Colega Tiago Pereira, vou tentar responder:
Você acha que uma empresa/organização/instituição com 10 funcionários, 2 setores, ou seja, uma organização pequena tem as mesmas necessidades que uma organização com 1000 funcionários, 15 setores, desconcentração de atividades....? A resposta é não. Por terem finalidades diferentes, portes diferentes, características diferentes essas organizações devem definir qual o melhor tipo de modelo de configuração deve ser adotado. Penso assim. :)
Colega Juarez Júnior, vou tentar responder:
Quando a questão diz "A definição de um protocolo central ou setorial cabe a cada órgão..." ela não está querendo falar sobre o conceito semântico de protocolo central e setorial. Está dizendo que para se definir/escolher/apontar/manifestar preferência por um órgão central ou setorial é necessário que cada órgão avalie as necessidades, entende? Pelo que eu entendi o seu questionamento só confundiu a semântica da questão. Espero ter ajudado.
Colega Ellen Muniz, não entendi o que você não entendeu. Se colocar talvez eu ou outra pessoa possamos contribuir com algo. :)