SóProvas


ID
1178917
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre as inúmeras operações unitárias existentes, uma delas tem como fundamento a inserção de uma substância sólida em grandes quantidades de água, a fim de separar seus componentes sólidos mais densos dos menos densos.

Esse tipo de operação é feita em

Alternativas
Comentários
  • Levigadores é um método de separação de mistura heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.

  • LETRA: D

     LEVIGAÇÃO – separa substâncias mais densas das menos densas usando água corrente. 
    Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa). 
    - DISSOLUÇÃO OU FLOCULAÇÃO – consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas. 
    Exemplo: serragem + areia 
    Adiciona-se água na mistura. A areia fica no fundo e a serragem flutua na água. 
    - PENEIRAÇÃO – separa sólidos maiores de sólidos menores ou ainda sólidos em suspensão em líquidos. 
    Exemplo: os pedreiros usam esta técnica para separar a areia mais fina de pedrinhas; para separar a polpa de uma fruta das suas sementes, como o maracujá. 
    Este processo também é chamado de tamização. 

    - SEPARAÇÃO MAGNÉTICA – usado quando um dos componentes da mistura é um material magnético. Com um ímã ou eletroímã, o material é retirado. 
    Exemplo: limalha de ferro + enxofre; areia + ferro 

    - VENTILAÇÃO – usado para separar dois componentes sólidos com densidades diferentes. É aplicado um jato de ar sobre a mistura. 
    Exemplo: separar o amendoim torrado da sua casca já solta; arroz + palha. 

    - DISSOLUÇÃO FRACIONADA - consiste em separar dois componentes sólidos utilizando um líquido que dissolva apenas um deles. 
    Exemplo: sal + areia 
    Dissolve-se o sal em água. A areia não se dissolve na água. Pode-se filtrar a mistura separando a areia, que fica retida no filtro da água salgada. Pode-se evaporar a água, separando a água do sal. 

    - SEDIMENTAÇÃO – consiste em deixar a mistura em repouso até o sólido se depositar no fundo do recipiente. 
    Exemplo: água + areia 

    - DECANTAÇÃO – é a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura. 
    Exemplo: água + óleo; água + areia 

    - CENTRIFUGAÇÃO – é o processo de aceleração da sedimentação. Utiliza-se um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador, que pode ser elétrico ou manual. 
    Exemplo: Para separar a água com barro. 
    - FILTRAÇÃO – processo mecânico que serve para separar mistura sólida dispersa com um líquido ou gás. Utiliza-se uma superfície porosa (filtro) para reter o sólido e deixar passar o líquido. O filtro usado é um papel-filtro. 

    - EVAPORAÇÃO – consiste em evaporar o líquido que está misturado com um sólido. 
    Exemplo: água + sal de cozinha (cloreto de sódio). 

    - DESTILAÇÃO – consiste em separar líquidos e sólidos com pontos de ebulição diferentes. Os líquidos devem ser miscíveis entre si. 
    Exemplo: água + álcool etílico; água + sal de cozinha 

    - FUSÃO FRACIONADA – separa componentes de misturas homogêneas de vários sólidos. Derrete-se a substância sólida até o seu ponto de fusão, separando-se das demais substâncias. 
    Exemplo: mistura sólida entre estanho e chumbo. 
    O estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C. Então, funde-se primeiramente o estanho.