SóProvas



Questões de Banco de Dados Paralelos e Distribuídos


ID
5005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No âmbito de bancos de dados distribuídos, o protocolo de efetivação 3PC (three-phase commit) exige que:

I - não ocorra nenhum particionamento da rede;

II - no máximo K participantes falhem enquanto o protocolo 3PC estiver sendo executado por transação;

III - em um momento qualquer, pelo menos K+1 sites estejam ativos.

Considerando K um parâmetro indicativo da tolerância a falhas do protocolo nos sites, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários

ID
5155
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Suponha que uma relação r com 6 atributos esteja armazenada em um banco de dados distribuído, segundo a estratégia de fragmentação horizontal, nos sites X e Y. Assim, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fragmentação horizontal: tabela separada em termos de registro.
    Fragmentação horizontal: tabela separada em termos de coluna.
  • O amigo quis dizer:

    Fragmentação VERTICAL :  Fragmentação feitas em cima de COLUNAS.
    Fragmentação HORIZONTAL :  Fragmentação feitas em cima de LINHAS.
  • A questão trouxe somente duas opções que podem gerar dúvidas. As alternativas c), d) e e) são "balela" pra quem estudou sobre o assunto.

     

    a) cada tupla de r pertence a pelo menos um fragmento.
    CORRETA: Quando é feita a fragmentação horizontal, todos os sites possuem todos os atributos da relação, porém, as tuplas são dividas pelos sites.

     

    b) se os fragmentos de X possuem n atributos, os fragmentos de Y possuem 6-n atributos.
    ERRADA: Como dito acima, o número de atributos é invariável, o que varia são as tuplas.


ID
17986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No âmbito de bancos de dados distribuídos, seja T uma transação distribuída que deve ser efetivada (commited) segundo o protocolo de compromissamento de duas fases (two-phase commit). Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • How the System Uses a 2-Phase Commit to Commit Transactions

    A 2-phase commit is an algorithm used to ensure the integrity of a committing transaction.

    To understand how this algorithm works, consider the following sample scenario. A group of six friends wants to rent a house for a one-week vacation. No member of the group can afford to pay more than one sixth of the rent; if any of the six cannot participate, then the house cannot be rented.


    In Phase 1 of this project, the organizer of the vacation contacts each person to verify availability and collect a sixth of the rent. If the organizer learns that even one person cannot participate, she contacts every member of the group, individually, to notify him or her that the house cannot be rented. If, however, each member of the group confirms availability and pays one sixth of the rent, the Phase 1 concludes successfully.

    In Phase 2 of the project, the organizer notifies each member of the group that the vacation will take place as planned.
    A 2-phase transaction commit works in much the same way as the vacation planning project.


    In Phase 1, the transaction coordinator contacts potential participants in the transaction. The participants all agree to make the results of the transaction permanent, but do not do so immediately. The participants log information to disk to ensure they can complete Phase 2. If all the participants agree to commit, the coordinator logs that agreement and the outcome is decided. The recording of this agreement in the log ends Phase 1.

    In Phase 2, the coordinator informs each participant of the decision, and they permanently update their resources.
  •  

    Two-Phase Commit:

    Este protocolo usa um processo especial, o coordenador.

    Os processos que deverão executar as ações são os participantes:

     

    O coordenador pode ou não ser participante. Se fôr, deverá executar quer seja como protocolo do coordenador quer seja como protocolo dos participantes.

    O protocolo envolve duas fases:

     

    Na primeira fase:

    O coordenador envia uma mensagem, VOTE-REQUEST, a cada um dos participantes, e espera pela resposta de todos os participantes.
    Cada um dos participantes emite um voto: ou VOTE-COMMIT ou VOTE-ABORT.

    Na segunda fase:

    O coordenador decide COMMIT se tiver recebido VOTE-COMMIT de todos os participantes, senão decide ABORT.
    Quando recebem a decisão do coordenador, os participantes atuam de acordo executando ou não as operações, e enviam um ACK.

     

     

  •  O erro está em "onde cada nó envia sua resposta a todos os outros nós."

    Cada nó envia sua resposta apenas para o coordenador.

  • Alguem pode explicar a letra "d" e "e" ?



    Agradeceria mto. abs !  
  • REDO (X): refaz a transação; uma transação que sofreu commit antes de uma falha, mas nem todas as atualizações foram gravadas no BD. É realizado um REDO até o último commit.
    UNDO (X): desfaz a transação; uma transação que começou a executar, mas não sofreu commit antes da falha, ela então é desfeita.
  • Questão MUITO MUITO BOA.

    Primeiro vamos a definição de 2PC.

    - TWO PHASE COMMIT/ CONFIRMAÇÃO EM DUAS FASES = Garante ATOMICIDADE, garante que uma transação em um BDD faça COMMIT/ROLLBACK de maneira sincronizada (ou todos fazem COMMIT ou todos fazem ROLLBACK).

    A = Ele ta DEFININDO 2PC

    B = Se ele é o coordenador ele pode fazer isso (ROLLBACK)

    C = ELES TEM QUE ENVIAR A RESPOSTA AO COORDENADOR. RESPOSTA DE COMMIT REALIZADO OU ROLLBACK REALIZADO.

    D = Observe que aqui é o NÃO COORDENADOR, Ele se recuperou de uma FALHA mas seu LOG apresenta COMMIT ou SEJA ele tem que confirmar e deve EXECUTAR O REDO (refazer).

    E = Observe que aqui é o NÃO COORDENADOR, Ele se recuperou de uma FALHA mas seu LOG apresenta ABORT ou SEJA ele tem que ABORTAR e deve EXECUTAR O UNDO (desfazer).

    GABARITO C


ID
43726
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sistemas de informações distribuídos são aqueles em que dados são armazenados e processados em diferentes localizações. Um banco de dados distribuído é um exemplo deste tipo de sistema. Para o usuário, um sistema de banco de dados distribuído deve parecer exatamente como um sistema não distribuído. Para que tal meta seja alcançada, alguns objetivos secundários são normalmente estabelecidos, entre os quais NÃO se inclui a

Alternativas
Comentários
  • A existência de um nó central não é um objetivo secundário, mas sim uma das formas de se implementar um BD distribuído.
  • Acho que o amigo de cima se equivocou. A coordenacao em um no central gera um ponto unico de falha, o que desrespeita um dos objetivos de sistemas distribuidos que é a disponibilidade. Portanto ela nao é nem objetivo secundario nem principal!
  • No livro Sistemas de Banco de Dados - Navathe, podemos observar no capítulo 25 as seguintes vantagens do BD Distribuídos :

    - Transparência / Independência
            na Distribuição --> Não se preocupar com detalhes operacionais. Gerando, assim, Transparência de Localização e Transparência de Nomenclatura
            de Replicação
            de Fragmentação --> Fragmentação Horizontal / Vertical

    - Melhoria da Confiabilidade / Disponibilidade --> Baixa probabilidade de o sistema se encontrar inoperante / Alta probabilidade do sistema se encontrar continuadamente disponível

    - Melhoria de Desempenho --> Consequencia da boa distribuição das informações para perto dos seus clientes, assim, diminuindo o número de transações que um BD Centralizado teria que suportar.

    Com essas informações podemos concluir que o item E não se encontra entre esses objetivos.

  • Regras para BDD de Date:

    1 - Autonomia Local
    2 - Não dependência de um site central
    3 - Operação contínua
    4 - Independência de localização
    5 - Independência de fragmentação
    6 - Independência de replicação
    7 - Processamento de consultas distribuído
    8 - Gerenciamento de transações distribuídas
    9 - Independência de hardware
    10 - Independência de sistema operacional
    11 - Independência de rede
    12 - Independência de SGBD


ID
61228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema
gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

O protocolo de falha do coordenador é executado em um sistema de banco de dados distribuídos quando um nó participante do sistema, por alguma razão, não recebe uma resposta do coordenador do sistema por determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Quando um site participante, por alguma razão, não recebe uma resposta docoordenador, ele executa o protocolo de falha do coordenador. Esse protocolo escolhe um novo coordenador. Quando o antigo coordenador voltar a funcionar, ele desempenhará, então, o papel de um site participante. Ele não atuará mais como coordenador; pelo contrário, ele precisará executar a ação determinada pelo novo coordenador.Fonte: http://www2.dc.uel.br/nourau/document/?down=462

ID
61231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema
gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

Um dos problemas inerentes a uma arquitetura distribuída de banco de dados é o problema de tolerância a falhas, causado pelo fato de os dados estarem distribuídos entre os nós pertencentes ao banco distribuído. Entretanto, esse problema é resolvido mantendo-se uma cópia de cada dado pertencente ao banco em um único nó, conhecido como coordenador.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura de banco de dados distribuída ou Banco de dados distribuídos. Se há vários nós participantes, não é razoável nem prudente manter todas as informações de backup em um único local. opção errada.
  • Como banco de dados distribuídos possuem seus dados fragmentados em vários nós, não teria sentido de manter um cópia em um único nó.

    Quanto ao conceito de coordenador, é definido como sendo um nó designado (entre os nós participantes) que será responsável por sincronizar as transações entre seus participantes, garantido ATOMICIDADE dos dados.

    A autonomia local de cada nó participante de um sistema distribuído deve ser independente dos outros nós. Cada nó deve prover mecanismos de segurança, bloqueio, acesso, integridade e recuperação após uma falha. Um sistema de banco de dados distribuído não deve possuir um nó central, para que não venha ocorrer uma dependência, isso porque depender de um nó central também significa que o sistema possui um único ponto de falha, afetando todos os outros nós.

    Portanto, o nó coordenador não trabalha sozinho, e sim em conjunto com o seus nós participantes e não mantém nenhuma cópia de dados nele.

ID
61234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O armazenamento e a recuperação de grandes quantidades de dados é um trabalho importante e muito explorado em um sistema
gerenciador de banco de dados (SGBD). Com relação aos conceitos que envolvem esse sistema, julgue os itens que se seguem.

Em um sistema de banco de dados distribuídos, a comunicação entre nós pertencentes ao sistema é feita de maneira não transparente para o usuário do banco.

Alternativas
Comentários
  • Independência de localização: Apesar de existir fisicamente a distribuição dosdados, esta deve estar em um nível lógico para o usuário, permitindo o acesso aos dados de maneira transparente.
  • O usuário final não precisa se preocupar onde e como os dados estão armazenados. Independe do local, meios de transmissão... Logo, os dados são TRANSPARENTE para o usuário.
  • O erro é o que está em negrito:

    Em um sistema de banco de dados distribuídos, a comunicação entre nós pertencentes ao sistema é feita de maneira não transparente para o usuário do banco.

  • Bancos de dados distribuídos: acesso transparente; único sistema lógico; localizados em sítios distintos; união lógica; fisicamente isolado, mas não logicamente isolado; pode ser homogêneo (mesmo tipo) ou heterogêneo (mais de um tipo); independe da localização; conectados por rede; intercomunicação menor; redundância controlada; possuem bloqueio de duas fases, o qual determina que, após a liberação de um de seus bloqueios, as transações NÃO solicitem um novo bloqueio;

    Gabarito: Errado.


ID
104746
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO é uma regra associada ao princípio fundamental de bancos de dados distribuídos:

Alternativas
Comentários
  • As 12 regras do SGBDD são:
    01 - Autonomia Local
    02 - Não dependência de um nó central
    03 - Operação Contínua
    04 - Transparência/Independência de localização
    05 - Independência de Fragmentação: As tabelas podem estar fragmentadas e divididas fisicamente
    06 - Independência de replicação
    07 - Processamento de consultas Distribuído
    08 - Gerenciamento de transações distribuídas: manter as propriedades ACID
    09 - Independência de Hardware
    10 - Independência de SO
    11 - Independência de Rede
    12 - Independência de SGBD 

    Questão resolvida pela REGRA 11::
    a Alternativa E fala que é dependente de Rede, logo ERRADA
    Como ele quer uma alternativa que NÃO é regra.

  • Não consigo entender por que independe da rede. Como comunicam-se então os banco de dados distribuídos, se não for pela rede? 

  • Camila veja abaixo:

    11.Independência de rede: Um SGBDD deve ser projetado para executar independentemente do protocolo de comunicação e da topologia de rede usada para interligar os vários nós que fazem parte da rede. 


    Referência:

    http://www.inf.ufsc.br/~fileto/Disciplinas/BD-Avancado/Aulas/04-BDsDistr.pdf

  • Pensei da mesma forma que a Camila.

     

    Se na alternativa estivesse "dependência da topologia de rede" ou "dependência do protocolo de rede" não ficaria na dúvida.

     

    Mas "dependência da rede" é muito genérico e, de acordo com esse gabarito, parece que o BD distribuído não precisa da rede para funcionar, o que - na minha opinião - não é correto.

  • Sàvio Carneiro, concordo com a ambiguidade da alternativa E), porém fiz a interpretação da seguinte forma:

    - Ao se referir a dependência da rede está se falando em dependência da rede de computadores, ou seja, dos demais nodos da rede. Nesse caso está incorreto, pois não há essa dependência. 

    - Já ao se referir a dependência de rede a alternativa estaria certa, pois está se falando em rede no sentido de conexão.


ID
106093
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São dois princípios fundamentais e ideais dos bancos de dados distribuídos, a

Alternativas
Comentários
  • As 12 Regras para SGBDD
    1. Autonomia local:
    2. Não dependência de um nó central:
    3. Operação contínua:
    4. Transparência/independência de localização:
    5. Independência de fragmentação:
    7. Processamento de consultas distribuído:
    8. Gerenciamento de transações distribuídas:
    9. Independência de hardware:
    10.Independência de sistema operacional:
    11.Independência de rede:
    12.Independência de SGBD:

    http://www.inf.ufsc.br/~fileto/Disciplinas/BD-Avancado/Aulas/04-BDsDistr.pdf

  • Segundo Date há 12 princípios Fundamentais do SGBD:

    1.  Autonomia local

    2.  Não dependência de um site central

    3.  Operação contínua

    4.  Independência de localização

    5.  Independência de fragmentação

    6.  Independência de replicação

    7.  Processamento de consultas distribuído

    8.  Gerenciamento de transações distribuído

    9.  Independência do hardware

    10.  Independência do sistema operacional

    11.  Independência da rede

    Independência do SGBD

ID
144967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto aos tópicos avançados em tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Em uma organização composta por várias unidades de negócio geograficamente distribuídas e que utiliza um sistema de bancos de dados distribuídos, o uso de fragmentação horizontal é recomendado quando há grande heterogeneidade de atividades realizadas em uma base de clientes comum a todas as unidades, enquanto a fragmentação vertical é indicada quando as várias unidades realizam basicamente as mesmas atividades em uma base de clientes particionados entre as unidades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Trata-se da matéria de Banco de Dados Distribuidos.

    Podemos fragmentar um banco horizontalmente dizendo, por exemplo, que as linhas (tuplas) contendo COD_PROJ=1 deverão ficar no banco X remoto. Este banco X fica na unidade onde o projeto está sendo realizado. Desta forma, fragmentamos o banco colocando suas informações próximas das aplicações que acessam.

    A fragmentação vertical é a escolha de alguns atributos da tabela que deverão ficar armazenados fisicamente em outro banco. Por exemplo, da tabela EMPREGADOS, posso deixar o atributo salário somente no banco do RH. Os demais bancos não enxergariam esse atributo.

    A fragmentação horizontal é baseada em um WHERE
    A fragmentação vertigal é um SELECT.

    Diante destas explicações, não há sentido em dizer que "o uso de fragmentação horizontal é recomendado quando há grande heterogeneidade de atividades realizadas em uma base de clientes comum a todas as unidades, enquanto a fragmentação vertical é indicada quando as várias unidades realizam basicamente as mesmas atividades em uma base de clientes particionados entre as unidades."

    A heterogeneidade (ou não) das atividades não indicam a necessidade de fragmentação.
  • Se invertesse horizontal com vertical ficaria certo. 
  • Nessa ele trocou as fragmentações...Vertical deveria vir primeiro para heterogeneidade de atividades e horizontal depois para base de clientes particionados (exemplo: RJ, SP, PE...etc) definido pelo atributo / coluna "Estado" como exemplo.
  • Na fragmentação horizontal as tabelas têm suas tuplas distribuídas e na fragmentação vertical as colunas é que serão divididas. Quando a questão diz que " várias unidades realizam basicamente as mesmas atividades em uma base de clientes particionados entre as unidades" significa que os dados inseridos são comuns, ou seja, sempre os mesmos atributos (colunas) serão trabalhados. Neste caso, tem-se uma fragmentação horizontal, pois a vertical não faria sentido. A outra afirmação é o contrário, pois trata da heterogeneidade das atividades, o que dá a entender que colunas com informações diferentes serão tratadas, possibilitando sua separação (fragmentação vertical).
  • Errado. Houve inversão dos conceitos. Segundo Silberschatz em seu livro "Sistemas de Banco de Dados" pag. 522: "A fragmentação horizontal normalmente é usada para manter tuplas nos sites em que sao mais usadas, para minimizar a transferencia de dados."

  • Cespe invertendo conceitos?
    Acho que já vi esse filme heim...

  • e-

    In Vertical Fragmentation one table splits into two or more tables. Horizontal Fragmentation splits tables by rows. It differs from Vertical Fragmentation in that the relationship between key columns and non-key columns remains the same.

    https://stackoverflow.com/questions/5777234/horizontal-vs-vertical-fragmentation-in-distributed-database-management-systems


ID
144970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto aos tópicos avançados em tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Na implementação típica de sistemas gerenciadores de bancos de dados distribuídos, é essencial o uso de protocolos de fechamento de transação em mais de uma fase, como é o caso do 2PL (2 phase locking).

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Eu marquei errado, pois acredito que o protocolo 2PL não é de encerramento de transação e sim o 2PC (Two phase commit).

    Concordam?

  • concordo, essa questão  nao foi trocada o gabarito nao?
  • Não... Ele está falando do  two-phase locking(2PL) mesmo. Este protocolo utiliza "fechaduras" que bloqueia outras transações de acessar o mesmo dado durante a vida da transação.
  • >> 2PL Distribuído

    • Espera a disponibilidade de gerenciadores de bloqueio em cada site.
    • Se o BD não for replicado, o 2PL distribuído irá degenerar no algoritmo de 2PL de cópia primária (ABAIXO).
    • Caso sejam replicados, será implementado o protocolo ROWA


    >> 2PL de Cópia Primária

    • É uma extensão direta do 2PL Centralizado
    • Implementa gerenciadores de bloqueio em vários sites e cada um irá administrar um dado conjunto de unidades de bloqueio.
    Mudanças mínimas em relação ao C2PL.


    fonte - http://www.cin.ufpe.br/~if694/aulas_pdf/10%20-%20Concorrencia%20em%20BD%20Distribuidos.pdf

ID
154096
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

NÃO é um problema provocado pelo objetivo dos bancos de dados distribuídos, que visa minimizar o número e o volume de mensagens na rede:

Alternativas
Comentários
  • Mais uma questão da FCC que foi processada pelo GAARO - Gerador Automático de Aleatoriedade Randômica Ocasional.

    Antes de mais nada, uma aula de português ajudaria a entender melhor a questão:

    "NÃO é um problema provocado pelo objetivo dos bancos de dados distribuídos, que visa minimizar o número e o volume de mensagens na rede:"

    QUE: pronome relativo. Relativo a quê? Ao "problema" ou ao "objetivo" ? Ninguém sabe.

    visa: Singular. Portanto visa <alguma coisa> no singular. Logo, A e C estão descartadas.

    A resposta é Autonomia Local, D, mas ainda não entendi se ele está dizendo que BD distribuídos têm autonomia local ou não têm.


  • Eu deduzi a resposta da seguinte forma:
    a) Processamento de consultas.  b) Gerenciamento de catálogo.  c) Propagação de atualizações.  d) Autonomia local.  e) RecuperaçãoNÃO é um problema provocado pelo objetivo dos bancos de dados distribuídos
    Processamento de consultas acontece em banco de dados distribuídos? sim! eh um problema? não! então elimina. Gerenciamento de catálogo ocorre, mas eh um problema? não! propagação de atualização ocorre? sim! eh problema? não! recuperação ocorre? aham! eh um problema? não! só sobrou a autonomia local, que não é um problema, mas tb não é um objetivo do BDD
  • AUTONOMIA LOCAL nao é um problema, mas sim um beneficio.


ID
157999
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em termos de banco de dados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As chaves(primária, estrangeira, candidata, alternativa) não podem ser nulas.
  • As restrições de integridade são:
    • INTEGRIDADE DE CHAVE
    • INTEGRIDADE REFERENCIAL
    • INTEGRIDADE DE DOMÍNIO
    • INTEGRIDADE DE VAZIO
    • INTEGRIDADE DE UNICIDADE
    Além das restrições semânticas (regras de negócio) que devem ser desenvolvidas pelos programadores.
  • Alguém poderia comentar cada uma das afirmativas erradas?

    •  a) No controle de segurança do tipo discricionário, a cada objeto de dados é assinalado certo nível de classificação, e cada usuário recebe certo nível de liberação. O que é esse tal de controle de segurança discricionário?
    •  b) A independência do hardware não é um dos objetivos da implementação de um sistema de bancos de dados distribuídos, mas sim a obtenção da independência da fragmentação. O que quer dizer a independência da fragmentação?
    •  d) Uma das vantagens dos sistemas de banco de dados distribuído é sua capacidade de tornar perceptível aos usuários os níveis de sua arquitetura performática em relação aos sistemas não distribuídos. Essa já fala por sí.
    •  e) A linguagem de definição de dados oferece suporte à declaração de objetos do banco de dados, enquanto a linguagem de estruturação de dados admite o processamento desses objetos. Qual a diferença entre a linguagem de definição de dados e  linguagem de estruturação de dados?
  • Não sei se as respostas estão 100%, mas vamos la:

    a) ERRADO. Através do controle de acesso discricionário (catálogos), o banco de dados mantém um registro dos seus objetos e dos privilégios que cada usuário ou grupo de usuários possui sobre os mesmos (OU SEJA, PARA CADA OBJETO EU TENHO UMA LISTA DOS USUARIOS QUE PODEM "UTILIZA-LO")

    b) ERRADO. A independência do hardware NÃO é um dos objetivos da implementação de um sistema de bancos de dados distribuídos.

    c) CORRETO

    d) ERRADO.  Uma das vantagens dos sistemas de banco de dados distribuído é sua capacidade de tornar perceptível aos usuários os níveis de sua arquitetura performática em relação aos sistemas não distribuídos. (ISSO É TRANSPARENTE PARA O USUARIO)

    e) ERRADO. LDD oferece suporte para definição de estrutura de dados (O TERMO OBJETO É MUITO AMPLO), já Ling. Estru. Dados nao faço ideia.

    é isso mesmo?
    gostaria de mais opniões.

    bons estudos!
  • A chave estrangeira pode ter valor nulo.
  • Apenas complementando os colegas, o Controle de Acesso Discricionário (DAC) a que se refere o item a) consiste em um tipo de controle de acesso em que determinado usuário recebe privilégios diferentes p/ objetos diferentes (grant, revoke e views). Ele se opõe ao Controle de Acesso Mandatório ou Obrigatório (MAC), que é exatamente o que o item descreve (cada objeto de dados é assinalado certo nível de classificação, e cada usuário recebe certo nível de liberação). Por conta disso, a assertiva é falsa.
  • LETRA C.

    Segundo Navathe(2011,p.47),"A restrição de integridade de entidade afirma que nenhum valor de chave primária pode ser NULL."

     

    -SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-2011-6 EDIÇÃO.

  • A = MAC

    B = Independência é um dos objetivos do BDD

    C = Restrição de ENTIDADE, Entidade = Nenhum valor da PK pode ser NULO = Restrição de Vazio para PK

    D = Abstração é um dos objetivos do BDD

    GAB C.

    Essa E não faço ideia


ID
224035
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No tocante aos Bancos de Dados Distribuídos, a vantagem atinente à maior confiabilidade e maior disponibilidade está diretamente ligada ao objetivo de:

Alternativas
Comentários
  • Autonomia Local - Cada nó participante do Reino Unido dos Bancos de Dados Distribuídos deve ter sua autonomia, isto é, ter mecanismos próprios de controle de concorrência, segurança, acesso, bloqueio e recuperação pós-falha.

    Neste caso, um nó participante deve ter independência em relação a um nó central. Esse reino não é um império e sim um conjunto de nações sob a mesma bandeira, que falam a mesma língua (dicionário de dados) e respeitam uma mesma constituição (esquema global).

    Operação Contínua. O Reino dos Bancos de Dados Distribuídos nunca deve precisar ser desligado para realização de operações como Back-up. Lembre-se, esse reino é tão vasto que o Sol nunca se põe.

    Transparência/independência de localização. Os habitantes do Reino dos Banco de Dados Distribuídos contam ainda com esse recurso, que permite que não importa em que lugar do reino eles estejam, Podem tirar os mesmos documentos, fazer consultas aos orgãos públicos do reino e utilizar os serviços bancários.

    "A transparência de localização permite que aplicações sejam portadas de um nó da rede para outro sem a necessidade de modificações"

ID
236248
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Na maioria dos sistemas de BD distribuídos, o controle de concorrência se baseia no bloqueio, da mesma forma que nos não distribuídos. Todavia, nos distribuídos, as requisições para testar, impor e liberar bloqueios a objetos remotamente localizados

Alternativas
Comentários
  • Algumas desvantagens dos sistemas distribuídos segundo [DAT88], [FUR83] e [CER95]:
    Baixa velocidade :A grande desvantagem de um sistema distribuído, pelo menos nas redes de longa distância é a baixa velocidade, em comparação com a velocidade de leitura dos discos, milhares de vezes superior. Portanto, deve-se procurar minimizar o número e o volume de mensagens no sistema. Este objetivo por sua vez levanta problemas em várias áreas subsidiárias, como processamento de consultas; propagação de atualização, concorrência, recuperação e gerenciamento de catálogos;
    Complexibilidade: complexidade requerida para assegurar a adequada coordenação entre os nós. Esta complexidade adicional toma a forma de custos no desenvolvimento de softwares, grande potencial de bugs, e aumento do overhead de processamento; c) processamento de consulta - Nos sistemas distribuídos a otimização das consultas é mais importante que nos sistemas centralizados, devendo sempre procurar-se a melhor possibilidade para o processamento, de forma a combinar as junções com o mínimo de tráfego de mensagens possível;
    Propagação de atualização - O problema básico a ser resolvido com relação a atualização dos dados é a reprodução dos dados atualizados, ou seja a atualização de qualquer objeto lógico deve propagar-se para todas as cópias armazenadas do objeto. Nesse aspecto aparecem imediatamente as dificuldades de atualização dos objetos que se acham localizados em um ponto da rede que não esteja disponível no momento da atualização ;
    Concorrência - O controle de concorrência, na maioria dos sistemas distribuídos, baseia-se em bloqueios, da mesma maneira como na maioria dos sistemas não distribuídos. No sistema distribuído, entretanto, as solicitações de teste, conjunto e liberação de bloqueios tornam-se mensagens, e mensagens, portanto, significam sobrecarga no sistema;
    Recuperação - Os protocolos de execução de duas fases são necessários sempre que uma única transação interagir com os múltiplos gerenciadores de recursos autônomos; o propósito de tais protocolos é assegurar que todos os gerenciadores de recursos sigam o mesmo caminho na transação e que todas aceitem ou rejeitem, garantindo dessa maneira, que a transação seja genuinamente tudo-ou-nada. A execução de duas fases é particularmente importante no sistema distribuído, no qual os gerenciadores de recursos distintos encontram-se tipicamente em localidades distintas e, consequentemente, são muito vulneráveis às falhas independentes.
  • revisar


ID
236323
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Tratam-se de regras ou objetivos secundários aplicados aos SGBDs distribuídos:

I. Procesamento de consultas centralizado.

II. Dependência de um site central.

III. Independência de fragmentação.

IV. Autonomia local.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • o assunto referente à questão se encontra no livro do Date Introdução a Sistemas de Banco de Dados tradução da 8 edição Americana na página 557 do capitulo 21 que se refere a banco de dados distribuídos.
  • C. J. Date propôs 12 regras que um SGBDD completo deveria seguir

     

    Autonomia local: Cada nó participante de um sistema distribuído deve ser independente dos outros nós. Cada nó deve prover mecanismos de segurança, bloqueio, acesso, integridade e recuperação após falha.

    Dependência de um nó central - Um sistema de banco de dados distribuído não deve depender de um nó central, isso porque depender de um nó central também significa que o sistema possui um único ponto de falha, afetando todos os outros nós. Existindo um nó central também vai acarretar em perda de desempenho do sistema, porque o nó central ficará muito carregado;

    Operação contínua - Um sistema de banco de dados distribuído nunca deve precisar ser desativado. As operações de backup e a recuperação devem ser suportadas online. Ainda, as operações citadas anteriormente devem ser rápidas o bastante para não afetarem o funcionamento do sistema (backup incremental, por exemplo);

    Transparência e independência de localidade - Os usuários do sistema não devem saber, nem mesmo estarem cientes do local onde estão localizados os dados. Devem se comportar como se os dados estivessem armazenados localmente. A transparência de localização pode ser alcançada pela utilização de sinônimos estendidos e pelo extenso uso do dicionário de dados. A transparência de localização permite que aplicações sejam transportadas de um nó da rede para outro sem a necessidade de modificações;

    Independência de fragmentação- As tabelas que fazem parte de um sistema de banco de dados distribuído podem estar divididas em fragmentos e estarem localizadas fisicamente em diferentes nós, de forma transparente para o usuário. Assim como na regra anterior, os usuários e as aplicações não devem estar cientes do fato que alguns dados de uma determinada tabela estão armazenados em um nó diferente do nó onde a tabela originalmente está armazenada;

    Iindependência de replicação - Dados podem estar replicados em vários nós da rede, de forma transparente. Assim como nas regras de independência de localização e fragmentação, a independência de replicação é projetada para livrar os usuários de preocupações como o local onde os dados estão armazenados. No caso da replicação, os usuários e as aplicações não devem saber que réplicas de dados são mantidas e sincronizadas automaticamente pelo SGBDD.

  • C. J. Date propôs 12 regras que um SGBDD completo deveria seguir
    Continuação...
    Processamento de consultas distribuído - O desempenho de uma consulta deve ser independente do local onde a mesma é executada. Sabendo que um SGBD relacional provê um mecanismo de acesso aos dados não navegável (através de SQL), um SGBDD deve possuir um otimizador que possa selecionar não apenas o melhor caminho para o acesso a um determinado nó da rede, mas também otimizar o desempenho de uma consulta distribuída, levando em conta a localização dos dados, utilização de CPU e I/O e ainda o tráfego da rede;
    Gerenciamento de transações distribuídas - Um SGBDD deve suportar transações atômicas. As propriedades ACID (Atomicidade, Consistência, Independência e Durabilidade) das transações e ainda a possibilidade de serialização devem ser suportadas não apenas para transações locais, mas para transações distribuídas também. Um exemplo de gerenciamento de transações distribuídas é visto no processamento de um two-phase commit;
    Independência de hardware - Um SGBDD deve poder operar e acessar dados em uma variedade de plataformas de hardware. Um SGBDD verdadeiro não deve depender de uma determinada característica de hardware, nem deve ser limitado auma determinada plataforma;
    Independência de sistema operacional - Um SGBDD deve poder ser executado em sistemas operacionais diferentes. Assim como na regra anterior, um SGBDD não deve depender de um sistema operacional em especial; j) independência de rede - Um SGBDD deve ser projetado para executar independente do protocolo de comunicação e da topologia de rede usada para interligar os vários nós que fazem parte da rede;
    Independência de rede: Um SGBDD deve ser projetado para executar independentemente do protocolo de comunicação e da topologia de rede usada para interligar os vários nós que fazem parte da rede.
    Independência de SGBD
    - Um SGBDD ideal deve possuir capacidade para se comunicar com outros sistemas de bancos de dados executando em nós diferentes, mesmo se estes sistemas de bancos de dados forem diferentes (heterogêneos). Todos estes sistemas devem usar APIs (Application Programming Interface) em comum.


ID
236326
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A regra de SGBD distribuído que define que a probabilidade do sistema funcionar sem queda em qualquer momento dado porque, por ser distribuído, pode continuar a funcionar, mesmo diante da falha de algum componente individual, tal como um site isolado, é designada como

Alternativas
Comentários
  • O conceito de banco de dados distribuído surgiu com várias promessas, que podem ser resumidas em quatro princípios fundamentais em relação à transparência, i)Independência de Dados, ii) Transparência de Rede, iii) Transparência de Replicação e iv) Transparência de Fragmentação,  e várias vantagens como confiabilidade, desempenho, facilidade de expansão, entre outras.

    Confiabilidade - “Se um nó falhar em um sistema distribuído, os nós remanescentes podem ser capazes de continuar operando” (DATE, 2004)
  • Confiabilidade é uma regra ou uma característica?
  • Promessas de SGBDD
     
    1. Transparência na Gerência dos Dados Distribuídos, Fragmentados e Replicados
    • transparência da rede
    • transparência da replicação
    • transparência da fragmentação
      • horizontal : selection
      • vertical : projection
      • híbrida

    2. Confiabilidade através de Transações Distribuídas
    • Espera-se que os SBDDs ofereçam confiabilidade por trabalharem com componentes replicados eliminando assim pontos únicos de falha

    3.Aumento de Desempenho
    • Proximidade dos dados de seus pontos de uso
    • Precisa de algum suporte para fragmentação e replicação
    • Execução Paralela
      • paralelismo entre consultas (Inter-query)
      • paralelismo dentro da consulta (Intra-query)

    4.Facilidade de Expansão
    • A questão é a expansão da base de dados
    • Surgimento de tecnologias de microprocessadores e workstations
      • modelo de computação cliente-servidor
    • Custo de comunicação de dados vscusto de telecomunicação
  • "A CONFIABILIDADE é definida em termos gerais como a probabilidade de um sistema estar funcionando (não parado) em certo ponto no tempo, enquanto a DISPONIBILIDADE é a probabilidade de que o sistema esteja continuamente disponível durante um intervalo de tempo." (NAVATHE, 6ª Ed, p. 592)

  • Confiabilidade

    É a probabilidade de o sistema funcionar sem queda em qualquer momento dado. Ela é melhor nos sistemas distribuídos porque esses sistemas não seguem a proposta de tudo ou nada - eles podem continuar a funcionar - nível reduzido - mesmo diante da falha de algum componente individual, como um site isolado.

     

    Introdução a sistemas de bancos de dados - Date


ID
236329
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto à propagação de atualizações em SGBDs distribuídos, considere:

I. Uma cópia de cada objeto copiado é designada como cópia primária. As demais são todas cópias secundárias.

II. Cópias primárias de diferentes objetos estão em diferentes sites.

III. Operações de atualização são consideradas logicamente incompletas, mesmo que a cópia primária tenha sido atualizada, enquanto o catálogo central não for excluído.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •             •Técnica da cópia primária (principal):
     
    –Distribui a carga da coordenação de bloqueio entre vários sites, fazendo com que cópias distintas de diferentes itens de dados sejam armazenados em sites diferentes.
     
    –Falhas em um site afetam quaisquer transações que estejam acessando bloqueios em itens cujas cópias primárias residam naquele site, mas outras transações não são afetadas;
     
    –Esta método também pode utilizar sites de backup para melhorar a disponibilidade.
  • II. Cópias primárias de diferentes objetos estão em diferentes sites. 

    Nem sempre, certo? O que acham?
  • Na verdade Luiz, o item II manifesta-se iqualmente o que diz Date: "Um esquema comum para tratar do problema de propagação de atualizações em bd distribuídos é chamado esquema de cópia primária, que funciona assim: Uma cópia de cada objeto replicado é designado como primária, as demais são todas secundárias; Cópias primária de diferentes objetos estão em diferentes sites; Operações de atualização são consideradas logicamente completas tão logo a cópia primária é atualizada."

    Portanto item correto.
    Abraços, vamo que vamo.

  • Acredito que a fonte de confusão se dá pela cópia literal de um trecho de livro ignorando-se o contexto no qual ele se inseria. No livro do Date consta que esta exigência (cópias primárias em sites diferentes) se refere à necessidade de um esquema distribuído, ou seja, sem um catálogo central ou ponto único de falha, algo que havia sido detalhado anteriormente em outro exemplo. Entretanto, lendo esta frase descontextualizada, pode-se interpretá-la erroneamente como a necessidade de haver um site exclusivo para cada cópia primária, o que é um absurdo, uma vez que um site pode conter mais de uma.
    A ideia não está clara e o avaliador se limitou a copiar e colar frases soltas. O fato de haver uma referência exata na literatura não elimina a ambiguidade da questão pois a informação de contexto foi perdida, mas infelizmente é algo que a FCC faz frequentemente...

ID
330166
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre Banco de Dados Distribuídos, é correto afirmar que a fragmentação de dados pode ser dada por:

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito remete a Sistemas de Bancos de Dados Distrubuídos.

    Temos Replicação e Fragmentação

    Na replicação temos cópias do banco em outros sites.

    Na Fragmentação Horizontal separamos as linhas que atendam a um determinado predicado e distribuímos. Elas vão horizontalmente completinhas.
    (Fragmentação Horizontal relacionada a SELEÇÃO)

    Na Fragmentação Vertical separados as colunas que vão ser distribuídas;
    (Fragmentação Vertical relacionada a PROJEÇÃO)

    Note que nesse tipo de Fragmentação deve-se manter também em cada fragmento a coluna da chave primária replicada para remontar a relação posteriormente.

    Fragmentação Mista é uma fusão das duas.
  • Fragmentação horizontal: é um subconjunto das tuplas na relação. As tuplas são especificadas por uma condição em um ou mais atributos da relação.

    Fragmentação vertical: divide uma relação verticalmente por colunas. Um fragmento vertical mantém apenas certos atributos da relação.

    Fragmentação mista (híbrida): é a mistura da fragmentação horizontal e vertical. A relação original pode ser reconstruída ao aplicar operações União e União Externa (ou Junção externa).

    Alternativa: E


ID
360040
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de bancos de dados distribuídos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) a replicação de dados em diversos nodos integrantes da arquitetura distribuída é sempre uma boa prática de projeto de bancos de dados distribuídos, pois torna qualquer dado sempre disponível em qualquer nodo.

    A Independência de Replicação é uma das 12 regras definidas com C. J. Date e Dr. E. F. Codd que um SGBDD deve seguir. A replicação de dados consiste em gerar cópias dos dados em diferentes nós.  Mas uma das desvantagens desta técnica é a elevação do overhed de atualização que desacelera o desempenho de atualização. O Erro na questão está em afirmar que SEMPRE é uma boa prática.

    b) a falha de um nodo integrante da arquitetura distribuída sempre causa o colapso de todas as transações distribuídas em execução.

    Não dependência de um nó central é outra das 12 regras. Portanto não deve ocorrer a utilização de um nó central para não ocorrer indisponibilidade total dos SGBDD.

    c) consultas distribuídas são sempre processadas em um único nodo integrante da arquitetura distribuída.

    As consultar ocorrem em diversos nós pois todos estão interligados e funcionam de modo transparente.

    d) uma das vantagens da fragmentação de dados de uma relação em diversos nodos integrantes de uma arquitetura distribuída é manter o dado disponível no nodo onde ele é mais frequentemente acessado.

    É exatamente umas das vantagens de Fregmentar os dados.

    e) o controle da execução concorrente de transações distribuídas é sempre responsabilidade de um único nodo integrante da arquitetura distribuída.

    Novamente cai na regra de Não dependência de um nó central.

  • Outra coisa que deve ser colocado é que a questão diz: "...pois torna qualquer dado sempre disponível em qualquer nodo.". Na verdade, isso só acontece em casos de Replicação completa. O mais correto seria: "...pois torna qualquer dado sempre disponível para qualquer nodo.

ID
399958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a banco de dados, julgue os itens a seguir.

Um sistema de banco de dados distribuído armazena os dados de forma distribuída e os disponibiliza de forma lógica e transparente para o usuário final, que, ao acessar os dados, não percebe a forma como estão armazenados, independentemente da localização dos servidores dos bancos de dados. Contudo, esse sistema de armazenamento impossibilita o uso de sistemas gerenciadores de banco dados diferentes entre os nós que disponibilizam os dados.

Alternativas
Comentários
  • Banco de dados distribuído (BDD) é uma coleção de várias Base de Dados logicamente inter-relacionadas, distribuídas por uma rede de computadores. Existem dois tipos de banco de dados distribuídos, os homogêneos e os heterogêneos. Os homogêneos são compostos pelos mesmos bancos de dados, já os Heterogêneos são aqueles que são compostos por mais de um tipo de banco de dados.
    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_distribu%C3%ADdos
  • Podem-se utilizar Bancos de Dados Distribuídos com o mesmo SGBD ou com SGBDs distintos.

     

    Mesmo SGBD -> BDD Homogêneo

    Diferentes SGBDs -> BDD Heterogêneo

  • Distribuídos Homogêneos -  Sites com mesmo software de SGBD, conhecem uns aos outros, concordam em cooperar nas solicitações dos usuários.

    Distribuídos Heterogêneos - Sites com diferentes softwares de SGBD, podem não conhecer uns aos outros, facilidades apenas limitadas na cooperação do processamento.


ID
400003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de datawarehouse (DW) e datamining, julgue os próximos
itens.

Em um sistema de banco de dados distribuídos, a adoção de mecanismos OLTP (online transaction processing) prejudica a manutenção da consistência dos dados.

Alternativas
Comentários
  • Para tratar da questão da consistência no SGBDD, existe o Protocolo two-phase commit, para garantir a atomicidade nas Transações.
    O Controle ocorre em duas fases:
    1.Preparação:
    a) Um dos participantes é designado coordenador do twophase commit e envia a cada nó envolvido na transação uma solicitação para se preparar para fazer commit.
    b) Uma vez preparado, cada participante escreve uma marca no seu log, avisa o coordenador e não pode mais abortar.
    2.Commit:
    a) Se todos os participantes estão prontos, o coordenador envia um sinal de commit para cada participante, que o executa.
    b) Se algum dos participantes falhar na preparação para o commit, este notifica o coordenador, que envia um sinal de rollback para todos os participantes.
  • Essa questão trata sobre OLAP ou SGBDD ? 

    O meu entendimento foi caso esteja sendo utilizado mecanismos OLTP's em ambientes OLAP's, sendo ou não SGBDD's, a manutenção e consistência dos dados ficam prejudicadas pois ambientes OLAP's e seus respectivos DW's, DM's não são voláteis. Qualquer atualização é feita pelo ETL. 

    Também não acredito que as técnicas de Datamining possam causar "a manutenção da consistência dos dados" uma vez que são amostragens retirados de ambos ambientes.

  • Basicamente, há dois gêneros de Banco de Dados:

     

    Banco de Dados Transacionais => 

     - modelo relacional, em rede, hierárquico, distribuído e orientado a objetos

     - otimizados p/ processamento rotineiro de transações

     - apoio ao processamento online de transações (OLTP)

     

    DataWarehouse (em sentido amplo) =>

     - aplicações de apoio a decisões

     - otimizados p/ recuperação de dados

     - consulta por meio de sistemas OLAP (Processamento Analítico Online)

  • Errado.

    OLTP é normalizado, o que reduz a redundância e a inconsistência


ID
442717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a bancos de dados distribuídos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • •Fragmentação de Banco de Dados:
    Horizontal: um fragmento horizontal de uma relação é um subconjunto das tuplasdessa relação.
    –Vertical: um fragmento vertical de uma relação mantém somente certos atributos da relação.
                               - Mista ou Híbrida: combinação dos dois tipos anteriores
  • " Fragmentação consiste na técnica de dividir o banco de dados em unidades lógicas chamadas fragmentos, que podem ser armazenados em sites diferentes "

    Acho que o erro da questão é dizer que cada esquema pode ser alocado em um ou mais fragmentos, sendo que o correto seria em um ou mais sites
  • A letra C não seria a fragmentação Mista?
  • Eduardo, a letra C seria a fragmentação mista, mas perceba que a questão pede a opção INCORRETA.

    Quanto à legra B, o erro está em dizer que cada esquema é alocado em um OU MAIS FRAGMENTOS. Na realidade, cada conjunto de tuplas é armazenado e uma localidade diferente. Dizer que está em um OU MAIS diz respeito à replicação de dados.
  • A letra d não estaria errada, dizendo que uma vantagem da replicação é a reduzida taxa de transferência.
    Pois na literatura encontramos que uma das desvantagens da replicação é que atualizações devem ser feitas em todos
    os servidores para manter consistência entre réplicas, apresentando bom desempenho nas operações de leitura,
    mas causando overhead nas operações de escrita.
    Nesse caso não teríamos um aumento na taxa de transferência?
    Alguém poderia comentar.
  • Na verdade Igor, esse item D está correto, pois fala-se de vantagem da repliação e não da desvantagem, o que causa realmente confusão nas nossas ideias é que no caso da replicação, sua vantagem é também considerada desvantagem, como se manifesta Date: "A replicação é desejável por pelo menos dois motivos. Primeiro, pode significar melhor desempenho(aplicações podem operar sobre cópias locais, em vez de terem de se comunicar como sites remotos)... " Observe que nesse situação a replicação é vantajosa, pois reduz o fluxo de dados entre os nós e consequentemente ajuda a aumentar a taxa de transferência.  Em outro trecho Date afirma: " ...a maior desvantagem da replicação é que, quando determinado objeto replicado é atualizado, todos as cópias desse objeto precisam ser atualizadas;..." Observe que nessa situação, no caso de atualização de dados ela é considerada desvantajosa, aumenta as transferâncias entre os nós e consequentemente diminue a taxa de transferência. Como o item se manifestou como uma vantagem da replicação, então olharemos para as suas vantagens e não para as desvantegens, mesmo  sendo uma igual a outra. Abraços, vamo que vamo.
  • Galera a letra d está correta. Veja o que diz Silberschatz na pag 522: "...uma das vantagens na replicação é o aumento do paralelismo. Isso implica na diminuicao dos movimentos de dados entre os sítios..."


ID
661852
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação ao armazenamento de dados, em banco de dados distribuídos, considere:
I. Uma mesma tabela pode ser armazenada em mais de um servidor para aumentar a disponibilidade e o paralelismo.
II. A localização das réplicas deve considerar os locais e usuários que acessam os dados replicados com maior frequência.
III. Na fragmentação horizontal, cada fragmento contém um subconjunto das tuplas da relação completa e cada tupla precisa ser armazenada em pelo menos um servidor.
IV. Na fragmentação vertical, as tuplas são distribuídas, uma a uma, entre os servidores, e cada servidor armazena as tuplas pertencentes a determinadas faixas de valores.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - Correta: São duas das vantagens dos BD distribuídos.

    II - Correta: Essa característica aumenta o desempenho do BD.

    III - Correta: Definição da fragmentação horizontal.

    IV - Incorreta: Na fragmentação vertical, são os atributos que são distribuídos entre os sites. 

  • quem é voce na fila do pão?

  • quem é você na fila do pão?

  • Não sei se foi ironia, porém, Juliano Yamakawa é Delegado da Polícia Federal. Já foi professor no Gabarito Concursos, Agora eu Passo e, atualmente, é professor no Alfa Con.


ID
704254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de administração de banco de dados relacionais;
administração de usuários e perfis de acesso; controle de proteção,
integridade e concorrência; restauração de dados; tolerância a falhas
e continuidade de operação e otimização de desempenho, julgue os
itens de 85 a 87.

Em sistemas distribuídos que utilizam técnicas de prevenção de impasses, o fato de um gráfico de espera ser acíclico indica a ausência de impasse, mesmo que a união dos gráficos locais gerem um gráfico global cíclico.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião a primeira parte está certa : o sistema está em um estado de impasse se e somente se o gráfico de espera tiver um ciclo, ou seja, se for acíclico. Já a segunda está errada, porquanto a concessão ¨mesmo que a união dos gráficos locais gerem um gráfico global cíclico¨ vai de encontro a teoria verídica afirmada na primeira parte. Conforme a questão, a união dos gráficos locais geram um ciclo; haverá,  portanto, impasse.

    fonte(pag. 22): http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CDgQFjAC&url=http%3A%2F%2Ffiles.vivacquabd.webnode.com.br%2F200000022-daab8db289%2Fconcorrencia.pdf&ei=fMcJUui3A8SMyAH1tYHgAQ&usg=AFQjCNFpwUAPBPTGWdiwXCJ7NlcH-jR9Qw&bvm=bv.50500085,d.aWc  
  • Item errado.

    De acordo com Silberschatz "Sistemas de Banco de Dados" pag. 533: "... se qualquer grafo de espera local tiver um ciclo, o impasse terá ocorrido. Por outro lado, o fato de que nao existem ciclos em qualquer um dos grafos de espera locais nao significa que nao existam impasses"



ID
770323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A redundância controlada é uma das estratégias utilizadas para melhorar a performance da arquitetura de um banco de dados distribuídos.

Alternativas
Comentários
  • Há dois tipos de redundância de dados: a redundância controlada
    e a redundância não controlada.
    A redundância controlada acontece quando o software tem
    conhecimento da múltipla representação da informação e garante a sincronia
    entre as diversas representações. Para o usuário, tudo funciona como se o
    sistema utilizasse apenas uma base de dados. Esse tipo de redundância é
    geralmente utilizado para possibilitar uma maior performance ao sistema ou
    aumentar sua confiabilidade.

    A redundância não controlada acontece quando a
    responsabilidade pela manutenção e sincronia das diversas representações de
    uma mesma informação fica a cargo do usuário e não do software.


     Fonte: http://carnevalli.googlepages.com/BD_P2_Cap1.pdf
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    LECIONA NAVATHE, 6ª EDIÇÃO:

    Na prática, às vezes é necessário usar a redundância controlada para melhorar o desempenho das consultas. Por exemplo, podemos armazenar Nome_aluno e Numero_disciplina redundantemente em um arquivo HISTORICO_ESCOLAR porque, sempre que recuperamos um registro de HISTORICO_ESCOLAR, queremos recuperar o nome do aluno e o número da disciplina juntamente com a nota, o número do aluno e o identificador de turma. Colocando todos os dados juntos, não precisamos pesquisar vários arquivos para coletar esses dados. Isso é conhecido como desnormalização. 

  • CORRETO

    Q678762

    Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PA Prova: CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Informática - Analista de Suporte

    A redundância em banco de dados deve ser reduzida, mas não totalmente eliminada.Certo!

    Q580211

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MEC Prova: CESPE - 2015 - MEC - Administrador de Dados

    Atributo derivado é aquele que provém de outros atributos ou entidades a ele relacionados. Conceitualmente, durante o processo de normalização, o atributo derivado é redundante e deve ser eliminado; contudo, do ponto de vista de desempenho, pode ser importante manter os atributos derivados em alguns casos.Certo!

    ----------------------------------

    Normalização -> reduz redundância e as chances de inconsistência -> • MAU desempenho para consultas

    Desnormalização -> melhorar desempenho das consultas -> foco na entrega da informação -> perde-se a garantia de consistência dos dados, posto que haverá um banco bem maior->•  BOM desempenho para consultas

    "Segundo o Navathe para consultas e bom ter uma redundância controlada o que melhor ao desempenho : A segunda diretriz é consistente, de certo modo, com as demais declarações da primeira diretriz. Podemos ver também a necessidade de uma abordagem mais formal para avaliar se um modelo cumpre essas diretrizes. É importante observar que essas diretrizes, às vezes, precisam ser violadas de modo a melhorar o desempenho de certas consultas."

     

  • Gabarito: certo

    Normalização = redução da redundância

    Desnormalização: Maior redundância, maior desempenho, consultas mais rápidas.

    Normalização: Menor redundância, menor desempenho, consultas mais lentas.


ID
773575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a modelagem de dados e OLAP, julgue os próximos
itens.

O processamento paralelo é uma das formas de se obter melhor desempenho de um OLAP, a exemplo das arquiteturas de SMP (multiprocessador simétrico), cluster e processamento maciçamente paralelo (MPP).

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    On Line Analytical Processing (OLAP)
    é uma tecnologia de software que permite a analistas de negócios, gerentes e executivos a análise e visualização de dados corporativos, por meio de acesso interativo, rápido e consistente. A funcionalidade OLAP é inicialmente caracterizada pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização. A tecnologia OLAP é geralmente implementada em ambiente multiusuário e cliente/servidor, oferecendo assim respostas rápidas às consultas ad-hoc, não importando o tamanho do banco de dados nem sua complexidade, sendo também disponibilizada em ambiente Web. Essa tecnologia auxilia o usuário a sintetizar informações corporativas por meio de visões comparativas e personalizadas, análises históricas, projeções e elaborações de cenários.
    O multiprocessamento simétrico ou SMP (Symmetric Multi-Processing) ocorre em um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada sob controle de um único sistema operacional. Em contraste o multiprocessamento assimétrico emprega sistemas diferentes.
    O multiprocessamento simétrico oferece um aumento linear na capacidade de processamento a cada processador adicionado. Não há necessariamente um hardware que controle este recurso, cabe ao próprio sistema operacional suportá-lo.
    Este método também é chamado de "processamento paralelo".
    Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.
    FONTE: wikipedia.org e PATRÍCIA LIMA QUINTÃO.
  • Segundo Navathe (2011, p.729), "O melhor desempenho também tem sido obtido com o processamento paralelo. As arquiteturas de servidor paralelas incluem multiprocessador simétrico (SMP), cluster e processamento maciçamente paralelo (MPP), além de combinações destes."

    Resposta: CORRETA segundo Navathe.


    Bibliografia: Sistemas de banco de dados- 6 edição 2011
    Autor:  Elmasri; Navathe


  • OLAP - Processamento Analítico on line: Realiza o processamento de forma estruturada, buscando um melhor entendimento dos dados existentes, ela apoia o Data Warehouse a fim de auxiliar na tomada de decisões no nível estratégico. Essa estrutura recebe dados do OLTP (Processamento de Transações) que são pequenas requisições feitas pelo usuário como Insert ou delete. Ela não salva históricos e nem backup. A estrutura OLAP é composta por outras 3 estruturas de armazenamento (ROLAP - Banco de Dados Relacional, MOLAP - Banco de Dados Multidimensional e HOLAP - que é um hibrido armazenando dados dos dois modelos anteriores). Atenção o OLAP possui todas as características que suas estruturas de armazenamento possuem.


ID
784165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos de banco de dados distribuídos, julgue o  item  a seguir.

A fragmentação horizontal divide uma relação segundo seus atributos, mantendo somente alguns atributos da relação. A fragmentação vertical de uma relação é um subconjunto das tuplas que pertencem a um fragmento especificado por uma condição sobre um ou mais atributos da relação.

Alternativas
Comentários
  • A Fragmentação horizontal divide uma relação por tuplas, logo, TODOS os atributos estarão presentes após a divisão.

  • Questão para anotar os conceitos, porém estão INVERTIDOS. Portanto, errada.

  • Fragmentação horizontal: é um subconjunto das tuplas na relação. As tuplas (linhas) são especificadas por uma condição em um ou mais atributos da relação.

    Fragmentação vertical: divide uma relação verticalmente por colunas. Um fragmento vertical mantém apenas certos atributos da relação.

  • Fragmentação horizontal: é um subconjunto das tuplas na relação. As tuplas (linhas) são especificadas por uma condição em um ou mais atributos da relação.

    Fragmentação vertical: divide uma relação verticalmente por colunas. Um fragmento vertical mantém apenas certos atributos da relação.


ID
784168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos de banco de dados distribuídos, julgue o  item  a seguir.

Um banco de dados distribuído é uma coleção de múltiplos bancos de dados inter-relacionados logicamente, distribuídos por uma rede de computadores. O gerenciamento desse banco pode ser realizado por um sistema de software, que gerencia o banco de dados enquanto torna a distribuição transparente para o usuário.

Alternativas

ID
784171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos de banco de dados distribuídos, julgue o  item  a seguir.

A disponibilidade é a probabilidade de que o sistema esteja continuamente disponível durante um intervalo de tempo. O sistema pode ficar disponível, com redundância de segurança de acesso aos recursos, quando os dados e o software do sistema gerenciador de banco de dados estão localizados em sítios distintos.

Alternativas

ID
794077
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma das formas de implementação de um banco de dados ocorre por meio da distribuição de dados em mais de um local. Essa distribuição pode ser feita por meio da chamada fragmentação vertical, na qual

Alternativas
Comentários
  • Fragmentação Horizontal: Distribui as tuplas da relação entre os fragmentos.
    Fragmentação Vertical: distribui os atributos da relação entre os fragmentos e os atributos chave devem estar presentes em todos os fragmentos.
  • Fragmentação horizontal

    Os fragmentos de uma tabela podem ser determinados através de funções de fragmentação definidas de acordo com as características da aplicação. Por exemplo, uma tabela de Empregados poderia ser fragmentada em duas partições: aqueles que possuem salário acima de 5.000 e aqueles com salário menor ou igual a 5.000. Temos então a definição das duas partições de Empregado, especificadas por duas funções de fragmentação distintas:

    Empregado= F [salário > 5000] (Empregado)

    Empregado= F [salário <= 5000>(Empregado)



    Leia mais em: Artigo SQL Magazine 16 - Distribuição e fragmentação de bases de dados http://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-16-distribuicao-e-fragmentacao-de-bases-de-dados/5758#ixzz3AklbdHoT

  • A única opção que se adequa ao conceito de Fragmentação é a letra c).

  • c-

    fragmentação vertical - colunas/campos distribuidos em fragmentos, cada um com PK da tabela original


ID
835930
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as seguintes sentenças em relação aos Bancos de Dados:

I. Um banco de dados distribuído possui cópias completas do banco de dados, ou partes delas, em mais de um local.

II. Um banco de dados replicado mantém cópias completas de todo o banco de dados em diversos locais, principalmente para diminuir os problemas em caso de falha do banco de dados centralizado, mas há uma diminuição da velocidade de acesso aos usuários.

III. O banco de dados particionado é subdividido de forma que cada local tenha uma cópia completa do banco de dados. Esse tipo de banco de dados oferece boa velocidade de resposta a arquivos localizados, não havendo necessidade de replicar todas as mudanças em múltiplos locais.

Em relação às sentenças supracitadas, pode-se afirmar que apenas:

Alternativas
Comentários
  • Analisando se as alternativas temos

    Em bancos de dados distribuidos os arquivos podem estar replicados ou fragmentados, esses dois tipos podem ser encontrados ao longo dos nós do sistema de BDD's.
    Quando os dados se encontra replicados, existe uma cópia de cada um dos dados em cada nó.
    Já na fragmentação, os dados encontram se divididos ao longo do sistema, ou seja a cada nó existe uma base de dados diferente se olharmos de uma forma local, mas se olharmos de uma forma global os dados são vistos de uma forma única.

    Desta forma o item I está correto.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_distribu%C3%ADdos

    Não encontrei fundamentação para os itens II e III. Alguem tem alguma fonte para contribuir.
  • II. Um banco de dados replicado mantém cópias completas de todo o banco de dados em diversos locais, principalmente para diminuir os problemas em caso de falha do banco de dados centralizado, (parte errada) mas há uma diminuição da velocidade de acesso aos usuários. 

    // em uma MAN/WAN, se o banco é replicado, os usuários terão acesso ao banco direto na sua rede (réplica = cópia exata e atualizada), tornando o acesso rápido.

    III. O banco de dados particionado é subdividido de forma que cada local tenha uma cópia completa do banco de dados. Esse tipo de banco de dados oferece boa velocidade de resposta a arquivos localizados, não havendo necessidade de replicar todas as mudanças em múltiplos locais. 

    // se é particionado, não tem cópia completa na rede local. Apenas parte do banco (módulos).
  • Letra A

    I. Um banco de dados distribuído possui cópias completas do banco de dados, ou partes delas, em mais de um local. 

    Verdadeiro. Refere-se a replicação e fragmentação, respectivamente.


    II. Um banco de dados replicado mantém cópias completas de todo o banco de dados em diversos locais, principalmente para diminuir os problemas em caso de falha do banco de dados centralizado, mas há uma diminuição da velocidade de acesso aos usuários. 

    Falso. Observe que o trecho "principalmente para diminuir os problemas em caso de falha do banco de dados centralizado" é questionável. Conseguimos mais segurança com a redundância e melhor performance no que se refere a acesso. Claro que a redundância reduz o impacto no caso de falhas, mas não sei se isso seria o principal.


    De qualquer modo, o final "mas há uma diminuição da velocidade de acesso aos usuários" está completamente errado. A replicação de dados pode melhorar a questão do acesso, seja por eliminar problemas de concorrência, seja por permitir até mesmo uma leitura paralelizada dos dados, agilizando o processo.



    III. O banco de dados particionado é subdividido de forma que cada local tenha uma cópia completa do banco de dados. Esse tipo de banco de dados oferece boa velocidade de resposta a arquivos localizados, não havendo necessidade de replicar todas as mudanças em múltiplos locais. 


    Falso. O particionamento mantém, como o próprio termo sugere, partes de um todo distribuídas pelos nós. Claro que é necessária a atualização de mudanças em múltiplo locais que contenham a mesma informação, até mesmo para evitar a inconsistência dos dados, uma das características pregadas como premissa no ACID para qualquer tipo de banco de dados, inclusive distribuídos.


ID
889486
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Bancos de dados distribuidos podem ser definidos como uma coleção de múltiplos bancos de dados logicamente inter-relacionados, distribuídos por uma rede de computadores. A autonomia determina a extensão à qual os nós individuais ou BD's em um BDD conectado podem operar, independentemente.

A autonomia de________ refere-se à independência do uso do modelo de dados e técnicas de gerenciamento de transação entre nós.

A autonomia de_________ determina a extensão à qual cada nó pode decidir sobre o compartilhamento de informações com outros nós.

A autonomia de__________ refere-se à independência dos usuários para atuarem conforme desejam,

Alternativas
Comentários
  • Autonomia
     
    • Autonomia se refere a distribuição do controle;
    • Indica o grau de independência de um SGBD;
    • Funções consideradas:
       – Se os componentes do sistema trocam informação;
       – Se eles podem independentemente executar transações;
       – Se é permitido que um componente influencie os outros.

    Dimensões de Autonomia
     
    Autonomia de Projeto: SGBDs individuais são livres para usar o modelo de dados e as técnicas de gerenciamento de transações que eles preferirem;
    Autonomia de Participação: Cada SGBD local tem o direito de decidir como irá participar no sistema distribuído;
    Autonomia de Comunicação: Cada SGBD é livre para decidir que tipo de informação ele deseja trocar e o software que fará o controle das trasações;
    Autonomia de Execução: Cada SGBD pode executar as transações que são submetidas a ele de várias formas, basta ele escolher qual é a melhor.

ID
893971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados,
julgue os itens seguintes.

Uma forma de se empregar o SQL para o gerenciamento de bancos de dados distribuídos é por meio de replicações transacionais, em que, na transactional publication, os dados são enviados apenas para os assinantes, e, na transactional publication with updatable subscriptions, as alterações são feitas tanto nas tabelas como nos assinantes.

Alternativas
Comentários
  • As replicações transacionais são usadas para:
    -propagar modificações incrementais entre os assinantes (subscribers);
    -as aplicações necessitam de baixa latência entre as modificações que ocorrem no publisher até o subscriber;
    -as aplicações necessitam acessar estados intermediários dos dados: quando mudanças em um registro ocorrem 5 vezes, por ex, as replicações transacionais podem responder a cada modificação individualmente (trigger);
    -o publisher modifica grandes volumes de dados com comandos DML;
    -há diferentes tecnologias entre os bancos de dados na transação.

    A figura abaixo ilustra o processo:



    Fonte:
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/ms151176.aspx
  • Existem 2 tipos de replicação transacional. A Transactional Publication (padrão), que somente envia dados para os assinantes e a Transactional Publication with updatable subscriptions, essa permite que você possa realizar alterações nas tabelas replicadas também nos assinantes, e enviar esses dados para o database publicador. 

    Fonte: 
    http://www.relato.net.br/wordpress/?cat=22

ID
943300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação a Data Warehouse, Data Mining e banco de dados distribuídos, julgue os itens subsequentes.

Como meta genérica, um sistema gerenciador de banco de dados distribuído (SGBDD) processa grandes volumes de dados, dividindo-os e processando-os em partes menores, de maneira coordenada, o que possibilita que cada parte do processamento seja autônoma. Nos casos em que todas as partes de software e hardware do SGBDD sejam iguais e todos os usuários (clientes) utilizem um software idêntico, esse tipo de SGBDD é chamado federado.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    De acordo com [1]: O banco de dados distribuído denominado federado (ou sistema de múltiplas bases de dados - MDBS). é aquele em que cada servidor é um SGBD centralizado independente e autônomo que tem seus próprios usuários, transações locais e um DBA, possuindo assim alto grau de autonomia local.
    Outra definição [2], seria: Um sistema de gerência de bancos de dados federado (SGBDF) é uma  coleção de sistemas de banco de dados cooperativos que são autônomos e normalmente heterogêneos [SL90].

    O erro da questão é afirmar que todas as partes de software e hardware do SGBDD sejam iguais e todos os usuários (clientes) utilizem um software idêntico.
    Fontes
    [1]http://www.lisha.ufsc.br/teaching/os/ine651600-2008-2/work/deggau.pdf 
    [2]http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0115653_03_cap_02.pdf
  • Para alcançar os altos níveis de desempenho necessários para os maiores sites, um sistema de multicamadas normalmente equilibra a carga de processamento para cada camada pelos vários servidores. Esses servidores são gerenciados independentemente, mas cooperam para processar os requisitos do banco de dados nos aplicativos; esse grupo de servidores cooperativos é chamado de federação.

    Uma camada de banco de dados federado pode alcançar níveis de altíssimo desempenho apenas se o aplicativo enviar cada instrução SQL ao servidor membro que tem a maioria dos dados necessários da instrução. Isso se chama colocação da instrução SQL com os dados exigidos pela instrução. A colocação das instruções SQL com os dados exigidos não é um requisito exclusivo para servidores federados. Também é necessário em sistemas cluster.

    Apesar de uma federação de servidores apresentar a mesma imagem aos aplicativos como um servidor de banco de dados único, há diferenças internas em como a camada de serviços de banco de dados é implementada, como mostrado na seguinte tabela.

    Camada de servidor única

    Camada de servidor federada

    Há uma instância do SQL Server no servidor de produção.

    Há uma instância do SQL Server em cada servidor membro.

    Os dados de produção são armazenados em um banco de dados.

    Cada servidor membro tem um banco de dados membro. Os dados são difundidos pelos bancos de dados membro.

    Cada tabela é normalmente uma entidade única.

    As tabelas do banco de dados original são horizontalmente particionadas em tabelas membro. Há uma tabela membro por banco de dados membro, e exibições particionadas distribuídas são usadas para fazer com que pareça que há uma cópia completa da tabela origina em cada servidor membro.


    O particionamento (que pode ser simétrico ou assimétrico) funciona bem se as tabelas no banco de dados forem naturalmente divisíveis em partições similares, onde a maior parte das linhas acessadas por qualquer instrução SQL possa ser colocada em um mesmo servidor membro. As tabelas são clusterizadas em unidades relacionadas.

    Retirado de: 
    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms187467(v=sql.105).aspx
  • A questão trouxe o conceito de SGBDD homogêneo. Navath, Pag 593.

  • Apenas complementado os comentários dos colegas...

     

    Ambiente Federado é aquele em que os recursos e aplicativos permanecem unidos e, ao mesmo tempo, mantêm a autonomia individual e a autogovernança.

  • Pensar na Forma de Estado da República Federativa do Brasil ajudou a responder: Federação. Todos são independentes e autônomos.

  • GABARITO: ERRADO

    Ao longo do eixo da autonomia encontramos dois tipos de SGBDDs, chamados

    • Sistema de Banco de Dados Federado - SBDF e
    • Sistema Multibanco de Dados

    Em tais sistemas, cada servidor é um SGBD 

    • Centralizado;
    • Independente
    • Heterogêneo/Híbrido;
    • Autônomo;
    • Usuários locais próprios;
    • Transações locais;
    • Administrador de BD - DBA;
    • Alto grau de autonomia local;


ID
946444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de banco de dados, julgue os itens subsequentes.

São características diferenciadoras dos bancos de dados distribuídos, em comparação com os bancos de dados paralelos, a distribuição física geográfica, a administração separada e a intercomunicação menor.

Alternativas
Comentários
  • Entre as características dos bancos de dados distribuídos, temos:
    • distribuição física geográfica: os dados estão dispersos em vários BDs, geralmente situados em localidades distintas;
    • administração separada: apesar de pertencerem ao mesmo sistema distribuído, cada BD tem autonomia local sobre os dados de sua responsabilidade;
    • intercomunicação menor: as transações remotas podem ser lentas por envolver a troca de mensagens via rede. Esta desvantagem pode ser amenizada pela redução na quantidade de mensagens trocadas pelo SGBD distribuído.
  • Comparação entre Banco de Dados Distribuído a Banco de dados Paralelo.

    [definição 1] Banco de Dados Distribuído (BDD) consiste em um relação de nós, cada qual podendo participar na execução de transações que acessam dados em um ou mais nós.

    [definição 2] Banco de Dados Paralelo (BDP) consiste em executar simultaneamente várias partes de um mesmo processo ou aplicação:
    Processos são executadas paralelamente:
       * Em um mesmo processador
       * Em uma máquina multiprocessada
       * Em um cluster (máquinas interligadas por uma rede local que se comportam como uma só máquina)

    A questão afirma que os BDD são diferenciados aos BDP em relação a:

    a) distribuição física geográfica - verdade, uma vez que no paralelo não se fala em distribuição

    b) a administração separada - verdade, porque é necessário um coordenador para administrar os nós dos BDD.

    c) a intercomunicação menor - verdade, também se justifica porque a interligação em rede de computadores dos processos em cluster dos BDPs exige maior intercomunicação.



    definição 1 - http://www.devmedia.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados-distribuido/24762

    definição 2 - http://nobios.por.com.br/trabalhos/Bancos%20de%20Dados%20Paralelos.pdf



ID
947014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos conceitos e aplicações de banco de dados distribuído, programação distribuída e processamento em GRID, julgue os seguintes itens.

Chamada remota de procedimento, ou remote procedure call (RPC), pode ser implementada somente sobre TCP (transmission control protocol), pois necessita utilizar a camada de segurança presente nesse protocolo.

Alternativas
Comentários
  • O RPC (Remote Procedure Call) define um protocolo para execução remota de procedures em computadores ligados em rede. O protocolo RPC pode ser implementado sobre diferentes protocolos de transporte. Não cabe ao RPC especificar como a mensagem é enviada de um processo para outro, mas somente especificá-la (com XDR) e interpretá-la. A sua implementação depende, portanto, de sobre qual protocolo de transporte vai operar.

    sobre TCP Não é necessário preocupar-se com time-outs, retransmissões, duplicatas.

     

    sobre UDP é necessário preocupar-se com time-outs, retransmissões, duplicatas. Fonte (http://penta2.ufrgs.br/rc952/trab1/rpc.html)

ID
947017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos conceitos e aplicações de banco de dados distribuído, programação distribuída e processamento em GRID, julgue os seguintes itens.

O sistema de gerenciamento de banco de dados paralelo compartilha memória e(ou) disco, ao passo que o sistema de gerenciamento distribuído consiste em vários elementos de processamento conectados por meio de uma rede de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. De acordo com o Silberchatz (pg 554), existem quatro tipos de arquitetura paralela: memória compartilhada, disco compartilhado, ausência de compartilhamento e hierárquico.
  • Pegadinha Cespe, ele não esta dizendo que é exclusivamente Memória ou Disco, esta faltando informação o que nao quer dizer que esteja errado.
  • É isso mesmo! Prova CESPE é um jogo, e uma das jogadas funciona da seguinte maneira: informação incompleta não é informação errada. Só seria errada se tivesse alguma afirmação que fosse uma inverdade.
    Gabarito: Certo

ID
984814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de banco de dados distribuído (BDD), julgue os itens em seguida.


BDD é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou em dois processos distintos, sendo um deles responsável pela manutenção da informação no servidor e o outro, pela obtenção dos dados do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Essa definição está mais para modelo cliente servidor. 

    Bons estudos!

  • o que invalida a questão é dizer que um dos processos do banco de dados distribuídos obtem os dados do cliente. 

    Os dados continuam armazenados nos servidores que compoem o banco de dados distribuidos. A forma como os dados estão distribuídos entre os servidores de banco de dados é transparente para o usuário.


    O usuário faz a consulta e o gerenciador de transação global se encarrega de buscar os dados nos diferentes servidores e retorna a informação ao usuário.


    Segundo Navathe (Sistemas de Banco de Dados, 6ed, p.590): "podemos definir banco de dados distribuído (BDD) como uma coleção de múltiplos bancos de dados logicamente inter-relacionados, distribuídos por uma rede de computadores"


  • Raphael filhote tome cuidado com seus comentários as vez não ajuda em nada. Pelo contrário só atrapalha.

    Olha o enunciado:
    Acerca de banco de dados distribuído (BDD), julgue os itens em seguida.

    Se não souber fica calado.


    Concordo Carlos Augusto está mais para cliente servidor.


ID
998638
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em bancos de dados distribuídos, o conceito de transparência de local indica que

Alternativas
Comentários
  • Questão bem sugestiva. O Conceito de transparência de local indica que os usuários acessam os dados sem precisar saber onde de fato estão estes dados, se estão em mais de um servidor, se o servidor está próximo ou distante fisicamente, etc.

  • Transparência

    É a ideia geral de ocultar detalhes da implementação dos usuários finais. Um sistema altamente transparente oferece muita flexibilidade, pois requer pouco ou nenhum conhecimento dos detalhes básicos de sua parte. No banco de dados centralizado tradicional a transparência pertence a independência lógica e física de dados.

  • Transparência de dados ou Transparência local

    • acessar dados sem saber onde eles estão fisicamente
    • não saber como as tabelas estão fragmentadas

ID
1001722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens de 97 a 99, referentes a bancos de dados distribuídos.

Considerando-se que um comando de recuperação não explicite o nome do dado nem a sua localização e o SGBD permita plena transparência de fragmentação, é correto concluir que o nível de transparência de distribuição do sistema de banco de dados é alto.

Alternativas
Comentários
  • Transparência de Fragmentação: Não permitir que o usuário perceba que as informações estão localizadas em sítios distintos.


ID
1001725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens de 97 a 99, referentes a bancos de dados distribuídos.

Uma estratégia muito utilizada para o armazenamento do catálogo de sistemas distribuídos é permitir que cada sítio mantenha seu próprio catálogo local e armazene uma cópia unificada de todos os catálogos locais do sistema em um único sítio central.

Alternativas
Comentários
  • Em análise da questão, julguei que os catálogos locais do sistema estariam armazenados num sítio distribuído e não local, como afirma a questão.


ID
1001728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens de 97 a 99, referentes a bancos de dados distribuídos.

Nos sistemas centralizados, assim como nos sistemas distribuídos, há um gerenciador de transações e um coordenador de transações que garantem a integridade dos dados

Alternativas
Comentários
  • Quando tiver a palavra "garantem" pode marcar errado! 

  • "A certificação digital garante autenticidade e integridade."

    É uma afirmação de segurança da informação que tem a palavra garante e stá correta :)

    Fonte: http://www.iti.gov.br/perguntas-frequentes/1743-sobre-certificacao-digital#vantagens

    PS: Eu sei que não tem a ver com BD, é só pra exemplificar que as questões não podem ser resolvidas sem uma análise completa.

  • "o gerenciador de controle de concorrência e recuperação de um SGBDD, coletivamente garantem as propriedades ACID das transações." (Sistemas de Banco de Dados; Elsmari, Navathe, 6ed., p. 611)


    "um componente adicional, chamado gerenciador de transação global, é introduzido para dar suporte a transações distribuídas (...)  gerenciador de transação global coordena a execução das operações de banco de dados com gerenciadores de transação de múltiplos sites" (Sistemas de Banco de Dados; Elsmari, Navathe, 6ed., p. 611)


    Diante do exposto, acredito que a questão está errado por dizer que o sistema centralizado inclui um gerenciador de transação global.

    O gerenciador de transação global é necessário somente nos bancos de dados distribuídos.

  • O papel do coordenador de transações é somente para SGBDD. Não é necessário para para sistemas centralizados.


ID
1036018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os seguintes itens, considerando aspectos de avaliação, otimização, gerenciamento de performance e utilitários de banco de dados.

O uso de bancos de dados distribuídos, em mais de uma localização, seja de maneira duplicada ou particionada, permite a redução de determinadas vulnerabilidades em um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E.

    Qual vulnerabilidade se reduz em um banco de dados distribuído de maneira particionada? Se fosse de maneira duplicada, eu até concordaria. Mas particionada eu não consigo enxergar. Alguém comenta?

  • Qualquer vulnerabilidade que ameace a continuidade do negócio é reduzida, assim como a perda de dados.


ID
1055134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito da utilização da interface de conexão, distribuição de dados e replicação, julgue os itens seguintes.

Um sistema federado do DB2 é um tipo especial de sistema de gerenciamento de banco de dados distribuído. Com um sistema federado, é possível distribuir pedidos para várias fontes de dados em uma única instrução SQL.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema federado do DB2 é um tipo especial de DBMS (Distributed Database Management System). Um sistema federado permite que você consulte e recupere os dados localizados em outros DBMSs. Uma única instrução SQL pode referir-se a vários DBMSs ou banco de dados individuais. Por exemplo, você pode unir os dados localizados em uma tabela do DB2 Universal Database, em uma tabela do Oracle e em uma exibição do Sybase.

    Um sistema federado DB2 consiste em um servidor com instância do DB2, um banco de dados que servirá como banco de dados federado e uma ou mais origens de dados. O banco de dados federado contém entradas de catálogos que identificam as origens de dados e suas características. Uma origem de dados consiste em um DBMS e em dados. As origens de dados suportadas incluem:

    * Oracle

    * Sybase

    * Microsoft SQL Server

    * Informix

    * Membros da família do DB2 Universal Database (como DB2 para OS/390, DB2 para AS/4000 e DB2 para Windows)

    Fonte: ftp://ftp.software.ibm.com/ps/products/db2/fixes/english-us/db2linuxv7/FP10_U488497/Release.Notes/doc/br/db2ir/db2ir101.htm


  • https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSEPGG_8.2.0/com.ibm.db2.udb.concepts.doc/concepts/about_federated_systems.htm


ID
1062625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Entre os tipos de Bancos de Dados Distribuídos, encontram-se as Federações de Bancos de Dados, as quais possuem.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A 

     a)

    alguma forma de visão ou esquema global, que é compartilhado pelas aplicações.

     

    FONTE: CLIQUEI EM RESPONDER AQUI NO SITE

  • Pessoal bom dia. Peguei esse comentário do colega: "Marcos Junior" da questão: Q348559 do CESPE:

     

    "Arms et al. (2002) identificam três níveis de interoperabilidade:

    Federação (sistemas cooperativos nos quais componentes individuais são projetados ou operados de forma autônoma);

    Harvesting (coleta automática de metadados);

    Gathering (agregação automática de informação). Cada nível tem diferentes procedimentos de operação, padrões e protocolos.

     

    O termo federação, apesar de expressar um nível específico de interoperabilidade, tem sido muito frequentemente usado para indicar genericamente a integração e a interoperabilidade entre repositórios digitais em diferentes níveis, operando simultaneamente, principalmente por autores mais próximos da área de TI (SAYÃO; MARCONDES, 2008)."

     

     

    Go ahead!!

  • Resposta da questão retirada do livro do Navathe (Sistemas de Banco de Dados - 6ª ed.) , pág. 594:

     

    " O termo sistema de banco de dados federado (SBDF) é usado quando existe alguma visão ou esquema global da federação de banco de dados que é compartilhada pelas aplicações. "


ID
1109926
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados distribuído, seus usuários não devem ter a necessidade de conhecer como as tabelas estão fragmentadas, nem em que local físico estão armazenadas. Tal característica recebe a denominação de

Alternativas
Comentários
  • transparência de dados é a propriedade de acessar dados sem saber onde eles estao fisicamente nem saber como o dbms os acessa e organiza em tabelas para otimizar consultas


ID
1115380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a bancos de dados.

Um sistema de gerenciamento de bancos de dados distribuídos (SGBDD) é o resultado da fusão das tecnologias de banco de dados e de redes e comunicação de dados. Nesse sistema, os elementos de processamento são necessariamente homogêneos e permitem que o processamento e a entrega de dados seja centralizada ou distribuída, diferentemente dos SGBDs tradicionais, que realizam esse processamento exclusivamente na forma centralizada.

Alternativas
Comentários
  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Banco de dados distribuído (BDD) é uma coleção de várias Base de Dados logicamente inter-relacionadas, distribuídas por uma rede de computadores. Existem dois tipos de banco de dados distribuídos, os homogêneos e os heterogêneos. Os homogêneos são compostos pelos mesmos bancos de dados, já os Heterogêneos são aqueles que são compostos por mais de um tipo de banco de dados.


  • Os SGBDs distribuídos realmente utilizam conceitos de bancos de dados de de redes de computadores. No entanto, os nós não precisam ser homogêneos, sendo essa uma das principais características desse tipo de sistema. Nesse tipo de SGBD, o processamento e a entrega dos dados realmente podem ocorrer de forma local, a depender do grau de autonomia dos nós.

    Gabarito: E

  • Errado.

    Um banco de dados distribuído pode ser homogêneo ou heterogêneo. Os homogêneos são compostos pelos mesmos bancos de dados, já os heterogêneos possuem mais de um tipo de banco de dados.

    Fonte: Grancursos

  • SGBDs distribuídos podem ser classificados em dois grandes grupos. Um SGBD distribuído será chamado de homogêneo (em "software") se os SGBDs locais são semelhantes, caso contrário será chamado de heterogêneo.

    Mais precisamente, um SGBD distribuído é homogêneo se todos os seus SGBDs locais:

    • oferecem interfaces idênticas ou, pelo menos, da mesma família;

    • fornecem os mesmos serviços aos usuários em diferentes nós. 

  • Questão

    Um sistema de gerenciamento de bancos de dados distribuídos (SGBDD) é o resultado da fusão das tecnologias de banco de dados e de redes e comunicação de dados. Nesse sistema, os elementos de processamento são necessariamente homogêneos ❌ e permitem que o processamento e a entrega de dados seja centralizada ou distribuída, diferentemente dos SGBDs tradicionais, que realizam esse processamento exclusivamente na forma centralizada.

    Um banco de dados distribuído pode ser homogêneo ou heterogêneo.

    • Homogêneos ➡ compostos pelos mesmos bancos de dados
    • Heterogêneos ➡ possuem mais de um tipo de banco de dados.

    Gabarito errado. ❌


ID
1118542
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados distribuído, pode ser feita a replicação de dados entre seus diversos locais componentes. Desta forma, se em um dos locais uma tabela T falhar, essa mesma tabela pode ser obtida em outro local do banco de dados distribuído. Especificamente, tal característica representa uma melhoria no aspecto da;

Alternativas
Comentários
  • ACID (acrônimo de Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), caracteriza uma transação em um Banco de Dados.


    Atomicidade

    Trata o trabalho como parte indivisível (atômico). A transação deve ter todas as suas operações executadas em caso de sucesso ou nenhum resultado de alguma operação refletido sobre a base de dados em caso de falha.


    Consistência

    A execução de uma transação deve levar o banco de dados de um estado consistente a um outro estado consistente, ou seja, uma transação deve respeitar as regras de integridade dos dados.


    Isolamento

    Em sistemas multiusuários, várias transações podem estar acessando o mesmo registro (ou parte do registro) no banco de dados. Por exemplo, se um usuário tentasse alterar um registro e um outro estivesse tentando ler este mesmo registro.


    Durabilidade

    Os efeitos de uma transação em caso de sucesso (commit) devem persistir no banco de dados mesmo em casos de quedas de energia, travamentos ou erros. Garante que os dados estarão disponíveis em definitivo.

  • Eh isso que dá estudar resolvendo questões: em alguma questão há muito tempo eu li algo sobre fail-over ser algo relacionado a replicação, falha, disponibilidade.

    Já esta questão fala: replicação, falha e acesso em outro lugar. Só pode estar falando de fail-over: Disponibilidade


ID
1143496
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um banco de dados distribuído do tipo homogêneo tem como característica principal:

Alternativas

ID
1155901
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação aos Sistemas de Banco de Dados Distribuídos, das opções abaixo, aquela que NÃO é uma vantagem da sua aplicação é:

Alternativas

ID
1176046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, no que se refere a bancos de dados distribuídos e data warehouse.

Em sistemas de bancos de dados distribuídos, o controle de concorrência baseado em bloqueio de duas fases determina que, após a liberação de um de seus bloqueios, as transações não solicitem um novo bloqueio.

Alternativas
Comentários
  • Navalhe 4ª Ed. pág. 422

    "

    Diz-se que uma transação segue o protocolo de bloqueio em duas fases se todas as operações (read_lock,

    write_lock) precedem a primeira operação de desbloqueio na transação. Tal transação pode ser dividida em duas fases: uma fase de expansão ou crescimento (primeira), durante a qual novos bloqueios nos itens podem ser adquiridos, mas não podem ser liberados, e uma fase de encolhimento (segunda), durante a qual os bloqueios existentes podem ser liberados, mas novos bloqueios não 

    "

    Espero ter ajudado.

  • Curiosamente o texto da questão de fato refere-se a trecho constante no livro do Navathe, 4ªed, no capítulo 18, entretanto, referente a controle de concorrência em transações, seção 18.1.2. Nada tem a ver com protocolo de efetivação em duas fases do SGBD Distribuídos. 

    Inclusive, no final da mesma seção (18.1.2) é dito: "Ela não está relacionada ao protocolo de efetivação em duas fases para recuperação em bancos de dados distribuídos". O conceito do protocolo de efetivação em duas fases de SGBDD está explicado na seção 19.6 do livro do Navathe.

    Ou seja, acredito que o examinador copiou na cara dura e confundiu os termos e pra variar não entraram com recurso e ficou por isso mesmo.

  • O protocolo de bloqueios mais comumente usado para garantir serialização é chamado de bloqueio em duas fases e dita o seguinte:

    1) uma transação deve sempre bloquear os objetos antes de acessá-los, e eventualmente liberá-los antes do seu término;

    2) depois de liberar o primeiro objeto, uma transação não poderá bloquear novos objetos.

    Este protocolo é assim chamado pois, pela segunda regra, cada transação passa por duas fases: em uma primeira fase objetos são apenas bloqueados e em uma segunda fase objetos são apenas liberados. O protocolo pode ser implementado tanto para um banco de dados centralizado quanto para um banco distribuído


ID
1225402
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sabendo-se que uma relação r é armazenada em um Banco de Dados Distribuído pela técnica de replicação, considere as assertivas abaixo.

I. O sistema mantém várias cópias idênticas (réplicas) da relação r e armazena cada uma em um site diferente.

II. Quanto mais réplicas de r houver, maior a chance de que os dados necessários sejam encontrados no site em que a transação está executando. Assim, a replicação sempre aumenta o movimento de dados entre os sites.

III. Se um dos sites contendo a relação r falhar, então r pode ser encontrada em outro site e o sistema pode continuar a processar consultas envolvendo r apesar da falha.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A ideia principal da replicação é aumentar a disponibilidade e com isso réplicas devem permanecer em sites (nós) diferentes. Apesar disso, deve-se evitar um número excessivo de réplicas uma vez que isto acarreta queda no desempenho devido a necessidade da replicação dos dados no processo de escrita.
  • Questão mais de interpretação de texto do que de recuperação de falhas:


    "...sejam encontrados no site em que a transação está executando". Se está no site em que a transação está ativa, não está em uma réplica.

  • Fiquei na dúvida entre C e D, acho que iria de D porque a opção II montou uma cena meio estranha

  • penso o mesmo

  • Parabéns! Melhor dizer nada que falar besteira.

  • "II. Quanto mais réplicas de r houver, maior a chance de que os dados necessários sejam encontrados no site em que a transação está executando. Assim, a replicação sempre aumenta o movimento de dados entre os sites." . Na verdade é o oposto, se eu tenho maior chance de encontrar o dado no próprio site, então na maioria das vezes eu não precisaria buscar em outros sites.

  • Elucidativo!

  • Cirúrgico!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
1233055
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados distribuído, seus usuários não necessitam saber como as tabelas são divididas e armazenadas entre os diversos sites componentes desse banco de dados. Esse conceito é chamado de transparência de

Alternativas
Comentários
  • Fragmentação: a relação é particionada em vários fragmentos, onde cada fragmento é armazenado em um site diferente.


ID
1238008
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um tipo de banco de dados é representado pelos bancos de dados relacionais distribuídos, nos quais pode ser feita a fragmentação de dados, que consiste em

Alternativas
Comentários
  • Armazenamento Distribuído dos Dados:

    Uma relação r (ou tabela) possui diversos enfoques para o armazenamento em um banco de dados distribuído (BDD):


    - Replicação: o sistema mantém réplicas idênticas da relação, onde cada réplica é armazenada em sites diferentes, resultando na replicação dos dados

    Fragmentação: a relação é particionada em vários fragmentos, onde cada fragmento é armazenado em um site diferente

    Replicação e fragmentação: a relação é particionada em vários segmentos, e o sistema mantém diversas réplicas de cada fragmento



    Fonte: http://www.devmedia.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados-distribuido/24762

  • Se não houvesse o termo "fragmentação" no enunciado, a dúvida entre B e E seria ainda maior.


ID
1278247
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre os recursos de banco de dados distribuídos, julgue a validade das afirmações a seguir.

I. Replicação de dados é um recurso presente em banco de dados distribuídos que permite que uma mesma porção de dados esteja disponível em mais de uma máquina. Esse recurso dá mais robustez aos sistemas, bem como melhor performance devido ao fato de evitar a existência de gargalos causados por excesso de acesso a uma mesma máquina.

II. Fragmentação de dados é um recurso presente em banco de dados distribuídos que permite que uma tabela seja dividida em mais de uma máquina. Esse recurso aumenta a segurança do sistema como um todo, mas tem como problema a redução da performance porque todas as queries realizadas pelo SGBDD necessitam reconstituir previamente a tabela fragmentada.

III. É recomendável que uma tabela fragmentada não seja replicada, pois nesse caso a manutenção da integridade dos dados passa a ser da aplicação, complicando o seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1305229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a banco de dados distribuído, programação distribuída, desenvolvimento em nuvem e processamento em GRID, julgue os itens que se seguem.

No Hadoop MapReduce, o JobTracker é o processo-escravo responsável por aceitar submissões de tarefas e disponibilizar funções administrativas.

Alternativas
Comentários
  • Job Tracker: tarefas de Map-Reduce são submetidas ao Job Tracker. Ele precisa falar com o Namenode para conseguir os dados. O Job Tracker submete a tarefa para os nós task trackers. Esses task tracker precisam se reportar ao Job Tracker em intervalos regulares, especificando que estão “vivos” e efetuando suas tarefas. Se o task tracker não se reportar a eles, então o nó é considerado “morto” e seu trabalho é redesignado para outro task tracker. O Job tracker é novamente um ponto crucial de falha. Se o Job Tracker falhar, não poderemos rastrear as tarefas.

    https://imasters.com.br/tecnologia/redes-e-servidores/melhores-de-2014-big-data-e-hadoop-o-que-e-tudo-isso/#

  • O Hadoop é uma implementação de código aberto do paradigma de programação Map-Reduce. Map-Reduce é um paradigma de programação introduzido pelo Google para processar e analisar grandes conjuntos de dados. Todos esses programas que são desenvolvidos nesse paradigma realizam o processamento paralelo de conjuntos de dados e podem, portanto, ser executados em servidores sem muito esforço. A razão para a escalabilidade desse paradigma é a natureza intrinsecamente distribuída do funcionamento da solução. Uma grande tarefa é dividida em várias tarefas pequenas que são então executadas em paralelo em máquinas diferentes e então combinadas para chegar à solução da tarefa maior que deu início a tudo. Os exemplos de uso do Hadoop são analisar padrões de usuários em sites de e-commerce e sugerir novos produtos que eles possam comprar.

     

     

    A arquitetura do MapReduce é semelhante ao do HDFS, master-slave. No MapReduce os componentes são:

    JobTracker: Ele recebe o job MapReduce e programa as tarefas map e reduce para execução, coordenando as atividades nos TaskTrackers;

    TaskTracker: Componente responsável por executar as tarefas de map e reduce e informar o progresso das atividades.

     

    Fonte: imasters e sensedia

  • Na verdade, o JobTracker é o nó mestre no MapReduce, sendo responsável por aceitar as submissões de tarefas globais MapReduce, realizar a função de administração do MapReduce no cluster e atribuir e gerenciar a execução de tarefas map e reduce pelos nós escravos.

  • Gabarito: Errado. A questão descreve o TaskTracker e não o JobTracker.

  • O processo JobTracker roda em nós mestres e não em nós escravos. O

    processo JobTracker possui uma função de gerenciamento sobre o plano

    de execução das tarefas a serem processadas pelo MapReduce. Sua

    função então é designar diferentes nós para processar as tarefas de uma

    aplicação e monitorá-las enquanto estiverem em execução. Um dos objetivos

    do monitoramento é, em caso de falha, identificar e reiniciar uma tarefa no

    mesmo nó ou, em caso de necessidade, em um nó diferente

  • Rápido resumo do Hadoop. (Quase) Tudo o que vc precisa saber sobre o Hadoop em provas.

    ___________

    Os principais elementos (em termos de importancia em provas, sobretudo)do Hadoop sao o MapReduce e HDFS (Hadoop Distributed File System)

    MapReduce realiza o processamento dos dados. É dividido em duas fases: Map e Reduce.

    Map faz o mapeamento, o processamento primário dos dados de entrada (imputs). Reduce gera os resultados desse processamento, as saídas (outputs).

    Componentes do MapReduce

    • Jobtraker - gerenciador do processamento. Distribui, organiza as tarefas (tasks) entre as diversas máquinas. Por ex, direciona algumas para a funçao de map e outras para a de reduce. É único para cada aplicaçao (MASTER)
    • Tasktraker - executa as tarefas repassadas pelo Jobtracker. Instanciado para cada máquina (SLAVE).

    HDFS - Responsável pelo armazenamento de dados, tendo como princípio o acrônimo WORM (Write-once, Read Many - "escrita uma vez, múltiplas leituras" - escrita controlada, leitura livre)

    Componentes HDFS

    • NameNode - Gerencia o armazenamento de dados. É único para cada aplicaçao (MASTER)
    • SecondaryNameNode - Auxilia o NameNode na funçao de gestor do armazenamento. Ou ainda, funciona como alternativa àquele. É único para cada aplicaçao (MASTER)
    • Datanode - É quem executa efetivamente as tarefas de armazenamento. Instanciado para cada máquina (SLAVE).

    Q862680 CESPE - 2018 - TCE-PB - Auditor de Contas Públicas

    Em big data, o sistema de arquivos HDFS é usado para armazenar arquivos muito grandes de forma distribuída, tendo como princípio o write-many, read-once.

    Fonte:

    https://www.devmedia.com.br/hadoop-mapreduce-introducao-a-big-data/30034

  • Hadoop:

    É uma plataforma para desenvolvimento de soluções voltadas para Big Data. Nesta plataforma, é possível criar uma estrutura para armazenamento e processamento de sistemas. Para tanto, é preciso ter:

    • Escalabilidade (horizontal)

    • Processamento paralelo (possibilidade de espalhar o poder de processamento)

    • Confiabilidade

    • Flexibilidade (um sistema flexível)

    • Baixo custo (se custar uma fortuna, pode ser inviável economicamente).

    Entre os módulos utilizados, destacam-se dois: HDFS (Hadoop File System) e MapReduce.

    HDFS é um sistema de armazenamento distribuído de arquivos muito grandes. Sua principal premissa é atender aos 3Vs principais do Big Data. Nele, há escalabilidade e tolerância a falhas. Além disso, segue a regra WORM (Write Once / Read Many), que dita que um dado deve ser escrito uma única vez (write once) – sem poder ser modificado – e lido várias vezes (read many).

    MapReduce, por sua vez, é uma aplicação que trabalha em cima do HDFS para conseguir oferecer um processamento paralelo em um ambiente distribuído. Para tanto, trabalha com agrupamento por chave-valor e transformação de dados maiores em dados menores, fazendo um mapeamento das informações de forma descentralizada e espalhada.

  • P/ fixar - com o comentário do colega:

    Componentes do MapReduce

    • Jobtraker - É único para cada aplicaçao (MASTER) - GERENCIADOR
    • Tasktraker -Instanciado para cada máquina (SLAVE) - ESCRAVO.

    NÃO CONFUNDIR COM:

    Componentes HDFS

    • NameNode -É único para cada aplicaçao (MASTER) - GERENCIADOR
    • SecondaryNameNode -  É único para cada aplicaçao (MASTER) - GERENCIADOR AUXILIAR
    • Datanode - Instanciado para cada máquina (SLAVE) - ESCRAVO

ID
1305232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a banco de dados distribuído, programação distribuída, desenvolvimento em nuvem e processamento em GRID, julgue os itens que se seguem.

No MapReduce, modelo de processamento de dados paralelo para processamento e análise de grandes volumes de dados, os programas são escritos em um estilo de programação funcional, no qual as funções Map e Reduce devem ser criadas.

Alternativas
Comentários
  • Questão Wiki....

    "MapReduce é um modelo de programação, e framework introduzido pelo Google para suportar computações paralelas em grandes coleções de dados em clusters de computadores. O MapReduce passa a ser considerado um novo modelo computacional distribuído, inspirado pelas funções map e reduce usadas comumente em programação funcional. MapReduce é um “Data-Oriented” que processa dados em duas fases primárias: Map e Reduce."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MapReduce

  • A MapReduce program is composed of a Map() procedure that performs filtering and sorting (such as sorting students by first name into queues, one queue for each name) and a Reduce() procedure that performs a summary operation (such as counting the number of students in each queue, yielding name frequencies). The "MapReduce System" (also called "infrastructure" or "framework") orchestrates the processing by marshalling the distributed servers, running the various tasks in parallel, managing all communications and data transfers between the various parts of the system, and providing for redundancy and fault tolerance

  • Não entendi essa da banca de afirmar "funções Map e Reduce devem ser criadas", as mesma já existem na linguagem funcional tipo scala.

  • - Map-reduce é um padrão que permite que computações sejam paralelizadas em um cluster.

     

    - A tarefa de mapeamento lê dados de um agregado e os agrupam pares de chave-valor relevantes. Mapeamentos somente leem um único registro de cada vez e podem, assim, ser paralelizados e executados no nodo que armazena o registro.

     

    - A tarefa (reduce) recebe muitos valores de uma única chave de saída, a partir da tarefa de mapeamento, e os resume em uma única saída. Cada redutora trabalha sobre o resultado de uma única chave, de modo que podem ser paralelizados por chave.

     

    - Operações de map-reduce podem ser composta em pipelines, nas quais a saída de uma redução é a entrada do mapeamento de outra operação.

     

    - Se o resultado de uma computação map-reduce for amplamente utilizado, pode ser amazenado como uma visão materializada.

     

    - Visões materializadas podem ser atualizadas por meio de operações map-reduce que apenas computem alterações na visão, em vez de computar novamente tudo desde o início.

     

     

    Fonte: livro NoSQL Essencial - Pramod J.Sadalage/Martin Fowler

  • Certo. O MapReduce é um modelo de programação. O framework fornece as ferramentas para que os usuários criar suas aplicações segundo o modelo, o que inclui criar as funções map e reduce adequadas para suas aplicações específicas. 

    É importante fazer essa distinção, pois há quem pense que o MapReduce é um sistema pronto para ser utilizado em qualquer cenário, sem a necessidade de se realizar essa programação.

  • MapReduce é a forma de programação usada no Big Date, existem outras formas.

    MapReduce --> Estrutura paralela de processamento.

    Etapas:

    MAP (Mapeamento): Nó mestre obtém entradas e particiona em problemas menores e distribui para nós funcionais.

    Reduce (Redução): Nó mestre leva respostas dos subproblemas, combina e produz uma saída.

    Recebe arquivos CSV.

    Node Slave: ''Armazenamento''

    Node Master: ''Gerenciamento"

    Sistema de arquivo do MapReduce: ''HDFS''

    Perseverança!

  • CERTO

    É a mesma aplicação utilizada pelo twitter.

    Ela trabalha em cima do HDFS para oferecer processamento paralelo

    Como o twitter consegue organizar os 3 top do mundo?

    Mapea a informação e reduz realizando agrupamento por chaves-valor.

  • CERTO

    MapReduce (Hadoop)

    Map = processa os DADOS DE ENTRADA

    Reduce = gera os resultados, as SAÍDAS

    • é um modelo de programação que permite o processamento de dados massivos em um algoritmo paralelo e distribuído, geralmente em clusters (conjunto de servidores)
    • oferece um modelo de programação com processamento por meio de uma combinação entre chaves e valores
    • possui grande poder de ARMAZENAMENTO e PROCESSAMENTO de todos os tipos de dados
    • possui software open-source (código aberto)
    • é usado no Big Data, pois possui escalabilidade, durabilidade e disponibilidade
    • Custo é baixo: estrutura gratuita

    Desvantagens:

    • Não é eficiente para tarefas de inteligência analítica iterativas e interativas (computação analítica avançada)
    • Problema de segurança com os dados fragmentados


ID
1351081
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um SGBDD (Sistema de Gerência de Banco de Dados Distribuído), os vários computadores, denominados de sites ou nós, com banco de dados deverão apresentar a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • As redes podem possuir diferentes topologias para definir o caminho de comunicação entre elas.

  • a) Possuir SGBDs (Sistema de Gerência de Bancos de Dados) homogêneos.

    ERRADA: Existem dois tipos de BD Distribuídos, os homogêneos, que utilizam o mesmo SGBD, e os heterogêneos, que utilizam SGBDs distintos.

     

     b) Ser com a mesma especificação de hardware.

    ERRADA: BD Distribuídos são independente de hardware.

     

     c) Estar com o mesmo sistema operacional.

    ERRADA: BD Distribuídos são independente de software.

     

     d) Pertencer a uma rede local.

    ERRADA: Estar presente em redes/sítios distintos é uma das principais características dos BDs distribuídos.

     

     e) Independer da topologia da rede

    CORRETA


ID
1351084
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A partição de uma tabela em sites ou nós em um BDD (Banco de Dados Distribuído) poderá ser implementada segundo os conceitos básicos de fragmentação horizontal e fragmentação vertical. Uma relação fragmentada segundo esses dois conceitos, horizontal e vertical, possui a seguinte significação e requisito, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Fragmentação consiste na técnica de dividir o banco de dados em unidades lógicas chamadas fragmentos, que
    podem ser armazenados em sites diferentes.

    Fragmentação de Banco de Dados:

    HORIZONTAL: um fragmento horizontal de uma relação é um subconjunto de tuplas dessa relação. Os fragmentos
    são definidos por seleção de tuplas.
    Exemplo: Modelo com idade < 25 no Rio e idade >= 25 em SP

    VERTICAL: um fragmento vertical de uma relação mantém somente certos atributos da relação. Os fragmentos
    são definidos por projeção de atributos.
    Exemplo: mid e age em SP. Mid, name e sal no Rio

    Resposta: C

    MISTA ou HÍBRIDA: combinação dos dois tipos anteriores


  • É necessário incluir os atributos de chave primária (ou chave candidata) em cada fragmento vertical, de modo que a relação total possa ser reconstruída a partir dos fragmentos.

  • GABARITO C

    Fragmentação horizontal: subconjunto das tuplas de uma relação.  As tuplas que pertencem ao fragmento horizontal são especificadas por uma condição em um ou mais atributos da relação.

    Fragmentação vertical: A fragmentação vertical divide uma relação por colunas.  Um fragmento vertical de uma relação mantém apenas certos atributos da relação.

  • Transparência de fragmentação. Dois tipos de fragmentação são possíveis. A fragmentação horizontal distribui uma relação (tabela) em sub-relações que são subconjuntos de tuplas (linhas) na relação original. A fragmentação vertical distribui uma relação em sub-relações em que cada uma é definida por um subconjunto das colunas da relação original. Uma consulta global pelo usuário precisa ser transformada em várias consultas de fragmento. A transparência de fragmentação torna o usuário desavisado da existência de fragmentos.

    NAVATHE


ID
1351090
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto aos bancos de dados e os dados neles contidos em um BDD (Banco de Dados Distribuído), é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Regras para um SGBDD:

    INDEPENDÊNCIA DE REPLICAÇÃO: Dados podem estar replicados em vários nós da rede, de forma transparente.
    As réplicas de dados devem ser mantidas sincronizadas automaticamente pelo SGBDD.

    TRANSPARÊNCIA/INDEPENDÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO: Os usuários do sistema não devem precisar saber o local onde
    estão localizados os dados; devem se comportar como se os dados estivessem armazenados localmente.

    Resposta: E


ID
1389565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere à arquitetura de aplicações para a Internet e para banco de dados distribuídos, julgue o item que se segue.

No sistema de banco de dados distribuídos, a fragmentação horizontal tem a função de distribuir atributos e métodos da classe entre os fragmentos, para dividir a estrutura de dados da árvore para melhorar o desempenho de consultas que acessem somente um subconjunto dos elementos dessa coleção.

Alternativas
Comentários
  • No sistema de banco de dados distribuídos, a fragmentação VERTICAL tem a função de distribuir atributos e métodos da classe entre os fragmentos, para dividir a estrutura de dados da árvore para melhorar o desempenho de consultas que acessem somente um subconjunto dos elementos dessa coleção.

  • Gabarito Errado

    A Fragmentação pode ser horizontal, vertical ou híbrida. Na primeira, uma relação é particionada em suas tuplas (linhas) e cada fragmento gerado tem um subconjunto das tuplas da relação original. Na fragmentação vertical são produzidos fragmentos que contêm um subconjunto dos atributos (colunas) da relação original, bem como sua primary key. Também chamada de fragmentação mista ou aninhada, a fragmentação híbrida consiste na aplicação das duas técnicas citadas anteriormente, uma após a outra. Ela é utilizada porque, na maioria dos casos, uma fragmentação vertical ou horizontal não será suficiente para atender aos requisitos de aplicativos do usuário.

    Existem duas versões da Fragmentação Horizontal: primária e derivada. A Fragmentação Horizontal Primária é executada com o uso de predicados definidos sobre a própria relação, já a Fragmentação Horizontal Derivada surge do particionamento de uma relação, que é resultado da definição de predicados sobre outra relação. Neste artigo será utilizada a técnica de Fragmentação Horizontal Primária.

    O principal objetivo da fragmentação é minimizar o tempo de processamento dos aplicativos do usuário, logo, mesmo sendo baseadas em uma relação completa, as consultas são executadas sobre os fragmentos.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ERRADO

    A fragmentação vertical é a que separa colunas (também chamadas de atributos).


ID
1450261
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Um sistema de banco de dados distribuído consiste em uma coleção de sites, cada um mantendo um sistema de banco de dados local.Cada site é capaz de processar transações locais,mas não há a possibilidade de participar de transações que acessem dados em vários outros.

Alternativas
Comentários
  • O texto não é tão claro, mas lendo e relendo, chega-se a conclusão que o enunciado está errado. Banco de dados distribuídos funciona como um espelhamento. Caso um banco pare, as transações podem se valer de outros bancos envolvidos na distribuição dos dados. Esta é uma das vantagens dos sistemas distribuídos.

  • Um sistema de Banco de Dados Distribuído não consiste em uma coleção de sites. Ele é uma coleção de múltiplos bancos de dados, logicamente inter-relacionados, distribuídos por uma rede de computadores. Os dados residem em locais distintos, havendo a necessidade de comunicação entre eles.


ID
1488931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de banco de dados distribuído, julgue o item a seguir.

Em um ambiente distribuído, os bancos de dados em hosts distintos podem ser acessados durante uma única transação ou consulta. Cada host pode estar fisicamente isolado, sem que esteja logicamente isolado dos demais hosts.

Alternativas
Comentários
  • Sim. É possível em uma única consulta acessar diferentes servidores. Por exemplo: Um servidor específico para Dados Cadastrais e outro para Transações Comerciais.

  • Definição de cluster.

  • Sistemas gerenciador de bancos de dados distribuídos (SGBDDs) estendem as facilidades usuais de gerência de dados de tal forma que o armazenamento de um banco de dados possa ser dividido ao longo dos nós (diferentes locais físicos) de uma rede de comunicação de dados, sem que com isto os usuários percam uma visão integrada do banco.

    Os administradores do sistema podem distribuir coleções de dados (por exemplo, em um banco de dados) em vários locais físicos. Um banco de dados distribuído pode residir em servidores de rede organizados ou em computadores independentes descentralizados na Internet, em intranets ou extranets corporativos ou em outras redes de organizações. Como os bancos de dados distribuídos armazenam dados em vários computadores, os bancos de dados distribuídos podem melhorar o desempenho nos locais de trabalho do usuário final, permitindo que as transações sejam processadas em muitas máquinas, em vez de limitadas a uma.


ID
1527973
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Observe a seguinte afirmativa, segundo Elmasri: “... coleção de múltiplos bancos de dados logicamente inter-relacionados, distribuídos por uma rede de computadores...”. Trata-se de Banco de Dados

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: MEC Prova: Administrador de Banco de Dados

     
    Um banco de dados distribuído é uma coleção de múltiplos bancos de dados inter-relacionados logicamente, distribuídos por uma rede de computadores. O gerenciamento desse banco pode ser realizado por um sistema de software, que gerencia o banco de dados enquanto torna a distribuição transparente para o usuário.

     

    Resposta: Certa


ID
1527997
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Por ter bom desempenho, muitas organizações lançam mão do gerenciamento de Banco de Dados distribuído por diversos motivos. São vantagens dos Bancos de Dados distribuídos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica o porquê da alternativa A não ser a correta? A complexidade do desenvolvimento de uma aplicação distribuída é umas das desvantagens da arquitetura.

  • GABARITO C

    Vantagens dos BDDs:

    1. Maior facilidade e flexibilidade de desenvolvimento da aplicação.
    2. Maior confiabilidade e disponibilidade.
    3. Maior desempenho;
    4. Expansão mais fácil.

    FONTE: NAVATHE


ID
1561507
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação aos bancos de dados distribuídos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

     

    Os sistemas devem funcionar da mesma forma para o usuário, independente de serem distribuídos ou não.

  • Confiabilidade: probabilidade de um sistema estar funcionando em certo ponto no tempo;

    Disponilibidade: probabiliade de que o sistema esteja continuamente disponível durante um intervalo de tempo;

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • O cliente é incapaz de identificar se está acessando um sistema distribuído ou não, quero dizer que isso não é evidente.

  • ====Letra A====

    confiabilidade é a probabilidade de o sistema estar pronto e funcionando continuamente sem queda durante um período específico. (Errado)

    Confiabilidade: é a probabilidade de um sistema estar funcionando em certo ponto no tempo.

    ====Letra B====

    no gerenciamento de catálogo Totalmente replicado, cada site mantém seu próprio catálogo para objetos armazenados no mesmo. O catálogo total é a união de todos esses catálogos locais disjuntos. (Errado)

    Catálogos totalmente replicados: são copias idênticas do catalogo completo que estão presentes em cada site.

    ====Letra C====

    para o usuário, um sistema distribuído deve parecer exatamente como um sistema não distribuído. (Certo)

    ====Letra D====

    a disponibilidade é a probabilidade de o sistema funcionar sem queda em qualquer momento dado. (Errado)

    Disponibilidade: é a probabilidade de que o sistema esteja continuamente disponível durante um intervalo de tempo.

    ====Letra E====

    o problema básico com a concorrência é que uma atualização de qualquer objeto lógico dado deve ser propagada a todas as cópias armazenadas desse objeto. (Errado)


ID
1561678
Banca
Marinha
Órgão
PMS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando a arquitetura de banco de dados distribuídos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    Resolvendo por eliminação:

     

    A - Transparência da distribuição não tem a ver com questões geográficas.

    C - Não há necessidade de mostrar detalhes da implementação aos usuários finais.

    D - Para a manutenção personalizada, é necessário um alto grau de autonomia.

    E - Bancos de dados distribuídos tem maior desempenho. 

     

  • ====Letra A====

    O desenvolvimento e a manutenção de aplicações em sites geograficamente distribuídos de uma organização são dificultados devido à transparência da distribuição e controle de dados. (Errado)

    ====Letra B====

    As seguintes condições mínimas devem ser satisfeitas: conexões de nós de banco de dados por uma rede de computadores ; inter-relação lógica dos bancos de dados conectados e ausência de restrição de homogeneidade entre os nós conectados. (Certo)

    ====Letra C====

    O conceito de transparência amplia a ideia geral de mostrar detalhes da implementação dos usuários finais. Os seguintes tipos de transparência são possíveis: de distribuição ou de rede, de nomes, de replicação de fragmentação, de projeto e de execução. (Errado)

    O conceito de transparência amplia a ideia geral de ocultar detalhes da implementação dos usuários finais. Um sistema altamente transparente oferece muita flexibilidade, pois requer pouco ou nenhum conhecimento dos detalhes básicos de sua parte.

    Tipos de transparências:

    ·        Transparência da organização dos dados (transparência de distribuição ou de rede)

    ·        Transparência de nomes

    ·        Transparecia de replicação

    ·        Transparência de fragmentação

    ·        Transparência de projeto

    ·        Transparência de execução

    ====Letra D====

    A autonomia determina a extensão à qual os nós individuais ou banco de dados em um Banco de Dados Distribuído (BDD) conectado podem operar dependentemente. Um baixo grau de autonomia é desejável para a manutenção personalizada de um nó individual. (Errado)

    A autonomia determina a extensão a qual os nós individuais ou banco de dados (BDs) em um banco de dados distribuído (BDD) conectado podem operar independentemente. Um alto grau de autonomia é desejável para maior flexibilidade e a manutenção personalizada de um nó individual.

    ====Letra E====

    A desvantagem está no seu menor desempenho e na expansão mais difícil. (Errado)

    Vantagens dos bancos de dados distribuídos:

    ·        Maior facilidade e flexibilidade de desenvolvimento da aplicação

    ·        Maior confiabilidade e disponibilidade

    ·        Maior desempenho

    ·        Expansão mais fácil


ID
1567069
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Nos bancos de dados, a diferença básica entre processamento distribuído e processamento paralelo, baseia-se:

Alternativas
Comentários
  • Na arquitetura paralela as máquinas estão próximas umas das outras formando clusters de processamento. Quanto mais máquinas são adicionadas no cluster maior será o desempenho.

    Já na arquitetura distribuida as máquinas não necessáriamente estarão em uma mesma sala. Na verdade é indicado que estejam em sites separados para o aumento da disponibilidade e confiabilidade. Diferentemente da arquitetura paralela, o aumento de máquinas aqui não implica diretamente no desempenho do sistema como um todo. Outra diferença é que nesta arquitetura há a possibilidade da heterogeneidade, isto é, é possível que máquinas com configurações diferentes façam parte do sistema, enquanto na arquitetura paralela todas as máquinas devem ser idênticas.

     

    próxima...

  • "A diferença entre processamento paralelo e processamento distribuído baseia-se na proximidade das máquinas". Essa afirmação é estranha, mas é o gabarito da questão.

     

    Pensei diferente e por isso errei. Para mim a questão perguntava das situações em que uma banco de dados paralelo e distribuído iria escolher processamento paralelo ou processamento distribuído. Nesse caso, o processamento paralelo e distribuído de um banco de dados seria escolhido conforme o tempo de processamento no cliente (E), pois o processamento paralelo seria feito localmente buscando agilidade, ou distribuído no caso da necessidade de mais recursos, pecando um pouco no tempo de processamento, devido a distância das máquinas.

     

    O enunciado ficou confuso, deveria ser reescrito para evidenciar que o examinador queria as características de processamento paralelo e distribuído e não os casos de uso.

  • Paralelo: significa em processamento feito em mais de uma CPU (ex: vários núcleos na mesma máquina)

    Processamento distribuído -> CPUs de máquinas diferentes conectadas por rede.


ID
1663516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca dos tópicos avançados em desenvolvimento de sistemas.

Em bancos de dados distribuídos, um comando utilizado para executar uma tarefa independe da localização dos dados e do sistema do qual o comando foi emitido.

Alternativas
Comentários
  • Os bancos de dados distribuídos são transparentes para os usuários, de forma que uma consulta não especifíca em que banco foi executada.

  • GABARITO : CERTO

    Transparência de local refere-se ao fato de que o comando usado para realizar uma tarefa é independente do local dos dados e do local do nó onde o comando foi emitido.

    Fonte : Sistemas de banco de dados - 6º ed. - Navathe , pág. 591


ID
1732813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito a bancos de dados distribuídos, julgue o próximo item.

Em um ambiente distribuído de banco de dados, a confiabilidade consiste em uma coleção de sistemas de monitoramento da atividade de tráfego de informações sobre a rede de interconexão dos servidores de aplicação.


Alternativas
Comentários
  • A confiabilidade seria garantir privilégios de acesso a determinado recurso para usuários e administradores autorizados.

    O monitoramento é capaz de mostrar o horário que tal recurso foi acessado/alterado e por quem, porém não impede o seu acesso.

  • ERRADO

    Fhilype Medeiros acho que esse aí não é conceito de Confiabilidade, isso aí está mais para DISPONIBILIDADE e CONTROLE DE ACESSO.

    NO geral, confiabilidade ou fiabilidade (definição sistêmica) é a capacidade de uma pessoa ou sistema de realizar e manter seu funcionamento em circunstâncias de rotina, bem como em circunstâncias hostis e inesperadas.  - Wikipedia

    No geral CONFIABILIDADE está ligado a propriedade do sistem ser confiável, ou seja, ele não irá parar de funcionar repentinamente, nem irá fornecer informações erradas, não irá corromper os dados e um gama de outras coisas nesse sentido.

  • Confiabilidadede SGBDs distribuídos – Nos casos dos SBDDs,ocorrendo um defeito em que um ou vários sites fiquem inoperantes e semacesso, os bancos de dados existentes nos sites que permaneceremoperacionais devem continuarestáveis e atualizados.


    https://docplayer.com.br/1410307-Banco-de-dados-distribuidos-um-estudo-de-caso-em-um-banco-de-dados-homogeneo-distribuido-visando-a-alta-disponibilidade-de-dados.html

  • A confiabilidade não é uma coleção de sistemas, é uma propriedade que diz respeito à capacidade do sistema de estar disponível e funcionando corretamente em um determinado ponto do tempo, quando receber alguma requisição do usuário.

    Gabarito: E

  • Confiabilidade: é a probabilidade de um sistema estar funcionando em certo ponto no tempo.

    Disponibilidade: é a probabilidade de que o sistema esteja continuamente disponível durante um intervalo de tempo.


ID
1732816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito a bancos de dados distribuídos, julgue o próximo item.

Um banco de dados distribuído é aquele cujos dados estão armazenados em diversos bancos de dados localizados em sítios distintos, o que gera como resultado a união lógica desses bancos de dados reais.


Alternativas
Comentários
  • Exatamente.

     

    Os diversos bancos de dados espalhados se unem de forma transparente para o usuário.

  • CERTO

    Vistos 1 a 1 os nós podem representar pouca coisa, mas em uma visão mais abrangente é possível compreender todo o sistema.

  • Perfeito! Um dos pressupostos dos bancos de dados distribuídos é justamente a existência de uma interconexão lógica entre os bancos de dados em sítios distintos. Mesmo que esses sítios estejam em localidades fisicamente distantes, a união lógica irá permitir a efetivação da distribuição.

    Gabarito: C

  • CERTO

    A afirmativa descreveu a propriedade transparência/ Independência de localização:

    Apesar de existir fisicamente a distribuição dos dados, essa deve estar em um nível lógico para o usuário, permitindo o acesso aos dados de maneira integrada. 


ID
1732819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito a bancos de dados distribuídos, julgue o próximo item.

Um sistema de bancos de dados distribuídos consiste em sítios fortemente acoplados, que compartilham tanto a memória primária quanto dispositivos de armazenamento secundário.


Alternativas
Comentários
  • consiste em sítios fracamente acoplados (que não dependem um dos outros).

  • Bancos de dados distribuídos estão geograficamente espalhados e se interconectam por uma rede de comunicação.


    A questão descreveu clusters, que são fortemente acoplados. Pela proximidade física entre os servidores de um cluster, podem compartilhar memória e armazenamento secundário.

  • ERRADO


    Fracamente Acoplados
    Sem compartilhamento de Memória

  • Pegadinha. Não obstante a corretude do conceito, existem outras arquiteturas.
  • A descrição da assertiva é de um sistema de banco de dados multiprocessador, que possui várias CPUs que compartilham recursos de memória, formando um só sítio. No caso dos sistemas distribuídos, há uma distribuição dos dados em vários nós/sítios, que são máquinas independentes que cooperam na realização de tarefas.

    Gabarito: E

  • Banco de dados distribuído (BDD) é um banco de dados no qual nem todos os dispositivos de armazenamento estão conectados a um processador comum. Pode ser armazenado em vários , localizados no mesmo local físico, ou podem ser dispersos por uma rede de computadores interconectados. Ao contrário dos sistemas paralelos, nos quais os  são fortemente acoplados e constituem um único sistema de banco de dados, um sistema de banco de dados distribuído consiste em sites fracamente acoplados que não compartilham componentes físicos.


ID
1732822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito a bancos de dados distribuídos, julgue o próximo item.

Em um sistema gerenciador de banco de dados distribuídos, o acesso transparente ocorre quando usuários interagem com o sistema como se este fosse um único sistema lógico.


Alternativas
Comentários
  • Perfeita!

    Esse é um dos princípios que regem os sistemas distribuídos!

    Fazer com que os usuários não percebam as divisões que existem quanto ao sistema estar distribuído.

  • outra questão parecida:

     

    (CESPE - 2015) Um banco de dados distribuído é aquele cujos dados estão armazenados em diversos bancos de dados localizados em sítios distintos, o que gera como resultado a união lógica desses bancos de dados reais. CE
    GAB C

  • O objetivo do conceito de transparência nos bancos de dados distribuídos é justamente tornar o processo de distribuição invisível ao usuário. Assim, ele terá a mesma visão dos dados que teria caso estivesse usando um sistema centralizado convencional, sem precisar se importar com os detalhes da distribuição.

    Gabarito: C

  • Transparência

    É a ideia de ocultar detalhes da implementação dos usuários finais. Um sistema altamente transparente oferece flexibilidade, pois requer pouco ou nenhum conhecimento dos detalhes básicos de sua parte. No banco de dados centralizado tradicional a transparência pertence a independência lógica e física de dados.

  • Cuidados com um banco de dados distribuído devem ser tomados para garantir as transações e distribuições transparentes.

    • A distribuição é transparente, os usuários devem poder interagir com o sistema como se fosse um sistema lógico. Isso se aplica ao desempenho do sistema e aos métodos de acesso, entre outras coisas.

    • As transações são transparentes, cada transação deve manter a integridade do banco de dados em vários bancos de dados. As transações também devem ser divididas em subtransações, cada subtransação afeta um sistema de banco de dados.

  • Complementando:

    A Transparência também pode ser entendida como independência de localização: Os usuários do sistema não devem precisar saber o local onde estão localizados os dados; devem se comportar como se os dados estivessem armazenados localmente.


ID
1732825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito a bancos de dados distribuídos, julgue o próximo item.

A replicação total implica cópia das tabelas em todos os servidores envolvidos no projeto, de modo a aumentar a disponibilidade dos dados para que o sistema continue a processar consultas que envolvam as tabelas independentemente da falha de algum servidor.


Alternativas
Comentários
  • Só diferenciando que replicação é diferente de redundância. A replicação é como se fosse um espelhamento, logo se um servidor parar, outros continuam funcionando sem prejudicar as transações.

  • A replicação total implica que uma determinada relação estará replicada em todos os nós participantes do sistema distribuído. Esse tipo de organização implica uma maior redundância e maior disponibilidade, ao tornar mais provável que um determinado de dado fique disponível, mesmo em caso de falha em algum dos nós.

    Gabarito: C

  • A replicação envolve o uso de software especializado que procura alterações no banco de dados distributivo. Depois que as alterações forem identificadas, o processo de replicação fará com que todos os bancos de dados tenham a mesma aparência. O processo de replicação pode ser complexo e demorado dependendo do tamanho e do número dos bancos de dados distribuídos. Esse processo também pode exigir muito tempo e recursos do computador.

     A replicação é total quando cada banco de dados local contém uma cópia completa do banco. Caso contrário a replicação é parcial.


ID
1774483
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os Sistemas de Bancos de Dados Distribuídos (SBDD) apresentam vantagens e desvantagens. Uma das desvantagens é

Alternativas
Comentários
  • Vantagens • Autonomia dos departamentos que controlam a base; • Maior tolerância a falhas; • Melhor performance; • Infra-estrutura econômica; • Modularidade (fraco acoplamento). 

    Desvantagens • Maior complexidade; • Instalação mais cara; • Criptografia deve ser segura; • Overhead de processamento (troca de mensagens na rede); • Inexperiência. 


ID
1822855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca de conceitos pertinentes a banco de dados distribuídos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Melhoria de desempenho – um SGBD distribuído fragmenta o banco de dados mantendo os dados mais próximos

    de onde eles são mais necessários. A localização dos dados reduz a disputa pela CPU e por operações de

    Entrada/Saída, e simultaneamente reduz os atrasos de acesso envolvidos em redes remotas WAN.

    http://lms.ead1.com.br/webfolio/Mod3156/mod_banco_de_dados_distribuidos_v1.pdf

     

  •  b)Um SGBD distribuído fragmenta o banco de dados, de modo a manter os dados mais próximos do local onde eles são mais necessários.

    Em SGBD distribuído, os dados ficam proximos do local de maior demanda. Uma das vatanagens de distribuido é que os dados sao espelhados para atender necessidades comerciais

     

  • qual o erro da E? 

    Não tem processamento de consultas e transações em BD distribuído?

    e qual o erro da D? para mim parece a definição correta, só estou em dúvida em relação ao não uso de redes, mas penso em barramentos...

  • Colega Leandro, mesmo após tanto tempo, vou sanar suas dúvidas:

    Sinteticamente o conceito de Banco de Dados Distribuídos: É uma coleção de diversas bases de dados, interligadas logicamente através de uma rede de computadores

    Entretanto veja que a alternativa D, há o trecho 'ou não', invalidando a alternativa, se não for conectado por uma rede não será um BDD, mas por barramento? ai é outra história, mas BDD não será!

    .

    d) Sistema de computação distribuída consiste em vários elementos de processamento, não necessariamente homogêneos, que são interconectados, ou não, por uma rede de computador.

    .

    O erro da alternativa E é mencionar processamento uniforme de consulta! Nem sempre o processamento será uniforme, visto que o Banco de dados É DISTRIBUÍDO!

    e) As funções comuns de gerenciamento de banco de dados, incluindo o processamento uniforme de consultas e o processamento de transações, aplicam-se aos bancos de dados distribuídos.

  • Leandro, você tem que abstrair do nível do SGDB para o nível de bando de dados distribuído, esqueça as operações comuns do SGDB e pense nas operações comuns que são a base do db distribuído: replicação e duplicação, ambas são bem especializadas. As operações comuns não se aplicam perfeitamente na solução, pois tem bases que são arquivos comuns, arquivos XML, umas bases podem ser Oracle, outra MS SQL server, não tem como você prometer que as operações comuns estarão disponível por toda a rede distribuída; tem bases que só farão leitura, outras farão exclusivamente apenas inclusão, outras vão viver fazendo dump e outras fazendo backup etc. Se a solução for heterogênea ela pode se tornar uma aberração em relação à complexidade e custo.


ID
1839277
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Para realizar atualização de dados em bancos de dados distribuídos pode ser utilizada uma estratégia onde as cópias de uma relação modificada são atualizadas apenas periodicamente e uma transação que leia cópias diferentes da mesma relação poderá ver valores diferentes por um tempo, podendo comprometer, nesse caso, a independência dos dados distribuídos. Esta estratégia é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Replicação síncrona (sincronizada)

    Neste tipo de sincronização, a replicação da ação é feita instantaneamente. Se alguma cópia do banco é alterada, essa alteração será imediatamente aplicada a todos os outros bancos dentro da transação. A replicação síncrona é apropriada em aplicações comerciais onde é exigido um nível de atualização muito preciso em todos os servidores envolvidos.

    Replicação assíncrona (não sincronizada)

    Neste modelo a replicação não é instantânea. O replicador monta um histórico das ações a serem replicadas e em um determinado momento é feita a replicação entre as bases de dados relacionadas. A alteração será propagada e aplicada para outra base em um segundo passo, dentro de uma transação separada. Esta poderá ocorrer em segundos, minutos, horas ou até dias depois, dependendo da configuração pré-estabelecida.


    Leia mais em: Introdução a Replicação e alta disponibilidade no PostgreSQL http://www.devmedia.com.br/introducao-a-replicacao-e-alta-disponibilidade-no-postgresql/6140#ixzz47RIfXG2E

  • Complementando a explicação do Lucas Jesus:

    Existem dois tipos de esquemas de fragmentação:

    O primeiro esquema é fragmentação é a horizontal. Nele, a relação é dividida de forma suas linhas (tuplas)
    são repartidas entre os fragmentos. Segundo Silberschatz, é geralmente usada para manter tuplas em
    lugares onde elas são mais usadas, para minimizar transferências de dados.

     

    O segundo esquema de fragmentação é a vertical. Nela, a relação é dividida de forma que suas colunas
    (atributos) são repartidas entre os fragmentos. Um dos usos de fragmentação vertical é dividir dados em
    vários pedaços, de modo a dificultar o acesso completo a dados sensíveis em um único lugar.

  • A modalidade de replicação que não garante a sincronia dos dados é a replicação assíncrona. Esse modo de recuperação é adequado para aqueles ambientes em que há uma grande latência de comunicação entre os sítios ou que têm uma necessidade da diminuição da sobrecarga nas atualizações, por exemplo.

    Gabarito: D


ID
2045434
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os sistemas de gerenciamento de bancos de dados distribuídos apresentam diversas vantagens em relação aos sistemas tradicionais. Em contrapartida, porém, estão sujeitos a alguns problemas. Sobre as vantagens e desvantagens dos bancos de dados distribuídos, relacione adequadamente as colunas.

1. Vantagem.
2. Desvantagem.

(     ) Segurança.
(     ) Os dados ficam localizados próximos do local de maior demanda.
(     ) Independência do processador.
(     ) Ampliação das necessidades de armazenamento e infraestrutura.
(     ) Custos operacionais reduzidos.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Só não entendi porque segurança está como desvantagem.

  • Fazendo uma analogia bem grosseira André, imagina você tendo uma ou três casas para tomar conta de ladrão, o que seria mais fácil, as três(que representam os BD distribuídos) ou apenas uma?

    Engraçado que o livro : Introdução a Sistemas de BD CJ Date, eu não encontrei nada falando sobre segurança, apenas isso:

    Problemas:

    Processamento de consultas

    Gerenciamento de catálogos

    Propagação de atualizações

    Recuperação e Concorrência.

    Livro Sistemas de Banco de Dados - Esmari e Navathe

    Maior desempenho. Um SGBD distribuído fragmenta o banco de dados ao manter os dados mais próximos de onde eles são mais necessários. Pág 592.

    25.1.6 Funções adicionais dos bancos de dados distribuídos

    A distribuição leva a uma maior complexidade no projeto e implementação do sistema. Para conseguir as vantagens em potencial já listadas, o software de SGBDD precisa ser capaz de oferecer as seguintes funções, além daquelas de um SGBD centralizado:

    Segurança: 

    As transações distribuídas precisam ser executadas com o gerenciamento apropriado da segurança dos dados e dos privilégios de autorização/acesso dos usuários.

    Obs: Essas próprias funções aumentam a complexidade de um SGBDD em relação a um SGBD centralizado.

     

  • Just Marq, boa analogia. Não pensei desta forma. Pensei que como os dados estão distribuídos, se houver problema num dos servidores de armazenamento no que diz respeito a segurança, não impactaria nos demais, já que apenas os dados mais próximos seriam afetados. Mas realmente você me convenceu.

  • A segurança é uma desvantagem visto que aumenta a superfície de ataque.
  • Questão vaga quando ao requisito segurança. Os BDDs também relacionam tópicos com segurança quando temos cópias de dados replicadas por diversos nós. Logo isso também aumenta a segurança dos dados e é uma VANTAGEM.


ID
2045443
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

São características dos sistemas de bancos de dados distribuídos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • já que ninguém comentou, vou comentar, não sobre a questão, mas sobre estatística, matéria legal que tive na faculdade. A a) estava meio óbvia que não estava errada, as outras já não estavam (estudei o assunto e não tenho a mínima ideia do porquê de ser a E), logo muitos (assim como eu) chutaram, vejam a distribuição quase uniforme dos chut... acertos. Legal né?

  • Qual é o erro?

  • Chutei letra "B". BAnco de dados distribuídos pode trabalhar com redundância de dados, talvez seja isso a que caracteriza a letra "E" como errada, já que em redundância não há consistência.

  • Faz sentido o que falou André, pois em muitos casos perde-se em consistência para ganhar em performance, vai depender dos tipos de dados desse SGBD. Obs: Não estou afirmando nada, são idéias.

  • Alguém pode dizer qual é o erro da questão?

  • A alternativa incorreta é a alternativa E.

    Vejam que ele fala em garantir a consistência entre os fragmentos quando na realidade a consistência deve ser garantida para as réplicas.

    As demais alternativas estão corretas e algumas inclusive podem ser usadas para SGBD não distribuído, por exemplo, a alternativa A e B.

    FONTE: Prof. Thiago Rodrigues Cavalcanti (Estratégia Concursos)


ID
2085634
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma consulta em um Banco de Dados Distribuídos pode ser processada em diversos estágios. Um desses estágios “[...] consiste em selecionar uma estratégia com base em uma lista de candidatas que está mais próxima do ideal. Uma lista de consultas de candidatas pode ser obtida ao permutar a ordenação das operações em uma consulta de fragmento gerada pelo estágio anterior.” Esse estágio apresenta-se em:

Alternativas
Comentários
  •  a) Localização: Mapeia consulta no esquema global para consultas em fragmentos individuais.

     b) Mapeamento de consulta: Especificada formalmente em linguagem de consulta, depois traduzida em linguagem algébrica

     c) Otimização de consulta local: comum a todos os sites BDD.

     d) Otimização global da consulta: seleciona estratégia com base em uma lista próxima do ideal.

     

    Gabarito D

     

    @papirobizurado


ID
2160670
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um sistema de banco de dados distribuído consiste em uma coleção de sites, cada um mantendo um sistema de banco de dados local. Cada site é capaz de processar transações locais, mas não há a possibilidade de participar de transações que acessem dados em vários outros.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    O erro da questão é mencionar que o (BDD)  não é capaz de participar de transações que acessem dados em outros.

    Um sistema de banco de dados distribuído (BDD) consiste em um relação de nós, cada qual podendo participar na execução de transações que acessam dados em um ou mais nós. Em um sistema de banco de dados distribuído, o banco de dados é armazenado em diversos computadores (nós).


ID
2218183
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

As organizações utilizam o gerenciamento de banco de dados distribuído por diversos motivos. Assinale a opção que Não corresponde um objetivo de um banco de dados distribuído.

Alternativas
Comentários
  • Banco de dados distribuídos é a união lógica de BD´s reais.

     

    12 Objetivos secundários

    1) Autonomia Local

    2) Não dependência de site central;

    3) Operação contínua;

    4) Transparência de localização;

    5) Independência de fragmentação

     -- Vertical (junção)

     -- Horizontal (união)

    6) Independência de replicação

    7) redundância controlada

    8) Processamento de consultas distribuído.

    9) Gerenciamento distribuído de transações

    10) Independência de hardware

    11) Independência de SO

    12) Independência de rede

    13) Independência de SGBD

     

    @papirobizurado

  • C. J. Date lista 12 objetivos dos banco de dados distribuídos: 

     

    1. Autonomia Local

    2. Não dependência de um site central

    3. Operação contínua

    4. Independência de localização

    5. Independência de fragmentação

    6. Independência de replicação

    7. Processamento de consultas distribuído

    8. Genrenciamento de transações distribído

    9. Independência do hardware 

    10. Independência do Sistema Operacional 

    11. Independência da rede

    12. Independência do SGBD

     


ID
2305999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à tecnologia de bancos de dados distribuídos.

Uma desvantagem dos bancos de dados distribuídos é a falta de autonomia local, visto que um banco X depende da sincronização com um banco Y para que as operações sejam bem-sucedidas.

Alternativas
Comentários
  • Uma das vantagens do BD distribuído é :

    Maior disponibilidade — uma falha em um banco de dados afetará somente um fragmento, ao invés do banco de dados inteiro.

    A questão afirma que um banco ☓ depende da sincronização com um banco Y para que suas operações sejam bem sucedidas. Incorreto 

    Fonte:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_distribuídos

  • A questão trata de uma das caraterísticas presentes em bancos de dados distribuídos. Apenas para contextualizar uma das premissas ou possibilidades destes tipos de banco de dados é manter próximo aos usuários os dados utilizados com maior frequência. Imagine uma fábrica com várias filiais, a ideia é poder armazenar em cada uma delas os dados referentes aos seus clientes, sua produção, contabilidade, etc. Vejam que esses dados podem e devem ser manipulados pelos usuários da respectiva filial sem uma interação constante com o nó coordenador desta rede. Esta autonomia local é considera um ponto importante dentro do processo de implementação de bancos de dados distribuídos. Desta forma a assertiva em questão, por afirmar o oposto do apresentado, está incorreta.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-sedf-tecnologia-da-informacao-bd-e-bi/

  • https://www.cos.ufrj.br/~marta/BdDistribuido.pdf

  • Os bancos de dados distribuídos não necessariamente serão completamente distribuídos, sem nenhum grau de autonomia para seus participantes. Os sistemas federados, por exemplo, mantêm a autonomia dos nós, com a condição que haja um esquema ou visão global.

    Gabarito: E

  • Segundo[1], Os bancos de dados distribuidos oferecem autonomia de sitio (site) e suporte a requisicöes globais que usam dados armazena- dos em mais de um sitio autönomo.

    Os sitios normalmente estäo distribuidos geograficamente. As requisicoes globais säo consultas que associam dados de mais de um sitio com transacöes que atualizam dados em mais de um sitio.

    Os bancos distribuidos säo üteis para organizacöes que operam em vårias localidades com controle local dos recursos de computacäo.

    Para a coordenaçaõ entre os bancos, normalmente, são usadas vaŕias técnicas, dentre as quais, a transparéncia de fragmentação que, segundo[1], é um nivel de independéncia nos SGBDs distribuidos em que as consultas podem ser formuladas sem que os usuårios conhecam os fragmentos.

    Fonte:

    [1] Projeto, Desenvolvimento de Aplicações e Administração de Banco de Dados - 3.ed. Michael V. Mannino

  • Primeira regra para um SGBDD:

    Autonomia local: Cada nó participante de um sistema distribuído deve ser independente dos outros nós. Cada nó deve prover mecanismos de segurança, bloqueio, acesso, integridade e recuperação após falha.


ID
2306002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos à tecnologia de bancos de dados distribuídos.

Uma relação ou uma tabela pode estar fragmentada e armazenada em pontos diferentes; nesse caso, quando se separam os registros (linhas) da tabela, tem-se uma fragmentação horizontal.

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão temos que avaliar nosso conhecimento sobre os tipos de fragmentação dos bancos de dados distribuídos. Neste contexto temos que entender como ocorre a fragmentação em cada uma das tabelas pertencentes ao modelo. Cada tabela pode ser fragmentada de forma horizontal, separando as diferentes linhas em diferentes nós; vertical, na qual as colunas são separadas em diferentes nós da rede. Temos ainda a possibilidade de fragmentação mista, neste caso utiliza-se em uma tabela a fragmentação vertical e horizontal ao mesmo tempo. A questão faz uma afirmação correta sobre fragmentação horizontal.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-do-sedf-tecnologia-da-informacao-bd-e-bi/

  • Só uma síntese, em cima do belo comentário do Marco Aguiar, para facilitar rapidamente o entendimento dos amigos:

     

    Fragmentação VERTICAL: Fragmentação feitas em cima de COLUNAS.
    Fragmentação HORIZONTAL:
    Fragmentação feitas em cima de LINHAS.

     

    Go ahead!!!!

  • A fragmentação horizontal determina que são realizados cortes horizontais na relação, separando-a em vários subconjuntos de suas tuplas ou registros. Assim, a alternativa está correta!

    Gabarito: C


ID
2382694
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

De modo diferente dos sistemas paralelos, nos quais os processadores são fortemente acoplados e constituem um único sistema de banco de dados, um sistema de banco de dados distribuído consiste em sites fracamente acoplados que compartilham componentes físicos. Se desejamos garantir a propriedade da atomlcldade, todos os sites envolvidos na execução de uma transação T devem concordar com o término da transação. E preciso que T seja efetivada em todos os sites, ou então será abortada em todos eles. Para assegurar que isso ocorra, o coordenador da transação T precisa executar um protocolo de efetivação. Entre os mais simples e mais utilizados protocolos de efetivação está o:

Alternativas
Comentários
  • Protocolo de confirmação em duas fases

    - Uma única transação multibanco de dados pode exigir acesso a vários bancos de dados.

    - Para manter a atomicidade em uma transação multibanco de dados, é utilizado o protocolo de confirmação em duas fases.

    - Exige um gerenciador de recuperação global, ou coordenador, para manter as informações necessárias para recuperação (log, tabelas). 

    Alternativa: C


ID
2382799
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um banco de dados distribuído em que todos os locais utilizam o mesmo sistema gerenciador de bancos de dados é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Existem dois tipos de banco de dados distribuídos, os homogêneos e os heterogêneos. Os homogêneos são compostos pelos mesmos bancos de dados, já os Heterogêneos são aqueles que são compostos por mais de um tipo de banco de dados.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2407774
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a Banco de Dados.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra E.

     

    Um cliente é uma aplicação que roda fora do servidor e que pode solicitar a ele a execução de transações, tais como consultas, atualizações etc. O servidor então retorna ao cliente o resultado da transação executada, geralmente sob a forma de uma tabela. 

  • Alguém comenta letra B???

  • Não dá pra atribuir permissões porque ele não recebe valor verdadeiro e nem valor falso, ele fica como um espaço desocupado. 

  • Letra B. Não necessariamente, é possível criar uma restrição em um atributo se ele aceita ou não um valor nulo por exemplo.

ID
2471170
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item seguinte quanto a sistemas de suporte à decisão e a banco de dados distribuído.

Os sistemas de suporte à decisão são sistemas simples que acessam bases de dados específicas de um determinado setor da empresa e auxiliam os desenvolvedores na escolha da tecnologia mais adequada para desenvolver os sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de suporte à decisão são sistemas "simples"???

    Óbvio que não.

  • Sistemas de apoio a decisão apoiam a alta administração na tomada de decisões e não os desenvolvedores.

  • SAD - SISTEMA DE APOIO A DECISÃO: ajuda a alta gestão na tomada de decisões gerenciais e estratéticas.

     

    Não dão apoio aos desenvolvedores, muito menos na escolha de solução tecnológica.

     

    Go ahead!!!!

  • ERRADO

    Sistemas de suporte a decisão são complexos, levam em consideração dados da empresa como um todo, dados externos e qualquer entrada que facilite o apoio a tomada de decisções. São sistemas ligados ao Nível Estratégico, ou seja Diretores.

  • Gabarito Errado

    Sistemas de apoio à decisão (em inglês, Decision Support Systems) é uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.

    Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha. O termo sistema de apoio à decisão tem sido utilizado de diferentes formas (após a década de 80) e tem recebido diferentes definições de acordo com o ponto de vista de cada autor. Finlay (1994) e outros autores definem o SAD de um modo geral como “um sistema computacional que auxilia o processo de tomada de decisão”. Turban (1995) define mais especificamente como “um interativo, flexível e adaptável sistema de informação, especialmente desenvolvido para apoiar a solução de um problema gerencial não estruturado para aperfeiçoar a tomada de decisão. Utiliza dados, provê uma interface amigável e permite ao tomador de decisão ter sua própria percepção”.

    Existe uma outra definição que se encontra entre estes dois extremos. Para Keen e Scott Morton (1978), um SAD concilia os recursos intelectuais individuais com a capacidade do computador em melhorar a qualidade da decisão (“SAD são sistemas computacionais que apóiam os gerentes tomadores de decisão que são direcionados com problemas semi-estruturados”). Para Sprague e Carlson (1982), SAD são “sistemas computacionais interativos que auxiliam os tomadores de decisão utilizarem dados e modelos solucionados de problemas não-estruturados”.

    Em contraste, Keen (1980) diz que é impossível dar uma definição precisa incluindo todas as facetas do SAD (“Não há definição de sistemas de apoio à decisão, somente de apoio à decisão”). No entanto, de acordo com Power (1997), o termo sistema de apoio à decisão é muito desgastado devido à sua utilização para definir muitos tipos de sistemas que dão apoio à tomada de decisão. Ele ironicamente diz que muitas vezes nem sempre um sistema computadorizado é um sistema transacional on-line (OLTP), algumas vezes você será tentado em chamá-lo de um SAD. Como podemos ver, não há uma definição universal aceita de SAD.

     

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Decisões são resultados de muitos cálculos,(sistemas extremamente complexos) necessitam de um volume altíssimo de dados,e são altamente consistentes e devem ser tempestivas.


ID
2471173
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item seguinte quanto a sistemas de suporte à decisão e a banco de dados distribuído.

Considerando-se a natureza flexível e adaptável dos sistemas de suporte à decisão, podem ser utilizadas técnicas de desenvolvimento tradicionais, uma vez que os objetivos e as necessidades são bem definidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Conforme Power (2002), tem se estudado a construção de um SAD (Sistemas de Apoio a Decisão) com quatro componentes:

    - Interface com o usuário;

    - Banco de Dados;

    - Modelagem e ferramentas analíticas;

    - Arquitetura e rede de trabalho de SAD;

    Hättenschwiler (1999) identifica cinco componentes de um SAD:

    - Usuários com diferentes regras de negócio e funções no processo de tomada de decisão;

    - Um específico e definido contexto de decisão;

    - Um sistema objetivo descrevendo as preferências principais;

    - Uma base de conhecimento que é composta de informações, base de conhecimento, programas administrativos e sistemas geradores de relatórios;

    - Um trabalho de preparação do ambiente, análise e documentação das alternativas de decisão.

    Marakas (1999) propõe uma arquitetura generalizada que será composta por cinco distintas partes:

    - Um sistema gerenciador de banco de dados;

    - Um sistema gerenciador de modelagem;

    - Uma engenharia de conhecimento;

    - Uma interface com o usuário;

    - O usuário.

    Existem vários meios de se classificar aplicações SAD. Nem sempre um SAD se adequa dentro de uma destas categorias, mas em misto de uma ou mais categorias.

    Holsapple e Whinston (1996) classificam os SAD dentro de seis frameworks:

    - SAD orientado ao contexto;

    - SAD orientado ao banco de dados;

    - SAD orientado à Spreadsheet;

    - SAD orientado à solução;

    - SAD orientado às regras de negócio;

    - SAD complexos;

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2471179
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item seguinte quanto a sistemas de suporte à decisão e a banco de dados distribuído.

Em um banco de dados distribuído, podem ocorrer dois tipos de fragmentação, a fragmentação horizontal e a fragmentação vertical, ambos transparentes para o usuário da aplicação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Fragmentação Horizontal: distribui as tuplas(LINHAS) da relação entre os fragmentos.
    Fragmentação Vertical: distribui os atributos(COLUNAS) da relação entre os fragmentos.

    São Transparentes ao usuário = Ele não vê essa Fragmentação

  • Esta correta, porem incompleta. Existe também a fragmentação hibrida ou mista que utiliza as outras duas fragmentação em conjunto.

    Força!

  • Fragmentação horizontal: é um subconjunto das tuplas na relação. As tuplas são especificadas por uma condição em um ou mais atributos da relação.

    Fragmentação vertical: divide uma relação verticalmente por colunas. Um fragmento vertical mantém apenas certos atributos da relação.

    Fragmentação horizontal completa: para reconstruir uma relação R é preciso aplicar a operação de União aos fragmentos. Em alguns casos a fragmentação horizontal completa também é disjunta.

    Fragmentação vertical completa: para reconstruir uma relação R é preciso aplicar a operação de União Externa aos fragmentos verticais.

    Fragmentação mista (híbrida): é a mistura da fragmentação horizontal e vertical. A relação original pode ser reconstruída ao aplicar operações União e União Externa (ou Junção externa).

  • Fragmentação vertiCal>> Colunas

    Fragmentação horizonTaL >> Tuplas/ Linhas


ID
2471182
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item seguinte quanto a sistemas de suporte à decisão e a banco de dados distribuído.

Mesmo quando um banco de dados maior for fragmentado em bancos de dados menores e estes estiverem localizados em diversos sites, as transações locais que acessarem os dados em um único site tenderão a ter um pior desempenho por causa da distribuição dos dados.

Alternativas
Comentários
  • Errado. As transações locais terão maior desempenho. Esta é justamente uma das vantagens do modelo distribuido, pois permite que os dados mais acessados estejam próximos aos clientes.

  • ERRADO

    Uma das vantagens do BDDs é a alta Performance


ID
2479114
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

De acordo com a classificação segundo a homogeneidade em Bancos de Dados Distribuídos (BDD), é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    A justificativa encontra-se na alternativa B.

  • Banco de Dados Homogêneo -> são compostos pelo mesmo tipo de banco de dados

    Banco de Dados Heterogêneos->podem utilizar diferentes banco de dados.


ID
2479117
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um sistema de banco de dados distribuído não possui como característica

Alternativas

ID
2479195
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analisando as afirmações seguintes, referentes a bancos de dados distribuídos (BDD),

I. O uso de BDD é mais comum do que se imagina, uma vez que os sistemas multiprocessadores que usam banco de dados são considerados BDD.

II. Os BDD são caracterizados por uma coleção de múltiplos bancos de dados que estejam logicamente inter-relacionados.

III. Os BDD oferecem alguns níveis de transparência para seus usuários, tais como: transparência de distribuição, de replicação, de fragmentação e de projeto.

IV. Apesar de apresentar várias vantagens em relação aos bancos de dados tradicionais, uma desvantagem dos BDD é o fato de se ter menor confiabilidade e disponibilidade dos dados.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) II e III, apenas.  

     

    Destacando os erros:

    I. O uso de BDD é mais comum do que se imagina, uma vez que os sistemas multiprocessadores que usam banco de dados são considerados BDD.

     

    IV. Apesar de apresentar várias vantagens em relação aos bancos de dados tradicionais, uma desvantagem dos BDD é o fato de se ter menor confiabilidade e disponibilidade dos dados.

  • Uma questão CESPE pra corroborar o conceito de BDD

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MEC Prova: CESPE - 2015 - MEC - Administrador de Banco de Dados

    Um banco de dados distribuído é aquele cujos dados estão armazenados em diversos bancos de dados localizados em sítios distintos, o que gera como resultado a união lógica desses bancos de dados reais.


ID
2490766
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação à gerencia de transações em bancos de dados distribuídos, analise as afirmativas abaixo:


I. O protocolo three-phase commit visa solucionar uma falha do protocolo two-phase commit, quando ocorre falha simultânea do membro coordenador e de algum dos participantes na 2ª fase desse último protocolo.

II. No protocolo three-phase commit, os participantes têm igual hierarquia, não há mais a figura do coordenador que existe no protocolo two-phase commit.

III. No protocolo two-phase commit, existe uma fase inicial de votação, onde o coordenador envia uma solicitação de commit para todos os participantes, e depois cada um envia sua resposta (concordando ou não com o commit) para todos os demais.


Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito esteja errado, que seja a letra C.
    I-ERRADA. O problema que acontece no 2PC é a falha no coordenador. Caso isso ocorra, a transação fica paralisada, conhecida também como obstrução
    II-ERRADA. Tanto no 2PC quanto no 3PC há a figura do coordenador
    III-CORRETA. As fases do 2PC são votação e decisão. Segue descrição das fases:
    1ª Fase: todos os nós participantes da transação sinalizam ao coordenador que sua parte da transação foi realizada. O coordenador envia uma mensagem preparar “para commit”. Cada nó fará uma gravação forçada em disco de todos os registros de log e informações necessárias para recuperação local, e em seguida envia um sinal “OK” ao coordenador, caso contrário envia um sinal “não OK”. Na falta de uma resposta o coordenador considera o nó “não OK”.
    2ª Fase: se todos os nós respondem “OK’ e o voto do coordenador também for “OK”, a transação foi bem sucedida e o coordenador envia um sinal “commit” para os nós, caso contrário, a transação falhou e o coordenador envia uma mensagem para “rollback”. Neste caso a transação será desfeita utilizando-se os arquivos de log.

     

  • Rosana, a alternativa III o erro está no final da questão:

    III. No protocolo two-phase commit, existe uma fase inicial de votação, onde o coordenador envia uma solicitação de commit para todos os participantes, e depois cada um envia sua resposta (concordando ou não com o commit) para todos os demais.

    Na verdade cada um envia sua resposta apenas para o coordenador.

  • Na minha opnião todas as alternativas estão erradas.

    Como Rosana Andrade disse lá em baixo, na afirmativa I a falha ocorre somente no coordenador. 

    Na afirmativa III, os membros enviam a resposta somente para o coordenador. 

  • - Gerenciamento de transação em BDD

    1- Protocolo de confirmação em duas fases (2PC) - exige um gerenciador de recuperação global, ou coordenador, para manter as informações necessárias para recuperação. É um protocolo de bloqueio.

    2- Protocolo de confirmação em três fases (3PC) - divide a segunda fase de confirmação em duas subfases, chamadas preparar-para-confirmar e confirmar. Foi criado justamente para resolver o problema de bloqueio (deadlock) do 2PC.

  • I. O protocolo 3PC visa solucionar os problemas ocasionados pelo fato do 2PC ser bloqueante, em caso de falhas no coordenador. Um dos problemas do 2PC é exatamente o que ocorre quando tanto o coordenador quanto um nó falham na segunda fase, o que pode ocasionar inconsistências de dados. CERTA

    II. No 3PC existe o coordenador. A diferença é que os nós participantes são informados do resultado da votação, permitindo que um deles assuma o papel de coordenador em caso de falha deste. ERRADA

    III. No 2PC, os participantes respondem se podem ou não realizar o commit direto para o coordenador, não para os demais nós. ERRADA

    Gabarito: A


ID
2525161
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em sistemas de bancos de dados distribuídos utiliza-se, frequentemente, a técnica de replicação de tabelas, sendo que tal técnica apresenta como características proporcionar

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra E.

     

    Há um erro na alternativa correta da questão, no meu entendimento. A replicação de tabelas deve proporcionar menor sobrecarga na atualização de réplicas, e não maior sobrecarga, como indica a alternativa. 

  • Lucas Costa,

    Não domino o assunto, mas pela lógica haverá sim maior sobrecarga na atualização, já que há mais de um servidor para atualizar.

     

  • Lucas, o que o Alan disse está correto. Como há mais de um servidor para ser atualizado, existe maior sobrecarga na atualização de réplicas.

  • LETRA E

    Maior disponibilidade - Sempre haverá uma relação local disponível, não sendo necessário buscá-la em outro nó
    Menor problema de concorrência - Como existem bases locais atualizadas, cada nó faz a requisição na sua base
    Maior sobrecarga na atualização de réplicas - Se cada nó tem uma base local completa e os nós precisam estar atualizados, então cada atualização em um nó gerará atualização nos demais nós. Aumentando a sobrecarga de atualizações.

  • Os bancos de dados distribuídos apresentam maior disponibilidade, já que, se um nó fica indisponível, as transações que desejam acessar determinado dado podem se dirigir aos demais nós disponíveis. No entanto, há uma maior sobrecarga na ocorrência de atualizações de dados, já que as réplicas devem sincronizar para garantir que as várias cópias contêm o mesmo valor para um mesmo item de dados.

    Com isso, já podemos responder que a alternativa correta é a letra E.

    Em relação ao menor problema de concorrência, isso se dá porque temos vários pontos locais de acesso aos dados, não somente um. Assim, em teoria, haveira menor ocorrência de conflitos. No entanto, o gerenciamento de concorrência é bem mais complexo, já que deve se garantir que as várias transações distribuídas ocorram de forma consistente em relação a todos os nós. Considero essa parte da alternativa um pouco dúbia, mas essa é a única alternativa plausível.

    Gabarito: E


ID
2536180
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre bancos de dados distribuídos, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma de suas desvantagens é garantir a segurança dos dados compartilhados pela rede entre sites.

II. Um sistema de bancos de dados distribuídos com dois ou mais sites, cujas estruturas de dados são diferentes é dito homogêneo.

III. Na fragmentação vertical, cada fragmento pode apresentar somente alguns atributos da relação.


Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

Alternativas
Comentários
  • Vantagens: Reflete a estrutura organizacional — fragmentos do banco de dados estão localizados nos departamentos que se relacionam com os dados que estes persistem. Autonomia Local — um departamento pode controlar seus dados (já que é o mais familiarizado com estes). Maior disponibilidade — uma falha em um banco de dados afetará somente um fragmento, ao invés do banco de dados inteiro. Melhor performance — os dados estão localizados próximo do local de maior demanda e os sistemas de banco de dados por si só são paralelizáveis, permitindo carregar no banco de dados para o balanceamento entre servidores (a elevada carga em um módulo do banco de dados não irá afetar os outros módulos de banco de dados em um banco de dados distribuído). Econômico — custa menos criar uma rede de pequenos computadores com o mesmo poder que um único computador maior. Modularidade — sistemas podem ser modificados, adicionados ou removidos do banco de dados distribuído sem afetar os outros módulos (sistemas). Desvantagens: Complexidade — trabalho extra deve ser feito pelos DBAs para garantir que a natureza da distribuição do sistema seja transparente. Trabalho extra deve ser feito para manter sistemas múltiplos diferentes, ao invés de um único grande. Design de banco de dados extra deve também ser feito para levar em conta a natureza desconectada do banco de dados - por exemplo, joins tornam-se proibitivamente caros quando são rodados entre múltiplas plataformas. Implantação mais cara — o aumento da complexidade e uma infraestrutura mais extensa significa custo extra de trabalho Segurança — fragmentos de banco de dados remotos devem ser seguros e, como eles não são centralizados então os lugares remotos também devem ser seguros. A infraestrutura também deve ser segura (por exemplo, pela encriptação dos links de rede entre os lugares remotos). Difícil de manter a integridade — em sistemas distribuídos, reforçar a integridade ao longo de uma rede pode exigir demais dos recursos da rede para ser viável. Inexperiência — Dificuldades no gerenciamento. Pode ser difícil trabalhar com banco de dados distribuídos e como é uma área relativamente nova ainda não há tantos casos (ou experiências) práticos de seu uso disponíveis como exemplo.[carece de fontes] Falta de padrões – ainda não há metodologias e ferramentas para ajudar usuários a converter um SGBD centralizado para um SGBD distribuído. Design do banco de dados mais complexo – além das dificuldades normais, o design de um banco de dados distribuídos tem que considerar a fragmentação dos dados, alocação dos fragmentos em lugares específicos e a replicação de dados.
  • Fragmentação Horizontal: distribui as tuplas da relação entre os fragmentos.

     

    Fragmentação Vertical: distribui os atributos da relação entre os fragmentos.

    Atributos chave devem estar presentes em todos os fragmentos

     

    Fragmentação Híbrida

    http://www.alcidespamplona.xpg.com.br/Material9/Projeto.pdf

  • "Uma de suas DESVANTAGENS é garantir a segurança dos dados compartilhados pela rede entre sites." 

     

    Isso ta certo mesmo?

  • LETRA E
     

    Felipe Barros Tá certo, a questão quis dizer que a segurança de dados é garantida através da rede, ou seja você precisa montar uma estrutura de rede segura para poder tentar garantir a segurança, por exemplo, pela encriptação dos links de rede. Isso é uma desvantagem pois dá mais trampo e torna a arquitetura mais cara.

  • o examinador não sabe nem escrever

  • "I. Uma de suas desvantagens é garantir a segurança dos dados compartilhados pela rede entre sites." . O examinador está de parabéns, sabe usar as palavras perfeitamente, palmas "clap clap clap". Bastava trocar a palavra "desvantagens" por "dificuldades", que ninguém ficaria sem entender a premissa.


ID
2608069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a banco de dados distribuído e à programação orientada a aspectos (POA), julgue o item subsequente.


Em um banco de dados distribuído com esquema federado, as tabelas do banco original são horizontalmente particionadas em tabelas-membro, sendo uma tabela-membro para cada banco de dados membro, de modo que as exibições particionadas distribuídas são usadas para que pareça haver uma cópia completa da tabela original em cada servidor-membro.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é Certo.

     

    Sistema de banco de dados centralizados – Autonomia completa, nenhuma distribuição e heterogeneidade.

     

    Sistemas de bancos de dados distribuídos puros – Não existe autonomia local, alta distribuição. Existe um único esquema conceitual que é acessado por meio de um site que faz parte do SGBDD.

     

    Sistema de bancos de dados federado – Alto grau de autonomia e heterogeneidade, possui esquema global. Cada local é independente e autônomo, possui os próprios usuários locais e DBA.

     

    Sistema multiBancos de bancos. Alto grau de autonomia e heterogeneidade, não possui esquema global. Cada local é independente e autônomo, possui os próprios usuários locais e DBA.

  • Por favor aLguem poderia apertar a tecla: CLOSED CAPTION.

    PF cada vez mais dificil! Daqui a pouco vao pedir Alemão, Mandarin..

     

    Força, Foco e muita Fé!

  • Questão idêntica da mesma banca:

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/9117d5f7-86


ID
2682034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de banco de dados distribuído e orientado a objetos.


Em um banco de dados distribuído, os servidores de banco envolvidos não precisam, necessariamente, possuir a mesma configuração de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Não há necessidade de uma configuração padrão, apenas com um bom poder de processamento.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Nem os servidores muito menos os usuários. 

  • E quanto a configuração de software, precisa ser a mesma?

  • Uma das características distintivas dos bancos de dados distribuídos é justamente a ausência de restrição de homogeneidade em relação aos nós conectados ao sistema. Assim, cada nó pode ter sua própria configuração de hardware e software ou mesmo seu próprio conjunto de dados.

    Gabarito: C