-
Não existe uma maneira mais certa para a resolução de um conflito.
“O conflito é inevitável, o administrador precisa conhecer a respeito de suas possíveis soluções ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram” (CHIAVENATO, 2004, p. 416).
Conhecendo a natureza e o tipo de conflito, o gestor poderá agir com mais assertividade, aumentando suas chances de tomar uma decisão que mantenha o bem estar entre as pessoas ou grupos, sem conivência e injustiças.
-
Nem todo conflito é negativo.
-
Abordagem estrutural: os conflitos surgem das percepções criadas pelas condições de diferenciação, dos recursos limitados ou escassos e da interdependência entre esses elementos. Essa teoria NÃO afirma, como sugere a questão, que os conflitos surgem " devido ao fato de essas diferenças advirem de características pessoais resistentes às mudanças".
Além disso a teoria incentiva que, no caso de diferenciação entre grupos ou "divergência de metas" (ex: o setor de produção e o de vendas), deve-se mostrar a eles certos interesses em comum para que percebam a compatibilidade de objetivos. Dessa forma, abordar os conflitos é, sim, uma solução, segundo a abordagem estrutural.
Apostila de gestão de pessoas editora Vestcon (2012)
-
Alternativa ERRADA
Como nem sempre é factível abordar os conflitos a partir de diferenças individuais, devido ao fato de essas diferenças advirem de características pessoais resistentes às mudanças, é preferível solucionar as causas estruturais dos conflitos que, por sua vez, podem estar relacionadas ao excesso de especialização, à divergência de metas e à falta de clareza nas responsabilidades.
Pessoal ao meu ver o que invalida a questão é o fato da afirmativa alegar que o conflito está relacionado ao EXCESSO DE ESPECIALIZAÇÃO, creio que o excesso de especialização seja um benefício e não motivo de conflito.
Se estiver errado me corrijam por favor. Um grande abraço a todos ... Foco e fé ! \o/
-
Conforme alguns colegas já identificaram, o comando da questão trouxe um conflito de Relacionamento (além desse, existem conflitos de Processo e de Tarefa) e suas possíveis abordagens: Processual ou Estrutural. Esta última, questionada pela banca, nos orienta a agirmos em função das causas do conflito, que grosso modo são relacionadas à: ambiguidade de papeis, diferenciação dos grupos, recursos compartilhados, interdependência de tarefas ou objetivos conflitantes. Assim sendo,o erro da questão está na definição da abordagem Estrutural.
-
A abordagem estrutural: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.
-
ERRADO
A partir do momento em que se afirma que: "... nem sempre é factível abordar os conflitos a partir de diferenças individuais".
Os conflitos podem originar-se de três categorias, dentre elas: comportamento humano (envolve diferenças individuais), estrutural e origem externa. E cabe a administração determinar em qual, ou quais categorias irá agir no momento de solucionar um conflito, pois não existe certo, ou errado em se tratando da abordagem que se irá atuar.
-
ABORDAGEM ESTRUTURAL --> recursos escassos e interdependência;
ABORDAGEM DE PROCESSO --> modificação do processo;
ABORDAGEM MISTA --> procura administrar o conflito sobre aspectos estruturais e de processos conjuntamente.
-
Errada, as causas estruturais dos conflitos não estão relacionadas ao excesso de especialização, mas a recursos escassos, interdependência e diferenciação na equipe.
-
Creio que o erro desta questão está em afirmar que há preferência na resolução de um tipo de conflito ,os estruturais, em detrimento a outros , os de processo por serem mais difíceis de serem acessados, e realmente são. Mas, não essa preferência.
-
Causas que antecedem os conflitos na abordagem estrutural:
Interdependências de tarefas
diferenciação
recurscos escassos.
-
-
Discordo do gabarito, o examinador usou a expressão: ''é preferível'', hipótese de preferência de outras possibilidades .. Não entra em questão uma alternativa taxativa.
-
Como nem sempre é factível abordar os conflitos a partir de diferenças individuais, devido ao fato de essas diferenças advirem de características pessoais resistentes às mudanças, é preferível solucionar as causas estruturais dos conflitos que, por sua vez, podem estar relacionadas ao excesso de especialização, à divergência de metas e à falta de clareza nas responsabilidades.
EU ACHO QUE ESSE FINAL MATOU A QUESTÃO TB.
-
O "é preferível " entrou como em detrimento de. Mesma coisinha....
Veio taxativo.
GAB ERRADO
-
Excesso de especialização não faz parte da abordagem estrutural.
-
Penso que se o conflito é comportamental, solucionar fatores estruturais não irá afetar o conflito e nem trazer resultados positivos.
-
O item está ERRADO.
São três as abordagens mais comuns para administrar conflitos:
Como se percebe, a abordagem por processo é aquela que busca a intervenção no episódio do conflito, que em suma, destaca as diferenças individuais. Aí a questão diz que nem sempre é possível abordar o conflito por essa abordagem (abordagem de processo). Até aqui, não há erros na afirmação!
Prossegue o item afirmando que, nesse caso (impossibilidade de se utilizar a abordagem de processo), é preferível solucionar as causas estruturais do conflito, ou seja, utilizando-se da abordagem estrutural. Na verdade, há a opção de uma abordagem mista e de uma abordagem estrutural, e não necessariamente uma preferência em detrimento de outra. Logo, sinalizamos aqui o primeiro erro do item!
Outro erro está nas causas de conflitos listadas para a abordagem estrutural, que são apontadas na literatura como condições de diferenciação, condições de recursos limitados e escassos e condições de interdependência. O item, erroneamente, aponta o excesso de especialização, a divergência de metas e a falta de clareza nas responsabilidades.GABARITO: ERRADO.
Fonte : TEC concursos