SóProvas


ID
1176907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o  item  subsecutivo.

Segundo a norma internacional, a história administrativa, a data tópica e o identificador são os campos obrigatórios para a descrição de instituições com acervo arquivístico.

Alternativas
Comentários
  • Todos os 26 elementos abrangidos por estas regras gerais podem ser utilizados, mas somente um conjunto deles precisa sê-lo numa dada descrição. Apenas alguns elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva:


    a)código de referência;

    b)título;

    c)produtor;

    d)data(s);

    e)dimensão da unidade de descrição; e

    f)nível de descrição.

    Fonte: Conarq

  • Olá, Alisson. Acredito que a norma com 26 elementos que você utilizou no comentário seja a ISAD(G). Entretanto a questão versa acerca de norma internacional para descrição de instituições com acervo arquístico. A norma que aborda esse tipo de instituição é a ISDIAH.

    Na página 15 da norma está escrito:

    4.7 Todos os elementos abrangidos por estas regras estão disponíveis para uso, mas os seguintes

    são obrigatórios:

    - Identificador (elemento 5.1.1);

    - Forma(s) autorizada(s) do nome (elemento 5.1.2);

    - Endereço(s) (elemento 5.2.1).


    ISDIAH:

    http://www.academia.org.br/abl/media/Norma%20Internacional%20para%20Descri%C3%A7%C3%A3o%20de%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20com%20Acervo%20Arquiv%C3%ADstico.pdf


  • A norma internacional em questão é a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (G). Segundo esta norma, os elementos obrigatórios em uma descrição são: código de referência; título; produtor; data(s); dimensão da unidade de descrição; e nível de descrição.

    Gabarito do professor: Errado
  • Nem sabia todos os requisitos obrigatórios. Só que "história administrativa" não é requisito obrigatório de nenhuma norma. Aí matei a questão :)