SóProvas


ID
1176943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o  próximo  item, referente ao protocolo.

A definição de um protocolo central ou setorial cabe a cada órgão, que deve analisar as condições existentes e eleger o modelo de configuração mais adequado para sua realidade.

Alternativas
Comentários
  • A definição ???
    Me gerou duvidas, o restante pode está certo, mas a definição?
    Acho que é um padrão o que é protocolo central ou setorial, não?

    GAB CERTO

  • Definição de ter um protocolo central ou setorial....


    Isso se dá de acordo com cada órgão, suas atividades e necessidades, não sendo um padrão em todos os órgãos e entidades. 
  • Continuei sem entender. Dei uma pesquisada, mas também não achei nada que explicasse melhor.

  • Protocolo central: [em um sistema descentralizado de arquivos correntes] recebe e expede toda a documentação do órgão.
    protocolo setorial: [só existe em sistema descentralizado] localizado junto aos setores específicos do órgãos ou entidades, encarregado de dar suporte às atividades de recebimento e expedição de documentos no âmbito da área a qual se vincula.
  • O que me deixou em dúvida foi a parte: "eleger o modelo de configuração mais adequado para sua realidade".

  • Central = Centralizar - Todos os setores terão vista de seus documentos, somente, em um local.

    Setorial = Descentralizado - Todos os setores terão vista de seus documentos em cada local reservado.

  • Colega Tiago Pereira, vou tentar responder:

    Você acha que uma empresa/organização/instituição com 10 funcionários, 2 setores, ou seja, uma organização pequena tem as mesmas necessidades que uma organização com 1000 funcionários, 15 setores, desconcentração de atividades....? A resposta é não. Por terem finalidades diferentes, portes diferentes, características diferentes essas organizações devem definir qual o melhor tipo de modelo de configuração deve ser adotado. Penso assim. :)


    Colega Juarez Júnior, vou tentar responder:

    Quando a questão diz "A definição de um protocolo central ou setorial cabe a cada órgão..." ela não está querendo falar sobre o conceito semântico de protocolo central e setorial. Está dizendo que para se definir/escolher/apontar/manifestar preferência por um órgão central ou setorial é necessário que cada órgão avalie as necessidades, entende? Pelo que eu entendi o seu questionamento só confundiu a semântica da questão. Espero ter ajudado. 



    Colega Ellen Muniz, não entendi o que você não entendeu. Se colocar talvez eu ou outra pessoa possamos contribuir com algo. :) 

  • sim, cada órgão possui uma realidade, tudo é diferente. Os objetivos, a quantidade de documentos, a estrutura organizacional, os tipos de processos e documentos... tudo isso vai definir a necessidade de manutenção dos documentos centralizada ou descentralizada.

    Resposta: certa