SóProvas



Questões de ISDIAH


ID
703876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a descrição de documentos, julgue os próximos itens.

A Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico (ISDIAH) contempla a descrição de instituições arquivísticas, podendo ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia, como bibliotecas e museus.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta

    Elaborada pelo Comitê de Boas Práticas e Normas Londres, Reino Unido, 10-11 de março de 2008
    A ISDIAH foi desenvolvida para ajustar e harmonizar as quatro normas internacionais de descrição elaboradas desde a década de 1990.
    O principal objetivo da norma é facilitar a descrição de instituições arquivísticas cuja função primordial seja guardar arquivos e torná-los disponíveis para o público em geral. Entretanto, outras entidades, tais como instituições culturais (bibliotecas, museus), empresas, famílias ou indivíduos, podem custodiar arquivos. Esta norma, ou um subconjunto de seus elementos, pode ser aplicada a todas as entidades que dêem acesso aos documentos sob sua custódia.


    Bons Estudos
  • O principal objetivo da norma é facilitar a descrição de instituições arquivísticas cuja função primordial seja guardar arquivos e torná-los disponíveis para o público em geral. Entretanto, outras entidades, tais como instituições culturais (bibliotecas, museus), empresas, famílias ou indivíduos, podem custodiar arquivos. Esta norma, ou um subconjunto de seus elementos, pode ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia.

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/isdiah.pdf

  • Muito confusa a questão. Acho que caberia recurso.

    ...podendo ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos ARQUIVÍSTICOS sob sua custódia, como bibliotecas e museus.

  • Direto ao ponto!

    A Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico (ISDIAH) contempla a descrição de instituições arquivísticas, podendo ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia, como bibliotecas e museus.

    Justificativa: a ISDIAH = descreve Inst. Arquivísticas ou Não Arq.

    GABARITO: CERTO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Gab. correto.

    ISDIAH (Norma internacional descrição de instituições com acervo arquivísticos) possui como elementos obrigatórios:  Identificador; Forma(s) autorizada(s) do nome e Endereço Fonte:

    Ela faz a descrição de instituições arquivísticas e de outras entidades responsáveis pela manutenção de arquivos

    --> A ISDIAH pode ser aplicada em instituições não arquivísticas.


ID
908575
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A norma brasileira que consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira, incorporando preocupações que o Comitê de Normas de Descrição do Conselho Internacional de Arquivos (CDS/CIA) considera importante é a:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D.

    A NOBRADE, estabelece, no Brasil, diretivas para a descrição de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais, sendo recomendada pela Resolução nº 28 do CONARQ.

    Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

    Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária. 

    Normas para descrição de documentos arquivísticos visam garantir descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas. A padronização da descrição, além de proporcionar maior qualidade ao trabalho técnico, contribui para a economia dos recursos aplicados e para a otimização das informações recuperadas. Ao mesmo tempo que influem no tratamento técnico realizado pelas entidades custodiadoras, as normas habilitam o pesquisador ao uso mais ágil de instrumentos de pesquisa que estruturam de maneira semelhante a informação.

ID
908578
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qual a norma que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas, e que deve ser usada em conjunção com as normas nacionais existentes ou como base para a sua criação?

Alternativas
Comentários
  • ISAD(G) 
    Norma geral internacional de descrição arquivística . 

    Resposta : A

ID
1176907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o  item  subsecutivo.

Segundo a norma internacional, a história administrativa, a data tópica e o identificador são os campos obrigatórios para a descrição de instituições com acervo arquivístico.

Alternativas
Comentários
  • Todos os 26 elementos abrangidos por estas regras gerais podem ser utilizados, mas somente um conjunto deles precisa sê-lo numa dada descrição. Apenas alguns elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva:


    a)código de referência;

    b)título;

    c)produtor;

    d)data(s);

    e)dimensão da unidade de descrição; e

    f)nível de descrição.

    Fonte: Conarq

  • Olá, Alisson. Acredito que a norma com 26 elementos que você utilizou no comentário seja a ISAD(G). Entretanto a questão versa acerca de norma internacional para descrição de instituições com acervo arquístico. A norma que aborda esse tipo de instituição é a ISDIAH.

    Na página 15 da norma está escrito:

    4.7 Todos os elementos abrangidos por estas regras estão disponíveis para uso, mas os seguintes

    são obrigatórios:

    - Identificador (elemento 5.1.1);

    - Forma(s) autorizada(s) do nome (elemento 5.1.2);

    - Endereço(s) (elemento 5.2.1).


    ISDIAH:

    http://www.academia.org.br/abl/media/Norma%20Internacional%20para%20Descri%C3%A7%C3%A3o%20de%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20com%20Acervo%20Arquiv%C3%ADstico.pdf


  • A norma internacional em questão é a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (G). Segundo esta norma, os elementos obrigatórios em uma descrição são: código de referência; título; produtor; data(s); dimensão da unidade de descrição; e nível de descrição.

    Gabarito do professor: Errado
  • Nem sabia todos os requisitos obrigatórios. Só que "história administrativa" não é requisito obrigatório de nenhuma norma. Aí matei a questão :)


ID
1195267
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para que a troca eletrônica de informações entre os acervos seja satisfatória é necessário que, cada vez mais, os arquivistas comecem a falar a mesma língua. Nesse sentido, é fundamental o estabelecimento de diretrizes básicas para todas as atividades relacionadas à organização arquivística, inclusive a descrição. A normalização da descrição arquivística também facilita o acesso às informações do acervo por parte dos mais diversos consulentes."
 (Lopez, 2002, p. 16.)
São normas de descrição, EXCETO
:

Alternativas
Comentários
  • NOBRADE - NORMA BRASILEIRA DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA

    ISAD(G) - NORMA GERAL INTERNACIONAL DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA

    ISDF - NORMA INTERNACIONAL PARA DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES

    ISDIAH - NORMA INTERNACIONAL PARA DESCRIÇÃO DE INSTITUIÇÕES COM ACERVO

  • Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ


ID
1422214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base em normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item seguinte.

O principal objetivo da Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico (ISDIAH) é proporcionar a descrição de instituições arquivísticas. Apesar de sua aplicação ocorrer apenas no âmbito de instituições de arquivo, é possível também, pelo uso da norma, fazer-se o estabelecimento de relações com listas de autoridades de bibliotecas e museus.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a norma ISDIAH, "o principal objetivo da norma é facilitar a descrição de instituições arquivísticas cuja funçãoprimordial seja guardar arquivos e torná-los disponíveis para o público em geral. Entretanto, outras entidades, tais como instituições culturais (bibliotecas, museus), empresas, famílias ou indivíduos, podem custodiar arquivos. Esta norma, ou um subconjunto de seus elementos, pode ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia".

    Diz ainda que "permite o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional".


    Link da norma: http://www.academia.org.br/abl/media/Norma%20Internacional%20para%20Descri%C3%A7%C3%A3o%20de%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20com%20Acervo%20Arquiv%C3%ADstico.pdf

  • Qual é o erro da questão?

  • A aplicação pode ocorrer em outras instituições.

  • Até hoje eu não entendi o erro da questão...

  • [MPE-PI| 2012] A Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico (ISDIAH) contempla a descrição de instituições arquivísticas, podendo ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia, como bibliotecas e museus. CERTA

    ---

    ERRO: "Apesar de sua aplicação ocorrer apenas no âmbito de instituições de arquivo"

  • Como o amigo Léo bem disse, a questão se torna errada quando limita a aplicação da ISDIAH aos arquivos, fazendo concessões às bibliotecas e aos museus. Ela pode ser aplicada a todas as entidades, independente de ser arquivo, biblioteca ou museu,  que deem acesso aos documentos sob sua custódia.

    Vejamos o que diz a norma:

    "O principal objetivo da norma é facilitar a descrição de instituições arquivísticas cuja função primordial seja guardar arquivos e torná-los disponíveis para o público em geral. Entretanto, outras entidades, tais como instituições culturais (bibliotecas, museus), empresas, famílias ou indivíduos, podem custodiar arquivos. Esta norma, ou um subconjunto de seus elementos, pode ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia."

     

     ISDIAH P. 11

  • A Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico - ISDIAH - tem o objetivo de criar um sistema normatizado para descrição de entidades custodiadoras de arquivos. 

    Esta norma, embora estabeleça conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus, não tem aplicação prática nessas áreas de documentação por si só.

    Ela pode ser aplicada a essas instituições (bibliotecas e museus) caso elas se comportem como entidades custodiadoras de arquivos. (toda instituição possui arquivos, inclusive as bibliotecas e museus).

    Gabarito do professor: Errado
  • O Erro está no " APENAS "


ID
1454233
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A norma internacional que dá diretivas para a preparação de descrições que exercem um papel vital na explicação da proveniência de documentos, ajudando a situá-los com mais segurança no contexto de sua produção e uso é a:

Alternativas
Comentários
  • ISDF - Norma Internacional para Descrição de Funções 

    "A descrição de funções exerce um papel vital na explicação da proveniência de documentos. As descrições de funções podem ajudar a situar os documentos com mais segurança no contexto de sua produção e uso. Também ajudam a explicar como e por que documentos foram produzidos e subseqüentemente usados, o propósito ou papel que foram destinados a executar numa organização, e como se ajustavam a essa organização e se ligavam a outros documentos por ela produzidos."

  • Vamos analisar uma a uma as alternativas:

    A - ISAD (G) estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas.

    B - ISAAR (CPF) dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.

    C - ISDIAH determina o tipo de informação que poderia ser incluída em descrições de instituições com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística.

    D - ISDF dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.

    E - ISO 9000 descreve regras relacionadas a implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade.

    Um elemento que exerce papel fundamental na produção do documento é a atividade ou função que o gerou, sendo a descrição desse elemento orientado pela norma ISDF.

    Gabarito do professor: Letra "D"

ID
1455973
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao fazer a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos, deve-se usar a seguinte norma:

Alternativas
Comentários
  • ISDF (Norma Internacional para Descrição de Funções) - Seu objetivo é orientar a descrição das funções que originaram os documentos. A relação dos documentos entre si, dos documentos com os produtores e com as funções para as quais foram criados é que possiblita a recuperação do contexto, fundamental para a compreensão e valor dos documentos. (fonte: conarq.arquivonacional.gov.br)

  • Vamos analisar uma a uma as alternativas:

    A - ISAD (G) estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas.

    B - ISDIAH determina o tipo de informação que poderia ser incluída em descrições de instituições com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística.

    C - ISDF dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.

    D - ISAAR (CPF) dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.

    E - NOBRADE estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

    Então a norma que orienta a descrição de funções geradoras de documentos é a ISDF.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Gabarito: Letra C.

    A ISDF fornece orientações para Funções.


ID
1455976
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para o registro de autoridade arquivística da entidade produtora, que é fundamental para documentar o contexto da produção de documentos e permite estabelecer as relações deste elemento com a história administrativa ou a biografia, deve ser usada a seguinte norma:

Alternativas
Comentários
  • A ISAAR (CPF) fornece regras gerais para o estabelecimento de registros de autoridade arquivística que descrevem entidades coletivas, pessoas e famílias que podem ser citadas como produtores nas descrições de documentos de arquivos." (RODRIGUES, 2014, p.53)


ID
1552525
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A ISDIAH é uma norma internacional que tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • "Norma que determina o tipo de informação que poderia ser incluída em descrições de INSTITUIÇÕES com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística.'

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/publicacoes-2/32-isdiah-norma-internacional-para-descricao-de-instituicoes-com-acervo-arquivistico.html

  • a

    estabelecer "diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas". competência da ISAD (G).

    b

    dar "diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos". Compete a ISAAR (CPF) 

    c

    apresentar "regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos". Correto, competência do ISDIAH

    d

    dar "diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos". Compete ao ISDF

    e

    fornecer "à profissão arquivística regras de conduta de alto nível". O que disõe ao código de ética do arquivista.

  • Resumo:

    Nobrade: descreve acervos

    ISDF: descreve funções

    ISDIAH: descreve instituições 

    ISAAR (CPF): descreve entidades coletivas, pessoas ou famílias

    ISAD (G): descreve acervos também (só que é internacional)


ID
1776667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base nas normas internacionais de arquivo, julgue o seguinte item.

A descrição de uma instituição com acervo arquivístico deve conter, obrigatoriamente, informações sobre o identificador, a forma autorizada do nome e o endereço.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.

    Todos os elementos abrangidos por estas regras estão disponíveis para uso, mas os seguintes são obrigatórios:

    - Identificador (elemento 5.1.1);

    - Forma(s) autorizada(s) do nome (elemento 5.1.2);

    - Endereço(s) (elemento 5.2.1).

    Fonte: Norma internacional para a descrição de instituições com acervo arquivístico - ISDIAH. p. 15.

  • QUESTÃO CORRETA

    Sempre lembro das empresas em que o nome da Razão Social é diferente  do da Fantasia.

    Ai sei que é obrigatório a forma autorizada do nome.

     

  • Resolução: os elementos obrigatórios são identificador, forma(s) autorizada(s) do nome e endereço.

    Resposta: certa


ID
1800682
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à ISDIAH, avalie se as afirmativas a seguir sãofalsas (F) ou verdadeiras (V):

✔É uma norma para descrição de funções arquivísticas.

✔As descrições podem servir para descrever instituiçõescomo unidades em um sistema de descrição arquivística.

✔É adaptada em conformidade à ISAD(G) e ISAAR (CPF).

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    "Estas descrições podem ser usadas:

    a para descrever instituições como unidades em um sistema de descrição arquivística; (p.11)

    ...

    Além disso, esta norma dá orientação para relacionar as informações sobre cada instituição às descrições dos documentos custodiados e de seus produtores. Estas descrições deveriam conformar-se à ISAD(G) e à ISAAR(CPF). (p.11)

    http://www.academia.org.br/sites/default/files/conteudo/norma_internacional_para_descricao_de_instituicoes_com_acervo_arquivistico.pdf

     

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    I - A ISDIAH é uma norma para descrição de instituições com acervos arquivisticos. A descrição de funções é orientada pela ISDF (Norma Internacional para Descrição de Funções). Errado.
    II - Considerando que é uma norma para descrição de instituições, a norma considera todas as instituições como unidades de um sistema, ou seja, orienta a descrição do geral para o particular, e demonstra as relações que as instituições podem ter entre si. Correto.
    III - Segundo a própria norma determina, sua descrições devem estar em acordo com a ISAD (G) e a ISAAR (CPF). Correto.
     
    Portanto a ordem correta é falso, verdadeiro e verdadeiro.

    Gabarito do professor: Letra "A"

ID
1814653
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A conexão das descrições dos documentos às informações sobre produtores e custodiadores é essencial para fornecer aos usuários uma compreensão global do material arquivístico descrito. Para fazer uma descrição normalizada das instituições custodiadoras, deve-se usar a norma: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B

    ISDIAH - Norma internacional para a descrição de instituições com acervo arquivístico.

  • Os padrões para descrição de instituições custodiadoras de arquivos estão informados na Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico - ISDIAH.

    A ISAD (G) é uma norma para descrião dos próprios documentos.

    A ISDF é uma norma para descrição das funções que geram os documentos.

    A ISAAR (CPF) é uma norma para descrição do registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.

    a NOBRADE é uma norma para descrição de documentos de aplicação no Brasil.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • https://www.instagram.com/mundodaarquivologia/

    Gabarito: B

    A NOBRADE e ISAD (G) fornecem orientações para a descrição arquivística, a primeira nacional e a segunda internacional.

    A ISDF fornece orientações para Funções.

    A ISAAR(CPF) fornece orientações para registro de autoridades arquivísticas. Associo o CPF a pessoas.

    A ISDIAH é para descrição de Instituições com Acervos arquivísticos.


ID
2020621
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim: – o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis; – a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e/ou listas de autoridade; – o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional; e – a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    ISDIAH - Norma Internacional para a Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico.

  • A norma que orienta a descrição de instituições com acervos arquivísticos é a Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico - ISDIAH. O texto apresentado na questão faz parte de sua apresentação inicial.

    A ISAD (G) é uma norma para descrião dos próprios documentos.

    A ISDF é uma norma para descrição das funções que geram os documentos.

    A ISAAR (CPF) é uma norma para descrição do registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.

    a NOBRADE é uma norma para descrição de documentos de aplicação no Brasil.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • sempre que falar, especificamente, de uma norma de descrição de instituições com acervo arquivístico, pense na ISDIAH.

    Resposta: B

  • Gabarito: B

    A NOBRADE e ISAD (G) fornecem orientações para a descrição arquivística, a primeira nacional e a segunda internacional.

    A ISDF fornece orientações para Funções.

    A ISAAR(CPF) fornece orientações para registro de autoridades arquivísticas. Associo o CPF a pessoas.

    A ISDIAH é para descrição de Instituições com Acervos arquivísticos.

    (Bônus) O e-arq são requisitos para Sistemas Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD)


ID
2357185
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da Normalização da Descrição Arquivística, relacione adequadamente as siglas aos seus respectivos conceitos.

1. ISDF.

2. NOBRADE.

3. ISAAR-CPF.

4. ISDIAH.


( ) Norma que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.

( ) Norma que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de funções e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema arquivístico de informação.

( ) Norma que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de instituições com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística.

( ) Norma que estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave para acertar questões sobre as definições das normas de descrição:

     

    Norma que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. ISAAR (CPF)

    Norma que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de funções e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema arquivístico de informação.(ISDF)

    Norma que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de instituições com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística. (ISDIAH)

    Norma que estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. (NOBRADE)

  •  a) 2, 3, 1, 4. 

     b) 3, 1, 4, 2. 

     c) 4, 2, 3, 1. 

     d) 3, 4, 1, 2. 

    Ja desconfia-se que começa pelo "3", logo o último seria "2" NOBRADE e no último aparece "a descrição no Brasil de" confirmando nossa suspeita.

    B ou D? ... segue o ráciocínio e escolhe 

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    1 - Descrição de entidades custodiadoras de arquivo são de atuação da ISAAR (CPF). (3)
    2 - Descrição de funções são de atuação de ISDF. (1)
    3 - Orientações sobre como a descrição deve ser realizada em sistemas próprios é área de atuação da ISDIAH. (4).
    4 - Norma que estabelece diretivas para descrição de documentos no Brasil é a NOBRADE . (2).

    Portanto a sequência correta de definição de normas é 3, 1, 4 e 2.

    Gabarito do professor: Letra "B"

ID
2358118
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Quanto às normas nacionais e internacionais de arquivos, a _____________ apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas

ID
2405311
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para estabelecer diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas, deve-se usar que norma?

Alternativas
Comentários
  • A ISAD(G) – General International Standard Archival Description, ou Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – é uma norma desenvolvida pelo Conselho Internacional de Arquivos/International Council on Archives (CIA) que estabelece directrizes gerais para a descrição arquivística, devendo ser usada em conjunto com normas ou recomendações nacionais existentes em cada país.

    NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística  - A NOBRADE não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais. Tem por objetivo estruturar a informação a partir de elementos de descrição comuns, buscando interferir o mínimo possível na forma final em que as descrições são apresentadas.”;

    A ISDF - (Norma Internacional para a Descrição de Funções) foi elaborada pelo Comité de Boas Práticas e Normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), em 2007, e resultou do reconhecimento da importância das funções no contexto da produção documental das organizações. Para desenvolver esta norma, o grupo de trabalho recorreu a modelos de descrição de análise de funções utilizados nos arquivos da Austrália, do Canadá, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da

    América;

    ISDIAH  - Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico - Esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos;

    A ISAAR (CPF) - (Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias) foi elaborada pelo Conselho Internacional de Arquivos.A actual segunda edição de 2004 contém uma secção descrevendo o modo como os registos de autoridade arquivística se podem ligar à documentação de arquivo e a outros recursos, incluindo as descrições arquivísticas segundo a norma ISAD(G).

     

     

     

     

     

     

     

  • Para estabelecer diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas, deve-se usar que norma?

    ISAD(G) - General International Standard Archival Description - Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística.

  • As diretrizes gerais para descrições arquivísticas se encontram na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (G). Segundo o próprio documento afirma, a norma estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas, e deve ser usada em conjunção com as normas nacionais existentes ou como base para a sua criação.

    A NOBRADE é uma norma nacional de descrição. Embora tenha suas bases na ISAD (G), sua aplicação é apenas em âmbito nacional, o que restringe seu caráter "geral".

    A ISDF é uma norma para descrição de funções, ou seja, das atividades geradoras de documentos.

    A ISDIAH é uma norma para descrição de instituições custodiadoras de documentos.

    ISSAR-CF não é nenhuma norma existente na Arquivologia.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • A ISAG(G) é a norma mais geral de descrições. Pense no G de ISAD(G) e relacione ao G de Geral.

    Resposta: A


ID
2515723
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece diretrizes para a descrição de documentos arquivísticos no Brasil, a fim de facilitar o acesso e o intercâmbio de informações no âmbito nacional e internacional, tendo sido construída com base e em consonância com as normas

Alternativas
Comentários
  • Essa norma foi contruída com base na ISAD(G) e na ISAAR(CPF), como se pode inferir do próprio texto da norma. E ela ainda faz questão de ressaltar na sua página 10 que "A NOBRADE não é uma mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), que já existem e estão publicadas." Letra E

  • GABARITO: E

    NOBRADE: Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária.

  • A NOBRADE é a norma de descrição de documentos de arquivo a ser observada pelas instituições arquivísticas.

    Ela pode ser considerada uma "adaptação" da norma geral internacional ISAD (G) à realidade brasileira. Considerando que a descrição das instituições arquivísticas também é fundamental para tornar o arquivo acessível, também há consonância da NOBRADE  com a norma geral internacional de descrição de instituições arquivísticas ISAAR (CPF).

    Gabarito do professor: Letra "E"

ID
2664385
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Arquivos de 4 de setembro de 2015, a propósito da implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais a entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, a definição dos metadados deve observar

Alternativas
Comentários
  • No caso de um repositório para documentos arquivísticos, a definição dos metadados deve observar o e-ARQ Brasil (nas fases corrente e intermediária) e a NOBRADE (na fase permanente).

    GAB: LETRA C

     

    fonte: Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq, aprovado pela Resolução 39/2014


ID
2664430
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Há uma série de normas internacionais dedicadas ao processo de descrição de documentos de arquivo. Além da norma geral, a ISAD(G), há outras que a complementam: a que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística, isto é, de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas) que produzem e custodiam arquivos; a que apresenta regras gerais para a caracterização das instituições detentoras de acervo arquivístico; e a que trata das funções das entidades coletivas responsáveis pela produção e manutenção de arquivos. Tais normas complementares são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • ISAAR (CPF) - Norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas,pessoas e famílias: o objetivo primordial dessa norma é fornecer regras gerais para a normalização de descrições arquivísticas de produtores de documentos (entidades coletivas, pessoas e famílias) e do contexto de produção de documentos.

    ISDF - Norma internacional de descrição de funções: esta norma dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.

    ISDIAH - Norma internacional para a descrição de instituições com acervo arquivístico: esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.

    Fonte: BARBOSA, MALVERDES. Arquivologia para concursos. 2015.

  •  A questão trata das diversas normas arquivísticas e quer saber qual é a norma responsável por cada definição apresentada.

    Todas as normas, na parte de "âmbito e conteúdo", explicam seus objetivos

    Trecho do enunciado: "a que dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística, isto é, de pessoas físicas e jurídicas (públicas e privadas) que produzem e custodiam arquivos;"

    Segundo a ISAAR (CPF), "esta norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. "

    Trecho do enunciado: "a que apresenta regras gerais para a caracterização das instituições detentoras de acervo arquivístico;"

    Segundo a ISDIAH, "esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim:
    - o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis;
    - a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e/ou listas de autoridade;
    - o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional; e
    - a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional."
    Trecho do enunciado: "e a que trata das funções das entidades coletivas responsáveis pela produção e manutenção de arquivos."
    Segundo a ISDF, "esta norma dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos"
    a) ISDF não, o correto é ISAAR (CPF); ISAAR CPF não, o correto é ISDIAH; ISDIAH não, o correto é ISDF. Errada.
    b) ISAAR (CPF) certa; ISDF não, o correto é ISDIAH; ISDIAH não, o correto é ISDF. Errada.
    c) ISDF não, o correto é ISAAR (CPF); ISDIAH certa; ISAAR (CPF) não, o correto é ISDF. Errada.
    d) ISDIAH não, o correto é ISAAR (CPF); ISAAR (CPF) não, o correto é ISDIAH; ISDF certa. Errada.
    e) Os trechos dos enunciados fazem referência às normas ISAAR (CPF), ISDIAH e ISDF, respectivamente.  

    Fonte: Conselho Internacional de Arquivos ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

    ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. 

    ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

    ISDF: Norma internacional para descrição de funções. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

    Gabarito do Professor: E
  • Gabarito: E

    ISAAR (CPF): Norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas,pessoas e famílias.

    Sempre lembro do CPF, que é um por pessoa... lembro que é a norma que descreve pessoas...

    ISDIAH: Norma internacional para a descrição de Instituições com Acervo arquivístico.

    ISDF: Norma internacional de descrição de Funções.

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia


ID
2785849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos instrumentos de descrição de documentos de arquivo, julgue o item subsequente. Considere que as siglas NOBRADE, ISAD (G), ISAAR (CPF), ISDF, ISDIAH, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, à

Norma Brasileira de Descrição Arquivística
Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística
Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias
Norma Internacional para Descrição de Funções
Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico

Dada a pluralidade de assuntos e gêneros documentais de acervos arquivísticos, a normalização dos instrumentos de descrição é uma medida considerada inviável.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

     

    Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE);

    Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (ISAD - G);

    Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR - CPF);

    Norma Internacional para Descrição de Funções (ISDF)

    Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístic (ISDIAH);

  • Totalmente viável e necessária.

  • Essa questão teve a intenção de pegar quem faz leitura rápida sem muita atenção. A pessoa tem em mente a viabilidade, lê viável e tasca errado. Coisas do CEBRASPE. 

  • Nishimura nela...

  • Normas para descrição de documentos arquivísticos visam garantir descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas. A padronização da descrição, além de proporcionar maior qualidade ao trabalho técnico, contribui para a economia dos recursos aplicados e para a otimização das informações recuperadas. Ao mesmo tempo que influem no tratamento técnico realizado pelas entidades custodiadoras, as normas habilitam o pesquisador ao uso mais ágil de instrumentos de pesquisa que estruturam de maneira semelhante a informação.

    Fonte: NOBRADE


ID
2785858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos instrumentos de descrição de documentos de arquivo, julgue o item subsequente. Considere que as siglas NOBRADE, ISAD (G), ISAAR (CPF), ISDF, ISDIAH, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, à

Norma Brasileira de Descrição Arquivística
Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística
Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias
Norma Internacional para Descrição de Funções
Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico

A ISDIAH pode ser aplicada em instituições não arquivísticas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    O principal objetivo da norma é facilitar a descrição de instituições arquivísticas cuja função primordial seja guardar arquivos e torná-los disponíveis para o público em geral. ENTRETANTO, outras entidades, tais como instituições culturais (bibliotecas, museus), empresas, famílias ou indivíduos, podem custodiar arquivos. Esta norma, ou um subconjunto de seus elementos, pode ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia (página 49 da ISDAH);

  • Direto ao ponto

    A ISDIAH pode ser aplicada em instituições não arquivísticas.

    Justificativa: é isso, anota no caderno e segue a vida!

    GABARITO: CERTO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • A ISDIAH é uma norma que contempla instituições que possuem acervos arquivísticos. Elas não precisam ser necessariamente 100% instituições arquivísticas.

    Q234623 - MPE/PI 2012

    A Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico (ISDIAH) contempla a descrição de instituições arquivísticas, podendo ser aplicada a todas as entidades que deem acesso aos documentos sob sua custódia, como bibliotecas e museus. (gab: certo)


ID
2794972
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico – ISDIAH, há um campo que objetiva fornecer informação sobre as políticas de gestão e de entrada de documentos da instituição com acervo arquivístico.

Assinale a opção que indica a área de descrição em que esse campo se insere.

Alternativas
Comentários
  • 4.4 Os elementos de descrição para instituições com acervo arquivístico estão organizados em seis áreas de informação: 1 Área de identificação (onde a informação visa identificar especificamente a instituição com acervo arquivístico e definir pontos de acesso normalizados);

    2 Área de contato (onde é fornecida informação sobre como contatar a instituição com acervo arquivístico); e documentos da instituição com acervo arquivístico);

    3 Área de descrição (onde é fornecida informação relevante acerca da história, estrutura atual e políticas de entrada de documentos da instituição com acervo arquivístico);

    4 Área de acesso (onde é fornecida informação sobre o acesso à instituição com acervo arquivístico: horário de funcionamento, quaisquer restrições de acesso etc.);

    5 Área de serviços (onde é fornecida informação relevante sobre os serviços técnicos oferecidos pela instituição com acervo arquivístico);

    6 Área de controle (onde é especificamente identificada a descrição da instituição com acervo arquivístico e é registrada informação sobre como, quando e por qual instituição foi criada e mantida).

  • A Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico – ISDIAH apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com
    acervos arquivísticos. 


    Ela é dividida nas seguintes áreas para registro:


    1 Área de identificação (onde a informação visa identificar especificamente a instituição com acervo arquivístico e definir pontos de acesso normalizados);


    2 Área de contato (onde é fornecida informação sobre como contatar a instituição com acervo arquivístico); e documentos da instituição com acervo arquivístico);


    3 Área de descrição (onde é fornecida informação relevante acerca da história, estrutura atual e políticas de entrada de documentos da instituição com acervo arquivístico);


    4 Área de acesso (onde é fornecida informação sobre o acesso à instituição com acervo arquivístico: horário de funcionamento, quaisquer restrições de acesso etc.);


    5 Área de serviços (onde é fornecida informação relevante sobre os serviços técnicos oferecidos pela instituição com acervo arquivístico);


    6 Área de controle (onde é especificamente identificada a descrição da instituição com acervo arquivístico e é registrada informação sobre como, quando e por qual instituição foi criada e mantida). 


    Portanto as políticas de gestão e de entrada de documentos na instituição arquivística devem ser registradas na área de descrição.


    Gabarito do professor: Letra B.
  • 5.3 ÁREA DE DESCRIÇÃO:

    5.3.1 História da instituição com acervo arquivístico

    5.3.2 Contexto geográfico e cultural

    5.3.3 Mandatos/Fontes de autoridade

    5.3.4 Estrutura administrativa

    5.3.5 Políticas de gestão e de entrada de documentos

    5.3.6 Prédio(s)

    5.3.7 Acervo arquivístico e outros acervos

    5.3.8 Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/isdiah.pdf


ID
2927002
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O processo de descrição arquivística tem, desde meados dos anos 1990, passado por um intenso trabalho de revisão e normalização. Qual das afirmativas abaixo está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) a ISAD (G) estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas. Deve ser usada em conjunção com as normas nacionais existentes ou como base para a sua criação. Fonte: ISAD(G)

    b) A ISDF é uma norma que dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. IsDF

    c) Essa é a esquematização da sigla NOBRADE, que é uma norma que estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos,compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Fonte:NOBRADE

    d) A ISAAR (CPF) dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. Fonte: ISAAR-CPF

    e) A ISDIAH determina o tipo de informação que poderia ser incluída em descrições de instituições com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística. Fonte: ISDIAH

    Gabarito do Professor: B

  • ISDF norma internacional para descricao das funções
  • GABARITO b.

    b) ERRADO. A ISDF estabelece a descrição das funções e das sub-funções.

    Questão comentada pela professora Daliane Silvério.


ID
2927005
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As câmeras técnicas do CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), têm nos últimos anos se preocupado, publicando resoluções, notas, diretrizes e manuais relacionados a gestão e preservação de documentos digitais, estabelecendo requisitos mínimos para elaboração de sistemas desta natureza, independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ou implantado. Estes requisitos são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • O E-Arq Brasil é aplicável para os sistemas que produzem e mantém documentos digitais ou documentos digitais e convencionais ao mesmo tempo

    FONTE: Conarq

    GABARITO: LETRA C

  • O E-Arq Brasil estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos ( SIGAD), independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ ou implantado.

    Fonte: e- Arq Brasil; p. 9.

  • a) A ISDIAH determina o tipo de informação que poderia ser incluída em descrições de instituições com acervo arquivístico e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema de descrição arquivística. Fonte: ISDIAH

    b) A ISAAR-CPF dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. Fonte: ISAAR-CPF

    c) o E-arq Brasil é uma especificação de requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como sua acessibilidade. Fonte: E-arq

    d) O ICA-AtoM é um software livre criado por iniciativa do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) para descrição de documentos arquivísticos. Ele foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma ferramenta gratuita e de fácil manejo às entidades custodiadoras espalhadas pelo mundo, visando à divulgação e disponibilização de seus acervos na internet. ICA-ATOM

    e) O Archivematica é um aplicativo de código aberto baseado na web e em padrões que permite à instituição preservar o acesso de longo prazo a conteúdo digital confiável, autêntico e seguro. Fonte: Archivematica

    Gabarito do Professor: C


ID
2936557
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Conselho Internacional de Arquivos desenvolveu um padrão para o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos. Qual é a norma que apresenta regras gerais para a descrição de instituições com acervos arquivísticos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Dá para resolver a questão por eliminação.

    Sabe-se que as normas NOBRADE e ISAD(G) são normas de descrição arquivística, a primeira nacional e a segunda internacional. Com isso, eliminamos as opções A e D.

    A norma ISDF, basta lembrar do F de Função, assim ela descreve Funções, sendo norma internacional. Eliminamos a opção C.

    A ISAAR (CPF) é registro de autoridades arquivísticas. Associo o CPF a pessoas. Eliminamos a opção E.

    Sobrando a letra B. Norma Internacional para a descrição de Instituições com Acervos arquivísticos (ISDIAH).

    As siglas se referem à nomenclatura em inglês, o que pode gerar certa dificuldade, então cada macete ajuda.

    Instagram: @mundodaarquivologia


ID
2936560
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para descrever uma entidade coletiva, pessoa ou família como unidades dentro de um sistema de descrição arquivístico, o profissional de arquivo precisa de parâmetro. Trata-se de documentar relações entre diferentes produtores de documentos e entre essas entidades e os documentos que produziram. Qual deve ser a norma de descrição arquivística utilizada nessa situação?

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias

     

    Descrição

     

    Esta norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.

     

    http://www.arquivonacional.gov.br/br/publicacoes/publica%C3%A7%C3%B5es-t%C3%A9cnicas/isaar-cpf-norma-internacional-de-registro-de-autoridade-arquiv%C3%ADstica-para-entidades-coletivas,-pessoas-e-fam%C3%ADlias-detail.html

     

    'já deu certo'

  • ISAD (G) - Norma Geral de Descrição Arquivística

    NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística

    ISAAR (CPF) - Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoal e Familías

    ISDIAH - Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico

    ISDF - Norma Internacional para Descrição de Funções

  • Só lembrar CPF: Pessoa Física/Produtor

    Próxima!!!


ID
3019720
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Devido à importância dos pontos de acesso para a recuperação da informação, o Conselho Internacional de Arquivos (CIA) criou uma norma específica para essa finalidade. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística Para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR.

  • Gabarito: C

    Segundo a ISAAR (CPF):

    Registros de autoridade arquivística podem ser usados para:

    • descrever uma entidade coletiva, pessoa, ou família como unidades dentro de um sistema de descrição arquivístico; e/ou
    • controlar a criação e uso de pontos de acesso em descrições arquivísticas;
    • documentar relações entre diferentes produtores de documentos e entre essas entidades e os documentos que produziram e/ou outros recursos sobre ou produzidos por essas mesmas entidades.

    Sigam no instagram @mundodaarquivologia


ID
3186106
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Fonseca (2010), ao falar sobre tendências da normalização nas práticas de descrição arquivísticas, chama atenção para o seguinte fato: "Até a década de 1980, a maior parte dos arquivistas acreditavam que duas das mais importantes funções dos arquivos, e por extensão, atividades de seus profissionais arquivistas, o arranjo e a descrição, não eram passíveis de normalização". Todavia, hoje, já é possível se utilizar de inúmeras normas internacionais de descrição que auxiliam no intercâmbio de dados entre instituições e pesquisadores.

Diante do atual cenário internacional e da existência de inúmeras normas de descrição arquivística, assinale a opção abaixo que NÃO é considerada uma norma internacional de descrição, de acordo com o Conselho Internacional de Arquivos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A. ISAD (G).

    Norma internacional de descrição arquivística

    B. ISAAR. 

    Norma internacional de registro de autoridade arquivística para pessoas coletivas, pessoas singulares e famílias

    C. ISDF.

    Norma internacional para descrição de funções

    D. ISDIAH. 

    Norma internacional para a descrição de instituições com acervos arquivísticos

    E. ICA.

    Conselho internacional de arquivos (CIA), a questão aborda a sigla em inglês, International Council on Archives (ICA)

    Sigam no Instagram @mundodaarquivologia


ID
3220276
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os elementos de descrição a seguir pertencem à qual norma de descrição arquivística?

ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO:
Tipo:
Forma(s) autorizada(s) do nome
Forma(s) paralela(s) do nome
Outra(s) forma(s) do nome
Classificação

ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO
Datas:
Descrição
História
Legislação

Alternativas
Comentários
  • ISDF – Norma Internacional para Descrição de Funções.

  • Gabarito: B (ISDF)

    1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO.
    2. ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO
    3. ÁREA DE RELACIONAMENTOS
    4. ÁREA DE CONTROLE

    https://www.instagram.com/mundodaarquivologia/


ID
3340447
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Câmara de Itabirito - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as normas de descrição arquivística com os seus objetivos.


COLUNA I

1. NOBRADE

2. ISAAR (CPF)

3. ISDF

4. ISDIAH


COLUNA II

( ) Estabelece diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.

( ) Estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos.

( ) Estabelece diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística.

( ) Apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (3. ISDF) Estabelece diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos.

    (1. NOBRADE) Estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos.

    (2. ISAAR CPF) Estabelece diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística.

    (4. ISDIAH) Apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.

  • Gabarito: D

    Complementando o colega....

    Como são diversas normas e a sigla é dada pela nomenclatura em inglês, eu associo a alguns macetes:

    ISAAR (CPF): o CPF eu remeto a pessoas, então a norma é para registro de autoridades arquivística para pessoas coletivas, pessoas singulares e família.

    A NOBRADE e a ISAD(G) são para descrições arquivísticas, a primeira brasileira e a segunda internacional.

    A ISDIAH é para descrição de Instituições com Acervo

    A ISDF é para Funções

    Instagram @mundodaarquivologia


ID
3362515
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre as normas arquivísticas de gestão documental estabelecidas pelo Conarq, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A NOBRADE e ISAD (G) fornecem orientações para a descrição arquivística, a primeira nacional e a segunda internacional.

    A ISDF fornece orientações para Funções.

    A ISAAR(CPF) fornece orientações para registro de autoridades arquivísticas. Associo o CPF a pessoas.

    A ISDIAH é para descrição de Instituições com Acervos arquivísticos.

    O e-arq são requisitos para Sistemas Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD)

    Sigam no Instagram @mundodaarquivologia


ID
3400963
Banca
IBFC
Órgão
TRE-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Apenas alguns elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva: a) código de referência; b) título; c) produtor; d) data(s); e) dimensão da unidade de descrição; e f) nível de descrição.

    FONTE: ISAD(G) Norma geral internacional de descrição arquivística.

    http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf

  • Gabarito do Professor: A

    Resolução: segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), descrição arquivística é o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Em outras palavras, analisa-se o documento, retira-se as informações e cria-se instrumentos de pesquisa de forma que a distância entre a informação e o pesquisador seja diminuída.

    Essa descrição é apoiada pelo que chamamos de normas de descrição arquivística. São exemplos de normas: NOBRADE, ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDIAH, etc.

    Cada norma de descrição possui um objetivo. A NOBRADE, por exemplo, é uma norma de descrição arquivística brasileira, a ISAD(G), por sua vez, fornece informações para a descrição internacional de informações.

    E é exatamente sobre a ISAD(G) que a questão está falando, ao solicitar os requisitos obrigatórios de descrição internacionais. Dentre os 26 elementos, 6 são obrigatórios, a saber:

    – código de referência;

    – data(s);

    – dimensão da unidade de descrição;

    – nível de descrição;

    – produtor;

    – título;

    Fonte: Direção Concursos - Professora Serenna Alves

  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), descrição arquivística é o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Em outras palavras, analisa-se o documento, retira-se as informações e cria-se instrumentos de pesquisa de forma que a distância entre a informação e o pesquisador seja diminuída.

    Essa descrição é apoiada pelo que chamamos de normas de descrição arquivística. São exemplos de normas: NOBRADE, ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDIAH, etc.

    Cada norma de descrição possui um objetivo. A NOBRADE, por exemplo, é uma norma de descrição arquivística brasileira, a ISAD(G), por sua vez, fornece informações para a descrição internacional de informações. E é exatamente sobre a ISAD(G) que a questão está falando, ao solicitar os requisitos obrigatórios de descrição internacionais.

    a) Exatamente. Dentre os 26 elementos, 6 são obrigatórios, a saber: código de referência, data(s), dimensão da unidade de descrição, nível de descrição, produtor, título. Certa. 

    b) O idioma não é um elemento obrigatório. Errada.

    c) Idioma e resumo da descrição não são elementos obrigatórios. Errada.

    d) Procedência não é um elemento obrigatório. Errada. 

    Fonte: Conselho Internacional de Arquivos ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.


    Gabarito do Professor: A
  • Gabarito: a

    Para acertar questões como essa, eu utilizo uma metodologia, vejo quais alternativas estão mais completas e depois vejo aquela que tem mais elementos em comparação as outras alternativas. Geralmente, é isso o que o examinador faz.

  • GABARITO:A

    A questão traz elementos da Norma Internacional de descrição Arquivística. a alternativa A traz todos os elementos considerados essenciais pela norma:

    " Todos os 26 elementos abrangidos por estas regras gerais podem ser utilizados, mas somente um conjunto deles precisa sê-lo numa dada descrição. Apenas alguns elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva: a) código de referência; b) título; c) produtor; d) data(s); e) dimensão da unidade de descrição; e f) nível de descrição."

    Abaixo, são apontados os elementos que não estão em consonância com a norma em cada alternativa:

    B) IDIOMA

    C) IDIOMA, RESUMO DA DESCRIÇÃO

    D)PROCEDÊNCIA

    Abs a todos e bons estudos!!!

  • Áreas de informação descritiva resumidas (obrigatórias em vermelho):

    1. Área de identificação

    - Código de referência - identifica de maneira específica a unidade de descrição e estabelece uma ligação com a descrição que a representa

    - Título - nomeia a unidade de descrição.

    - Data - identifica e registra a(s) data(s) da unidade de descrição.

    - Nível de descrição – identifica o nível de organização da unidade de descrição.

    - Dimensão e suporte – Identifica e registra a dimensão física/lógica e o suporte da unidade de descrição.

    2. Área de contextualização

    - Nome dos produtores - identifica os produtores da unidade de descrição.

    - História administrativa / Bibliografia – Fornece uma história administrativa ou dados biográficos do(s) produtor(es) da unidade de descrição, para contextualizar o acervo e torná-lo mais compreensível.

    - História arquivística – Fornece informação sobre a história da unidade de descrição que

    seja significativa para sua autenticidade, integridade e interpretação.

    - Procedência – Identifica a origem imediata de aquisição ou transferência da unidade de

    descrição.

    3. Área de conteúdo e estrutura

    - Âmbito e conteúdo - Capacita os usuários a avaliarem a potencial relevância da unidade de descrição.

    - Avaliação, eliminação e temporalidade – Fornece informação sobre qualquer ação relativa à avaliação, seleção e eliminação.

    - Incorporações – Informa o usuário sobre acréscimos previstos à unidade de descrição.

    - Sistema de arranjo – Fornece informação sobre a estrutura interna, ordem e/ou sistema

    de arranjo da unidade de descrição.

    4. Área de condições de acesso e de uso

    - Condições de acesso - Fornece informação sobre o estatuto legal ou outros regulamentos que restrinjam ou afetem o acesso à unidade de descrição.

    - Condições de reprodução – Identifica quaisquer restrições quanto à reprodução da

    unidade de descrição.

    - Idioma – Identifica o(s) idioma(s), escrita(s) e sistemas de símbolos utilizados na unidade de descrição.

    - Características físicas e requisitos técnicos – Fornece informação sobre quaisquer

    características físicas ou requisitos técnicos importantes que afetem o uso da unidade de descrição.

    - Instrumentos de pesquisa – Identificar os instrumentos de pesquisa relativos à unidade de descrição.

    5. Área de fontes relacionadas

    - Existência e localização dos originais - Indica a existência, localização, disponibilidade

    e/ou destruição dos originais quando a unidade de descrição consiste de cópias.

    - Existência e localização de cópias – Indica a existência, localização e disponibilidade de cópias da unidade de descrição.

    - Unidades de descrição relacionadas

    - Nota sobre publicação – Identifica quaisquer publicações no uso, estudo ou análise da unidade de descrição.

    6. Área de notas

    - Notas - Fornece informação que não possa ser incluída em qualquer das outras áreas.

    7. Área de controle da descrição

    - Nota do arquivista

    - Regras ou convenções

    - Datas das descrições

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Gabarito: A

    Um mnemônico para ajudar:

    MNEMÔNICO: MEU FILHO NASCEU!! ENTÃO ELE TERÁ:

    • Código de referência; RG
    • Título; Nome
    • Data(s); Data de nascimento
    • Nível de descrição; Ele terá nível intelectual bom, pois estudará em uma universidade federal
    • Dimensão e suporte; Nasceu com 3,040 Kg e 49 cm
    • Nome(s) do(s) produtor(es); Eu mesma rsrsrs
    • Condição de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1). Tem que lavar as mãos para pegar nele

    Sigam no Instagram @mundodaarquivologia

  • Como as alternativas falam em "intercâmbio internacional de informação descritiva", estamos nos referindo à normatização ISAD(G).

    Ela define diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas e, para isso, define 7 áreas de informação descritiva que são subdividas em 26 elementos (destes, apenas 6 obrigatórios e marcados em azul a seguir).

    1 ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO

    • Código de referência;
    • Título;
    • Data;
    • Nível da descrição;
    • Dimensão e suporte.

    2 ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO

    • Nome dos produtores;
    • História administrativa/bibliografia;
    • História arquivística;
    • Procedência.

    3 ÁREA DE CONTEÚDO E ESTRUTURA

    • Âmbito e conteúdo;
    • Avaliação, eliminação e temporalidade;
    • Incorporações;
    • Sistema de arranjo.

    4 ÁREA DE CONDIÇÕES DE ACESSO E USO

    • Condições de acesso;
    • Condições de reprodução;
    • Idioma;
    • Características físicas e condições de acesso;
    • Instrumentos de pesquisa.

    5 ÁREA DE FONTES RELACIONADAS

    • Existência e localização dos originais;
    • Existência e localização de cópias;
    • Unidades de descrição relacionadas;
    • Nota sobre publicação.

    6 ÁREA DE NOTAS

    • Notas.

    7 ÁREA DE CONTROLE DA DESCRIÇÃO

    • Nota do arquivista;
    • Regras ou convenções;
    • Datas das descrições.

    Portanto, gabarito letra "a"


ID
3610474
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A NOBRADE é uma norma de descrição arquivística desenvolvida pelo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A NOBRADE não é uma mera tradução da ISAD(G) e ISAAR(CPF), sendo uma adaptação à realidade brasileira. Foi desenvolvida pela Câmara técnica de normalização da descrição arquivística do CONARQ. Possui, em comparação com a ISAD(G), uma área a mais: pontos de acesso e descrição de assuntos. Sendo assim, são 8 áreas e 28 elementos de descrição, sendo 7 obrigatórios.

    Sigam @mundodaarquivologia no instagram, material gratuito de arquivologia para concursos públicos


ID
3961318
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Norma internacional que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas:

Alternativas
Comentários
  • A ISAD(G) – General International Standard Archival Description, ou Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – é uma norma desenvolvida pelo Conselho Internacional de Arquivos que estabelece diretrizes gerais para a descrição arquivística, devendo ser usada em conjunto com normas ou recomendações nacionais existentes em cada país.


ID
4102660
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base nas normas de descrição arquivística, relacione as normas, citadas na Coluna 1, às suas respectivas funções, descritas na Coluna 2.

Coluna 1
1. NOBRADE.
2. ISAAR.
3. ISAD(G).
4. ISDF.
5. ISDIAH.

Coluna 2
( ) Norma internacional destinada à preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades relacionadas à produção e manutenção de arquivos.
( ) Norma internacional destinada à normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos.
( ) Norma internacional que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de funções e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema arquivístico de informação.
( ) Norma internacional que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas.
( ) Norma brasileira que estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    ISAAR: A norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. (2)

    ISDIAH:  É a norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. (5)

    ISDF: É a norma internacional para descrição de funções.  Esta norma dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. (4)

    ISAD(G): É a norma geral internacional de descrição arquivística. Estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas, que tem como objetivo principal identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso aos mesmos. (3)

    NOBRADE: É a Norma Brasileira de Descrição Arquivística. A NOBRADE estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. (1)

  • Gabarito: B

    Mesmo quem não conheça tanto assim de norma, dá para fazer por eliminação. O colega colocou as especificações de cada norma....

    Assim, vou resolver de maneira mais prática.

    Lembramos que a única norma brasileira é a NOBRADE. Assim, eliminamos 2 opções: A e C. Sabemos que o último número é o (1).

    ISAD(G) e NOBRADE "andam de mãos dadas", ambas servem para descrições arquivísticas. Mas lembrando que: 1. A NOBRADE não é tradução da ISAD (G), mas uma adaptação à realidade brasileira e possui uma área a mais: pontos de acesso e descrição de assuntos.

    Assim, o penúltimo número é o 3. O que elimina as demais alternativas.

    Sigam no instagram @mundodaarquivologia


ID
4880371
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A consolidação internacional da Arquivologia é ainda hoje um processo lento, porém sólido e contínuo, que pode ser identificado pela ordem cronológica crescente de suas publicações, como as abaixo listadas:


I. ISDIAH;

II. ISDF;

III. ISAD (G);

IV. ISAAR (CPF).


Assinale a ordem correta.

Alternativas
Comentários
  • III - ISAD G - elaborada em 1999

    IV - ISAAR CPF - elaborada em 2003

    II - ISDF - elaborada em 2007

    I - ISDIAH - elaborada em 2008

    Gabarito: E - III, IV, II e I

    Somente por curiosidade, a NOBRADE é de 2006.


ID
5048518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item seguinte.  

A adoção da Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico (ISDIAH) possibilita a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    1 INTRODUÇÃO

    1.1 Esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim:

    - o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis;

    - a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e/ou listas de autoridade;

    - o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional; e

    - a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional e internacional. 

    FONTE: encurtador.com.br/dCNZ9

  • Gabarito: Correto.

    ISDIAH --> Descrição de instituições arquivísticas e de outras entidades responsáveis pela manutenção de arquivos

  • Na apresentação da ISDIAH, que é a Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico, fala-se de regras gerais:

    "Esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim:
    - o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis;
    - a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e/ou listas de autoridade;
    - o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e/ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrimônio cultural nos níveis regional, nacional e internacional; e
    - a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional."
    Fonte: ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.  

    Gabarito do Professor: certa

  • A banca repetindo itens:

    Q677041 - TRT/ES 2013

    A Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico apresenta regras gerais para a produção das estatísticas dessas instituições nos níveis regional, nacional e internacional. (gab: certo)


ID
5048584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.

Não há normas nacionais nem internacionais de descrição, o que dificulta o esforço por um padrão intercambiável que possa ser reconhecido.

Alternativas
Comentários
  • Existe a Nobrade que é a Norma Brasileira que adapta as normas de descrição arquivísticas internacionais à realidade brasileira.

    Gabarito ERRADO.

  • Tem a ISAD, ISSAD e a NOBRADE (que é BR)

  • Gabarito: ERRADO.

    NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

    ISAD (G): General International Standard Archival Description ou Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística.

    Estas são as duas principais normas de descrição arquivística em uso no Brasil.

  • Norma de descrição arquivística...

    Referente ao contexto/conteúdo dos doc. → ISAD(G)Norma geral internacional de descrição arquivística. Estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas. Deve ser usada em conjunção com as normas nacionais existentes ou como base para a sua criação.

    Referente à produção/manutenção dos doc. → ISAAR(CPF)Norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias produtoras de documentos.

    Referente ao contexto/conteúdo dos doc. → NOBRADENorma brasileira de descrição arquivística. Estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

    Referente às instituições arquivísticas → ISDIAHNorma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. Em conformidade com a ISAD(G) e a ISAAR(CPF).

    Referente à produção/manutenção dos doc. → ISDFNorma internacional para descrição de funções. Dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. Devem complementar e suplementar descrições de documentos criadas em conformidade à ISAD(G) e registros de autoridade elaborados de acordo com a ISAAR(CPF)

    Fonte: Conarq

  • Salve pro simulado 01 de escrivão do caveira

  • o que mais tem é norma

  • A descrição arquivística, de forma geral e sintética, é o ato de retirar/coletar informações que representem o documento e aplicá-las a algum instrumento que pode ser um elemento facilitador, por exemplo, na identificação das informações de forma mais eficiente. Ex: descrição aplicada em instrumentos de pesquisa utilizados nos arquivos permanentes.

    A descrição conta com normas nacionais e internacionais de descrição arquivística, que vão fornecer elementos para que seja feita uma boa descrição. Ex de normas: ISAD (G), NOBRADE, ISAAR (CPF), ISDIAH, entre outras.

    Cada uma dessas normas vai ter um âmbito de atuação e a NOBRADE, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, foi criada justamente para facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

    Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Resolução:

    A descrição arquivística, de forma geral e sintética, é o ato de retirar/coletar informações que representem o documento e aplicá-las a algum instrumento que pode ser um elemento facilitador, por exemplo, na identificação das informações de forma mais eficiente. Ex: descrição aplicada em instrumentos de pesquisa utilizados nos arquivos permanentes.

    A descrição conta com normas nacionais e internacionais de descrição arquivística, que vão fornecer elementos para que seja feita uma boa descrição. Ex de normas: ISAD (G), NOBRADE, ISAAR (CPF), ISDIAH, entre outras.

    Cada uma dessas normas vai ter um âmbito de atuação e a NOBRADE, que é a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, foi criada justamente para facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

    Resposta: errada

  • Gabarito: Errado

    Temos primeiramente a ISAD(G). Depois ISAAR(CPF), ISDF, ISDIAH, NOBRADE (brasileira).

    A ISAD(G) é a norma geral internacional de descrição arquivística. A ISAAR(CPF) é a norma internacional de registro de autoridade arquivística para pessoas coletivas, pessoas singulares e famílias. A ISDF é a norma internacional para descrição de funções. A ISDIAH é a norma internacional para a descrição de instituições com acervos arquivisticos. E a NOBRADE é a norma brasileira de descrição arquivística.

    Sigam no Instagram: @mundodaaquivologia

  • Existe a Nobrade que é a Norma Brasileira que se adapta as normas de descrição arquivísticas internacionais à realidade brasileira.

    ISAD e ISSAD são normas intenaionais.

    Bons estudos!!


ID
5329498
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às normas brasileiras e internacionais de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:

1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos.
2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte.
3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística.
4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos.
5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Alternativas
Comentários
  • ISAD (G): norma geral internacional de descrição arquivística

    Estabelece diretrizes gerais para descrição arquivística, devendo ser usada em conjunto com normas ou recomendações nacionais existentes em cada país.

  • A NOBRADE preconiza um sistema de descrição multinível, contendo 28 elementos de descrição, distribuídos entre oito areas, dentre as quais se destacam as três que contêm elementos obrigatórios de descrição:

    area de IDENTIFICAÇÃO, onde se inserem informações essenciais para registrar os dados da unidade de descrição à partir dos elementos obrigatórios código de referência, título, datas, nível de descriçãoe e dimensão; e suporte.

    area de CONTEXTUALIZAÇÃO, onde se registra informações sobre a proveniência e custódia da unidade de descrição (elemento obrigatório nome(s) do(s) produtor(es)

    area de CONDIÇÕES DE ACESSO e USO one se registra informações sovre o acesso à unidade de descrição (elemento obrigatório somente para os níveis 0 e 1 de cescrição de condições de acesso)

    UFSM - Arquivista - 2017

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/a75f2f31-94

  • Gabarito: B

    1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. (Errado)

    Os elementos de descrição apresentam:

    • título;
    • objetivo;
    • regra geral aplicável;
    • comentários;
    • procedimentos;
    • exemplos ilustrativos. (NOBRADE, p. 18)

    2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. (Errado)

    São 8 áreas, 28 elementos e 7 obrigatórios

    • código de referência;
    • título;
    • data(s);
    • nível de descrição;
    • dimensão e suporte;
    • nome(s) do(s) produtor(es);
    • condições de acesso (somente ara descrições em níveis 0 e 1).

    3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. (Errado)

    Registro de autoridades usa a ISAAR CPF

    4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. (Certo)

    5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF). (Certo)

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia


ID
5389396
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

 (Concurso Milagres/2018) Com relação à NOBRADE, assinale V para a alternativa Verdadeira e F para a Falsa. 
A) ( ) A Nobrade é a tradução das normas ISAD (G ) e ISAAR (CPF );
B) ( ) Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição nas fases corrente e intermediária;
C) ( ) Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, porém, não é compatível com as normas internacionais em vigor ISAD(G ) e ISAAR(CPF );
D) ( ) A Nobrade prevê a existência de oito áreas, compreendendo 26 elementos de descrição;
E) ( ) A Nobrade é preferencialmente usada para a descrição de documentos no suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A) (F) A Nobrade é a tradução das normas ISAD (G ) e ISAAR (CPF );

    Segundo a NOBRADE, ela é uma adaptação das normas internacionais ISAD(G) e ISAAR(CPF). (NOBRADE, p. 9)

    B) (V) Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição nas fases corrente e intermediária;

    NOBRADE, p. 10

    C) (F) Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, porém, não é compatível com as normas internacionais em vigor ISAD(G ) e ISAAR(CPF );

    A NOBRADE é uma adaptação das normas internacionais ISAD(G) e ISAAR(CPF)

    D) (F) A Nobrade prevê a existência de oito áreas, compreendendo 26 elementos de descrição;

    São 8 áreas e 28 elementos, sendo 7 obrigatórios. (NOBRADE, p. 18)

    E) (F) A Nobrade é preferencialmente usada para a descrição de documentos no suporte papel.

    A norma foi pensada para sistemas informatizados ou não (NOBRADE, p. 10)

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia


ID
5447014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente.


No nível de descrição denominada fundo, o título deve ter o nome do produtor.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. É como define o Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ

  • Gabarito: Certo

    Conforme estipula a NOBRADE (p. 22):

    "no nível de descrição 1 (fundo), o título deve representar o produtor. No caso de uma coleção, o título deve representar o colecionador ou o tema da coleção;"

    Abaixo um resumo dos procedimentos elencados na NOBRADE:

    • 0 (acervo da entidade custodiadora): Registre como título o nome da entidade
    • 1 (fundo): O título deve representar o produtor
    • 2 (seção): Os títulos devem refletir, preferencialmente, a estrutura administrativa ou familial da entidade, o exercício de uma função ou atividade ou organização geográfica.
    • 3 (série): Os títulos devem refletir, preferencialmente, um tema, tipologia documental, estrutura administrativa familial da entidade, o exercício de uma função ou atividade
    • 4 e 5 (dossiê/processo e item documental): O título pode incluir tipologia, indicação de responsabilidade e assunto.

    Segue link: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/nobrade.pdf

  • A NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística) possui 8 áreas, quais sejam: 

    Área de identificação
    Área de contextualização, 
    Área de conteúdo e estrutura
    Área de condições de acesso e uso
    Área de fontes relacionadas
    Área de notas
    Área de controle da descrição
    Área de pontos de acesso e descrição de assunto
    A área de identificação possui uma subárea reservada ao título da descrição, que diz que

    "no nível de descrição 1 (fundo), o título deve representar o produtor. No caso de uma coleção, o título deve representar o colecionador ou o tema da coleção"
    Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.  

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5604679
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Além da NOBRADE, há uma série de normas internacionais de descrição arquivística produzidas pelo Conselho Internacional de Arquivos que auxiliam no acesso aos documentos arquivísticos. Em relação a essas normas internacionais, analise as assertivas abaixo:


( ) A ISAAR (CPF) é uma norma internacional de descrição arquivística que tem como objetivo a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos, bem como a elaboração de diretórios de instituições com acervos arquivísticos e/ou lista de autoridades.

( ) Segundo a ISDIAH, a descrição de funções exerce um papel vital na identificação do valor dos documentos, contribuindo para a destinação dos documentos aos arquivos permanentes.

) A ISAD(G) é uma norma internacional que contém regras para a descrição arquivística que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos.

( ) Segundo a ISDF, as funções são reconhecidas, geralmente, como mais instáveis que as estruturas, por isso devem ser evitadas como base para o arranjo, a classificação e descrição de documentos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( ) A ISAAR (CPF) é uma norma internacional de descrição arquivística que tem como objetivo a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos, bem como a elaboração de diretórios de instituições com acervos arquivísticos e/ou lista de autoridades.

    FALSO: ISAAR(CPF): norma internacional de REGISTRO de autoridade arquivística para entidades coletivas,

    pessoas e famílias. 

    ( ) Segundo a ISDIAH, a descrição de funções exerce um papel vital na identificação do valor dos documentos, contribuindo para a destinação dos documentos aos arquivos permanentes.

    FALSO: ISDF É QUE É FUNÇÕES de entidades coletivas.

    ( ) A ISAD(G) é uma norma internacional que contém regras para a descrição arquivística que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos.

    VERDADEIRO

    ( ) Segundo a ISDF, as funções são reconhecidas, geralmente, como mais instáveis que as estruturas, por isso devem ser evitadas como base para o arranjo, a classificação e descrição de documentos.

    FALSO: ESTÁVEIS

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.


ID
5604682
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação às normas de descrição arquivística.

Alternativas
Comentários
  • Normatização Nacional e Internacional de Arquivos: conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística.

    ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas,

    pessoas e famílias.

    ISDIAH: norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico.

    ISDF: norma internacional para descrição de funções.

    NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Seu principal objetivo é adaptar as normas internacionais de descrição arquivística à realidade brasileira.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • a) Na descrição de uma instituição com acervo arquivístico, o uso e o formato dos elementos de descrição opcionais serão determinados pela natureza da instituição descrita e pelo uso pretendido da descrição em um sistema ou rede de informação específico

    ERRADO

    b) Este conjunto de regras gerais para a descrição arquivística (ISAD-G) faz parte de um processo que visa:

    a) assegurar a criação de descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas;

    b) facilitar a recuperação e a troca de informação sobre documentos arquivísticos;

    c) possibilitar o compartilhamento de dados de autoridade; e

    d) tornar possível a integração de descrições de diferentes arquivos num sistema unificado de informação.

    ERRADO

    c) Esta norma pretende apoiar o compartilhamento de registros de autoridade arquivística ao promover a preparação de descrições consistentes, apropriadas e auto-explicativas de entidades coletivas, pessoas e famílias que produzem documentos. ERRADO

    d) 4.12 Esta norma dispõe somente sobre parte das condições necessárias para apoiar o intercâmbio de informação a respeito de funções. Um bem-sucedido intercâmbio automatizado de informação sobre funções, em redes de computadores, depende da adoção de um formato apropriado de comunicação pelas instituições nele envolvidas. CORRETO

    e) I.13 Uma determinada descrição arquivística pode incorporar mais elementos de informação do que os essenciais, dependendo da natureza da unidade de descrição. ERRADO


ID
5604685
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação às normas de descrição arquivística, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


) A NOBRADE prevê a existência de 10 (dez) áreas, compreendendo 32 elementos de descrição, tais como: Área de identificação; Área de concentração; Área de serviços; Área de acesso e uso; Área de referências; Área de notas; Área de controle de descrição; Área e pontos de acesso de descrição de assuntos; Área de segurança; Área de relacionamentos.

( ) Segundo a ISDIAH, um produtor é qualquer entidade, seja coletiva, família ou pessoa, que produziu, acumulou e/ou manteve documentos arquivísticos no curso de sua atividade pessoal ou corporativa.

( ) Registro de autoridade arquivística, segundo a ISAAR, é a forma autorizada do nome combinada com dados fornecidos pela instituição arquivística nacional.

( ) Uma instituição com acervo arquivístico, segundo a ISDIAH, é toda organização que realiza a gestão documental do material arquivístico, sem necessariamente realizar a preservação e conservação documental.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Instituição com acervo arquivístico (institution with archival holdings) – Organização que guarda e preserva material arquivístico e o torna acessível ao público.

    Produtor (creator) – Qualquer entidade (entidade coletiva, família ou pessoa) que produziu, acumulou e/ou manteve documentos arquivísticos no curso de sua atividade pessoal ou corporativa. (FONTE: ISDIAH).

    NOBRADE :Esta norma prevê a existência de oito áreas compreendendo 28 elementos de descrição. Em relação à ISAD(G), possui mais uma área (área 8) e dois elementos de descrição (6.1 e 8.1).

    Registro de autoridade (authority record). Forma autorizada do nome combinada com outros elementos de informação que identificam e descrevem a entidade nomeada e pode remeter para outros registros de autoridade relacionados. (FONTE: ISAAR)