-
Item Correto.
O EBITDA ou LAJIDA, representa o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Não é um indicador que deve ser usado sozinho para interpretar a real situação financeira da entidade.
-
EBITDA é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que significa "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização". Traduza sempre, que facilita responder!
-
O EBITDA engloba todos os componentes operacionais e, desta forma, compreende grande parte das receitas auferidas e despesas incorridas, o que destaca a medida em relação a lucro Líquido na visualização do desempenho operacional do negócio.
Ao falarmos em “potencial de geração de caixa”, desejamos ressaltar que parte da receita registrada pode não representar ingresso imediato de recursos( receitas avistas) da mesma maneira que parte das despesas incorridas pode representar uma pendência de pagamento. Desta forma, não podemos empregar a expressão “geração efetiva de caixa operacional” muito menos “ fluxo monetário”, o que, em hipótese alguma , reduz a importância informativa da referida medida, uma vez que o indicador proporciona uma leitura acerca do potencial desta geração. “O EBITDA equivale ao conceito restrito de fluxo de caixa operacional da empresa, apurando do imposto de renda.”
LUCRO LÍQUIDO
(+) DESPESAS ESCRITURAIS
Depreciação
= FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL
Por retratar o “operacional da empresa” , o EBITDA é utilizado como aferidor de desempenho na geração de recursos próprios decorrentes da atividade-fim do negócio, razão pela qual desconsidera em seu cômputo toda e qualquer receita ou despesa não-decorrente da operação principal da empresa.
FONTE: http://sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/trabalho_ebitda_completo.htm
-
EBITDA = LAJIDA
-
O comando da questão exige o julgamento do item como certo ou errado.
O Ebitda (do inglês “earnings before interest, taxes, depreciation and ammortization") ou, em português, Lajida, significa" lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização" e é um indicador financeiro muito utilizado no campo dos investimentos por analistas e investidores (e no mundo dos concursos pelas bancas e pelos concurseiros, rss).
Importa ressaltar que não podemos confundi-lo com o EBIT (lucro operacional), pois o EBTIDA inclui as despesas que não afetam o caixa). Logo, o EBTIDA está relacionado com a formação de fluxo de caixa operacional.
O Ebitda é um indicador que não é afetado por variáveis específicas de cada país (taxas de juro, regras de depreciação, diferenças entre as leis tributárias, etc), o que o torna útil em projeções sobre os resultados futuros da empresa, e também em comparações com outras empresas.
O Ebitda é calculado da seguinte forma:
EBTIDA = Lucro líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização
Logo, gabarito CERTO.
-
Gabarito: Certo.
Comentário:
Como vimos na questão anterior, podemos dizer que o EBITDA é associado ao conceito de fluxo de caixa operacional, mas não representa a geração efetiva de caixa, o que compete ao mencionado fluxo da DFC.
-
Certo
A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo, efeitos financeiros, impostos ou financiamento.
-
O EBTIDA ou LAJIDA – Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Exaustão, é um dos indicadores usados no âmbito da Controladoria, que tem por objetivo, informar a genuína geração de caixa produzido pelos ativos - Q1141271.
Gab. C