-
Acredito que outras questões ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; A organicidade do documento arquivístico encontra-se no elo mantido com os demais documentos do órgão ou empresa e que refletem suas funções e atividades.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; A organicidade do arquivo se verifica na relação que os documentos mantêm entre si em decorrência das atividades do sujeito acumulador, seja ele pessoa física ou jurídica.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Complementando...
a) Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
b) Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
c) Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
d) Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
e) Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica
Fonte: http://www.olhararquivistico.com.br/dica/?id=voce_conhece_os_principios_basicos_da_teoria_arquivistica
-
Os documentos de arquivo possuem cinco caracteristicas:
1) Naturalidade ou organicidade - São acumulados naturalmente;
2) Autenticidade - São compostos por elementos que dão autenticidade e confiabilidade aos documentos;
3) Inter-relacionamento - Os documentos se relacionam entre eles e seus acumuladores;
4) Unidade - São únicos em sua finalidade, ou seja, conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos;
5) Integridade - Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
-
Sem delongas! Organicidade é apenas a característica em um documento que você identificar um órgão, por exemplo, um boletim de ocorrência, a priori, este, provavelmente, só terá valor policial, de forma algum podemos indagar se um B.O pode vir de uma delegacia da Receita Federal.
-
Pra quem não assina, o gabarito é errado.
-
É muito comum, nas provas do CESPE, especificamente em provas específicas para arquivistas, essa manipulação dos conceitos. A pessoa começa a pensar que a questão poderia estar certa se isso ou aquilo (...). Balela. É importante não se deixar levar e ter os conceitos fixos em mente porque, principalmente quando se trata de arquivologia, os conceitos estão intrincados uns nos outros e podem nos confundir.
É só algo que venho percebendo e resolvi compartilhar.
-
Organicidade:
» Os Arquivos de mesma proveniência (mesmo local de origem) devem conservar a organicidade estabelecida pela entidade. EX.: Se um arquivo foi transferido de uma instituição para outra, esta não pode alterar a organização e a ordem dos documentos, por mais que utilize uma organização diferente.
-
O correto seria:
A autenticidade consiste, basicamente, em preservar os elementos que dão confiabilidade aos documentos.
-
A organicidade é um dos princípios fundamentais da Arquivologia, sendo mais do que um fator de confiabilidade da informação. Sua observação garante o próprio entendimento do conteúdo informacional do conjunto.
A organização dos documentos permite compreender o conjunto em sua completude, pois os documentos de arquivo, como peças isoladas, não possuem todas as informações, e é necessário estudá-los juntos para uma perfeita compreensão dos mesmos. Isso não será possível se não for conhecida a ordenação dos documentos. Então a organicidade dos documentos é uma informação em si, ainda mais importante que as demais, pois não está registrada como elas, sendo mais frágil e tendo maior risco de perda.
Portanto o item está incorreto.
-
Principio da Organicidade segundo Heloísa Bellotto "Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.
Princípio da Ordem Original postula que devem ser mantidas as relações que os documentos têm com outros documentos originados das mesmas funções e atividades.
-
Organicidade: demonstra a relação orgânica entre o tipo de documento produzido e
a entidade. O Superior Tribunal Militar produz documentos relacionados à Justiça
Militar e não à Justiça do trabalho, pois é orgânico a ele este tipo de documentação.
-
ERRADO
Segundo Heloísa Bellotto os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.
-
a organicidade é uma característica muito importante dos arquivos. É através dela que a estrutura, as funções e as atividades da entidade são refletivas em suas relações internas e externas. Essa é a definição correta e não a apresentada na questão. O conceito de confiabilidade será estudado em um outro momento.
-
a organicidade é uma característica muito importante dos arquivos. É através dela que a estrutura, as funções e as atividades da entidade são refletivas em suas relações internas e externas. Essa é a definição correta e não a apresentada na questão. O conceito de confiabilidade será estudado em um outro momento.