SóProvas


ID
1176790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

Após passarem pelos arquivos correntes, os documentos de arquivo podem ser eliminados, ser encaminhados ao arquivo intermediário, ou, ainda, ser recolhidos aos arquivos permanentes.

Alternativas
Comentários
  • Também achei a parte "encaminhados ao arquivo intermediário" polêmica, quanto ao conjunto da questão ela está certa, uma outra semelhante ajudaria a responder, vejam:


    Prova: CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Classificação; Tipologia documental; Arquivo Corrente; 

    As correspondências - ofícios, memorandos, cartas - mantidas no setor de trabalho, isto é, próximas de quem trata dos assuntos relacionados a esses documentos, e que aguardam a transferência ao arquivo intermediário, o recolhimento ao arquivo permanente ou a eliminação, são consideradas de arquivo corrente.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Assertiva CORRETA.


    - 1ª fase: correntes

    - 2ª fase: intermediários

    - 3ª fase: permanentes


    A questão não diz respeito ao significado das palavras contidas no comando da questão, mas sim, à ideia geral. Os documentos de arquivos só devem passar obrigatoriamente pela fase corrente. Depois disso, podem passar diretamente para a fase permanente, serem eliminados ou seguir normalmente para a fase intermediária.

  • Esse encaminhamento também me fez pensar, mas marquei C com medo, depois de olhar esses comentários, vi que realmente a galera viu isso também.
    Para o CESPE então devem ser sinonimos. 

  • Errei a questão por que achei que o arquivo não poderia ser eliminado , ele migraria até a fase permanente. 

  • Os arquivos da fase corrente já podem ser diretamente eliminados? Não é necessária a transferência para a fase intermediária e aguardar o prazo prescricional/precaucional antes da eliminação?

  • Ricardo, pode ser eliminado na fase corrente se identificado que o documento já não tem mais valor administrativo. A eliminação tem que ser aprovada pela autoridade competente!

  • essa gabarito esta errado.......a passagem da fase corrente para a intermediaria é chamada de transferência e na questão fala que é encaminhado (mal elaborada).

  • corrente    ->  T  -> intermediário  ->  R  ->  permanente

    T  -> transferência; 
     R  -> recolhimento
  • A questão se refere à fase de destinação de documentos:

    A destinação é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação de documentos, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.


    Fonte: Arquivologia para concursos - Renato Valentini.

  • Transferência: o documento passa da idade corrente p/ a intermediária.

    Recolhimento: é a passagem das idades corrente ou intermediária p/ a permanente.
  • Errei pois levei a definição ao pé da letra.

    "Após passarem pelos arquivos correntes, os documentos de arquivo podem ser eliminados, ser encaminhados ao arquivo intermediário, ou, ainda, ser recolhidos aos arquivos permanentes."

    Errei por pensar que o termo correto deveria ser "transferência" já que esse é o nome dado ao processo de passagem do arquivo corrente para o intermediário. =(


  • È o tipo de questão do cespe que somente depois da prova ele decidi o gab!!!

     

  • Eta Cespe veia.
  • Quando lembro da polêmica eu acertoo... kkkk

    Em 01/12/2016, às 11:13:31, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 19/11/2016, às 13:03:31, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 11/11/2016, às 21:11:48, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 26/10/2016, às 15:19:59, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 20/10/2016, às 15:37:02, você respondeu a opção C.

  • tipica questão que o cespe poderia colocar qualquer gabarito e fundamentar do jeito que quiser...

  • O problema da questão é o fato dela ser mal redigida, pois é "frouxa" na utilização de um dos termos ("encaminhados" no lugar de "transferidos") e rigorosa no uso do termo logo a seguir ("recolhidos"). Se faz uso do rigor terminlógico no segundo caso, para estar coreta, deveria haver rigor no primeiro também. Na minha opinião, seria perfeitamente possível recorrer à resposta dada pela banca, pois o critério utilizado na redação da questão só foi claro quanto a sua dubiedade.

  • Acertei essa depois de errar várias desse tipo. As vezes não podemos nos apegar aos termos usados, pois a ideia principal da questão não está relacionada a eles. Tambem fiquei em dúvida quanto ao encaminhamento ao invés de transferencia. essa banca brinca com a nossa cara. Faze o que né...

  • não seria ..ser Transferidos para os arquivos intermediários?

     

    CESPE _|_

  • questao safada ................ 

  • O arquivo corrente, sendo a primeira fase do ciclo vital de documentos, é de passagem obrigatória para todos os documentos de arquivo. Ou seja, desde o momento de sua produção ou recebimento, os documentos já se encontram no arquivo corrente.

    a partir daí, a depender do processo de avaliação, os arquivos podem ser transferidos ao arquivo intermediário, recolhidos diretamente ao arquivo permanente, ou ainda ser eliminados. A partir dessa lógica, podemos concluir que a fase corrente é a única "obrigatória" para os documentos, sendo as demais opcionais, a depender da necessidade e conveniência da instituição.

    Gabarito do professor: Certo
  • ENCAMINHADO =  TRANSFERIDO

     

    AFF

     

  • Muita sacanagem , leva a dúvida , tendo em vista que  a palavra correta é transferência ao intermediario . O cespe usou do termo encaminhar !

  • Errei por levar em consideração que já nos arquivos correntes eles podem ser eliminados...

     

  • se falasse em transferência aos arquivos permanentes estaria incorreta.

  • Já errei duas vezes esta questão, pois a nomeclatura correta não é ser encaminhado ao arquivo intermediário esta movimentação seria adequada pela transferência. Cespe sendo Cespe..

  • Muito boa essa questão. 

  • Para mim isso foi 100% má fé !!!!!!!!!! Note que o examinador usa "recolhidos' no arquivo permanente.  Se era para usar uma "linguagem comum" , por que não diz o mesmo "encaminhado" para os dois arquivos ?  Por que não usa outros verbos como "transferir" , "enviar" , já que está usando uma linguagem comum?

     

    POR QUE usou recolhidos justamente para o permanente ? 

     

    Não tem comentários , é questão para beneficiar alguém.  # PAS

     

     

    Algumas questões da banca:

     

    Q547665 Os documentos, após serem transferidos, devem ser guardados em caráter definitivo

    Ø  FALSO. Pois o correto seria dizer "recolhidos"

     

    Q380959 A transferência, que consiste na passagem de documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários, é regulada pela tabela de temporalidade de documentos

    CORRETO.

  • @João M. o examinador do cespe ta sempre de má fé, inclusive é um dos requisitos para se tornar um.

  • Errei por conta do "Encaminhados"... =(

  • cespe usando sinonimo para "transferencia".... q lindo

    fui pela logica, mas na prova eu teria medo de marcar

  • O item está certo.

     

    No entanto, para os casos de transferência e recolhimento de arquivos, após a fase corrente, podemos ter 4 situações distintas:

    1º - Após o prazo de guarda estipulado para a fase corrente, será transferido para o arquivo intermediário, onde cumprirá seu prazo de guarda; cessada essa fase, ele será recolhido ao Arquivo Permanente. Assim, temos: CORRENTE - INTERMEDIÁRIO - PERMANENTE.

    2º - Após o prazo de guarda estipulado para a fase corrente, será recolhido diretamente ao Arquivo Permanente. Assim, temos: CORRENTE - PERMANENTE.

    3º - Após o prazo de guarda estipulado para a fase corrente, será transferido para o arquivo intermediário, onde cumprirá seu prazo de guarda; cessada essa fase, ele terá como destinação final a eliminação. Assim, temos: CORRENTE - INTERMEDIÁRIO - ELIMINAÇÃO.

    4º - Após o prazo de guarda estipulado para a fase corrente, ele terá como destinação final a eliminação. Assim, temos: CORRENTE - ELIMINAÇÃO.Essas 4 situações conduzem, então, à eliminação, encaminhamento ao arquivo intermediário, ou, ainda, recolhimento ao arquivo permanente.

    Essas 4 situações conduzem, então, à eliminação, encaminhamento ao arquivo intermediário, ou, ainda, recolhimento ao arquivo permanente.

  • Resolução: Os documentos podem ser criados, passar pela fase corrente, depois intermediária e, posteriormente, adquirir valor secundário e seguir para os arquivos permanentes;

    Os documentos podem ser criados, passar pela fase corrente, depois intermediária e, posteriormente, serem eliminados;

    Os documentos podem nascer com valor secundário e ir direto para o arquivo permanente quando cumprir as funções pelas quais foram criados (valor primário);

    Os documentos podem ser criados e serem eliminados diretamente após cumprirem o valor primário.

    Lembra sempre do nosso esquema: 

    Resposta: certa

  • POXA ! FICA COMPLICADO ASSIM, UMA QUESTÃO QUE PENSAMOS TER GANHADO E NA HORA A BANCA CONSIDERA AO CONTRÁRIO DO QUE APRENDEMOS!!!! "TRANSFERÊNCIA =ENCAMINHADO" FAZER O QUE ? ACEITAR QUE DÓI MENOS!

  • Encaminhados?????

  • Ai a gente aprende e fixa o termo "transferência" pra n errar nunca mais. E por causa justamente da fixação erramos rsrrsrs,,,pq CESPE diz q encaminhar ta certo,,,,afff

  • Eu marquei essa questão errada tendo em vista que quando há a passagem de arquivo corrente para o intermediário não ocorre o encaminhamento, mas sim transferência.

    Ela ficou duvidosa, cheguei a essa conclusão pois depois desse ponto, destacado a cima, ele prossegue e destaca que é recolhidos quando passa para permanente.

    Alguém analisou assim?

  • Marquei errada pelo " encaminhados" já que o certo seria "transferidos".

  • O encaminhada me pegou

  • CERTO