-
Questão tiro no pé.
Ora se é de alta custo por que produzir em grandes volumes? Mestre da disciplina, por gentileza, poderiam explicar esse Acórdão do Cespinho?
-
Vanessa - IPD, mesmo sendo uma desvantagem que se vê no primeiro momento o alto custo exigido por toda a cadeia do processo (desde a aquisição de máquinas de microfilmagem até a manutenção das máquinas leitoras), a relação custo/benefício pode ser bastante interessante e favorável para a instituição de acordo com as seguintes vantagens que passará a ter:
1) Validade legal: a microfilmagem é um processo de reprografia autorizado pela Lei Federal 5.433/1968 e pelo Decreto Federal 1799/1996, o que confere ao documento microfilmado o mesmo valor legal do documento original.
2) Redução de espaço: a microfilmagem é capaz de anular a necessidade de serem mantidos os arquivos em suportes convencionais, como o papel. Os documentos poderão ser eliminados, desde que não sejam arquivos históricos.
3) Segurança: para cada microfilme produzido deverá ser extraído um filme cópia, que deverá ser mantido em local distinto do original.
4) Preservação longa: observada as medidas adequadas de acondicionamento, conservação e manuseio, os microfilmes poderão perdurar por longos anos.
Bons estudos!
-
vanessa IPD, a questão esclarece que a microfilmagem é de alto custo,logo deve ser feita em grande volume. Vou dar um exemplo para ficar mais fácil. Você tem pouca quantidade de documento ,não vale a pena microfilmar,pois o custo será muito alto. No entanto,se você tiver uma grande quantidade, o custo/benefício da microfilmagem vai valer a pena.
-
Questão correta, outras semelhantes respondem, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Analista Administrativo - Área 4 - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Microfilmagem e ao uso das novas tecnologias;
A microfilmagem é mais indicada para grande conjunto documental com longo prazo de guarda, com valor fiscal e legal e demanda relativamente pequena, que não exige acesso múltiplo e simultâneo.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração
Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Métodos de Arquivamento; Microfilmagem;
A microfilmagem de documentos, embora apresente elevado custo de produção, propicia redução de espaço considerável.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Entendi, mas para entender tive que utilizar os princípios da Administração de Recursos Materiais. Obrigada pela ajuda, amigos.
Bons estudos.
-
A microfilmagem mencionada na questão é de preservação, em que um documento será microfilmado para preservar o original que, sendo muito antigo, o manuseio constante destruirá o documento. Logo, os microflimes servirão de consulta e produzirão os mesmos efeitos legais dos documentos originais, em juízo ou fora dele.
A título de acréscimo de conhecimento sobre o tema, as vantagens da microfilmagem são: validade legal, economia de espaço, durabilidade do suporte, facilidade no acesso à informação, segurança na conservação do suporte e na preservação do sigilo do documento. E a grande desvantagem é o alto custo.
Lembrando que, apesar do microfilme ser indicado para documentos com o prazo de guarda longo, é possível a microfilmagem de substituição, em que os documentos originais serão destruídos com a devida autorização da unidade interessada, sendo pois, usada em documentos sem valor permanente por economia de espaço e pela possível utilidade daquela informação em momento posterior, apesar disso, o documento em si não apresentará qualquer valor secundário.
Fonte: Apostila estratégia concursos
-
Certo!
Questão com grande índice de erro para aqueles candidatos que não sabem o conteúdo e assinala pela lógica, eis que se o custo é elevado, então o procedimento não deve ser realizado em grandes volumes. Diante disso este candidato acaba assimilando como falsa, mas na verdade ela está corretíssima. É isso mesmo que diz livros de autores renomados e diversos professores de cursinho para concurso.
Bons estudos a todos!
-
O alto custo é referente a implementação desta técnica. Fazer a microfilmagem de um pequeno arquivo é caro, de um grande arquivo também é caro. Não é a quantidade de arquivos que determina o alto custo, mas o método usado em si.
-
Guerreiros,
Fiquei com dúvida em relação ao termo "deve ser realizada..." dando ideia de obrigatoriedade.
Isso não tornaria o item errado?
Se alguém puder ajudar!
Obrigado!!!
-
Marcelo, "deve" no sentido de é aconselhável. Como os colegas disseram, apesar do custo, a economia de espaço é muito relevante. Então, apesar de não obrigatório, a doutrina aconselha a fazê-lo.
"Marilena Leite Paes é bastante enfática neste aspecto: a instituição não deve se basear somente na análise de custos decorrentes da implementação do sistema (por sinal, o alto custo do processo de microfilmagem é sua desvantagem mais apontada na doutrina), mas deve ter em mente as vantagens a que adoção dos microfilmes pode trazer à mesma." Prof. Felipe CepkauskasPetrachini
-
Vanessa, essa é exatamente minha dúvida! Se é de alto custo como pode ser de grandes volumes? eu hein...
-
Um dos objetivos de se utilizar a microfilmagem é contribuir para a preservação de documentos. É a chamada microfilmagem de preservação.
Utilizando a microfilmagem em documentos com longos prazos de guarda, as condições de preservação são melhoradas, uma vez que diminui o contato humano, reduzindo os riscos de danos por acidente ou mesmo de danos intencionais. Também é reduzido o dando causado pelo contato, pois o simples fato de manusear um documento, mesmo que da maneira correta, causa danos em sua estrutura.
-
se é uma técnica de alto custo não compensa investir nela para microfilmar poucos documentos, não compensaria comprar maquinário e colocar alguém especializado.
-
O uso do termo "deve" prejudica o julgamento objetivo da questão por 2 motivos:
1- passa a sensação de obrigatoriedade
2- dá a impressão de que não podemos microfilmar pequenos volumes documentais, o que pode ser feito, desde que se trate de um documento importante com alto valor histórico ou cultural.
-
Comentário:
Recomendação bastante sábia por parte da assertiva. Cuidado
com o significado do verbo "dever" aqui.
Ninguém está obrigando a instituição a utilizar o processo de microfilmagem, apenas se está apontando uma situação na
qual este método é recomendado, em contraposição a uma situação em que haja
um pequeno volume de documentos cujo prazo de guarda seja curto.
Pois bem, como o método de microfilmagem é muito caro, procura-se um
cenário onde o investimento possa ser "recuperado", através de ganhos de escala
(fazer um grande volume de coisas normalmente diminui o valor médio gasto para
se fazer cada coisa) ou da amortização (o investimento se paga ao longo de x anos,
e já que os microfilmes, segundo seus fabricantes, podem durar até meio milênio, o
custo diluído da operação se torna muito baixo).
Item Certo
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br Página 69 de 94
-
O item está certo.
A microfilmagem é um processo realizado mediante captação da imagem por meio fotográfico ou eletrônico, tendo como objetivos principais reduzir o tamanho do acervo e preservar os documentos originais.
A microfilmagem é mais indicada para grande conjunto documental com longo prazo de guarda, com valor fiscal e legal e demanda relativamente pequena, que não exige acesso múltiplo e simultâneo, pois apresenta elevado custo de produção.
-
falamos que o microfilme deve ser utilizado em dois casos:
1.Documentos que vão ser eliminados, cujos prazos de guarda no arquivo intermediário sejam longos.
2.Documentos cuja destinação final é a guarda permanente.
Resposta: certa
-
Exatíssimo.
A microfilmagem, técnica de custo elevado, deve ser realizada em grandes volumes documentais cujo prazo de guarda seja longo.