SóProvas


ID
1178479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à teoria da produção, julgue os itens que se seguem.

Não há custo de oportunidade quando a economia opera em um ponto interno à fronteira de possibilidade de produção.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito ( C ).

    Independente de a produção se encontrar dentro da FPP, ainda assim , ha escolha do que e de quanto se é produzido, havendo escolha, impossivel deixar de se falar em custo de oportunidade.

  • Gabarito C - Para pontos internos à CPP os recursos não estão em pleno emprego, e, nesse caso, o custo de oportunidade é zero, pois não é necessário o sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de um bem, ou mesmo dos dois bens.
    fonte: pg 11 do livro Economia Micro e Macro • Vasconcellos 4ª edição - Editora Atlas.

  • CERTO.


    Concordo com a Aline sobre haver sim possibilidade de escolha e por isso um possível equívoco no gabarito, porém temos que nos moldar a banca a qual iremos prestar o concurso, dessa forma, devemos aceitar o que a banca impõe, ainda mais em uma questão tão recente. Vou modificar meu caderno agora.


    Vlw Elvis.

  • Bem também discordo do gabarito mas entendo que temos que entender a banca, como existem recursos ociosos, pois estou abaixo da linha de produção observa-se que essa economia seria capaz produzir mais de ambos os bens, se empregasse, de forma eficiente, os seus fatores produtivos. haja visto que neste cenário estamos abaixo da linha/curva limite.

    Fonte:Proa. Amanda Aires 

  • Senhores, segue a explicação do professor Heber Carvalho do Estratégia Concursos.

    Correto, pois, em um ponto interno à fronteira de possibilidade de produção há capacidade ociosa, ou seja, há a possibilidade de se aumentar a produção de um bem sem ser necessário abrir a mão da produção do outro bem.

  • CERTO

    Quando o ponto está interno à CPP é possivel aumentar a produção de um bem sem ter que reduzir de outro. 

  • A Fronteira ou Curva de Possibilidades de Produção (CPP), também chamada de Curva de Transformação, é a fronteira máxima que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados e a tecnologia. Mostra as alternativas de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados.

    Evidentemente, pontos além da fronteira não poderão ser atingidos com os recursos disponíveis. Pontos internos a curva representam situações nas quais a economia não está empregando todos os recursos de que dispõe (ou seja, há desemprego de recursos).

    Custo de oportunidade é o valor econômico da melhor alternativa sacrificada ao se optar pela produção de um determinado bem ou serviço.

    Esse conceito é aplicado ao nível de pleno emprego, em cima da curva de possibilidades de produção. Para pontos internos à CPP, os recursos não estão em pleno emprego, e, nesse caso, o custo de oportunidade é zero, pois não é necessário o sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de um bem, ou mesmo dos dois bens.

    Fonte: ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.

    Gabarito: Correto.

  • O gabarito é inaceitável. Toda decisão econômica implica custo de oportunidade. A própria decisão de produzir abaixo da fronteira de produção tem como custo de oportunidade deixar de produzir na fronteira. O que se pode dizer é que quando se está abaixo da fronteira, escolher produzir uma unidade adicional de determinado produto NÃO implica produzir menos do outro produto, afinal poderia ser possível produzir mais dos dois utilizando a capacidade ociosa, mas é simplesmente impossível dizer que não existe custo de oportunidade nesse cenário.

    Gabarito sem sentido algum. CESPE sendo extremamente impreciso e vulgar com os conceitos novamente. Quem considerou esse item certo deveria rever o conceito de custo de oportunidade.

  • Em um ponto interno à fronteira de possibilidade de produção, temos capacidade ociosa, ou seja, a Economia ainda não está utilizando todos os recursos disponíveis. Quando há capacidade ociosa, nós conseguimos aumentar a produção dos bens existentes na economia ao mesmo tempo, ou seja, não precisamos escolher entre um e outro.

    Se nós estivéssemos em um ponto que esteja bem em cima da CPP, aí nós teríamos custo de oportunidade: ao escolher produzir um bem, deixaríamos de produzir outro.

    Se nós estivermos sobre um ponto interno da CPP, há capacidade ociosa e, portanto, não há custos de oportunidade. É o caso do ponto F no gráfico abaixo:

    Resposta: C

  • Gabarito bizarro de fato.

  • Para pontos internos à CPP, os recursos não estão em pleno emprego, e, nesse caso, o custo de oportunidade é zero, pois não é necessário o sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de um bem, ou mesmo dos dois bens.