SóProvas


ID
1178347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos princípios e aos regimes contábeis e às características qualitativas da informação contábil, julgue os itens a seguir.

A relação entre confiabilidade e oportunidade da informação contábil é a base principal para a aplicação do princípio do registro pelo valor original.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 750/93 alterada pela Resolução 1.282/10

    Art. 6º - O principio da OPORTUNIDADE refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas.

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

  • De acordo com o artigo 7o da Resolução CFC n° 750/93:

    Art. 7o O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos

    valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

     § 1o As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

    Custo histórico e Variação do custo histórico (Custo corrente, Valor realizável, Valor presente, Valor justo e Atualização monetária). "Grifo meu"

    "Ponto importante:

    Atualização Monetária: a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo. A atualização monetária não representa nova avaliação."

    Espero ter cooperado!

  • ERRADO

    A relação entre confiabilidade e oportunidade refere-se ao princípio da OPORTUNIDADE.

     Q236051Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia Federal

    Segundo o princípio da oportunidade, é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação, pois a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância.

    Certo


    Q275662  Prova: CESPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Contabilidade

    (...) é correto afirmar que o princípio da oportunidade

    d) refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.


  • Refere-se ao Princípio da Oportunidade: processo de mensuração e apresentação dos componentes do patrimõnio para produzir informações íntegras e tempestivas.


    Tempestividade: registro dos fatos contábeis no tempo certo, que é aquele em que o mesmo ocorre.


    Integridade: a informação contábil deve conter todos os elementos, tanto qualitativos quanto quantitativos.

  • ERRADO


    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e
    apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras
    e tempestivas.
    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na
    divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por
    isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da
    informação.
    (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

  • “Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.” Esse registro é importante para verificar se a entidade teve ou não lucro. É imprescindível destacar que, se a transação ocorrer em moeda estrangeira, deverá ser utilizado o câmbio do momento da transação, para registrar esse valor em moeda nacional .

    Portanto, a atualização monetária é a base para o registro do valor original no momento em que se efetua o lançamento .
    Ass: Lucifer
  • A questão fala em princípio do registro pelo valor original, mas o conceito é do princípio da Oportunidade.

  • A questão trata da base principal para aplicação do princípio do Registro pelo valor original. 

    No Art 7º da Resolução 750/93 traz bases para aplicação do referido princípio.

    1 - Os componentes patrimoniais devem ser registrados inicialmente pelos seus valores originais.

    § 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

    2 - Custo histórico.

    3 - Variação do Custo historico.


  • O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

         

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

     

  • GABARITO ERRADO.

     

    O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE

    ******************************************************************************************************************************************************************Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    ******************************************************************************************************************************************************************

    A informação contábil necessita ser tempestiva e íntegra (essas são as duas palavras chaves). A tempestividade ajuda de modo consistente na produção de informação para a tomada de decisões acertadas. Quanto mais tempestiva (rápida) uma informação, mais subjetiva ela se torna, uma vez que a rápida produção de uma informação contábil pode estar desprovida de elementos que provem sua integridade e confiabilidade, e vice-versa.

     

  • Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!Princípio da Oportunidade!!!!!!!!!!!!!!!

  • Segundo o princípio da oportunidade, é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação, pois a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância.

  • Princípios foram revogados expressamente. Se cair é anulação certa!
  • https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-75093-revogada-fim-dos-principios-de-contabilidade/

  • Os princípios contábeis referidos na Resolução 750/1993 não foram abolidos e sim remanejados para a Resolução 1.374/2011 – NBC TG -- Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil e Financeiro, que entrou em vigor a partir de 2017.


    "Revogar a Resolução nº 750/1993, porém, não significa que os Princípios de Contabilidade estejam extintos. A revogação das resoluções visa à unicidade conceitual, indispensável para evitar divergências na concepção doutrinária e teórica, que poderiam comprometer aspectos formais das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs)." - CFC

  • A relação entre confiabilidade e oportunidade da informação contábil é a base principal para a aplicação do princípio da oportunidade.

    Segundo o artigo 6º da Resolução CFC nº 750/1993:

    Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na

    divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

  • Bizu: Para a informação ser confiável, preciso de detalhes. Para detalhar, preciso de tempo.

    Para a informação ser oportuna, preciso de integridade e tempestividade. Logo, se eu gastar muito tempo pegando detalhes da informação para deixá-la mais confiável e íntegra, posso prejudicar a tempestividade e, consequentemente, a relevância. Por isso deve haver uma ponderação entre oportunidade e confiabilidade.