SóProvas


ID
1176031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a projetos de bancos de dados, modelo entidade relacionamento e linguagens utilizadas em bancos de dados, julgue os próximos itens.

Durante a implementação de um banco de dados, a especificação dos esquemas conceitual e interno é realizado por meio do uso de uma linguagem de definição de dados, mesmo nos SGBD em que haja uma separação clara entre os níveis conceitual e interno.

Alternativas
Comentários
  • Acho que como citou arquitetura 3 esquemas e explicitou que o SGBD faz separação clara, neste caso tem-se que considerar que o tratamento do esquema interno/modelo físico/nível físico, será implementado por linguagem SDL - Storage Definition Language, assim como VDL para o esquema externo.

  • acredito que o erro esteja em citar que a modelagem conceitual utiliza uma linguagem para definição de dados, visto que o projeto conceitual não é vinculado a linguagem de implementação..

    "a especificação dos esquemas conceitual e interno é realizado por meio do uso de uma linguagem de definição de dados"
  • Nos SGBDs que mantêm uma separação clara entre os níveis concietual e interno:

    - a DDL (Data definition Language) é usada para especificar apenas o esquema conceitual

    - a SDL (Storage Definition Language) é utilizada para especificar o esquema interno

    Para uma verdadeira arquitetura de 3 esquemas ainda precisaríamos da VDL(View Definition Language).

    (...)

    Mas na maioria dos SGBDs a DDL é usada para definir tanto esquema conceitual como o externo.

    Além disso, na maioria dos SGBDs não existe uma linguagem específica que realiza o papel de SDL. Em vez disso, o esquema interno é especificado por uma combinação de funções, parâmetros e especificações relacionadas ao armazenamento.


    Fonte: Sistemas de Banco de dados. Elmasri, Navathe. 6ed.

  • -------------

    O uso da linguagem DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) é definido pelo nível conceitual e interno. Quando há uma separação do nível interno e conceitual que não é absorvido uma visão clara do usuário, o SGBD tem a ação de compilar o DDL, tendo como ação, a permissão de executar as declarações identificadas pelas suas descrições dos esquemas/níveis onde irá armazená-las no catálogo do SGBD.

    Nos casos que essa separação tem um entendimento do usuário utiliza-se a linguagem SDL (Storage Definition Language - Linguagem de Definição de Armazenamento) para a especificação do esquema/nível interno.

    Por final, quando o SGBD usa a arquitetura com os três níveis, é utilizado a linguagem VDL (Vision Definition Language) que serve para a deinição das visões (views) do banco.

    Quando o desenvolvedor tem o conhecimento em uma linguagem SQL (Strucuture Query Language) basta apenas usar a base dos comandos que formam as linguagens DDLDCL e a DML, que estão descritos abaixo:

    • DDL (comandos que criam, alteram ou removem objetos) - CREATE, ALTER, DROP.
    • DCL (comandos que ajudam na segurança do banco de dados) - GRANT, REVOKE.
    • DML (comandos responsáveis pela manipulação dos dados) - SELECT, DELETE, UPDATE, INSERT.



    Leia mais em: Arquitetura de um SGBD http://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-um-sgbd/25007#ixzz3ysO6US5Z

  • O uso da linguagem DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) é definido pelo nível conceitual e interno. Quando há uma separação do nível interno e conceitual que não é absorvido uma visão clara do usuário, o SGBD tem a ação de compilar o DDL, tendo como ação, a permissão de executar as declarações identificadas pelas suas descrições dos esquemas/níveis onde irá armazená-las no catálogo do SGBD. 

    Nos casos que essa separação tem um entendimento do usuário utiliza-se a linguagem SDL (Storage Definition Language - Linguagem de Definição de Armazenamento) para a especificação do esquema/nível interno.  

    fonte: https://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-um-sgbd/25007 

  • NÍVEL EXTERNO - GRUPO DE USUÁRIOS - DML

    NÍVEL CONCEITUAL - LÓGICO - VISÃO DE USUÁRIO - DDL

    NÍVEL INTERNO - FÍSICO - SDL

    ERRADO

  • SGBD sem separação clara entre os níveis concietual e interno:

    DDL ➔ esquema conceitual e interno 

    SGBD com separação clara entre os níveis concietual e interno:

    DDL ➔ esquema conceitual

    SDL ➔ esquema interno

    Fonte: https://pbs.twimg.com/media/ErAnoOBXIAEAA-v.jpg

    glee