SóProvas


ID
1178467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à teoria macroeconômica, julgue os itens de 139 a 143.

De acordo com a teoria keynesiana, os trabalhadores ofertam trabalho até o salário real igualar a utilidade marginal do lazer, também conhecida como desutilidade marginal do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está no fato dessa condição trazida pela questão ser um pressuposto da Teoria Clássica, e não da Keynesiana. Os clássicos entendiam que quando um trabalhador oferece seu trabalho, ele está procurando maximizar sua utilidade. No entanto, para os clássicos, haveria um trade-off entre trabalho e lazer.

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-do-tcdf-comentada/
    AVANTE PF!
  • A questão também se mostra incorreta pelo conceito de "desutilidade marginal do trabalho"

    Desutilidade marginal (Marginal Disutulity of Labour) é qualquer motivo que induza um homem ou grupo de homens a recusar trabalho, em vez de aceitar um salário que para eles representa uma utilidade inferior a certo limite mínimo.


  • ERRADA

    Keynes afirma que : os bens de consumo de assalariados equivalentes ao salário nominal vigente não representam a verdadeira medida da desutilidade marginal do trabalho e, assim, o segundo postulado deixa de ser válido.

    Ele se refere ao segundo postulado CLÁSSICO, a questão estaria correta se fosse substituída a teoria keynesiana pela teoria clássica.

    Espero ter ajudado.

  • A questão trata da teoria Clássica, não Keynesiana. Nesta corrente de pensamento, os trabalhadores ofertam trabalho até o ponto onde o salário real (W/P) seja igual a taxa a qual o trabalhador estiver disposto a renunciar lazer, desutilidade marginal do trabalho.

    Gabarito: Errado.