SóProvas


ID
1176046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, no que se refere a bancos de dados distribuídos e data warehouse.

Em sistemas de bancos de dados distribuídos, o controle de concorrência baseado em bloqueio de duas fases determina que, após a liberação de um de seus bloqueios, as transações não solicitem um novo bloqueio.

Alternativas
Comentários
  • Navalhe 4ª Ed. pág. 422

    "

    Diz-se que uma transação segue o protocolo de bloqueio em duas fases se todas as operações (read_lock,

    write_lock) precedem a primeira operação de desbloqueio na transação. Tal transação pode ser dividida em duas fases: uma fase de expansão ou crescimento (primeira), durante a qual novos bloqueios nos itens podem ser adquiridos, mas não podem ser liberados, e uma fase de encolhimento (segunda), durante a qual os bloqueios existentes podem ser liberados, mas novos bloqueios não 

    "

    Espero ter ajudado.

  • Curiosamente o texto da questão de fato refere-se a trecho constante no livro do Navathe, 4ªed, no capítulo 18, entretanto, referente a controle de concorrência em transações, seção 18.1.2. Nada tem a ver com protocolo de efetivação em duas fases do SGBD Distribuídos. 

    Inclusive, no final da mesma seção (18.1.2) é dito: "Ela não está relacionada ao protocolo de efetivação em duas fases para recuperação em bancos de dados distribuídos". O conceito do protocolo de efetivação em duas fases de SGBDD está explicado na seção 19.6 do livro do Navathe.

    Ou seja, acredito que o examinador copiou na cara dura e confundiu os termos e pra variar não entraram com recurso e ficou por isso mesmo.

  • O protocolo de bloqueios mais comumente usado para garantir serialização é chamado de bloqueio em duas fases e dita o seguinte:

    1) uma transação deve sempre bloquear os objetos antes de acessá-los, e eventualmente liberá-los antes do seu término;

    2) depois de liberar o primeiro objeto, uma transação não poderá bloquear novos objetos.

    Este protocolo é assim chamado pois, pela segunda regra, cada transação passa por duas fases: em uma primeira fase objetos são apenas bloqueados e em uma segunda fase objetos são apenas liberados. O protocolo pode ser implementado tanto para um banco de dados centralizado quanto para um banco distribuído