-
Amigos não consegui entender aonde está o erro da questão. Mas encontrei o seguinte no livro do Navathe.
Segundo Navathe(2011,p.25),"Uma DML de baixo nível ou procedural deve ser embutida em uma linguagem de programação de uso geral. Esse tipo de DML, em geral, recupera registros individuais ou objetos de banco de dados e processa cada um deles separadamente. Portanto, precisa de construções de linguagens de programação como o looping, para recuperar e processar cada registro de um conjunto de registros. DMLs de baixo nível também são chamadas de DMLs que tratam um registro de cada vez, devido a essa propriedade."
Bibliografia:
SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-6 EDIÇÃO 2011
-
Gabarito preliminar C depois alterado para E.
Justificativa da banca:
O trecho do item "será embutida em uma linguagem de programação" torna errada a afirmação nele feita. Por esse motivo, opta‐se pela alteração do gabarito do item.
-
Segundo o recurso feito pelo professor Marcio Victorino
Autor: Marcio Victorino
Cespe – Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) 2014 – Cargo 8: Analista de Administração Pública – Especialidade: Serviços Técnicos e Administrativos – Orientação: Sistemas de TI
Com relação a projetos de bancos de dados, modelo entidade relacionamento e linguagens utilizadas em bancos de dados, julgue os próximos itens.
89. Para realizar operações sobre os dados armazenados, o SGBD disponibiliza uma linguagem DML que, se for do tipo procedural, será embutida em uma linguagem de programação e normalmente recuperará um registro de dados por vez.
Gabarito Preliminar: Certo
Recurso
Para realizar operações sobre os dados armazenados, o SGBD disponibiliza uma linguagem DML que, se for do tipo procedural, será embutida em uma linguagem de programação e normalmente recuperará um registro de dados por vez.
Segundo Kriegel e Trukhnov (2008, p. 527), as linguagens existentes nos primeiros Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais (SGBDR) não possuíam características procedurais. Nessa época, todo processamento procedural de dados era feito usando programação embutida em linguagens, tais como 'C' e Pascal, por exemplo.
No entanto, os SGBDR atuais já possuem a capacidade de disponibilizar linguagens procedurais sem a necessidade de serem embutidas em outras linguagens de programação, como por exemplo, o PL/SQL no Oracle, o Transact-SQL no SQL Server e o SQL PL no IBM DB2.
Para chamar um código PL/SQL no Oracle, por exemplo, tem-se duas opções. A primeira consiste em usar o comando 'execute' e em seguida o nome da procedure; e a outra consiste em usar um bloco PL/SQL que invoque a procedure. Em ambos os casos não há a necessidade do uso de uma outra linguagem de programação para chamar a procedure.
Então, pode-se concluir que a parte do texto "será embutida em uma linguagem de programação" torna a questão errada.
Do exposto, solicito que o gabarito da questão seja mudado para "Errado".
Referências
KRIEGEL, A.; TRUKHNOV B. M. SQL Bible. 2 ed. Indiana: Wiley Publishing, 2008. 857 p
Fonte do post: http://www.dominandoti.com.br/blog/1612
-
A linguagem de manipulação de dados (DML, de Data Manipulation Language) é utilizado para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados.
Ela não se confunde com as linguagens procedurais.
Uma linguagem procedural, no contexto de banco de dados, é uma linguagem estruturada em bloco que permite que os desenvolvedores combinem o poder do SQL com instruções procedurais. Instruções procedurais contém a sequência de comandos que devem ser executadas pelo SGBD. Além disso, normalmente uma consulta retorna vários registros de uma tabela. Errado.
-
Questão
Para realizar operações sobre os dados armazenados, o SGBD disponibiliza uma linguagem DML ✅ que, se for do tipo procedural ❌, será embutida em uma linguagem de programação e normalmente recuperará um registro de dados por vez.
A linguagem de manipulação de dados (DML, de Data Manipulation Language) é utilizada para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Ela não se confunde com as linguagens procedurais.
Uma linguagem procedural é uma linguagem estruturada em bloco que permite que os desenvolvedores combinem o poder do SQL com instruções procedurais. As instruções procedurais contém sequências de comandos que devem ser executadas pelo SGBD. Além disso, normalmente uma consulta retorna vários registros de uma tabela.
Gabarito errado. ❌
-
Dá pra responder com lógica...
a forma procedural é vinculada aos desenvolvedores.
Ora, o nível externo, no qual se baseia o DML, é utilizado para meras consultas, para grupos de usuários. Assim, como uma linguagem relacionada aos programadores pode ser de fácil acesso por usuários externos? incabível!