Letra B
Planejar o gerenciamento dos custos
É o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para planejamento, gestão, despesas e controle dos custos do projeto. (Guia PMBoK 5ª ed.)
Entradas
Plano de gerenciamento do projeto
Termo de abertura do projeto = project charter
Fatores ambientais da empresa
Ativos de processos organizacionais
Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/gerenciamento-dos-custos-do-projeto-pmbok-5a-ed/
O project charter é um documento que representa uma espécie de contrato firmado entre a equipe responsável pela condução do projeto e os gestores da empresa e tem os seguintes objetivos: apresentar claramente o que é esperado em relação à equipe; manter a equipe alinhada aos objetivos prioritários da empresa; formalizar a transição do projeto das mãos dos gestores para a equipe; e manter a equipe dentro do escopo definido para o projeto. Como isso é muito usado em projetos de Tecnologia da Informação (TI), segundo o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), em seu capítulo 4.1, o documento que autoriza formalmente um projeto é o project charter ou termo de abertura do projeto. Esse documento deve ser emitido pelo cliente ou patrocinador do projeto, seja ele interno ou externo a organização.
Fonte: https://qualidadeonline.wordpress.com/2011/02/02/project-charter-ou-termo-de-abertura-de-um-projeto/
b-
O GERENCIAMENTO DE CUSTOS: 4 processos:
1- Planejar Gerenciamento dos Custos: estimar custos, definir orçamento e controlar fluxo de caixa,definindo as ferramentas e técnicas, padrões e políticas
2- Estimar Custos:
3- Definir Orçamento: previsão dos custos agregados, simulações e adequação às restrições
4- Controlar Custos: utiliza indicadores e ações corretivas ou preventivas
As entradas sao dados oriundos de fatores internos ou externos (pessoas, equipamentos, materiais etc.). Como entrada podemos citar, os planos de riscos contendo quais atividades tem com maior impacto financeiro no projeto, entre outros.
Ferramentas e técnicas utilizadas sao procedimentos. Exemplos:treinamentos, auditorias, retestes, replanejamento de projetos ou mesmo o valor
de licença para utilização de alguma ferramenta CASE da engenharia de software para o gerenciamento de projetos, para o gerenciamento de configuração, testes automatizados, entre outros.
saídas - as estimativas de custos, recursos,cronogramas, tempo das atividades, previsões orçamentárias, entre outros. Saídas podem variar muito, desde atualizações no plano de gerenciamento de projeto, passando por medidas de performance de trabalho, indo até baseline de custos e necessidades de financiamento do projeto.
________________
A área de ger. custos tem como saidas algo relacionado a custos, e não entradas. Logo, quaisquer opcoes com plano de custos, orçamento etc como entrada esta errada