SóProvas


ID
1176787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia.

O princípio da proveniência permite identificar o fundo a que pertence determinado documento de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. O principio da proveniência ou principio de respeito aos fundos parte da premissa de que arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa. Assim sendo, essa individualização é o que permite que se identifique a que fundo pertence determinado documento de arquivo.

  • A questão está certa, uma outra responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - PRF - Técnico de Nível Superior - Classe A Padrão I

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Fundo; 

    A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • 1)  Proveniência: Primeiro a ser criado, mais antigo principio, em 1840 por um francês. Os documentos provenientes de mesmo órgão devem ser arquivados juntos. Se misturar descontextualiza os documentos. Esse princípio é aplicado ao centro de documentação, identificará o arquivo, mas não biblioteca ou museu. Este princípio arquivístico deve ser aplicado na constituição de um fundo. A manutenção de documentos agrupados de acordo com sua origem ou proveniência, medida essa que garante o potencial informativo dos arquivos, é resultado da aplicação do principio da proveniência ou respeito aos fundos.  O contexto de produção dos documentos é fundamental para a compreensão do próprio documento de arquivo.  O princípio da proveniência permite identificar o fundo a que pertence determinado documento de arquivo.


  • De um modo geral, o princípio proveniência fixa a identidade do documento, relativamente a seu produto.

    Fundo: Conjunto de documento de uma mesma proveniência( instituição)  

    Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentado novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

    Fundo fechado: Fundo que não recebe mais acréscimos de documentos, em funçao de a entidade produtora nao se encontrar mais em atividade


  • Correta. É o princípio básico da organização de arquivos, segundo o qual deve ser respeitado a autonomia de cada fundo ou núcleo, não misturando os seus documentos com os de outros. A proveniência transmite informação importante sobre o contexto em que os documentos foram criados.

  • Quando há necessidade de se reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado o princípio da pertinência

  • CERTO


    O princípio da proveniência estabelece que os documentos de arquivos devem ser organizado por fundos de documentos, de modo a respeitar a origem destes documentos. Assim, os documentos não poderão ser misturados com os de outros acumuladores, seja pessoa física ou jurídica.


    João Tiago e Leornardo Reis 2° Edição


  • Gabarito: CERTO.


    PROVENIÊNCIA:

    ---> Respeito aos fundos;

    ---> NÃO se deve misturar arquivos de entidades/pessoas diferentes.


    BONS ESTUDOS!
  • FUNDOS: Nome dado ao conjunto de documentos que possuem todos a mesma proveniência.

  •  

    Princípio da proveniencia pode ser facilmente entendido pelo seguinte: "de onde vim reflete para onde vou" (o documento).

    Por esse principio, deve-se respeitar os fundos de um documento. Isto é, ele será arquivado conforme sua origem em um fundo comum a outro documento de mesma origem.

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos pertencentes ao arquivo de uma entidade não podem ser misturados aos documentos pertencentes aos arquivos de outras entidades, sob pena de perda da sua capacidade de prova e informação, além de comprometer a integridade do conjunto.

    Com a aplicação deste princípio, temos como resultado o fato de que todo documento em um mesmo conjunto pertence ao mesmo produtor.

    Portanto o item está correto.
  • Proveniência ou origem ( princípio básico  da arquivologia)

  • O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

  • Disse a proveniência:  Não se minsturo com essa gentalha,tenho fundos!

  • Questão recorrente

    CESPE - 2015 - FUB

    O fundo de arquivo é formado a partir da aplicação do princípio da proveniência. CERTO

     

    Para não confindir 

    • Proveniência: não misturar (respeitar fundo)

    • Organicidade: produz vínculos entre os documentos (reflete as atividades da entidade que produziu).

    • Territorialidade: arquivos mantidos nos locais onde foram acumulados

     

    Fonte: Questões Cespe

  • PRINCIPIO da PROVENIÊNCIA (RESPEITO AOS FUNDOS/ PROCEDÊNCIA) - Está ligado á ORIGEM DO DOCUMENTO, ou seja, com a mesma tipologia, tratatando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento - Principio intimamente ligado ao organograma da instituição. 

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos pertencentes ao arquivo de uma entidade não podem ser misturados aos documentos pertencentes aos arquivos de outras entidades, sob pena de perda da sua capacidade de prova e informação, além de comprometer a integridade do conjunto.

    Com a aplicação deste princípio, temos como resultado o fato de que todo documento em um mesmo conjunto pertence ao mesmo produtor.

    Portanto o item está correto.

  • Proveniência ou respeito aos fundos.

  • De acordo com Bellotto (2007, p.88):

    Princípio da Proveniência: fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, [...] os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta.

    De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005, p. 97), fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência.

    Pode receber duas classificações:

    Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.

  • *** Pode até ser longo, porém provavelmente não errará mais essas questões sobre princípios arquivísticos.

     

     

    Princípios:

     

    Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.

     

    Há dois tipos de fundos:

     

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade. Por exemplo, o Instituto Darwin feche as portas definitivamente e seja extinto. Não poderia, em regra, receber acréscimos de documentos; 

    Fundo aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

    Organicidadeproduz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade, de modo que um documento retirado de seu conjunto pode perder o valor.

     

    Indivisibilidade (ou integridade arquivística): os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.

     

    Unicidade: os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.

     

    Cumulatividade: o arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. Ademais, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.

     

     

    Outros princípios:

     

    Princípio da reversibilidade: todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído);

     

    Princípio da Territorialidadeos arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Não há restrições de ordem geográfica;

     

    Princípio da Pertinência Temáticaos arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

     

    Macete:

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência        ---> Sério isso cai em prova.

     

    --

     

    Fontes:

     

    - Estratégia Concursos;

    - Outras questões do CESPE;

    - Prof. de Arquivologia Mayko Gomes ( QConcursos ).

  • Certo 

    O princípio da proveniência permite identificar os fundos (aberto ou fechado), ou seja, ver se são relativos a um conjunto de documentos PROVENIENTES de um órgão. 

     

    Princípio segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.

     

  • Guarde esse conceito: de acordo com o DBTA, fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência.

  • Gabarito Correto

     

     

    O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

     

    Notem que a frase acima responde ao item. E ela é cópia de uma questão do CESPE de 2012. Esse princípio permite identificar os fundos (aberto ou fechado), ou seja, ver se são relativos a um conjunto de documentos PROVENIENTES de um órgão.

     

     

    Fonte: Estratégia Concursos.

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA:
    – Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

  • Respeito aos Fundos/Proveniência: É o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele que fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas. Conforme o princípio de respeito aos fundos, o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado (armazenado) aos de outras entidades geradoras. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, entende-se o conjunto de documentos de uma mesma proveniência, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora (entidade, órgão ou pessoa física) devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental). Esse princípio delimita externamente o fundo. Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência. (não confundir com Procedência).

    Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.

    Em resumo, o princípio da Proveniência diz quais documentos são ou não são do arquivo, mas não diz qual a importância dos documentos para o arquivo. Este trabalho é feito pela avaliação, que tem como fundamento prático a Teoria das Três Idades, que determina a passagem dos documentos de arquivo por fases conforme se modifica sua importância para o arquivo.

    Fundo: Conjunto de documentos de qualquer natureza, independentemente da sua idade, suporte, modo de produção, utilização e conteúdo, reunidos automática e organicamente, ou seja, acumulados por um processo natural que decorre da própria atividade da instituição, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções. É um conjunto de documentos, de uma mesma pessoa física ou jurídica, produzidos, acumulados, recebidos no exercício de suas atividades e que não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições geradoras, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afins, pois a informação se perderá.

    1.1-Fundo Aberto: Fundo no qual podem ser acrescentados novos documentos, pois a entidade produtora continua em atividade.

    1.2-Fundo Fechado: Fundo no qual não recebe mais acréscimos de documentos, em função de a entidade não se encontrar mais em atividade.

  • O princípio da proveniência define que arquivos de entidades distintas não devem se misturar uns aos outros, o que permite identificar o fundo (conjunto de documentos de uma mesma entidade) a que pertence determinado documento de arquivo.

     

    by neto..

  • Provenîência = respeito aos fundos.

    Mnemônico: PROFUNDO

     

  • O item está certo.

     

    Segundo Duchein (1982), pelo princípio da proveniência, deve-se reunir todos os títulos que foram propriedade de uma mesma instituição, de uma mesma corporação ou de uma família.

     

    Fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência (instituição).

  • Geralmente quando aparece "proveniência" e "fundo" a questão está correta.

  • o princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o Princípio da Proveniência ou de Respeito aos Fundos. Você sabe o motivo?

    Se esse princípio é aplicado, quer dizer que estão reunidos os documentos de uma mesma instituição, caso contrário, o Princípio não estaria sendo aplicado corretamente e teríamos a junção de diversos fundos.

    Resposta: certa