplo, parte dos Materiais de Consumo
    poderia ser apropriada diretamente, mas, dada sua irrelevância, verificou-se não valer a pena esse trabalho;
    muitas vezes a relação “custo-benefício” é desfavorável para itens de pequena importância

    Ex2:

    CUSTO DE PRODUÇÃO R$ 1.000,00

    ENERGIA ELÉTICA R$ 600,00

    certos custos, como a Energia Elétrica, podem ser relevantes, mas não tratados como diretos,
    já que para tanto seria necessária a existência de um sistema de mensuração do quanto é aplicado a cada
    produto. Por ser caro esse sistema ou de difícil aplicação, ou ainda por não ser muito diferente o valor assim
    obtido daquele que se calcularia com base na potência de cada máquina e no volume de sua utilização, preferese
    fazer a apropriação de forma indireta.

  • Alternativa certa letra: A


ID
1480984
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A fábrica de sapatos Bom de Pé está modernizando-se e adquiriu R$ 30.000,00 em novos equipamentos. Esse fato deve ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • Investimento= em sentido "lato" é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

  • Investimento: como mencionado pela colega, refere-se a aplicação financeira em ativos que promovam ganhos futuros. Máquinas, equipamentos e etc.

    Despesas: está relacionado às atividades administrativas e comerciais. Exemplo: pagar conta de telefone

    Custos: está relacionado ao dispêndio de dinheiro para a compra de materiais que comporão o processo produtivo.

    Receitas: São ganhos financeiros

  • BIZÚ

    Investimento está relacionado à aquisição de materiais PERMANENTES

    Custos são gastos com materiais não permanentes, de uso geral e essenciais à prestação de serviços.

  • Gabarito A!

  • Pessoal, por que não pode ser considerado como custo?


ID
1486684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Acerca da terminologia e da classificação utilizadas na contabilidade de custos, julgue o item a seguir.

Em uma empresa industrial, cuja política de pagamentos estabelece que as compras sejam pagas com trinta dias contados a partir da data da aquisição, a matéria-prima representa uma despesa, no momento em que é adquirida pela empresa, e um custo, ao ser consumida no processo produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    A Matéria-prima no momento de aquisição é classificada como GASTO, e tida como CUSTO ao ser consumida no processo produtivo


  • Matéria-prima será considerada conta do Ativo Circulante no momento da aquisição.

  • Mister Potter está correto. 


    No momento da aquisição a Materia Prima é ativada. É gasto (sentido amplo) e investimento (no sentido estrito).

    Passa a ser considerada CUSTO no momento que passa pro processo produtivo.

    Bom lembrar que tanto CUSTO quanto DESPESA são gastos.

  • Acrescentando...

    custo: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços; no momento da venda, se transforma em despesa.

    despesa: gasto do bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
  • Gasto com matéria-prima; Investimento em estoques; Custo de produção; e Despesa para venda!!!
  • Pra entender:


    Investimento

    Gasto com um bem ou serviço ativado em função de vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.


    Custo

    Gasto com bens ou serviços que serão utilizados na produção de outros bens ou serviços, ou seja, são gastos relacionados à atividade de produção.


    Despesa

    Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de

    receitas


  • aquisição de bem para terá benificio fututo-ativado-estoque-logo investimento, segundo momento  consumo no processo produtivo-logo custo.

  •  No momento da sua aquisição, a matéria-prima é um gasto. Ao ser estocada, transforma-se em Investimento. Ao ser utilizada na produção, tornase custo. Caso o produto acabado resultante volte ao estoque, volta a ser considerada investimento. Finalmente, transforma-se em despesa quando ocorre a venda do produto. 

  • investimento no momento da aquisicao


ID
1486687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Acerca da terminologia e da classificação utilizadas na contabilidade de custos, julgue o item a seguir.

Uma instituição financeira, em razão da ausência de estoques, deve adotar, na contabilidade de custos, termos e conceitos substancialmente diferentes daqueles utilizados pelas indústrias.

Alternativas
Comentários
  • Os termos podem variar em virtude dos objetos das empresas serem diferentes, mas isso não pode macular substancialmente os conceitos da contabilidade de custos.

  • A contabilidade e custos não é exclusividade das empresas industriais e nem de qualquer outro tipo de empresa. Sendo assim, a terminologia aplicada à contabilidade de custos , bem como a classificação de custos, são os mesmos para empresas comerciais, financeiras, industriais, etc.

    Prof. Luciano Moura


ID
1551259
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A área de custos possui terminologias próprias. As definições dos termos são de fundamental importância para o entendimento e a correta apropriação dos custos.
Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I quanto à terminologia praticada na contabilidade de custos.

COLUNA I
1. Perdas.
2. Despesas.
3. Desperdícios.
4. Custos.
5. Desembolsos.

COLUNA II
( ) Gastos anormais ou involuntários que não geram um novo bem ou serviço e, tampouco, receitas e são apropriados diretamente no resultado do período em que ocorrem.
( ) Saídas de dinheiro do caixa ou do banco.
( ) Gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens e serviços.
( ) Gastos relativos aos bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa.
( ) Gastos incorridos nos processos produtivos ou de geração de receitas e que possam ser eliminados sem prejuízo da qualidade ou quantidade dos bens, serviços ou receitas geradas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Perda — Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária
    Desembolso — Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço
    Custo — Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços
    Despesa — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas
    Desperdício — Gastos incorridos nos processos produtivos ou de geração de receitas e que possam ser eliminados sem prejuízo da qualidade ou quantidade dos bens, serviços ou receitas geradas

    bons estudos


ID
1551331
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo Iudícibus (1998), o campo da contabilidade gerencial está em contínua evolução, sendo sua aplicação voltada especificamente para determinada função dentro da empresa.

Considerando-se as características da contabilidade gerencial, assinale a alternativa
INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Conforme Iudícibus (1998, p.21): 

    A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido as várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira, na Contabilidade de Custos, na Análise Financeira de Balanços etc...

  • Discordo, Tatiane.
    A questão pede a alternativa INCORRETA.
    Na minha visão, a alterntiva INCORRETA é a letra D. Pois a contabilidade gerencial não se vale, ao meu ver,  da administração da produção, por exemplo.


  • http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/24889/conceitos-de-contabilidade-financeira-e-gerencial#!1#ixzz30Gy5OlcB

    Contabilidade Gerencial, pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanço etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe MAIS ANALÍTICO ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.


  • Essas questões para cargo de professor, eu vou te contar ein

  • Para aprofundamento: CONTABILIDADE GERENCIAL X CONTABILIDADE FINANCEIRA. 

    https://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/LucianoOliveira/LucianoOliveira_toque_36.pdf


  • Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais.


    Já a Contabilidade Financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para os usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agências reguladoras governamentais.

    crédito a Karine Albiero pelo link. 

  • Não entendi, na resposta correta tem o termo "um grau de detalhamento menos analítico" e não teria de Iudícibus o termo é "um grau de detalhamento mais analítico ". alguém pode me explicar por favor?

  • Wanderson, a questão pergunta qual a INCORRETA. Sendo assim, a A está errada pelo motivo que vc explicou


ID
1551358
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo Franco (2001), a definição "preço pelo qual se obtém um bem ou serviço" refere se ao custo quando envolve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Em sentido genérico, custo é o esforço (que consome energia física ou mental) ou o dispêndio de bens materiais, para se obter alguma coisa.
     

    Quando o custo envolve valor econômico, ele pode ser medido pelo preço, podendo-se conceituá-lo, nesse caso, como: “o preço pelo qual se obtém um bem ou serviço”.
     

    O produto industrial é o resultado da transformação de matérias-primas, da aplicação de mão-de-obra e do consumo de outros materiais. Seu custo é, pois, representado pelo preço que a indústria paga por esses elementos que concorrem para fabricação do produto (material, mão-de-obra e gastos gerais).
     

    http://www.ceap.br/material/MAT10042010142844.pdf.
    bons estudos


ID
1551364
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Iudícibus (2009), no capítulo 1, trata da contabilidade gerencial. Tendo isso em mente, analise as afirmativas a seguir.

I. A análise financeira e a de balanços, por exemplo, tanto podem servir para o emprestador de dinheiro na avaliação da segurança do retorno do empréstimo ou financiamento como para a gerência na avaliação de tendência da empresa.

II. Um gerente de formação não predominantemente contábil não se entusiasmará, propriamente, com certas expressões tão a gosto dos contadores, tais como: "reversão de provisão para devedores duvidosos" ou "fato contábil misto".

III. A maioria dos administradores visualiza bem um demonstrativo operacional apresentado na forma de débito-crédito, em vez de um demonstrativo na forma dedutiva.

IV. A contabilidade de custos, por sua vez, e todos os procedimentos contábeis e financeiros ligados a orçamento empresarial, a planejamento empresarial, a fornecimento de informes contábeis e financeiros para decisão entre cursos de ação alternativos recaem, sem sombra de dúvida, no campo da contabilidade gerencial.

A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Alternativas

ID
1643578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito da terminologia aplicada à contabilidade de custos e à distinção entre custos e despesas, julgue o item subsecutivo.


Gastos efetuados com salários, comissões sobre vendas e juros bancários, por exemplo, são considerados despesas, uma vez que estão relacionados à venda de produtos e serviços para a geração de receitas.

Alternativas
Comentários
  • Despesa: Bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receita. (Eliseu Martins, Contabilidade de Custos).

  • Se os salários estiverem relacionados com a produção serão custos.

  • Justificativa de anulação:

    Os salários podem ser considerados custo ou despesa, dependendo de sua finalidade.

ID
1643581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito da terminologia aplicada à contabilidade de custos e à distinção entre custos e despesas, julgue o item subsecutivo.


Investimentos são os gastos essenciais à produção, como aqueles realizados, por exemplo, com o objetivo de adquirir novos produtos ou serviços.

Alternativas
Comentários
  • Essa é a definição de gasto. "Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos" (Eliseu Martins).

    Os Investimentos são os gastos que ficam estocados estocados no ativo. "Investimento: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos" (Eliseu Martins).
  • Não acredito que seja a definição de gasto, porque se não a frase ficaria "gastos são gastos essenciais a produção". 
    Está muito mais para uma definição de custos:
    "Custos são os gastos essenciais a produção" (custo seria um espécie do gênero gasto). 

  • Segundo Ricardo J. Ferreira no livro Contabilidade de Custos e Análise das Demonstrações Contábeis 9ª edição - pg. 26, " CUSTO é o gasto necessário à produção de bens e serviços. Corresponde a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens e serviços."

    Questão errada.

     

  • INVESTIMENTO - Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuiveis a futuros periodos. (Eliseu Martins)

    A questão define CUSTOS.

  • Errado. Este é o conceito de custo.

    Custos – São os gastos essenciais à produção, pois os fatores produtivos são utilizados com o

    objetivo de adquirir novos produtos ou serviços. Ex.: consumo de matéria-prima, energia,

    salários e encargos sociais dos empregados da produção, depreciação dos bens da fábrica e

    material de embalagem;

  • Investimento não é gasto


ID
1649011
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as sentenças e assinale a alternativa INCORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. D. 

    É o contrário. No Método de Custeio Variável, o custo fixo vai para despesa e o custo variável é agregado aos produtos.
  • Alternativa. D

    Pois no método de custeio variável (ou direto) só fazem parte do custo de produção os custos variáveis quer sejam diretos ou indiretos. 


ID
1673950
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação aos conceitos que envolvem custos, é correto afirmar que, na compra de uma máquina:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão?

  • Dica: a depreciação (desvalorização do equipamento através do tempo) é um tipo de custo.

  • O termo GASTO é utilizado de maneira geral. Por ex. custos e despesas são tipos de gastos. A parcela depreciável do bem, geralmente utilizando-se do método linear, considerando-se que esse bem é utilizado na produção, caracteriza custo.

  • Gastos, conforme expôs o colega abaixo, são gerais. Podem ser relativos a investimentos, custos ou despesas.

     

    Em relação aos custos, temos custos diretos (por exemplo, matéria prima direta e mão de obra direta), ou custos indiretos, do qual é exemplo a depreciação de uma máquina de uma fábrica, que é um custo indireto de fabricação (CIF), a que faz referência a alternativa B da questão.


ID
1690291
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Considerando as definições usuais da literatura sobre Terminologia de Custos, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com coluna da esquerda.

1. Custos diretos.          ( ) Representam o somatório de matéria-prima e mão de obra direta.

2. Custos indiretos.       ( ) Independem do volume de produção. 

3. Custos primários      ( ) Possuem relação objetivamente verificável com os produtos. 

4. Custos fixos.              ( ) Custos para os quais não há uma medida objetiva de alocação

                                              aos produtos.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Custos diretos : Possuem relação objetivamente verificável com os produtos. 

    Custos indiretos : Custos para os quais não há uma medida objetiva de alocação aos produtos.

    Custos primários : Representam o somatório de matéria-prima e mão de obra direta.

    Custos fixos : Independem do volume de produção. 

    GABARITO A

     

     

     

  • Gabarito: letra A.

    Comentário:

    Como vimos na aula de hoje, os custos diretos possuem relação objetivamente verificável com os produtos e, dessa forma, não necessitam de critérios de rateio para serem alocados aos objetos de custo. Já os custos indiretos são custos para os quais não há uma medida objetiva de alocação aos produtos, e por isso necessitam dos mencionados critérios de rateio para que seja atribuídos aos produtos.

    De fato, como veremos na próxima aula, os custos primários são compostos pela matéria prima e pela mão de obra direta, e não são equivalentes aos custos diretos, apesar de terem definições muito parecidas. Veremos essa pequena diferença em breve.

    Por fim, os custos fixos Independem do volume de produção, ao contrário dos custos variáveis, que variam proporcionalmente ao nível de atividade da empresa.


ID
1702336
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os custos que resultam de um relacionamento de causa e efeito entre o direcionador de custo, o produto/objeto de custo e os recursos (diretos ou indiretos) usados para produzi-los, são denominados:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia explicar ?

  • CUSTO PROJETADO – Pré–calculo do custo nas diversas fases do desenvolvimento de um produto, para comparação com o custo objetivo definido através da desagregação do valor mercadológico, através da cadeia de formação de preços de etiqueta. O pré–cálculo se processa pela valoração da lista de materiais e pela valoração dos tempos de conformação multiplicados pelas taxas horárias adotadas como objetivo orçamentário.


ID
1719250
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Tendo em vista a contabilidade de custos, correlacione as nomenclaturas a suas respectivas definições, e assinale, a seguir a opção que apresenta a seqüência correta. 

      NOMENCLATURAS 

I - Gasto 

II - Desembolso 

III- Investimento 

IV - Custo 

V - Despesa 

DEFINIÇÕES 

( ) Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

( ) Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

( ) Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

( ) Compra de um produto ou serviço qualquer que gera sacrifício financeiro para a entidade, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. 

( ) Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

( ) Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos. 


Alternativas
Comentários
  • A assertiva "Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária" refere-se ao conceito de Perdas.

  • Gabarito A

     

    a) Gasto — Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    b) Desembolso — Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

    c) Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

    d) Custo — Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    e) Despesa — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

    f) Perda — Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

     

    Fonte: Contabilidade de Custos

    Eliseu Martins - 9º Edição

  • Os conceitos que a banca usou foram os do eminente professor Eliseu Martins:

    I - Gasto: Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    II - Desembolso: pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

    III- Investimento: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.

    IV - Custo: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    V - Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

    Temos ainda o importante conceito de Perda: bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

    Fazendo a associação encontramos a do item A.

    Gabarito: item A.
  • Oi, Johmara. Na verdade, o parágrafo é o 4º:

    § 4 No homicídio CULPOSO, a pena é aumentada de 1/3, se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício [culpa profissional], ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima, não procura diminuir as conseqüências do seu ato, ou foge para evitar prisão em flagranteSendo DOLOSO o homicídio, a pena é aumentada de 1/3 se o crime é praticado contra pessoa MENOR DE 14 OU MAIOR DE 60 ANOS


ID
1745500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Acerca da terminologia de custos utilizada em entidades não industriais, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: A empresa Alfa desenvolve soluções de tecnologia da informação e, para atender a demanda de um cliente, subcontratou serviços da empresa Beta. O pagamento da empresa Alfa para a empresa Beta foi realizado em três parcelas. Assertiva: Nessa situação, ocorreu desembolso, em função dos pagamentos, e investimento, considerando-se os benefícios atribuíveis a futuros períodos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Segundo Martins:

    a) Gasto — Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). 

    b) Desembolso — Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada Ou não do momento do gasto. 

    c) Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). 


  • NÃO OCORREU INVESTIMENTO E SIM CUSTO.

    CUSTOS : O Custo corresponde ao gasto com bens ou serviços que serão consumidos na produção de outros bens ou serviços. Ou, em outras palavras, custo é todo gasto incorrido no processo produtivo ou no processo de prestação de serviços.

  • Acredito que o fundamental da questão é compreender que foram vendidos serviços.

    "A empresa Alfa desenvolve soluções de tecnologia da informação e, para atender a demanda de um cliente, subcontratou serviços da empresa Beta. O pagamento da empresa Alfa para a empresa Beta foi realizado em três parcelas. 
    Assertiva: Nessa situação, ocorreu desembolso, em função dos pagamentos, e investimento, considerando-se os benefícios atribuíveis a futuros períodos." ERRADA.


  • Custo é atribuído  o processo produtivo ,ou seja prestação de serviços,logo não e investimento que seria na aquisição de maquinário por exemplo.



  • SERÁ INVESTIMENTO APENAS O GASTO QUE FOI ATIVADO

    SERÁ CUSTO O UTILIZADO NA PRODUÇÃO.

     

  • Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são "estocados" nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimento.

     

    Fonte: Contabilidade de Custos - Eliseu Martins.

  • ah legal, o software criado não deve ser ativado.... sempre com joguindo de palavras pra te lascar


ID
1767424
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual é a terminologia utilizada, em custos industriais, para bens ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária?

Alternativas
Comentários
  • Perda – Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
    Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques etc.
    São itens que vão diretamente à conta de Resultado, assim como as despesas, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à obtenção de receita. É muito comum o uso da expressão Perdas de material da fabricação de inúmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas "perdas" é, na realidade, um custo, já que são valores sacrificados de maneira normal no processo de produção, fazendo parte de um sacrifício já conhecido até por antecipação para a obtenção da receita almejada.
    O gasto com mão-de-obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção. O material deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda, e não um custo; aliás, não haveria mesmo lógica em apropriar-se como custo essas anormalidades e, portanto, acabar por ativar um valor dessa natureza.
    Cabe aqui ressaltar que inúmeras perdas de pequeníssimo valor são, na prática, comumente consideradas dentro dos custos ou das despesas, sem sua separação; e isso é permitido devido à irrelevância do valor envolvido. No caso de montantes apreciáveis, esse tratamento não é correto.

  • Gasto – Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
    Conceito extremamente amplo e que se aplica a todos os bens e serviços adquiridos; assim, temos Gastos com a compra de matérias-primas, Gastos com mão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, Gastos com honorários da diretoria, Gastos na compra de um imobilizado etc. Só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.
    Não estão aqui incluídos todos os sacrifícios com que a entidade acaba por arcar, já que não são incluídos o custo de oportunidade ou os juros sobre o capital próprio, uma vez que estes não implicam a entrega de ativos.

    Custo – Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
    O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. Exemplos: a matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou um investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda.
    A energia elétrica utilizada na fabricação de um item qualquer é gasto (na hora de sua utilização) que passa imediatamente para custo, sem transmitir pela fase de investimento. A maquina provocou um gasto em sua entrada, tornado investimento e parceladamente transformado em custo, à medida que é utilizada no processo de produção de utilidades.

  • Despesa – Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
    A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa.
    O equipamento usado na fabrica, que fora gasto transformado em investimento e posteriormente considerado parcialmente como custo torna-se, na venda do produto feito, uma despesa. A maquina de escrever da secretaria do diretor financeiro, que fora transformada em investimento, tem uma parcela reconhecida como despesa (depreciação), sem transitar por custo.
    As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenções de receitas.
    Todo produto vendido e todo serviço ou utilidade transferidos provocam despesa. Costumamos chamá-lo Custo do produto Vendido e assim fazemo-lo aparecer na Demonstração de Resultados; o significado mais correto seria: Despesa que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido. Cada componente que fora custo no processo de produção agora, na baixa, torna-se despesa. (No Resultado existem Receitas e Despesas – às vezes Ganhos e Perdas – mas não Custos.) A mercadoria adquirida pela loja comercial provoca um gasto (genericamente), um investimento (especificamente), que se transforma numa despesa no momento do reconhecimento da receita trazida pela venda, sem passar pela fase de custo. Logo, o nome Custo Das Mercadorias Vendidas não é, em termos técnicos, rigorosamente correto.
    Logo, todas as despesas são ou foram gastos. Porém, alguns gastos muitas vezes não se transformam em despesas (por exemplo, terrenos, que não são depreciados) ou só se transformam quando de sua venda.
    Todos os custos que são ou foram gastos se transformam em despesas quando da entrega dos bens ou serviços a que se referem. Muitos gastos são automaticamente transformados em despesas, outros passam primeiro pela fase de custos e outros ainda fazem a via-sacra completa, passando por investimento, custo e despesa.


ID
1787389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito de contabilidade de custos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Greve é considerada uma perda do período, e não custo geral de serviço.

    c) Custos de transformação estão relacionados apenas a custos diretos.
    d) Custos de fabricação não incluem gastos indiretos de fábrica.
    e) Compra de guindaste é considerada investimento, e não despesa incorporada ao ativo.
  • Vamos a algumas considerações:

    a) ERRADA. Os gastos com mão de obra durante o período de greve dos funcionários são considerados eventos anormais e não podem compor os custos dos produtos. São, portanto, despesas do período;

    c) ERRADA. Os Custos de Transformação são a soma de todos os custos de produção, EXCETO os relativos a matéria prima e outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modificação pela empresa (Eliseu Martins, "Contabilidade de Custos".  Dentro dos custos primários estão contemplados os custos de matérias primas, por exemplo, informação que torna incorreta a presente assertiva;

    d) Assertiva no mínimo incompleta. Mão de obra direta está inserida no conceito de custos primários;

    e) Guindaste alocado na unidade fabril, à medida que é utilizado, tem sua depreciação incorporada ao custo dos produtos fabricados. Não pode ser despesa do período.

    ASSERTIVA CORRETA: B

    Espero ter ajudado. Bons estudos!!!

  • Na letra B, não entendi o "quando se transformam em despesa". Alguém pode me ajudar?

  • Reforço a pergunta da colega Contadora SC....

  • Discordo do gabarito, pois, nunca vi estoque de mão-de-obra...

  • Ao serem utilizados na produção, a mão-de-obra, a matéria-prima e os gastos indiretos de fabricação tornam-se custos. O produto acabado resultante volta ao estoque ('Estoque de produtos acabados"), por isso "custo estocável". Finalmente, transforma-se em despesa quando ocorre a venda do produto. Normalmente, chamamos de Custo do Produto Vendido, e é assim que aparece na DRE. Mas o correto seria despesa, que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido.

  • Segundo doutrinadores de custos o que aparece na DRE são só despesas... 

    Exemplo: "No momento da sua aquisição, a matéria-prima é um gasto. Ao ser estocada, transforma-se em Investimento. Ao ser utilizada na produção, tornase custo. Caso o produto acabado resultante volte ao estoque, volta a ser considerada investimento. Finalmente, transforma-se em despesa quando ocorre a venda do produto."

     

    Fonte: material estratégia concursos, professores Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 

  • São custos estocáveis porque, no momento que produzimos os estoques, em que se transformam? Em "custos dos estoques" = custo estocável.

    Por isso considera-se MOD, MP, CIF como estocáveis.

    E, quando há a venda, é registrado como despesa (conhecida como CMV, mas que é despesa), como nossa colega explicou.

    =]

     

     

  • Haverá estoque de mão-de-obra direta, mas não sentido literal. O estoque citado é o gasto correspondente à MOD, que fica "estocado" no Estoque de Material em Elaboração ou Estoque de Produto em Processo, posteriormente sendo transferido para o Estoque de Produtos Acabados, até a sua venda quando se torna Custo de Produto Vendido.

  • Gabarito: letra B.

    Comentário: 

    Vamos às alternativas:

    a)         O gasto com mão de obra durante o período de greve dos empregados de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia da informação deverá ser classificado como custos gerais dos serviços, já que não é possível uma associação direta desse gasto com os serviços em andamento.

    Item ERRADO. Alternativa equivocada, porque, como já disse, as perdas anormais, por serem ocasionais e imprevisíveis, são despesas, apropriadas diretamente ao resultado do exercício. Um dos principais exemplos de perdas anormais é justamente o gasto com mão de obra durante o período de greve dos empregados da produção:

    b)         Matéria-prima, mão de obra direta e gastos indiretos de fabricação são considerados custos estocáveis e representam ativos até o momento da venda das unidades produzidas, quando se transformam em despesas.

    Item CERTO. Isso! O chamado “custo da produção do período (CPP)”, que é a soma de matéria-prima, mão de obra direta e gastos indiretos de fabricação, são custos estocáveis (são ativados) até o momento em que são vendidos, quando passam a ser custos do produto vendido (CPV) e, enfim, se transformam em despesas quando da alocação do CPV na demonstração do resultado (DRE).

    c)          Define-se custo de transformação como a soma dos custos primários com os custos indiretos de fabricação.

    Item ERRADO. Como já afirmei, o Custo de transformação (ou conversão), como o nome já denota, são os custos necessários para que a matéria prima se transforme (converta) em produto acabado:

    d)         Custo de fabricação é equivalente à soma dos seguintes custos: primários, mão de obra direta e gastos indiretos de fábrica.

    Item ERRADO.

    Os custos primários são obtidos da soma da matéria prima (MP) e da mão de obra direta (MOD).

    e)         A compra de um guindaste com pagamento à vista, para ser utilizado em ambiente fabril, representa desembolso no momento da aquisição e, em função da vida útil do bem adquirido, é considerada despesa incorporada ao ativo.

    Item ERRADO. De fato, a compra de um guindaste com pagamento à vista, para ser utilizado em ambiente fabril, representa um gasto com desembolso no momento da aquisição, e posteriormente um investimento, quando incorporado ao ativo da empresa. Em função da sua vida útil, ele sofre depreciação, que por se tratar de um ativo que faz parte do processo produtivo, é considerado custo e vai integrar o produto.

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU


ID
1840825
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta associação da terminologia utilizada em Custos.

Coluna 1 Terminologia

1. Custos

2. Desembolso

3. Despesas

4. Gasto

5. Investimentos

6. Perdas


Coluna 2 Descrição

( ) É aquilo que a empresa despende para adquirir bens ou serviços, como, por exemplo, compra de matérias-primas, com mão de obra, compra de imobilizado, entre outras despesas, podendo ser à vista ou a prazo.

( ) Refere-se ao pagamento como consequência dos gastos, podendo ser um pagamento antecipado, à vista ou a prazo.

( ) São bens ou serviços consumidos de modo anormal, ou seja, este tipo de consumo não faz parte do dia a dia da empresa.

( ) São todos os gastos que não são utilizados nas atividades de produção da empresa e usados para fins de gerar receitas.

( ) São utilizados na fabricação de um produto ou na prestação de serviços.

( ) Todos os gastos que se destinam à aquisição de bens de uso da empresa ou em aplicações de caráter permanente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • gabarito alternativa: 

    d) 4 – 2 – 6 – 3 – 1 – 5


ID
1880971
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

É correto afirmar que “Unidade para a qual se deseja mensurar os custos” corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C!

     

    Objeto de custo: é a unidade para a qual se deseja mensurar os custos. Conforme a legislação define, a informação de custos deve subsidiar os gestores tendo como objeto de custo os programas e as unidades da administração. 


ID
1929748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à terminologia de custos, julgue o seguinte item.

A matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição, e torna-se custo ao ser utilizada para a geração do produto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar CERTO

    O item foi considerado correto pela banca, mas, em nosso entendimento, está incorreto. Segundo o professor Eliseu Martins (2003, pg.17) “no momento da sua aquisição, a matéria-prima é um GASTO. Ao ser estocada, transforma-se em investimento. Ao ser utilizada na produção, torna-se custo. Caso o produto acabado resultante volte ao estoque, volta a ser considerada investimento. Finalmente, transforma-se em despesa quando ocorre a venda do produto”.

    Vale ressaltar que algumas empresas operam sob o sistema de produção Just-in-Time, ou seja, a matéria-prima não fica estocada e após a aquisição já se transforma em custo de produção.

    Pelo erro na terminologia, solicitamos que o gabarito seja trocado de certo, para errado.

    FONTE: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/01073528/Corre%C3%A7%C3%A3o-TCE-SC-Final.pdf

    bons estudos

  • 74 A matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição, e torna-se custo ao ser utilizada para a geração do produto.

    A banca não alterou o gabarito. GABARITOS OFICIAIS DEFINITIVOS - CERTO.

  • "A matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim
    ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo
    da matéria-prima
     como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que
    fica ativado até sua venda¨
    . ELISEU MARTINS

  • Não há motivo para anulação da questão, afinal o INVESTIMENTO é um tipo de GASTO, dizer que a compra é um gasto não refuta a ideia que seja um investimento, visto que aquele é gênero deste. 

  • Vejam como já foi explorado em outra prova:

     

    Na sua aquisição, a matéria-prima é um gasto que IMEDIATAMENTE se transforma em INVESTIMENTO; no momento de sua utilização, transforma-se em custo integrante do bem fabricado; quando o produto é vendido, transforma-se em despesa.

     

    Portanto, CORRETO.

     

     

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Sabemos que os gastos podem percorrer todo um “trajeto”, sendo às vezes contabilizado diretamente como despesa, ou perfazendo todas as possíveis etapas, como no esquema a seguir:

    Vemos que no momento da sua aquisição a matéria prima é um gasto, porém imediatamente se transforma em investimento quando a empresa a estoca. Como o gasto é gênero e investimento é uma espécie de gasto, o Cespe considerou correta a afirmação de que a matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição.

    Da mesma forma, quando usamos a matéria prima na produção, ela se torna um custo, como afirmou a questão.

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU

  • Q691039 - Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PA Prova: CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Contabilidade

    Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos, julgue o item a seguir.

    No fluxo de fabricação e venda de um produto, a aquisição de matéria-prima é um gasto que se transforma em custo no momento de sua utilização no processo produtivo, e em despesa, quando ocorre a venda do produto fabricado.

  • A matéria prima na aquisição, na compra, é um gasto ativado. E o que é um gasto ativado é um investimento.

    Investimento - É um gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíeis a futuros períodos

  • Difícil lidar com esse tipo de questão.

    Claramente, pelos conceitos elencados e estudados, em sua aquisição, é um gasto que se transforma, de imediato, em investimento. Quando da sua utilização no processo produtivo, custos; após sua fabricação volta para o estoque para venda, transformando-se em, novamente, em investimento, até que seja vendido e convertido, seu custo, em despesa, pois está a gerar receita correspondente.

    Bons estudos!

  • E quando uma indústria opera no formato 'Just In Time'? Não existe estocagem de matéria, logo não poderia ser considerado um investimento, inicialmente.

    Pra mim, isso está errado.


ID
1930384
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Correlacione as terminologias às suas respectivas definições, assinalando, a seguir, a opção que apresenta a seqüência correta.

TERMINOLOGIA
I - Gasto
II - Desembolso
III- Investimento
IV - Custo
V - Despesa
VI - Perda

DEFINIÇÕES

(  ) Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço.
(  ) Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
(  ) Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços.
(  ) Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.
(  ) Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.

Alternativas
Comentários
  • Gasto: Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    DESEMBOLSO: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

    INVESTIMENTO: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). EX: CURSO DEDICAÇÃO.

    CUSTO: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    DESPESA: Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. EX: VENDA.

    PERDA: Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntário. Ex: incêndio, enchente, roubo etc.

    DESPERDÍCIO: Retrabalho, normalmente ligado a INEFECIÊNCIA, EX: RETRABALHO, ESTOQUE EXCESSIVOS, UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE MATERIAL, ETC


ID
1930453
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Coloque V (verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmações abaixo em relação à terminologia utilizada pela Contabilidade de Custos, assinalando, a seguir, a opção correta.

(  ) Todo o custo que é identificado naturalmente ao objeto do custo é denominado custo indireto.
(  ) Todo o custo que precisa de um parâmetro para ser identificado e debitado ao produto ou objeto de custeio é considerado um custo indireto.
(  ) No critério de avaliação PEPS, o material utilizado é custeado pelos preços mais atualizados, permanecendo os mais antigos em estoque.
(  ) Na produção contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção, sendo essas contas encerradas no final de cada período (mês, semana, ano, conforme o período contábil de custos da empresa).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    (F) Todo o custo que é identificado naturalmente ao objeto do custo é denominado custo direto
    (V) Todo o custo que precisa de um parâmetro para ser identificado e debitado ao produto ou objeto de custeio é considerado um custo indireto
    (F) No critério de avaliação UEPS, o material utilizado é custeado pelos preços mais atualizados, permanecendo os mais antigos em estoque
    (V) Na produção contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção, sendo essas contas encerradas no final de cada período (mês, semana, ano, conforme o período contábil de custos da empresa).

    bons estudos


ID
2030026
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A preocupação primeira dos contadores, auditores e fiscais foi a de fazer da contabilidade de custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento de administração. Devido ao crescimento das empresas, com o consequente aumento da distância entre administrador e ativos e pessoas administradas, a contabilidade de custos passou a ser encarada como auxílio no desempenho de uma nova missão. Pergunta-se: Qual é essa nova missão?

Alternativas

ID
2030116
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a alternativa que representa corretamente o significado da palavra custeio.

Alternativas

ID
2042254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos, julgue o item a seguir.


O custo da produção acabada de uma fábrica consiste na soma dos custos relativos à produção finalizada no período e não contém custos de exercícios anteriores.

Alternativas
Comentários
  • O custo da produção acabada de uma fábrica consiste na soma dos custos relativos à produção finalizada no período e PODE CONTER custos de exercícios anteriores.

    =]

  • CPA ( Custo da produção acabada) = EI ( Est. inicial de produtos em elaboração) + CPP ( custo de produção do período) - EI ( estoque final de produtos de em elaboração)

  • CPA - é a soma dos custos contidos na produção acabada no período. Pode conter custos de produção também de períodos anteriores.

  •  

    É justamente essa a diferença entre o Custo da Produção Acabada e Custo de Produção do período.

    Note que o CESPE cobra bastante essa diiferença.

    Q694275 

  • Dentro do CPA,  tem o Custo Fabril, o qual poderá conter um estoque inicial, ou seja, de períodos anteriores.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Vimos na aula de hoje que o custo da produção acabada pode conter custos de exercícios anteriores, quando houver estoque inicial de produtos em elaboração, ou seja, produtos cuja fabricação foi iniciada em períodos anteriores e acabadas no período em análise:

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU

  • NUNCA ESQUECER

    Entre CPP, CPA e CPV ==> NÃO HÁ nenhum tipo de relação obrigatória.

    Fonte: Livro Contab. de Custos - 10a. Ed. - Professor Ricardo J. Ferreira

    Bons estudos.


ID
2063737
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as alternativas a seguir acerca dos conceitos de Contabilidade de Custos e assinale a alternativa correta.

I. Os Princípios Contábeis hoje aceitos não admitem o uso de Demonstrações de Resultados e de Balanços avaliados à base do Custeio Variável.

II. Além de serem classificados em Diretos e Indiretos, os custos podem ser classificados em Fixos e Variáveis.

III. As despesas assim como os custos podem ser classificadas em diretas e indiretas e fixas e variáveis.

IV. De forma geral a despesa pode ser conceituada como bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I - Correta - Gerencialmente, o custeio variável é um método muito utilizado, mas, fiscal e legalmente ele não é aceito. A banca considerou que esse método fere princípios de contabilidade, e esse é um tema bastante debatido no campo da ciência contábil. Há uma pequena exposição a esse respeito neste link https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100426104747AAbiDj5

     

    II - Correta - os custos são classificados em Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos, podendo ser ainda Totais e Unitários.

     

    III - Errada - Diferentemente dos custos, as despesas sõa classificadas apenas em Fixas e Variáveis, Unitárias ou Totais.

     

    IV - Correta - Despesa é o valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração etc. As comissões de vendedores são despesas por não estarem diretamente ligados a produção, entretanto, o salário de um operário da fábrica, por exemplo, é custo.

     

    Gabarito A


ID
2073115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos, julgue o item a seguir.


Custo da produção acabada e custo de produção do período são conceitos distintos e não podem apresentar valores iguais na apuração de custos de determinado período.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Os três conceitos (CPP, CPA, CPV) são bastante distintos e não há nenhuma relação obrigatória entre seus valores no que respeita a sua grandeza. Cada um pode ser maior ou menor que o outro em cada período, dependendo das circunstâncias

    FONTE: Contabilidade de custos  Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo  Atlas 2003

    bons estudos

  • Embora sejam conceitos distintos, acho que o erro da questão é dizer que não podem apresentar valores iguais.

  • O erro da questão está em dizer que eles não podem aprensentar valores iguais, custo de produção do período é a soma dos custos incorridosno período dentro da fábrica, e o de produção acabada é a soma dos custos contidos na produção acabada no período, pode conter custos d eprodução de períodos anteriores ai o custo de produção acabada será maior, porém pode ser que não tenha produção do período anterior ai o valor será igual.

  • O erro da questão está em afirmar que o CPP (custo de produção do período) e o CPA (Custo de produção acabada) não podem apresentar valores iguais.
    Então vamos entender primeiramente o conceito de cada um deles e em que situação eles PODERÃO TER VALORES IGUAIS.
     

    CPP =  Matéria prima+Mão de obra direta+Custos indiretos de fabricação (MP+MOD+CIF)
    CPA = (Estoque incicial - Estoque final ) De produtos em elaboração + CPP (custo de produção do período.

    Então quando teremos CPP = CPA ?

    Resposta : Simples. Quando não houver Estoque inicial e nem estoque final de Produtos em elaboraçao.

    EX:  
    MOD - 50
    MP - 10
    CIF - 40
    Ei de produtos em elaboração - 0
    Ef de produtos em elaboraçao - 0 
    Calcule o CPP e o CPA .

    CPP = MP+MOD+CIF

    CPP = 10+50+40 = 100

    CPA = (ei - ef)p. Em elboração + CPP
    CPA = (0-0)+ 100
    CPA = 100

     

    BONS ESTUDOS!!!!!!!!!!!!

  • SÃO CONCEITOS DISTINTOS - OK OUTRA QUESTÃO : Q694275

    NÃO PODEM APRESENTAR VALORES IGUAIS - ERRADO

     

  • Critério da Durabilidade – Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suascondições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;

    Critério da Fragilidade – Se sua estrutura for quebradiça, deformável ou danificável,caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade;

    Critério da Perecibilidade – Se está sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou sedeteriore ou perca sua característica pelo uso normal;

    Critério da Incorporabilidade – Se está destinado à incorporação a outro bem, e nãopode ser retirado sem prejuízo das características do principal. Se com a incorporaçãohouver alterações significativas das funcionalidades do bem principal e/ou do seu valormonetário, será considerado permanente; e

    Critério da Transformabilidade – Se foi adquirido para fim de transformação.

    Critério da Finalidade – Se o material foi adquirido para consumo imediato ou paradistribuição gratuita.

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ManualDespesaNacional.pdf
    bons estudos

  • CPP(Custo de Produção do Período) =  MPA+MOD+CIF
    CPA(Custo de Produção Acabada( = (Estoque incicial - Estoque final ) de Produtos em Elaboração + CPP.

    CPV(Custo dos Produtos Vendidos)=(Estoque incicial - Estoque final ) de Produtos Acabados + CPA

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU


ID
2073118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos, julgue o item a seguir.


Os gastos para a obtenção de bens que se destinem aos estoques da entidade são considerados investimentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

    Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.

    Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados: a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade à aquisição.

    FONTE: Contabilidade de custos  Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo  Atlas 2003
    bons estudos

  • A matéria prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante.

  • barito CERTO

    Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

    Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.

    Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados: a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade à aquisição.

    FONTE: Contabilidade de custos  Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo  Atlas 2003
    bons estudos

  • Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

    Todos os sacrifícios havidos pela aquisição de bens ou serviços (gastos) que são “estocados” nos Ativos da empresa para baixa ou amortização quando de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.

    Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados: a matéria-prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; a máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente; as ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes, dependendo da intenção que levou a sociedade à aquisição.

    FONTE: Contabilidade de custos  Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo  Atlas 2003

  • Esses comentários tão com eco?

  • Gastos ativados são classificados como custos

  • Gabarito: Certo.

    Comentário: 

    Em linha com o que aprendemos na aula de hoje, investimentos são gastos em bens ou serviços que são ativados, ou seja, registrados no ativo da empresa

    No caso em análise, a banca fala em “gastos para a obtenção de bens que se destinem aos estoques da entidade”, ou seja, os bens serão ativados, o que confirma que se trata de um investimento.

    Importante lembrar que, se esse bem for uma matéria prima, o gasto relativo à sua aquisição se torna custo quando ela entra no processo produtivo, e se transforma em despesa quando o produto for vendido. Nunca esqueça essa sequência típica de questão de prova. Veja novamente o esquema:

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU

  • "PALAVRINHAS MÁGICAS"

    Gasto (conceito MAIS AMPLO)

    Custo = produção

    investimento = estocado

    despesa = obtenção de receita

    Perda (normal = custo da Produção) X (Anormal = despesa/Resultado - DRE)

    Desembolso = pagamento (financeiro OU não)

    Bons estudos.


ID
2073121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos, julgue o item a seguir.

Na compra à vista de um computador para ser utilizado no escritório de uma empresa de auditoria, ocorrem um desembolso e uma despesa, representados pela entrega imediata de recursos ao fornecedor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Despesa
    — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

    A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma despesa. O equipamento usado na fábrica, que fora gasto transformado em investimento e posteriormente considerado parcialmente como custo, torna-se, na venda do produto feito, uma despesa. O microcomputador da secretária do diretor financeiro, que fora transformado em investimento, tem uma parcela reconhecida como despesa (depreciação), sem transitar por custo.

    As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas.

    Ou seja: a despesa vem da depreciação do computador, e não do pagamento do fornecedor (trata-se de um fato permutativo (Máquina -> fornecedor/ fornecedor -> Caixa).

    FONTE: Contabilidade de custos  Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo  Atlas 2003
    bons estudos

  • A despesa vem da depreciação do computador, e não do seu pagamento.

  • Seria uma despesa se o Produto tivesse sido comprado para obtenção de receita

  • Podemos pensar até mesmo no lançamento da compra do bem :

    D: Imoblizado

    C: Caixa

    Dessa maneira, não é despesa !

  • Errado. Ocorre um desembolso e um INVESTIMENTO.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário: 

    Veja que compra à vista de um computador há, de fato, um desembolso, que é o mero pagamento realizado pela aquisição do bem ou serviço, ou seja, o ativo (geralmente caixa) foi entregue ao fornecedor no momento da aquisição (há uma saída de caixa, ou desencaixe). 

    Todavia, não deve ser contabilizada uma despesa, uma vez que a empresa registrou o computador em seu ativo, ou seja, “ativou” aquele gasto, o que configura um investimentoRelembrando, de forma esquemática, os conceitos de gastos e todas as suas espécies, temos:

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU

  • No momento da compra do bem ocorre um DESEMBOLSO e um INVESTIMENTO. Conforme ocorre a depreciação do bem, o que era investimento vira despesa.

  • Gabarito: ERRADO.

    Trata-se de fato permutativo:

    D - Computadores

    C - CX

  • Questão sobre terminologia aplicada à contabilidade de custos.

    Quando tratamos da terminologia em custos industriais, estamos falando de conceitos básicos, mas muito importantes para entendermos melhor a Contabilidade de Custos como um todo. Apesar de serem palavras com o sentido parecido, utilizadas no dia a dia com o mesmo significado, existem termos técnicos com semânticas totalmente distintas.

    Vamos começar revisando os mais importantes para resolvermos a questão, conforme Martins¹, que é o autor mais utilizado nas provas de Custos:

    Gasto — Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    Exemplos: Gasto com mão-de-obra, com aquisição de mercadorias para revenda, com energia elétrica, com aluguel, etc.

    Desembolso — Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.

    Exemplos: Pagamento de salários, pagamento de despesas etc.

    Investimento — Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

    Exemplos: Aquisição de móveis e utensílios, imóveis, marcas e patentes, matéria-Prima, material de escritório, etc.

    Custo — Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    Exemplos: Matéria-Prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas da fábrica, aluguéis e seguros do prédio da fábrica, etc.

    Despesa — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

    Exemplos: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas, salários e encargos sociais do pessoal do escritório de administração, energia elétrica consumida no escritório, etc.

    Dica! Guardem esse exemplo prático envolvendo todas as etapas pelas quais o gasto (termo genérico) com uma matéria-prima poderia passar:

    - Na aquisição para utilização futura (estocada): investimento.
    - Na utilização no processo de fabricaçãocusto.
    - Na estocagem do bem produzido: investimento.
    - Na venda do produto: despesa.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Na compra à vista de um computador para ser utilizado no escritório de uma empresa de auditoria, ocorrem um desembolso e uma despesa, representados pela entrega imediata de recursos ao fornecedor.

    Na compra à vista de um computador para ser utilizado no escritório de uma empresa de auditoria, ocorre um desembolso representado pela entrega imediata de recursos ao fornecedor.

    Esse computador será considerado um investimento quando alocado no ativo, não será reconhecida uma despesa.


    Fonte:

    ¹MARTINS, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. – 9ª ed. - São Paulo : Atlas, 2003, pág. 17.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2073124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos, julgue o item a seguir.

No fluxo de fabricação e venda de um produto, a aquisição de matéria-prima é um gasto que se transforma em custo no momento de sua utilização no processo produtivo, e em despesa, quando ocorre a venda do produto fabricado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Aquisição da MP: é um gasto que, depois do ato da passagem para a propriedade da empresa, torna-se investimento.
    Transformação da MP: Custo, pois é um bem utilizado na produção de outro bem ou serviço.
    Venda do bem: Despesa, já que fora consumido para a obtenção de receitas.

    Nesse sentido, é importante observar que a nomeclatura Custo das Mercadorias Vendidas não é tecnicamente correto, já que essa venda é despesa, e não custo, Elisou Martis diz que o termo correto seria "Despesa que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido."

    bons estudos

  • Questão maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, Cespe, por esse milésimo de segundo, eu te adoro.

  • Gabarito: Certo.

    Comentário: 

    Veja como o entendimento da sequência que comentei na questão anterior é de suma importante no estudo inicial da contabilidade de custos. Está aí mais uma questão que fala disso. Nunca é demais revisar mais uma vez! 

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU


ID
2082832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia aplicada à contabilidade de custos e à classificação de custos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: uma das características do custos variáveis é a atribução mais precisa dos custos aos departamentos de produção que os custos fixos, por aqueles variarem conforme a quantidade produzida.

    B) O custo dos produtos vendidos e o custo de fabricação no período são bastante distintos e não há nenhuma relação obrigatória entre seus valores no que respeita a sua grandeza. Cada um pode ser maior ou menor que o outro em cada período, dependendo das circunstâncias

    C) O custo da produção acabada e o custo dos produtos vendidos são bastante distintos e não há nenhuma relação obrigatória entre seus valores no que respeita a sua grandeza. Cada um pode ser maior ou menor que o outro em cada período, dependendo das circunstâncias

    D) Custos Primários: soma de matéria-prima com mão-de-obra direta. Não são a mesma coisa que Custos Diretos, já que nos Primários só estão incluídos aqueles dois itens. Custos de Transformação ou de conversão: soma de todos os Custos de Produção, exceto os relativos a matérias-primas e outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modificação pela empresa (componentes adquiridos prontos, embalagens compradas etc.).

    E) A soma dos custos indiretos de fabricação no período e do custo primário no período resulta no custo de produção do período.

    bons esstudos

  • Renato, quanto às assertivas b)- e), ok, excelente explanação.

    Quanto à assertiva a), você pode por gentileza confirmar a fonte? Pois normalmente é mais fácil atribuir custos fixos a departamentos de produção (centros de custos) que custos variáveis ... Mão-de-obra, depreciação de equipamentos, normalmente são associados a centro de custos nas empresas, enquanto matéria-prima normalmente é associada ao produto ou ao processo, não necessariamente ao departamento...

  • Gabarito: letra A.

    Comentário: 

    De fato, as principais características dos custos variáveis incluem atribuições mais precisas aos departamentos de produção, se comparadas aos custos fixos, porque via de regra os custos variáveis são DIRETOS, salvo algumas poucas exceções. Já os custos fixos são INDIRETOS, em sua maioria, necessitando de critérios de rateio para aloca-los aos objetos de custo.

    Quanto às alternativas B, C e D, como vimos anteriormente, não há qualquer relação matemática DIRETA entre o Custo de Produção do Período (CPP (ou CFP)), o Custo da Produção Acabada (CPA) e o Custo dos Produtos vendidos (CPV). Eles podem assumir valores tanto maiores quanto menores comparativamente uns aos outros, e isso vai depender basicamente dos estoques iniciais e finais de matérias primas, produtos em elaboração e produtos acabados. O esquema ao lado ajuda na visualização:

    Quanto à alternativa E, sabemos também que a soma dos custos indiretos de fabricação no período e do custo primário no período resulta no custo da produção do período (custo de fabricação do período), e não no custo da produção acabada, como afirma a banca:

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU

  • Marquei B, porque pensei demais!

    O custo dos produtos vendidos é superior ao custo de fabricação no período.(EM REGRA GERAL SIM).

    Em regra geral, o CPV > CPA, se pensarmos na margem de lucro de no mínimo 30% sobre o produto acabado. Mas no mercado existem variáveis que torna essa regra não absoluta. Levando em consideração: queima de estoque o produto pode ser vendido pelo mesmo valor que ele foi produzido ou comprado, pode ocorrer de ser vendido com um valor inferior ao produto produzido ou comprado por N fatores...

  • Custo variável é mais fácil atribuir o custo, pois tem relação direta com a quantidade produzida. Já os custos fixos são mais difíceis, uma vez que sua atribuição de custo é feita por rateio com grau de arbitrariedade (o que dificulta a atribuição de custo).

    Fonte: minhas anotações.

  • As principais características dos custos variáveis incluem atribuições mais precisas aos departamentos de produção, se comparadas aos custos fixos.

    Bendito serás!!


ID
2120053
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Inúmeras vezes ocorre desperdício de materiais, principalmente de matérias-primas, durante o processo de produção. As perdas normais são inerentes ao processo de produção; são previsíveis e já fazem parte da expectativa da empresa, constituindo-se em um sacrifício que ela sabe que vai suportar para obter o produto. As perdas anormais ocorrem de forma involuntária e não representam sacrifício premeditado. Via de regra, no processo de produção, as perdas anormais de matéria-prima.

Alternativas

ID
2120062
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que diz respeito à terminologia usada em custos industriais, correlacione a nomenclatura ao seu respectivo conceito e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

NOMENCLATURA

I - Perda

II - Desembolso

III- Investimento

IV - Despesa


CONCEITOS

( ) Pagamento resultante de aquisição do bem ou serviço.

( ) Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

( ) Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

( ) Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receita.

( ) Bem ou serviço consumido de forma anormal ou involuntária.

Alternativas
Comentários
  • Receita: entrada de elementos para o ativo sob forma de dinheiro ou direito a receber, corresponde normalmente à venda de bens de serviços. Perda: gasto não intencional decorrente de fatores internos ou da atividade produtiva normal da empresa. Bem ou serviço consumido de forma involuntária. Desembolso: gasto com bem e serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas Despesa: gasto com bem e serviços consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas Custo: gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. São todos os gastos relativos a atividade da produção.
  • Investimento: Gasto com Bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis ao futuro. Gasto: “aquisição” compra de um produto ou serviço qualquer que gera sacrifício para a entidade.
  • CONCEITOS

    * Pagamento resultante de aquisição do bem ou serviço. II - Desembolso

    * Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. (-)Custo

    * Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s). III- Investimento

    * Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receita. IV - Despesa

    * Bem ou serviço consumido de forma anormal ou involuntária. I - Perda

    Letra - A


ID
2123899
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os estabelecimentos industriais do Estado, mantidos no interesse público, como a imprensa oficial, os serviços de água, esgoto, transportes, estradas de ferro e demais serviços públicos industriais, com autonomia administrativa ou subordinados, cuja finalidade é permitir a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, praticam a contabilidade

Alternativas

ID
2167762
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Que sistema nas empresas de saúde adota, como um dos passos para efeito de estruturação, o dimensionamento de volumes físicos de atendimento e demais insumos por paciente/centro, como base para a sua avaliação?

Alternativas

ID
2172415
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual das opções representa a diferença entre a margem de contribuição total e os custos fixos?

Alternativas
Comentários
  • Receita

    (-) Custos e despesas variáveis

    (=) Margem de Contribuição

    (-) Custos e despesas fixas

    (=) Resultado do exercício


ID
2172448
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com base na classificação de custos, correlacione a nomenclatura aos conceitos e assinale a opção correta.
NOMENCLATURA 
I - Custo direto 
II - Custo indireto 
III- Custo fixo 
IV - Custo variável 

CONCEITOS
( ) Custo que não varia, em certo período, com o aumento ou diminuição do volume elaborado de produtos.
( ) Custo que pode ser diretamente apropriado aos produtos.
( ) Custo que representa a soma da matéria-prima com mão de obra direta.
( ) Custo que varia de acordo com o volume de produção.
) Custo que muitas vezes necessita de algum método arbitrário na tentativa de sua alocação a um produto.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    adendo: o custo que é a soma da mp e a mod é o custo primário ou custo básico.


ID
2172463
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Qual das opções abaixo traduz o conceito de custo?

Alternativas

ID
2172520
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Como são denominados os itens cuja venda é esporádica e realizada por valor não previsível na data em que surgem na produção, não recebendo custos e não contribuindo para a diminuição dos custos de produção por meio de sua eventual receita?

Alternativas
Comentários
  • sucata

  • As sucatas e os subprodutos são as sobras, pedaços, resíduos, aparas e outros materiais derivados da atividade industrial que têm como característica nascerem do processo da produção. 

    A diferença entre um e outro reside no fato de que a sucata não tem um mercado garantido de comercialização e os preços bastante incertos enquanto os subprodutos têm condições de demanda e de preços bons.


ID
2186722
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à terminologia de custos industriais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A-    Perda é bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária” (Martins, 2000)

    Resposta !

    B-  Custo é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    C-  Investimento é o gasto ativado em função de sua vida útil.

    D-  Desembolso é o pagamento resultante da aquisição de bens ou serviços.

    E-   Gasto é a compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade.


ID
2220244
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo Martins (2010), como é denominado o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) períodos(s)?

Alternativas
Comentários
  • A= Sacrifício financeiro para obtenção de um produto ou serviço qualquer

    B= Gasto relativo a bem ou serviço consumido na produção de outros bens e serviços

    C= Gastos consumidos com a finalidade de obtenção de receitas

    D= É o pagamento efetuado na aquisição de bens ou serviços

    GAB E


ID
2223430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Acerca da contabilidade gerencial e do ambiente empresarial, julgue o item subsequente.

A contabilidade gerencial foca a geração de informações mais oportunas para a empresa, dando menos ênfase à precisão dessas informações do que a contabilidade financeira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO
     

    De maneira geral, todo o procedimento, técnica e informação realizados para que a administração as utilize nas tomadas de decisões entre alternativas de conflito, recai na contabilidade gerencial. Conforme Garrison (2007, p.21) [1]:
     

    A Contabilidade Gerencial preocupa-se mais com o futuro, dá menos ênfase à precisão, enfatiza segmentos de uma organização ( em lugar da organização como um todo), e não é governada por princípios contábeis aceitos, além de não ser obrigatória

    [1] GARRISON, Ray H., et al. Contabilidade gerencial. 11° ed. Rio Janeiro: LTC, 2007

    bons estudos


ID
2296534
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A Contabilidade de Custos, em todas as atividades empresariais, reflete sua utilidade como instrumento gerencial do planejamento e do controle, e, principalmente, na tomada de decisão. Pode-se afirmar então que a Contabilidade de Custos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

    contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

    A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

    Os principais métodos de custeio são:

    Custeio por absorção;

    Custeio variável ou direto;

    Custeio ABC - Activity Based Costing;

    Gestão Econômica ou GECON.

    Bons estudos.

  • O que é Contabilidade de Custos?

     

    contabilidade de custos é a área da contabilidade que trata dos gastos ocorridos na produção de bens ou serviços. De uma forma mais técnica, podemos defini-la como o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio, que pode ser dividida em:

     

    Contabilidade de Custos de Serviços – gastos ocorridos na prestação de serviços

    Contabilidade de Custos Industriais – gastos ocorridos na produção de produtos

     

    Seu principal objetivo é na apuração dos custos dos produtos e/ou serviços vendidos e deve ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, em especial na formação do preço de venda da empresa.


ID
2296537
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A avaliação dos estoques e a apuração do resultado econômico, por meio do controle de custos, criam condições para acompanhar o desempenho empresarial. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se afirmar então que a Contabilidade de Custos mensura e relata informações financeiras e não financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização.  A avaliação dos estoques e a apuração do resultado econômico, por meio do controle de custos, criam condições para acompanhar o desempenho empresarial, vinculando a aplicação do ciclo da contabilidade de custos aos resultados preestabelecidos.

     

    webserver.crcrj.org.br/APOSTILAS/A0084P0449.pdf

  • a) A Contabilidade de Custos, como sistema de informação, não disponibiliza dados e informações necessários para que se efetue a medição do desempenho organizacional. (disponibiliza sim de informações de medição do desempenho)


    b) A Contabilidade de Custos, como sistema de informação, disponibiliza dados e informações necessários para que se efetue a medição do desempenho organizacional apenas de curto prazo. (tanto de curto como longo prazo) cuidado com o termo APENAS, na maioria das vezes é errada.


    c) aplicação do ciclo da Contabilidade de Custos está vinculada aos resultados preestabelecidos. (correta)


    d) A Contabilidade de Custos deve estar concentrada em gerar informações mais analíticas, assumindo um caráter histórico. (ela não deve nada, cabe ao gestor decidir se vai ou não)


    e) A Contabilidade de Custos deve estar concentrada em gerar informações menos analíticas, assumindo um caráter preditivo. (ela não deve nada, cabe ao gestor decidir se vai ou não)



ID
2322697
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Segundo Martins (2010), um centro de custos para ser caracterizado como tal, deveria:

Alternativas
Comentários
  • Centro de custos, é a unidade mínima de acumulação de custos indiretos. Mas não é necessariamente uma unidade administrativa, só ocorrendo quando coincide com o próprio departamento.

    Para que possa ser caracterizado como tal, um centro de custos deveria: 

    Ter um estrutura de custos homogênea

    Estar concentrado num único local

    Oferecer condições de coleta de dados de custos

  • A) ter uma estrutura de custos homogênea, estar concentrado em um único local e oferecer condições de coleta de dados de custos


ID
2404873
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em administração de materiais, que nome se dá ao custo que independe das quantidades estocadas ou compradas (por exemplo, aluguel, despesas administrativas, mão-de-obra)?

Alternativas
Comentários
  • Custo Fixo:- é o custo que independe das quantidades estocadas ou compradas ( mão-de-obra, despesas adm, de manutenção etc. );

    Custo Variável - existe em função das variações de quantidade e de despesas operacionais;

    Custo de Manutenção de Estoque, Posse ou Armazenagem: são os custos decorrentes da existência do item ou artigo no estoque. Varia em função do número de vezes ou da quantidade comprada;

    Custo de Obtenção de Estoque, do Pedido ou Aquisição: é constituído pela somatória de todas as despesas efetivamente realizadas no processamento de uma compra. Varia em função do número de pedidos emitidos ou das quantidades compradas.

    Custo Total: é o resultado da soma do Custo Fixo com o Custo de Posse e o Custo de Aquisição;

    Custo Ideal: é aquele obtido no ponto de encontro ou interseção das curvas dos Custos de Posse e de Aquisição. Representa o menor valor do Custo Total.

  • Letra A fixo


ID
2407483
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

De acordo com as terminologias adotadas pela Contabilidade de Custos, assinale a opção que esta relacionada com perdas.

Alternativas
Comentários
  • A= Gasto

    B= Investimento

    C= Custo

    E= Despesa

    Gab D


ID
2433559
Banca
COMPERVE
Órgão
MPE-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na linguagem coloquial do dia a dia, é comum as pessoas utilizarem as palavras “custo”, “despesa”, “gasto”, “perda” e “investimento”, como sinônimos. No entanto, na contabilidade de custos, essas palavras assumem diferentes significados. Dessa forma, a compra de um produto ou de um serviço qualquer que gera sacrifício financeiro para a entidade, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos, é um exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Custo — Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços

    B) CERTO: Gasto — Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    C) Despesa — Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas

    D) Perda — Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária

    bons estudos

  • B) (...) representado por entrega (fluxo financeiro) ou promessa de entrega de ativos (fluxo economico - regime de competência) (...)


ID
2435806
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

De acordo com a terminologia de custos, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. A depreciação de equipamentos que são utilizados em mais de um produto é classificada como custos indiretos de fabricação.

II. Quando uma indústria produz apenas um produto, não existe alocação de custos indiretos de fabricação.

III. O valor anormal de desperdício de materiais, mão de obra ou outros insumos de produção são incluídos como custo do período.

IV. O critério PEPS pressupõe que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente, os itens que permanecerem em estoque no fim do período sejam os mais recentemente comprados ou produzidos.

V. De acordo com o critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • I. A depreciação de equipamentos que são utilizados em mais de um produto é classificada como custos indiretos de fabricação.

     

    Verdadeira. Todo custo se relaciona à produção, contudo, nem sempre existe um critério objetivo que relacione um determinado custo aos produtos fabricados.

     

    Quando não é possível a identificação do custo a um determinado produto, dizemos que ele é indireto. É o caso da depreciação de uma máquina que fabrica mais de um produto.

     

    Ora, se a depreciação do período foi R$ 80.000,00 e a máquina fabricou os produtos “A”, “B”, “C”, “D”, por exemplo, não há como dizer , objetivamente, quanto cada um desses produtos consumiu dessa máquina.

     

    II. Quando uma indústria produz apenas um produto, não existe alocação de custos indiretos de fabricação.

     

    Verdadeira. Ora, se a indústria fabrica um único produto, todo o esforço de produção é relacionado a ele , claro, todos os custos são apropriados a esse produto. Logo, não há que se falar em custo indireto. Todos os custos são diretos, vale dizer, são perfeitamente identificáveis ao produto fabricado.

     

    Isso nos conduz à conclusão de que essa divisão de custos em diretos e indiretos só tem sentido se a empresa fabrica, pelo menos, dois produtos.

     

    III. O valor anormal de desperdício de materiais, mão de obra ou outros insumos de produção são incluídos como custo do período.

     

    Falsa.

     

    Exemplo: Durante o processo de fabricação de um navio é certo que sempre uma determinada chave vai quebrar (perda). Como é algo esperado e que faz parte do processo produtivo, essa perda é dita “normal” e é tratada como “custo”.

     

    Já a perda anormal não compõe o custo de produção. É lançada como despesa no resultado. Geralmente decorrem de fatores externos fortuitos.

     

    Exemplo: metade do estoque de matéria-prima pega fogo e se perde. Essa perda não irá para o custo dos produtos fabricados no período. Vai direto para o resultado. É algo anormal. Ninguém esperava que aquele estoque pegasse foto!

     

    IV. O critério PEPS pressupõe que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente, os itens que permanecerem em estoque no fim do período sejam os mais recentemente comprados ou produzidos.

    Verdadeira. Desta maneira, o estoque ficará sempre valorizado pelos últimos lotes adquiridos, ou seja, o estoque terá sempre o valor mais atualizado.

    V. De acordo com o critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período.

     

    Verdadeira. Custo Médio Ponderado (ou Média Ponderada) também é um critério de valorização dos estoques. Por este método a baixa dos estoques é feita pelo último custo calculado, e o cálculo é feito dividindo-se o saldo em Reais pelo saldo em quantidade.

     

  • De acordo com a terminologia de custos, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

    I. A depreciação de equipamentos que são utilizados em mais de um produto é classificada como custos indiretos de fabricação.

    II. Quando uma indústria produz apenas um produto, não existe alocação de custos indiretos de fabricação.

    III. O valor anormal de desperdício de materiais, mão de obra ou outros insumos de produção são incluídos como custo do período.

    IV. O critério PEPS pressupõe que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente, os itens que permanecerem em estoque no fim do período sejam os mais recentemente comprados ou produzidos.

    V. De acordo com o critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período.

    A sequência CORRETA é:

    (1 Ponto)

    Resposta: V, V, F, V, V.


ID
2435848
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação ao Sistema de Informações Gerenciais, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O sistema de informações gerenciais dá suporte ao processo de gestão em todas as suas etapas: planejamento, execução e controle.

II. O sistema de informações gerenciais tem por objetivo gerar informações que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.

III. O sistema de informações gerenciais é um conjunto de recursos humanos e materiais responsável pela coleta e processamento de dados para produzir informações que sejam úteis a todos os níveis de gerência.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • I. Verdadeiro. O SIG fornece informações durante todas as etapas do processo de gestão.

    II. Verdadeiro. O SIG tem como objetivo coletar e processar dados no intuito de produzir informações úteis ao processo decisório dos gestores.

    III. Verdadeiro. Segundo Oliveira (2019), sistema é um conjunto de parte interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Assim, pessoas e materiais envolvidos na colega, processamento de dados e produção de informações integram o SIG.

    Gabarito: D


ID
2499847
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O conceito de gastos é um dos mais importantes da contabilidade, pois agrupa os sacrifícios econômicos e/ou financeiros incorridos/realizados pela entidade. Associe as colunas, relacionando os gastos aos sacrifícios correspondentes.


Gastos

1. Custos

2. Perdas

3. Desembolsos

4. Despesas

5. Investimentos

6. Doações


Sacrifícios

( ) Econômicos involuntários, inesperados e não recorrentes.

( ) Econômicos e/ou financeiros, voluntários, esporádicos ou recorrentes.

( ) Econômicos dispendidos com a expectativa de obtenção de retorno futuro.

( ) Econômicos dispendidos pela entidade, indispensáveis para a existência do produto, do serviço ou da mercadoria.

( ) Econômicos realizados com a finalidade de obtenção de receitas e/ou de funcionamento geral da entidade.

( ) Financeiros decorrentes da liquidação total ou parcial de despesas, custos, doações ou investimentos.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • 2, 6, 5, 1, 4, 3.

  • essa dá pra matar de primeira..

    Econômicos involuntários, inesperados e não recorrentes.  perdas..assertiva B


ID
2590780
Banca
FGV
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A contabilidade apresenta subdivisões para fornecer diferentes tipos de informações.


Entre as funções da contabilidade de custos está a de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    A contabilidade de custos, com todo o seu ambiente de interpretação dos diversos tipos de atividades e sua flexibilidade gerencial, tem como característica primária oferecer ao gestor a capacidade de gerar informações que permitam o planejamento das ações no ambiente operacional e, consecutivamente, medir os efeitos desse planejamento nos diversos setores da organização.

    A necessidade de planejamento das operações torna-se fundamental por possibilitar à empresa maior capacidade de controle sobre as suas ações no presente e as ações futuras.

    Esses dois elementos, planejamento e controle, permitem maior qualidade no processo de tomada de decisão por parte dos gestores nos diversos ambientes da empresa, operacionais ou administrativos. A contabilidade de custos consiste em um ramo da contabilidade, propriamente dita, cujo objeto de estudo é o custeio de um produto ou serviço.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/24442097/06-gestao-de-custos-e-financas/4.
    bons estudos

  • OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

     

    Os principais objetivos da Contabilidade de Custos poderiam ser assim resumidos:

     

    1.     Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal;

    2.     Apurar o custo dos produtos/serviços vendidos (no caso das empresas comerciais, o custo das mercadorias vendidas);

    3.     Dar suporte á tomada de decisões gerenciais no tocante a fixação do preço de venda;

    4.     Atender á necessidade de controles e informações específicas (como para o atendimento à legislação fiscal).

    5.     Embasar orçamentos e projeções financeiras.


  • Em linha com o que vimos até agora, concluímos que a Contabilidade de Custos, de fato, tem como função, entre outras, a de oferecer ao gestor a capacidade de gerar informações que permitam o planejamento das ações no ambiente operacional, em linha com as suas finalidades precípuas apresentadas no esquema a seguir:

    Quanto às demais alternativas, vemos que a análise das demonstrações contábeis, mais precisamente a análise de liquidez (em conjunto com a análise do fluxo de caixa) tem como uma de suas funções a de transmitir aos fornecedores segurança em relação ao cumprimento das obrigações da entidade; da mesma forma, a análise da rentabilidade de uma empresa é a principal ferramenta de orientação aos investidores e credores para a decisão de onde alocar seus recursos;

    Por sua vez, a avaliação do desempenho dos setores administrativos da empresa e de seus empregados é um dos objetos da Contabilidade Gerencial, que tem escopo mais amplo do que a Contabilidade de Custos, restrita a avaliação da composição do custo dos produtos e serviços, não abarcando os setores administrativos da empresa.

    Já a garantia aos emprestadores de recursos que os prazos serão cumpridos não pode ser realizada pela Contabilidade de Custos, tampouco pela análise de liquidez, já que a análise da capacidade de pagamento não garante que o pagamento em si vai ser efetivado.

    Gabarito: letra A.


ID
2633158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Quando se diz em um parque industrial que o produto Alfa consome mais silicone para a produção do que o produto Beta, tem-se uma referência direta ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Contabilidade de custos:

    Matéria prima = custo

    Luz, aluguel, etc = depesas

  • O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.

  • se é pra produção é custo

  • custo se relaciona diretamente a produção do bem, despesa envolve caráter administrativo em geral sem referência a produção

ID
2637265
Banca
UFOP
Órgão
UFOP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

As funções gerenciais mais relevantes da Contabilidade de Custos são:

Alternativas
Comentários
  • C) auxílio ao controle e ao processo de tomada de decisão. 


ID
2637505
Banca
UFOP
Órgão
UFOP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

“Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício este representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).” A descrição citada corresponde ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • A) gasto.

  • Quanto a questão fala "entrega de ativos (normalmente dinheiro)" pode se confundir com Desembolso, já que significa pagamento.

  • a) GASTO- Todo sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)

    b)DESPESA- Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.

    c)CUSTO- Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços

    d)DESEMBOLSO- Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

    Bom estudo a todos!

  • A ) gasto


ID
2673826
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Dois Córregos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na apuração de custos, uma das etapas é determinar a unidade que se deseja mensurar e avaliar custos. Essa unidade é denominada

Alternativas
Comentários
  • Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.





     NBC T 16.11 - Sistema de Informação de Custos do Setor Público. 

  • De acordo com a NBC T 16.11, que fala sobre SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTO DO SETOR PÚBLICO - SICSP (norma ainda em vigor em 04/01/2019):


    As Definições são:

     

    9.      Os seguintes termos têm os significados abaixo especificados:

    Objeto de custo é a unidade que se deseja mensurar e avaliar os custos. Os principais objetos de custos são identificados a partir de informações dos subsistemas orçamentário e patrimonial.


    Por isso, gabarito é letra E.


  • Gabarito: letra E.

    Comentário:

    Um objeto de custo é qualquer coisa para a qual uma medida separada de custos é necessário. Pode ser um produto, um serviço, um projeto, entre outros tipos de objeto de custo. Assim, a unidade que se deseja mensurar e avaliar custos é o objeto de custo (ou objeto de custeio).

    A expressão sistema (ou método) de custeio diz respeito à 

    composição do valor de custo de um evento, atividade, produto, atributo etc., ou seja, de que forma esse custo é composto.

    Já a expressão sistema de acumulação de custos diz respeito à definição da “entidade” que a empresa considera mais relevante custear antes de chegar ao custo dos produtos e das unidades produzidas, tendo em vista as características do seu sistema de produção, suas práticas de vendas e seu modelo de gestão. 

    À soma da matéria prima e mão de obra direta podemos chamar de custo primário, que são assim denominados porque são custos essenciais à produção.


ID
2680105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à contabilidade de custos e aos sistemas de informação de custos na administração pública.


A informação de custos deve ser oportuna, ou seja, estar disponível no momento adequado à tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • certo

    NBCT-SP 16.11 SUBSistema de Informação de Custos do Setor Público:

     

    Item 12 - Os atributos da informação de custos são:

     

    (a)  relevância – entendida como a qualidade que a informação tem de influenciar as decisões de seus usuários auxiliando na avaliação de eventos passados, presentes e futuros;

    (b)  utilidade – deve ser útil à gestão tendo a sua relação custo benefício sempre positiva;

    (c)  oportunidade – qualidade de a informação estar disponível no momento adequado à tomada de decisão;

    (d)  valor social – deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos;

    (e)  fidedignidade – referente à qualidade que a informação tem de estar livre de erros materiais e de juízos prévios, devendo, para esse efeito, apresentar as operações e acontecimentos de acordo com sua substância e realidade econômica e, não, meramente com a sua forma legal;

    (f)   especificidade – informações de custos devem ser elaboradas de acordo com a finalidade específica pretendida pelos usuários;

    (g)  comparabilidade – entende-se a qualidade que a informação deve ter de registrar as operações e acontecimentos de forma consistente e uniforme, a fim de conseguir comparabilidade entre as distintas instituições com características similares. É fundamental que o custo seja mensurado pelo mesmo critério no tempo e, quando for mudada, esta informação deve constar em nota explicativa;

    (h)  adaptabilidadedeve permitir o detalhamento das informações em razão das diferentes expectativas e necessidades informacionais das diversas unidades organizacionais e seus respectivos usuários;

    (i)   granularidade – sistema que deve ser capaz de produzir informações em diferentes níveis de detalhamento, mediante a geração de diferentes relatórios, sem perder o atributo da comparabilidade.

  • Informação gerencial

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU

  • ◙ Trata-se do princípio Contábil da Oportunidade (ampliado e aplicado à Contabilidade de Custos); o princípio estabelece que "a mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas" e o mesmo vale para a Contabilidade de Custos;

    ◙ Uma informação tempestiva é aquela que está disponível a tempo de ser utilizada para a melhor tomada de decisão;

    ◙ Esse príncípio contábil significa que a informação tempestiva está disponível para usuários antes que ela perca sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão;

    ○ Ter informação disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo para processos de avaliação da prestação de contas e responsabilização e a sua capacidade de informar e influenciar os processos decisórios;

    ○ A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil;

    ◙ Bases Legais:

    No CPC 00: a tempestividade significa informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões;

    NBCT-SP 16.11 Subsistema de Informação de Custos no Setor Público:

    Item 12 - Os atributos da informação de custos são:

    (...)

    (c) oportunidade qualidade de a informação estar disponível no momento adequado à tomada de decisão;

    Fonte: Paulo R. Ferreira, TEC / Anotações diversas

  • Questão sobre uma das características da informação de custos, com base na NBC T 16.11 – Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP).

    Antes de entrarmos especificamente na NBC T 16.11, vale contextualizarmos as informações de custos com o conceito de características qualitativas das informações contábeis, no geral, segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual.

    Essas características são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Nesse sentido, a NBC TSP EC dispõe que a informação contábil deve ser tempestiva:
    3.19 Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Ter informação disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo para processos de avaliação da prestação de contas e responsabilização (accountability) e a sua capacidade de informar e influenciar os processos decisórios. A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil.

    De outro lado, a NBC T 16.11 que trata especificamente da informação de custos, trata do atributo da oportunidade:
    Item 12 - Os atributos da informação de custos são:
    (...)
    (c)  oportunidade – qualidade de a informação estar disponível no momento adequado à tomada de decisão;


    Dica! Reparem que apesar das duas normas utilizarem termos distintos (tempestividade x oportunidade), tanto a informação contábil (contexto NBC TSP EC) quanto a informação de custos (contexto NBC T 16.11) devem respeitar a mesma essência: estarem disponíveis no momento adequado, para tomada de decisão. De qualquer forma, é preciso estar atento aos termos técnicos!

    Feita toda revisão já podemos identificar a correção da afirmativa:
    A informação de custos deve ser oportuna, ou seja, estar disponível no momento adequado à tomada de decisão.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2694463
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia utilizada pela Contabilidade de Custos, é CORRETO afirmar que desembolso representa:

Alternativas
Comentários
  • Desembolso: pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

    Fonte: Material do estratégia concursos.


ID
2694475
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à terminologia utilizada pela Contabilidade de Custos, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Custos: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

    Despesa: bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas.

    Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por
    entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).

    Investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).

  • Pq a está errada?

  • Cleber Oliveira, a C está incompleta. Além de custos e despesa, investimento também é um gasto...

     


ID
2694493
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação à terminologia utilizada pela Contabilidade de Custos, é CORRETO afirmar que gasto é

Alternativas
Comentários
  • Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade.

    Fonte: Material do estratégia concursos.